quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Nos maiores colégios eleitorais do Maranhão a tendência de 2020 é fornecer um termômetro natural às pretensões de...

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A ex-governadora Roseana Sarney espera que o MDB tenha um bom desempenho nas eleições deste ano para, a partir dai,   traçar metas e objetivos a serem alcançados em 2022. Ela acredita que o pontapé inicial para a formatação de pré-candidaturas ao Governo do Estado aconteça após o São João vindouro.

A ex-governadora Sarney: Roseana acredita que o pontapé inicial aconteça após o São João vindouro.
A eleição da sucessão no Palácio já segue sendo desenhada, repetindo o pleito de 2020 que antecipou os escrutínios nos 217 municípios maranhenses a partir de São José de Ribamar, onde essa nova lógica eleitoral teve inicio. 2022 ganhará substância caso os partidos dos principais nomes à sucessão de Flávio Dino consigam manter os grupos formados no pleito de novembro próximo. Caso ocorra a  dispersão do capital político-eleitoral das candidaturas de 2020 reagrupar imporia um contratempo à  corrida palaciana.   

O senador Weverton Rocha é um dos nomes ao Palácio dos Leões em 2022. 

Entre outsiders e oportunistas que tendem a constituir a base consorcial do Governo- a exemplo de secretários de Estado-, além de Roseana, Weverton Rocha, Carlos Brandão, Roberto Rocha, Othelino Neto e Josimar Maranhãozinho são os nomes da disputa para a grande maioria dos maranhenses que já discutem quem será o próximo governador.

Nos maiores colégios eleitorais do Maranhão a tendência de 2020 é fornecer um termômetro natural às pretensões de 2022, mas enganam-se aqueles que comungam da ideia de que a vitória nas urnas de novembro é certeza da consolidação de grupo político para a concorridíssima eleição da sucessão de Dino.

Roberto Rocha, do PSDB, quer Bolsonaro(imagem acima)  no palanque do pleito do...
Com um eleitorado cada vez mais pulverizado e disperso por diferentes razões-uma das quais a popularização da política como debate agora rotineiro-, a quantidade de  maranhenses não pertencente a grupos políticos  vem surpreendendo as antigas estruturas partidárias acostumadas aos chamados cofos eleitoreiros, onde o martelo batido era sinônimo de adesão  garantida. Para o pleito do Palácio, se verá que mesmo os apoios de prefeitos terão menos força em 2022, sinalizando para uma mudança de mentalidade já prevista por ANB há cerca  de quatro anos.  

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB