terça-feira, 22 de setembro de 2020

Desemprego, omissão, falta de políticas públicas

Juventude ribamarense amarga o pão que o diabo amassou há 15 anos

POR  FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Há 15 anos a Secretaria de Juventude de São José de Ribamar opera apenas um paliativo itinerante que aparece raramente em alguns bairros, conhecido na cidade  como ‘Caminhão da Juventude’.

Literalmente um caminhão, à guisa de espelunca eleitoreira, a permanência do veiculo como única ‘ação’ da Secretaria tem sido o suficiente para os gestores desse período fazerem a  média de que estariam beneficiando milhares de jovens desassistidos na terceira maior cidade do Maranhão.

Funcionando como uma espécie de deboche institucional, o Caminhão em questão vem batendo frontalmente com uma realidade pavorosa: a Juventude ribamarense está desempregada; sem qualificação    para inserção no mercado de trabalho; sem meios de subsistência e mergulhando fundo- cooptada pela criminalidade- num fosso social difícil de ser reparado pelos próximos anos.

22 DE SETEMBRO No Dia da Juventude do Brasil, jovens ribamarenses sem nada para comemorar na terceira maior cidade do Maranhão. 

Somente em 2019 até meados de 2020, dezenas de assassinatos envolvendo adolescentes foram registrados  em solo ribamarense. Famílias inteiras vêm sendo devassadas pelas consequências da falta de políticas  públicas por parte da Gestão municipal. A grande maioria dos jovens ribamarenses segue à esmo e sem nenhuma perspectiva de participação social no município. 

Um cenário de faroeste no meio do vão fantasmagórico criado pelo abandono administrativo, especialmente na região da Sede- resultado da omissão dos governos que passaram por São José de Ribamar nessas quase duas décadas-, acabou concebendo uma paisagem anômala, resistente, ríspida. 

O próximo prefeito da Balneária  terá como uma de suas  missões essenciais e prioritárias  devolver o jovem ribamarense à sua dignidade, além de protegê-lo,  assisti-lo na vulnerável estrutura familiar que reina município afora, inserindo-o no debate público pelo fortalecimento do seu lugar.

Ou então...

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB