sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Pedetista divulgou em suas redes sociais chamamento para a atividade que acontece neste domingo

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A primeira atividade de campanha para o pleito de 2020 em São José de Ribamar acontece neste domingo(27).  

NESTE DOMINGO Estádio Dario Santos, no Moropoia, às 8h.  
Realizada pela coligação Por uma Ribamar de Oportunidades, os candidatos Jota Pinto(Prefeito) e Santana(Vice) realizam grande caminhada na Sede da Balneária, com concentração marcada para as 8h no Estádio Dario Santos, no Moropoia.

A única recomendação é que os  ribamarenses que desejem participar da atividade usem máscaras durante todo o percurso.

Destacou as belezas naturais do município, sua vocação pesqueira e turística como cidade religiosa, e ressaltou o povo trabalhador que...

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto (PDT), divulgou nas suas redes sociais neste dia 24 de setembro mensagens de parabéns pelo aniversário de emancipação política do município de Ribamar. Ele também percorreu áreas da cidade, onde conversou com a população.

Ele também percorreu áreas da cidade, onde conversou com a população. “Hoje é aniversário de 68 anos de emancipação da nossa querida Ribamar e eu não poderia deixar de dar meus parabéns e deixar minha palavra de agradecimento e carinho por esta cidade e pelos ribamarenses...''. 
“Hoje é aniversário de 68 anos de emancipação da nossa querida Ribamar e eu não poderia deixar de dar meus parabéns e deixar minha palavra de agradecimento e carinho por esta cidade e pelos ribamarenses. Parabéns, São José de Ribamar!”, enfatizou Jota.

Ele destacou as belezas naturais do município, sua vocação pesqueira e turística como cidade religiosa, e ressaltou o povo trabalhador que acorda cedo para ganhar a vida geralmente fora da cidade por falta de trabalho e oportunidades.

O pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto: homenagem pelos 68 anos de emancipação política da Balneária. 
Jota Pinto declarou ter fé de que transformará Ribamar em uma cidade de oportunidades para todos.

“Sou um pré-candidato que ando e faço reuniões com as comunidades em todas as áreas de Ribamar. Eu e nossas lideranças políticas sempre somos muito bem recebidos em todos os bairros e povoados aonde chegamos para ouvir as demandas e falar dos nossos projetos. Só tenho a agradecer pelo apoio e confiança dos ribamarenses”, assinalou Jota.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Desemprego, omissão, falta de políticas públicas

Juventude ribamarense amarga o pão que o diabo amassou há 15 anos

POR  FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Há 15 anos a Secretaria de Juventude de São José de Ribamar opera apenas um paliativo itinerante que aparece raramente em alguns bairros, conhecido na cidade  como ‘Caminhão da Juventude’.

Literalmente um caminhão, à guisa de espelunca eleitoreira, a permanência do veiculo como única ‘ação’ da Secretaria tem sido o suficiente para os gestores desse período fazerem a  média de que estariam beneficiando milhares de jovens desassistidos na terceira maior cidade do Maranhão.

Funcionando como uma espécie de deboche institucional, o Caminhão em questão vem batendo frontalmente com uma realidade pavorosa: a Juventude ribamarense está desempregada; sem qualificação    para inserção no mercado de trabalho; sem meios de subsistência e mergulhando fundo- cooptada pela criminalidade- num fosso social difícil de ser reparado pelos próximos anos.

22 DE SETEMBRO No Dia da Juventude do Brasil, jovens ribamarenses sem nada para comemorar na terceira maior cidade do Maranhão. 

Somente em 2019 até meados de 2020, dezenas de assassinatos envolvendo adolescentes foram registrados  em solo ribamarense. Famílias inteiras vêm sendo devassadas pelas consequências da falta de políticas  públicas por parte da Gestão municipal. A grande maioria dos jovens ribamarenses segue à esmo e sem nenhuma perspectiva de participação social no município. 

Um cenário de faroeste no meio do vão fantasmagórico criado pelo abandono administrativo, especialmente na região da Sede- resultado da omissão dos governos que passaram por São José de Ribamar nessas quase duas décadas-, acabou concebendo uma paisagem anômala, resistente, ríspida. 

O próximo prefeito da Balneária  terá como uma de suas  missões essenciais e prioritárias  devolver o jovem ribamarense à sua dignidade, além de protegê-lo,  assisti-lo na vulnerável estrutura familiar que reina município afora, inserindo-o no debate público pelo fortalecimento do seu lugar.

Ou então...

 

 

 

Empresário tem como vice na cabeça de chapa, Carlos Pereira

9 partidos compõem o arco da aliança partidária

A maior já vista na cidade

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR  DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A cidade de Icatu, a 115 km de São Luís, deve galardoar o empresário, líder político e o  agora oficialmente candidato, Walace Azevedo, como o seu mais novo prefeito a partir de 2021.

Walace lidera todas as pesquisas de opinião e foi o primeiro nome a lançar pré-candidatura ao Executivo do município há cerca de dois anos.

O líder Walace Azevedo lidera todas as pesquisas de opinião em Icatu: projeto político representa uma resposta ao abandono da cidade.
Com um arco de aliança partidária formado pelo  Cidadania, PSDB, MDB, PTC, Rede, PSB, PTB, PSD  e PSDC, a candidatura do empresário pelo Republicanos chega num momento onde os icatuenses pregam uma virada de página na estrutura politico-administrativa local.

Afunilada por uma onda de corrupção sem precedentes em sua história, a cidade ficou sem norte na atual administração, mas encontrou no  projeto político do líder uma resposta aos desmandos da  Gestão municipal. Em Icatu, o grupo comandado por Walace tem apoio majoritário na Câmara  e vem sendo encampado  pelos ex-prefeitos Juarez Lima e Zezinho Matos. A eleição de 2020 no município representa um divisor de águas para uma população desassistida, mas ainda esperançosa.

Não poderia ser diferente.

 

 Campanha tem início dia 27

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A maior e mais importante eleição já realizada em solo ribamarense na época moderna.

É sob a égide dessa constatação que os candidatos a Prefeito de São José de Ribamar e seus respectivos grupos devem cair em campo a partir deste domingo (27), quando tem inicio a campanha eleitoral na cidade. 

A intensa movimentação de lideranças na busca de votos tende a quebrar os resultados das pesquisas divulgadas até aqui.

Com quatro candidaturas em 2020 e uma embargada pela Justiça, mas que aos trancos e barrancos deve também ir à campo, as quatro regiões da terceira maior cidade do Maranhão terão pela primeira na história a oportunidade singular de conferir as propostas e o plano de governo dos novos  prefeituráveis. 

Ideias inovadoras, ideias redundantes, imitações grosseiras, originalidade, discurso eleitoreiro versus discurso político, os mais de 230 mil ribamarenses aguardam por aquele que mais tenha se aproximado da atual   feição do município e com ele  estabelecido uma relação de igualdade.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’: disputa deve quebrar resultado de pesquisas.  

Com menos de 2 meses  para o dia da votação- tempo escasso e fugidio- a disputa já vem sendo intensificada no plano conceitual-ideológico, quando  ganhará a simpatia e adesão do eleitor ribamarense  o nome que apresentar a melhor  proposta para as áreas da Cultura, Saúde, Educação, Turismo, Infraestrutura, Esporte e Lazer, Assistência Social, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Juventude, Moradia, Segurança e Geração de Emprego e Renda. Os ribamarenses buscam um candidato capaz de retirar São José de Ribamar do estado de completa miséria iniciado em 2005.

Em contato com centenas de ribamarenses nas últimas duas semanas, ANB pôde verificar in loco a expectativa dos munícipes quanto ao pleito deste ano. Muitos deles, desanimados com as manobras de bandidagem de políticos locais, já não acreditam que São José de Ribamar terá um bom futuro pela frente. Outros, atribuem à farta profusão de discursos vazios, inoperantes, sem reflexo prático  no dia a dia da população,  a situação de calamidade pública pela qual a cidade vem sendo trespassada.

Em todo caso, a campanha de 2020 chega à Balneária trazendo umas  boas poucas novidades, especialmente para a Câmara Municipal, onde a renovação deve aumentar o  percentual em comparação  à eleição passada, quando o Legislativo não viu a tão sonhada mudança substantiva. Apesar das mesmas caras e com a conhecida atuação inerte e conivente dos parlamentares de sempre, a ruptura de parte da      Câmara com o Governo municipal assinalou o advento de uma abertura política esperada há anos.  

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Pilares do projeto político de Jordão que afirma ser candidato por toda São José de Ribamar

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O candidato a Vereador Jordão Reis destacou a importância da família ribamarense como um dos pilares do seu projeto político   à Câmara Municipal de São José de Ribamar. 

Para Jordão, ao lado das famílias da cidade, a Juventude é  um dos focos da candidatura que segue presente nas quatro regiões do vasto município. Jordão afirma ser candidato por toda São José de Ribamar, não apenas por uma região especifica e aposta que a aglutinação dos  anseios dos ribamarenses deva exercer grande influência na sua campanha até o dia 15 de novembro.

Jordão Reis: família ribamarense e Juventude como pilares do projeto político. 
Líder de Juventude,  Jordão Reis acredita ser possível a implantação de um centro de capacitação para a juventude local, onde o segmento seja preparado para o mercado de trabalho a partir de cursos ofertados em  qualificação  sistemática e continuada. Integrante da nova geração de políticos ribamarenses, Jordão é um dos nomes cotados para assumir uma  das vagas do Legislativo municipal em janeiro de 2021.

O projeto político do líder segue firme na cidade.

Últimos levantamentos realizados em São José de Ribamar se repetem em números que mais parecem obedecer à estratégia de consolidação de um candidato

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Quando há oito meses a Agência Baluarte  afirmara que o vice-prefeito Zé Eudes Sampaio indo à reeleição não conseguiria em nenhuma hipótese baixar os níveis de desaprovação  à sua gestão temporária, três pré-candidatos a Prefeito avançavam na predileção do eleitor ribamarense em ações de pré-candidatura presentes por toda cidade.

Esse ritmo não parou e, ao contrário, foi intensificado pelos bairros ribamarenses enquanto o suposto líder nas pesquisas ainda não havia saído da sua conhecida zona de conforto.

Agora, os últimos levantamentos divulgados parecem se repetir     a cada 'revelação'  de que o cenário se tornara 'estático', mostrando praticamente os mesmos números a cada pesquisa. Os ribamarenses desconfiam,  como já havia pontuado ANB em matérias anteriores, de um possível jogo de cartas marcadas. WO indireto visando dá a eleição a um candidato.

WO INDIRETO Numa terra onde os meros foram por muito tempo confundidos com tubarões, tentar animar o eleitor indeciso em torno de jiquiri é o mesmo que dizer que cação é cangatã.
O fato é que numa cidade como São José de Ribamar-extensa e profícua demograficamente-, pesquisas, hoje, no município no máximo apontariam predileções espaçadas e dispersas. Dificilmente o conjunto da população seria justificado por consultas que contemplam uma base mínima do eleitorado.

Sendo assim, não é hora de comemorar à pescada-amarela. A cidade está sendo, literalmente, e no bom sentido, devassada por propostas dos candidatos desta eleição, causando, naturalmente,   um ambiente cada vez mais improvável a ponto de ser impossível no atual momento determinar que este ou aquele postulante já esteja ‘eleito’.

Numa terra onde os meros  foram por muito tempo confundidos com tubarões, tentar animar o eleitor indeciso em torno de jiquiri é o mesmo que dizer que cação é cangatã. Os pratos ainda estão à mesa, nada mais natural que o jogo oscile a cada mudança de maré. No caso especifico do pleito de 2020 na Balneária, se os candidatos tivessem mais um semestre  para desbravar as quatro regiões do município  ainda seria  pouco empreendimento em face de um eleitorado misto que até agora só deixou claro que não quer mais no comando da cidade o atual grupo político representado por...

domingo, 20 de setembro de 2020

Para o líder político, empresa precisa sofrer uma auditoria e explicar o por  quê de ainda não ter cumprido com cláusulas contratuais estabelecidas 

POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Nunca foi segredo a ninguém que em São José de Ribamar as chamadas sentinas improvisadas ainda são uma dura realidade para grande parte dos  ribamarenses que habita as  quatro regiões da Balneária.

Contrastando com esse fato, a BRK, empresa responsável pelo saneamento no município ganhou um contrato milionário para gerir o setor por mais de três décadas.

BRK SOB A INSATISFAÇÃO RIBAMARENSE  Mostrando preocupação com a falta de saneamento básico em São José de Ribamar, Jota Pinto propõe auditoria no contrato realizado entre a empresa e a prefeitura. 
Preocupado com a precariedade dos serviços oferecidos pela empresa, que não cumpre metas nem cláusulas estabelecidas em contrato, o líder politico e também pré-candidato a  Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto, chamou atenção da população  para a necessidade de seu auditar o certame realizado entre a prefeitura e a empresa. 

O problema da água em São José de Ribamar, assim bem como a falta de manutenção da rede de esgotos, aliada à   ausência de projetos na área que cubram a deficiência sanitária no município, vem de longa data e atualmente se configura um dos gargalos da gestão pública local. Num passado recente a Odebrecht ambiental fora alvo da insatisfação dos ribamarenses pelas mesmas reivindicações que continuam  a ser feitas a BRK. 

O debate volta à cena após Jota Pinto incorporar um descontentamento que é o mesmo dos lares ribamarenses há anos.

 

sábado, 19 de setembro de 2020

Prefeita Paula Azevedo, que tem como Vice na chapa o líder político, avança rumo a uma  reeleição vitoriosa

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A prefeita Paula Azevedo avança em Paço do Lumiar rumo a uma reeleição vitoriosa que ganhou ainda mais substância após o anúncio, há  três semanas,  de que o líder político Inaldo Pereira fora o  escolhido para ser o seu Vice na cabeça de chapa.

Inaldo, que é uma das importantes vozes de Paço do Lumiar surgida nas lutas aguerridas por justiça social no município, se destaca há uma década na cidade por sua postura autóctone e  independente.

O líder político Inaldo Pereira foi o escolhido para compor com a prefeita  Paula Azevedo a chapa da reeleição: presença de Inaldo no projeto confere à campanha maior substância.

O projeto de reeleição de Paula Azevedo agora reúne as qualidades inerentes a Inaldo Pereira que, além de otimizar a campanha, fazem recrudescer o sentido de engajamento por um Paço menos desigual.

Município abandonado ao longo de diferentes gestões, Paço do Lumiar parece ter sido presenteado por um projeto político que a um só tempo congrega lideres locais com origem nas comunidades. Gente dos mais diversos espectros sociais das áreas Urbana e Rural de Paço que veem numa sindicalista o reflexo de suas aspirações, da mesma forma que consubstanciam esperanças em um dos seus.

Inaldo Pereira, antes de compor a chapa com Paula, já era um dos mais brilhantes lideres comunitários da cidade.

O valor inicial da emenda era de R$ 350 mil, mas foi quase dobrado para garantir a reforma completa do espaço, conforme o Ofício nº 080/2020, de 15 de junho de 2020

Finalmente a Concha Acústica do Santuário de São José de Ribamar vai ser reformada. A obra tão esperada pela comunidade religiosa da cidade será realizada graças à emenda (nº 40840002/2020) do senador maranhense Weverton Rocha (PDT), que destinou R$ 350 mil para o serviço e posteriormente mais R$ 300 mil, totalizando R$ 650 mil. A emenda parlamentar para a reforma foi uma solicitação do pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto (PDT), ao senador Weverton.

O valor inicial da emenda era de R$ 350 mil, mas foi quase dobrado para garantir a reforma completa do espaço. 
O valor inicial da emenda era de R$ 350 mil, mas foi quase dobrado para garantir a reforma completa do espaço, conforme o Ofício nº 080/2020, de 15 de junho de 2020, enviado pelo senador Weverton ao prefeito de São José de Ribamar (documento em anexo).

Ofício

No ofício encaminhado em junho pelo senador Weverton à Prefeitura de Ribamar, ele explica que fez a destinação da emenda de nº 40840002/2020, no valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), para a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, com o objetivo de promover a reforma da Concha Acústica do município de São José de Ribamar.

Finalmente a Concha Acústica do Santuário de São José de Ribamar vai ser reformada. A obra tão esperada pela comunidade religiosa da cidade será realizada graças à emenda (nº 40840002/2020) do senador maranhense Weverton Rocha (PDT). 
No entanto, foi constatado que o Município de Ribamar havia recebido uma outra emenda com a mesma finalidade. Para não haver prejuízos ao erário e para que a execução fosse feita da melhor forma possível, atendendo assim às demandas da população, Weverton explica que tomou a decisão de redefinir a emenda para execução direta do município.

Assim, os recursos passaram para R$ 650.000,00 (Seiscentos e cinquenta mil reais) para o Município ter condições de executar melhor a obra. Ao final, o senador Weverton solicita ao prefeito Eudes Sampaio que entre em contato com a Caixa, para ajuste do Plano de Trabalho.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Com visão empreendedora, Brandão faz o lançamento oficial da candidatura à Câmara Municipal ainda este mês

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O educador, microempresário e líder político Rômulo Brandão apresentou mais 5 pilares da sua candidatura à Câmara Municipal de São José de Ribamar que vão ao encontro de necessidades históricas dos ribamarenses e com elas dialogam.

O líder político e candidato ao Legislativo ribamarense, Rômulo Brandão, apresentou mais 5 pilares do seu projeto para São José de Ribamar: repensando  o município a partir de conceitos atuais. 
Dentre os eixos apresentados, fomentar o turismo na Sede, a partir da implementação de projeto cultural/empresarial personificado na Feira Noturna do Santuário; criar o ensino técnico do nível fundamental do nono ano; elaborar projeto para a criação do Distrito Industrial de São José de Ribamar, visando atrair investimentos  à cidade; propor a criação da Avenida SJR, transformando a MA201 em uma avenida urbanizada e elaboração de projeto para a Integração Viária dos municípios de São José de Ribamar e Paço.

Brandão, que se prepara para o evento do lançamento da sua candidatura a ser realizado ainda este mês na Sede, vem repensando  o município a partir de conceitos atuais da Gestão Pública. Ele é um dos fortes nomes à renovação do Legislativo ribamarense na eleição deste ano.

Até mesmo brasileiros de diferentes estados da Federação vivem a expectativa do nome a ser anunciado  nas primeiras horas do dia 16 de novembro

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

São José de Ribamar é uma cidade interestadual e quando o assunto é o catolicismo brasileiro a Balneária surge como um dos emblemas da religiosidade nacional além-fronteiras.

BALNEÁRIA CALEIDOSCÓPICA Maranhenses espalhados pelos 217 municípios do estado acompanham eleição de   São José de Ribamar.

Esse fato alimenta há dois anos a expectativa dos milhares de maranhenses residentes nos 217 municípios do estado que lado a lado com devotos de São José dos mais diferentes estados da  Federação vem acompanhando em tempo real a eleição histórica de 2020 na cidade.

Eles querem saber quem será o próximo Prefeito de São José de Ribamar. A partir de agora com apenas quatro nomes na disputa- Jota Pinto, Edson Junior, Zé Eudes Sampaio e  Júlio Matos-, os ribamarenses vão às urnas dia 15 de novembro e as horas posteriores à votação deverão quebrar a insular indiferença que punha os anseios populares à mercê dos  interesses pessoais  de um pequeno grupo que há 15 anos dá as cartas no município.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Nos maiores colégios eleitorais do Maranhão a tendência de 2020 é fornecer um termômetro natural às pretensões de...

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A ex-governadora Roseana Sarney espera que o MDB tenha um bom desempenho nas eleições deste ano para, a partir dai,   traçar metas e objetivos a serem alcançados em 2022. Ela acredita que o pontapé inicial para a formatação de pré-candidaturas ao Governo do Estado aconteça após o São João vindouro.

A ex-governadora Sarney: Roseana acredita que o pontapé inicial aconteça após o São João vindouro.
A eleição da sucessão no Palácio já segue sendo desenhada, repetindo o pleito de 2020 que antecipou os escrutínios nos 217 municípios maranhenses a partir de São José de Ribamar, onde essa nova lógica eleitoral teve inicio. 2022 ganhará substância caso os partidos dos principais nomes à sucessão de Flávio Dino consigam manter os grupos formados no pleito de novembro próximo. Caso ocorra a  dispersão do capital político-eleitoral das candidaturas de 2020 reagrupar imporia um contratempo à  corrida palaciana.   

O senador Weverton Rocha é um dos nomes ao Palácio dos Leões em 2022. 

Entre outsiders e oportunistas que tendem a constituir a base consorcial do Governo- a exemplo de secretários de Estado-, além de Roseana, Weverton Rocha, Carlos Brandão, Roberto Rocha, Othelino Neto e Josimar Maranhãozinho são os nomes da disputa para a grande maioria dos maranhenses que já discutem quem será o próximo governador.

Nos maiores colégios eleitorais do Maranhão a tendência de 2020 é fornecer um termômetro natural às pretensões de 2022, mas enganam-se aqueles que comungam da ideia de que a vitória nas urnas de novembro é certeza da consolidação de grupo político para a concorridíssima eleição da sucessão de Dino.

Roberto Rocha, do PSDB, quer Bolsonaro(imagem acima)  no palanque do pleito do...
Com um eleitorado cada vez mais pulverizado e disperso por diferentes razões-uma das quais a popularização da política como debate agora rotineiro-, a quantidade de  maranhenses não pertencente a grupos políticos  vem surpreendendo as antigas estruturas partidárias acostumadas aos chamados cofos eleitoreiros, onde o martelo batido era sinônimo de adesão  garantida. Para o pleito do Palácio, se verá que mesmo os apoios de prefeitos terão menos força em 2022, sinalizando para uma mudança de mentalidade já prevista por ANB há cerca  de quatro anos.  

 A Operação policial foi realizada pela Superintendência Estadual de Combate à...

A manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Civil do Maranhão cumpriu mandados de busca e apreensão em desfavor de servidores da Câmara dos Vereadores de São José de Ribamar, dentre eles, o seu Presidente e o seu Diretor Administrativo. A Operação policial foi realizada pela Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor/PCMA).

O presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Manoel Albertin, o 'Beto das Vilas'. 
De acordo com a Polícia Civil, esta é a segunda fase de uma operação que investiga a prática de Fraudes Licitatórias e Peculato, crimes que podem ultrapassar desvio de valores na ordem de mais de trezentos mil reais. 

De acordo com a investigação, os valores são decorrentes, principalmente, da contratação irregular de supostos serviços odontológicos e de assessoria em licitações. A primeira fase desta operação ocorreu em 02.06.2020, quando a Seccor realizou uma busca e apreensão na sede da Câmara Municipal de São José de Ribamar.
POR TEMPO INDETERMINADO Na decisão do Juiz de Direito que expediu os Mandados cumpridos hoje, houve também outras determinações aos investigados: a proibição de acesso/frequência da dependências da Câmara Municipal de São José de Ribamar e suspensão do exercício de suas funções públicas.
Na decisão do Juiz de Direito que expediu os Mandados cumpridos hoje, houve também outras determinações aos investigados: a proibição de acesso/frequência da dependências da Câmara Municipal de São José de Ribamar/MA e suspensão do exercício de suas funções públicas por tempo indeterminado, sob pena de imediata decretação de prisão, em caso de descumprimento destas medidas.

As investigações do caso continua na Seccor até que seja finalizado o Inquérito Policial.


AS INFORMAÇÕES SÃO DE O IMPARCIAL

EDIÇÃO DE ANB

PT indica o engenheiro Santana para a cabeça de chapa

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Uma chapa de peso para as eleições de 2020 em São José de Ribamar foi oficializada ontem(16) na convenção do PDT que anunciou Jota Pinto candidato a Prefeito e Santana, Vice. 

Santana é um dos mais respeitados engenheiros  da cidade e um dos mais importantes do Maranhão, tendo desenvolvido dezenas de projetos e obras fundamentais que até hoje beneficiam milhares de maranhenses estado afora. Já Jota Pinto é empresário com reconhecida competência nas áreas da gestão pública e privada. A união de ambos dá a Ribamar a oportunidade de ter uma alternativa  técnica e de alto nível. 

Num ambiente que reuniu milhares de ribamarenses em torno do lançamento. 
O engenheiro, que é uma indicação do Partido dos Trabalhadores(PT), goza de um grupo coeso na Balneária e participa há anos da realidade política local. Ele é também uma das fortes lideranças do campo oposicionista ribamarense e vinha sendo ovacionado por membros do seu grupo a participar das eleições históricas deste ano. 

Num ambiente que reuniu milhares de ribamarenses em torno do lançamento da chapa, o clima na Sede superou as expectativas ao congregar as principais vozes politicas do município e segmentos como Juventude e artistas.  

“Estou muito feliz e satisfeito de caminhar junto com você, Santana,  um homem público que se preocupa com o ser humano, com as pessoas mais humildes. Juntos faremos uma administração que vai transformar São José de Ribamar em uma cidade de oportunidades, especialmente para os jovens”, disse Pinto.  

CABEÇA DE CHAPA “A nossa esperança é que São José de Ribamar cresça, e se desenvolva para todos. Estamos muito confiantes que Ribamar entrará nos trilhos a partir de  01 de Janeiro de 2021, dando oportunidades para todos''.

Uma das máximas do ideário do PDT na cidade- que há dois anos provoca a discussão em torno do combate ao desemprego em São José de Ribamar- ganhou destaque do candidato pedetista que expressou  de forma contundente a necessidade de uma campanha voltada ao tema. 

“A nossa esperança é que São José de Ribamar cresça, e se desenvolva para todos. Estamos muito confiantes que Ribamar entrará nos trilhos a partir de  01 de Janeiro de 2021, dando oportunidades para todos'', salientou Jota Pinto. 

O vice Santana: “Jota Pinto representa a mudança que a Cidade Balneária precisa. Tenho certeza que fará um governo humano e cuja prioridade será o povo”.
Em total afinação com o projeto do PDT na terceira maior cidade do Maranhão, o PT, por sua vez,  ratificou ser Pinto o nome adequado às transformações a serem implementadas no vasto território ribamarense a partir de 2021. Para Santana, o pedetista representa a mudança. 

“Jota Pinto representa a mudança que a Cidade Balneária precisa. Tenho certeza que fará um governo humano e cuja prioridade será o povo”, destacou o vice da chapa. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que termina hoje (16) o prazo para os partidos realizarem suas convenções internas para escolherem os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de novembro. A Justiça Eleitoral espera receber mais de 700 mil registros de candidaturas no pleito deste ano.

O prazo está previsto na Lei das Eleições e deveria ter sido encerrado em agosto. No entanto, o período das convenções foi prorrogado por 42 dias devido ao adiamento das datas do calendário eleitoral em função da pandemia da covid-19.

O Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro. 
O registro dos candidatos escolhidos pelas legendas deverá ser feito até 26 de setembro na Justiça Eleitoral dos estados.

A íntegra do calendário eleitoral pode ser acessada no site do TSE.

Protocolo de saúde

Na semana passada, o TSE definiu o protocolo sanitário com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito. Os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão divulgados nas seções eleitorais para orientar os eleitores.

RITCHER

EDIÇÃO DE ANB

terça-feira, 15 de setembro de 2020

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’

Evento dispara nas 139 comunidades ribamarenses como o mais aguardado entre as convenções realizadas até aqui

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Amanhã, das 14 às 20 h, o bairro Outeiro na Sede de São José de Ribamar assistirá ao evento aguardado nas 139 comunidades ribamarenses há meses: é a  convenção do PDT que reúne apoiadores, simpatizantes, correligionários e pré-candidatos a Vereador em torno da homologação da candidatura majoritária ao Executivo da Balneária.

CONTAGEM REGRESSIVA Amanhã, das 14 às 20 h, o bairro Outeiro na Sede de São José de Ribamar.
O partido, que em São José de Ribamar vem dando o tom da disputa desde a  inauguração do seu diretório municipal, imprime engajamento e ritmo à conjuntura do pleito há meses e nas últimas semanas ganhou importantes adesões na corrida eleitoral, a exemplo do Partido dos Trabalhadores(PT) que passa a compor, ao lado do PCdoB, DEM, Rede e PMB, a unidade partidária pedetista.

A convenção não apenas promete entrar para a história, mas deve estabelecer, a partir desta quarta-feira, um novo paradigma político na terceira maior cidade do Maranhão.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

BALNEÁRIA 2020 

Ribamarenses das quatro regiões da Balneária tem pela primeira vez em 15 anos a oportunidade única de virar a pagina politico-administrativa local ou dá prosseguimento à permanência do grupo que comanda  o município nesse período

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O grupo que comanda São José de Ribamar desde janeiro de 2005 tenta permanecer à frente da administração da terceira maior cidade do Maranhão a partir de novembro. Os ribamarenses com endereço certo nas quatro regiões da Balneária, por sua vez, tem pela primeira vez em 15 anos a oportunidade  de virar a página político-administrativa local ou dá prosseguimento ao conceito de  gestão implantado  por Fernando Moura da Silva nesse período.

Convenção histórica confirma Eudes Sampaio candidato a prefeito de São José  de Ribamar | Diego Emir

Convenção dos governistas lança Zé Eudes Sampaio como o nome do grupo  em São José de Ribamar.   

A disputa em São José de Ribamar, sobressaindo-se  como a mais tensa de todas as eleições realizadas no município de 1990 até os  dias atuais, cravou no imaginário governista a corda-bamba da instabilidade a 13 dias do início da campanha. Num cenário intricado e disperso, os governistas veem fugir às próprias mãos o domínio da situação política após serem reduzidos ao mesmo compasso de seus adversários na disputa, não podendo ostentar nenhuma vantagem em 2020, como  acontecera nos  pleitos anteriores.

Mostrando uma falsa confiança, tecnicamente a Gestão municipal sabe que não soube antecipar-se às intempéries de uma conjuntura que se agrandalhou diante de suas  ausências históricas. Por outro lado, mantem os protocolos da diplomacia titubeando, mas segurando  o discurso.  A decisão final tende a ser emblemática e caberá aos ribamarenses manter um modelo que não se  reciclou aos longo de quase duas décadas em São José de Ribamar  ou estrear uma nova forma administrativa que não a anterior.

Partido lança candidato a Prefeito sob uma atmosfera política nova e inaugural

Jota Pinto é representante de uma conjuntura antes inexistente

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A convenção do PDT nesta quarta-feira deve sacralizar o novo momento político vivenciado em São José de Ribamar-  antes inexistente-, onde o nome do empresário Jota Pinto vem legitimando, há três anos,  a possibilidade de um cenário aberto, plural e  democrático que agora pode ser visto pelos mais de 230 mil ribamarenses como uma alternativa ao Executivo local.

A legenda brizolista, comandada no Maranhão pelo senador Weverton Rocha,  deu a largada para a disputa de 2020 a partir da Balneária, onde as forças políticas independentes unem-se para fazer frente à visão continuísta instalada, visando desmantelar um sistema administrativo inerte e inoperante que  já não responde às demandas da população do município.

Em grande ato político, Weverton oficializa filiação de Jota Pinto ao PDT -  ÉMARANHÃO®

A convenção do PDT nesta quarta-feira deve sacralizar o novo momento político vivenciado em São José de Ribamar. 

A convenção tende a entrar para a história de São José de Ribamar   por reunir expectativas acumuladas por anos. O PDT vem  sendo responsável pelo mapeamento das novas gerações de políticos locais ávidos por mudança e instaura, desde a inauguração do seu diretório, um amplo debate em torno da reestruturação da cidade.

Essas e outras razões conferem ao projeto político do partido diferenciais  diante de   seus concorrentes. Em São José de Ribamar, onde as ações de pré-candidatura de Pinto abarcaram todos os segmentos sociais do município, a oficialização do nome do líder da Aliança Ribamarense acaba por fortalecer uma identidade política que até bem pouco tempo ainda se mostrava frágil num desenho rudimentar que parecia não evoluir.

Agora toda essa carga de ribamarensidade vem à baila, ganhando  voz e vez de ponta a ponta.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB