sábado, 31 de outubro de 2020

Terreno para a construção de um Distrito Industrial que incorporará empresas e uma rede comercial de grande envergadura já está comprado

Se eleito, Jota garante que irá fazer o Distrito dando aos ribamarenses oportunidades de trabalho, emprego e renda

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Se eleito, o candidato do 12  Jota Pinto, da coligação Por uma Ribamar de Oportunidades, irá construir o Distrito Industrial de São José de Ribamar no terreno que já foi adquirido por indicação do próprio Jota quando deputado estadual.

O candidato quer dá a São José de Ribamar mais um título-slogan além dos conhecidos; se eleito, Jota garante que irá fazer o...  

O candidato quer dá a São José de Ribamar mais um título-slogan além dos conhecidos
Balneária, Cidade do Peixe-Pedra, Terceira maior cidade do Maranhão, Ribacity e Cidade do Padroeiro. Ribamar passará a ser também chamada de Cidade do Trabalho, numa possível gestão de Jota.

‘’Seguimos firmes nessa campanha com o objetivo de transformar Ribamar na Cidade do Trabalho. Agradeço ao povo ribamarense por terem construído comigo o nosso plano de governo. Tenho certeza que temos as melhores propostas para Ribamar’’, enfatizou o candidato. 

Abaixo, vídeo onde Jota Pinto pormenoriza a proposta. Veja:  

https://www.facebook.com/jotapintooficial/videos/3803429429696597

TENSÃO

Com gritos e faixas e cartazes os participantes mostraram indignação com os...

Protestos em massa ocorreram nesta sexta-feira em Afeganistão, Paquistão e Bangladesh contra o presidente da França, Emmanuel Macron, onde com gritos e faixas e cartazes os participantes mostraram indignação com os recentes comentários do político sobre o Islã e o apoio à liberdade de publicação de charges do profeta Maomé.

Na capital de Bangladesh cerca de 20 mil manifestantes se reuniram.  
Na capital de Bangladesh, Daca, onde foram convocados por vários partidos islâmicos, cerca de 20 mil manifestantes se reuniram contra as declarações de Macron após a oração de sexta-feira, disse à reportagem o policial Abu Bakar Siddiq.

Candidato continua a peregrinação pelas comunidades da capital levando a mensagem do mandato que vem fazendo a diferença

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com 

A grande carreata do Vereador Joaozinho Freitas(PTB) acontece dia 8 de novembro consagrando a peregrinação do candidato à reeleição pelos bairros de São Luís.

Nas últimas duas semanas, Joaozinho esteve na Estiva, Maracanã e Rio Anil levando a mensagem que já vem fazendo a diferença desde quando ele assumiu o mandato.  
Nas últimas duas semanas, Joaozinho esteve na Estiva, Maracanã e Rio Anil levando a mensagem que já vem fazendo a diferença desde quando ele assumiu o mandato na Câmara Municipal.

Joãozinho Freitas, que é oriundo da região da Vila Fialho, nesta eleição expandiu as atividades de candidatura para além do seu radar natural. Ele esteve presente em reuniões em bairros como Cidade Olímpica, Parque Vitória e Cidade Operária  onde pôde ouvir os moradores das localidades que buscam um parlamentar que os represente em seus anseios. As reivindicações dos moradores da periferia seguem pautando a campanha do petebista.

As reivindicações dos moradores da periferia seguem pautando a campanha do petebista.
Já na região central de São Luís, Joaozinho Freitas vem dando continuidade ao debate por melhorias em bairros como Cantinho do Céu, Vinhais, Vila Palmeira, Piancó e área Itaqui-Bacanga.

A grande carreata do Vereador Joaozinho Freitas acontece dia 8.  
Até o dia 14 próximo, o candidato deve ainda  realizar encontros e  reuniões em diferentes comunidades a convite de lideranças e apoiadores.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Ícone argentino deve comemorar em casa pois estaria com covid-19

Diego Maradona comemora seu 60º aniversário nesta sexta-feira (30) com homenagens de todo o mundo e a montagem de um outdoor de 100 metros de comprimento no centro da capital Buenos Aires (Argentina). Mas o técnico do Gimnasia y Esgrima deve passar um dia tranquilo em casa e pode perder a retomada da Liga Argentina por causa do temor da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Segundo reportagens, o ex-atacante do Boca Juniors e do Napoli teve contato com uma pessoa que mostrou sintomas de covid-19 e pode não acompanhar a partida de seu time contra o Patronato, a primeira da campanha recém-reiniciada da primeira divisão, que foi interrompida em março. Mas amigos enviaram homenagens ao ícone extravagante, que levou a Argentina ao título da Copa do Mundo de 1986.

60º ANIVERSÁRIO O ex-atacante do Boca Juniors e do Napoli teve contato com uma pessoa que mostrou sintomas. 
"Começo meu sexagésimo com estas mensagens maravilhosas que todos vocês me enviaram", disse Maradona em resposta. "Obrigado por seu amor e sua amizade. Este é o melhor presente que poderiam ter me dado."

No Instagram, grandes nomes do futebol mundial, como o ex-atacante Ronaldo do Brasil, o treinador português José Mourinho e o ex-capitão da Itália Franco Baresi, transmitiram seus melhores votos.

Maradona é considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. A conquista do Mundial com a Argentina e seus dois gols na Inglaterra na vitória das quartas de final --um deles o polêmico "Mão de Deus"-- são momentos inesquecíveis da história do esporte.

Mas seu vício em drogas maculou seus anos posteriores na Itália e o levou a ser expulso da Copa do Mundo de 1994, ficando afastado do esporte durante 15 meses.

AB

EDIÇÃO DE ANB

As buscas por sobreviventes estão em andamento

Pelo menos 12 pessoas morreram e 419 ficaram feridas na cidade de Esmirna, na Turquia, devido ao forte terremoto que atingiu a costa do país no Mar Egeu e ilhas da Grécia nesta sexta-feira, informou o serviço de emergências turco AFAD.

O tremor de magnitude 6,8 na escala Richter, com epicentro no mar Egeu, ocorreu às 8h51 (de Brasília) e provocou o desabamento total ou parcial de pelo menos 17 edifícios em vários bairros da terceira maior cidade da Turquia.

O governador da província informou que 70 pessoas foram resgatadas.  
As buscas por sobreviventes, coordenadas pelo AFAD, estão em andamento.

Segundo a rede de televisão turca "NTV", uma das vítimas que morreram é uma mulher que se afogou quando foi atingida pelo pequeno tsunami que aconteceu na cidade após o terremoto.

O governador da província de Esmirna, Yavuz Selim Kösker, informou que 70 pessoas foram resgatadas dos edifícios desmoronados. Ele pediu aos moradores que evitem subir nos escombros por causa do risco de agravar a situação dos que estão soterrados e dificultar o trabalho das equipes de resgate. Kösker também afirmou que o tráfego de veículos deve ser reduzido para facilitar a passagem de ambulâncias.

Empresário e líder político, o ex-candidato a Vereador confirmou apoio na candidatura da Prefeita que concorre à reeleição

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Ex-candidato a Vereador que marcou época em Paço do Lumiar por se distinguir em eleições passadas pela forma original que conduziu seus projetos eleitorais,  o empresário e líder político Baiano ratificou apoio à reeleição da prefeita Paula Azevedo(PCdoB).

O empresário e líder político  Baiano: apoiando a reeleição da prefeita Paula Azevedo, ele é uma das figuras de destaque da vida luminense. 
Uma das figuras de destaque da vida luminense, Baiano fortalece- através de sua representatividade pública-,  a candidatura de Paula que segue à frente na disputa local. Ele é um dos nomes que veio para agregar valor ao projeto da prefeita, conferindo relevante contribuição ao arco de alianças da candidata. 

Em Paço do Lumiar, a participação do empresário no pleito de 2020 vem representando um divisor de águas entre lideranças independentes da cidade.   

A MOB reforça o aviso de que apenas veículos com passagens já compradas devem se programar

A Agência de Mobilidade Urbana (MOB) divulgou o horário das viagens de ferry-boats entre a Ponta da Espera e o Terminal de Cujupe, entre esta sexta-feira (30) e a terça-feira (3).

A MOB reforça o aviso de que apenas veículos com passagens já compradas devem se programar para as viagens. 

A oferta de horários extras ainda não está definida.  
As saídas do Terminal da Espera, em São Luís, serão às 3h, 5h, 7h, 8h, 10h, 12h, 13h, 15h e 19h. 

As saídas do Terminal do Cujupe, em Alcântara, serão às 5h30, 7h30, 9h30, 10h30, 12h30, 14h30, 15h30, 17h30 e 21h30.

A oferta de horários extras ainda não está definida e poderá ser feita de acordo com a demanda.

Para o líder político e pré-candidato a Deputado Federal Genésio, a cidade comandada pelo prefeito Hilton Gonçalo de Sousa pode alavancar a discussão em torno do protagonismo da Região Metropolitana a partir de janeiro

POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Seu Lázaro é um santa-ritense que abasteceu nas décadas de 80 e 90 supermercados da capital maranhense com a farinha nativa da cidade de Santa Rita. Do alto dos seus 87 anos, ele sucumbiu à industrialização do setor que perdeu espaço para fornecedores pararenses.

Ao lado do  pré-candidato a Deputado Federal Genésio, ambos acreditam que a partir de janeiro, contudo, a gestão do prefeito Hilton Gonçalo de Sousa , que vai a reeleição este ano, pode vir a  alavancar a discussão em torno da importância da Região Metropolitana como área estratégica para o desenvolvimento do Maranhão, especialmente nas áreas econômica e social.

O vereador Cacá de Carema implantou ao lado do prefeito um programa de habitação arrojado em Santa Rita. 
Santa Rita tem um potencial turístico invejável, mas ainda pouco explorado. As comunidades locais vêm cultuando a piscicultura, mas tradições como a  da Farinha agora reclamam um espaço industrial com nova instrumentalização que possa competir  com produtores de outros estados.  

Diferentemente do que pensam os desavisados, o município apresenta características vultosas. Tem uma área de 706,4 km²   povoada por cerca de 40 mil habitantes. Mas é no diferencial administrativo que o município vem ganhando respaldo ao longo de 12 anos. As casas de taipa em Santa Rita são (re)construídas pelo prefeito que  implantou na cidade um programa de habitação que contempla há uma década  as famílias carentes dos bairros da Zona Rural.

Hilton Gonçalo  é conhecido em Santa Rita por ser um gestor popular. Ele destoa do perfil do conjunto dos prefeitos maranhenses pela proximidade que mantem com as pessoas simples de sua cidade e é aclamado. Por onde passa retribui as manifestações de carinho com um gesto icônico: levanta  os braços a cada aplauso  recebido, o que  virou uma marca sua.

O prefeito    Hilton Gonçalo: gestão que se destaca pelas ações que contemplam o conjunto das comunidades de Santa Rita  de ponta a ponta. 
O prefeito sabe   que a cidade tem história. Ele quer fazer da Estação de Carema, inaugurada no início do século passado, um símbolo de sua gestão, reativando a linha de trem que em épocas passadas foi determinante para uma rota comercial exponencial entre   cidades vizinhas  e o restante do estado. Ao feitio, inclusive, da ferrovia São Luís-Teresina que Hilton Gonçalo  cita fazendo referência ao compositor pedreirense Joao do Vale.

Seu Lázaro, Genésio e Hilton Gonçalo de Sousa tem em comum  o amor que alimentam por Santa Rita. Para o pré-candidato a Deputado, a cidade deve ganhar uma padronização do circuito turístico, entrando em definitivo para os roteiros maranhenses a partir de locais já muito frequentados como o Balneário Croa, onde o rio Itapecuru faz a festa de turistas e  santa-ritenses aos finais de semana. Já para Lázaro e Hilton as apostas são numa Santa Rita empreendedora e geradora de emprego e renda.

Para o líder político e pré-candidato a Deputado Federal Genésio, a cidade comandada pelo prefeito Hilton Gonçalo de Sousa pode alavancar a discussão em torno da...

Com uma população que se destaca pela boa convivência e empatia com os visitantes, a campanha de Hilton Gonçalo vem sendo pontuada por um programa de Governo extenso, elaborado de forma minuciosa  por seu grupo político. Na noite desta quinta-feira (29), por ocasião do lançamento da candidatura a Vereador de seu ex-secretário Cacá de Carema, Hilton anunciou a construção de mais casas populares. Um passeio por Santa Rita mostra com clareza que a fixação de Hilton Gonçalo na  Infraestrutura é notória.  O município já está asfaltado  quase na totalidade. Falta  pouco para que todas as  comunidades,  as longínquas como prioridade do prefeito, recebam  calçamento e pavimentação.

Uma alegria que contagiou o bairro ganhou destaque pelos moradores da região

Jota segue desafiando o abandono histórico  de bairros esquecidos

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A comitiva  do 12 chegou a Vila Dr. Julinho e contagiou o bairro com a alegria peculiar de sempre.

Os ribamarenses da região deram destaque à chegada dos integrantes da coligação Por uma Ribamar de Oportunidades que tem como candidato a Prefeito o empresário Jota Pinto.
Os ribamarenses da região deram destaque à chegada dos integrantes da coligação Por uma Ribamar de Oportunidades que tem como candidato a Prefeito o empresário Jota Pinto.

A inauguração do comitê do candidato a... 
A inauguração do comitê do candidato a Vereador Pr. Carlos Jr fez reverberar a intensa movimentação em torno   da mudança na Vila que leva o nome de um outro candidato a prefeito.

A comitiva  do 12 chegou a Vila Dr. Julinho e contagiou o bairro com a...
‘’A nossa animação invadiu a Vila Julinho, uma importante comunidade de Ribamar. Pudemos acompanhar de perto as dificuldades enfrentadas pelos morados no quesito infraestrutura, saneamento básico e mobilidade urbana.  Após a caminhada, seguimos para a inauguração do comitê do amigo Pr. Carlos Jr. um homem de fé que acredita na mudança de nossa cidade’’, disse Jota.

Retração de 8,1%

Para 2021, a instituição revisou ligeiramente para pior as previsões feitas há quatro meses

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou suas perspectivas para a América Latina e o Caribe, passando a prever uma retração de 8,1% no Produto Interno Bruto (PIB) da região neste ano, devido ao impacto do coronavírus.

Apesar da projeção negativa, ela representa um ganho de 1,3 ponto percentual em relação às estimativas feitas em junho pela instituição.

Por outro lado, em seu relatório Perspectivas Econômicas Globais, divulgado nesta terça-feira, o FMI ressaltou que a América Latina e o Caribe serão a região mais atingida no mundo pelos efeitos econômicos da pandemia, já que muitos países serão "severamente afetados por enfrentarem recessões profundas".

Para 2021, a instituição revisou ligeiramente para pior as previsões feitas há quatro meses, passando a estimar um crescimento de 3,6% - antes, calculava uma elevação de 3,7%.

As duas maiores economias da região, Brasil e México, sofrerão retração de 5,8% e 9% neste ano, e em 2021 voltarão a crescer 2,8% e 3,5%, respectivamente, de acordo com os cálculos do FMI.


Em relação à Argentina, com a qual o FMI está negociando um novo programa de apoio financeiro, a instituição projeta um declínio de 11,8% na atividade econômica para este ano e uma recuperação em 2021, com crescimento de 4,9%.

A Argentina quer renegociar o empréstimo de US$ 44 bilhões concedido pelo FMI em 2018 após a crise financeira causada pela desvalorização do peso, que levou o país à recessão antes mesmo da crise do coronavírus.

Em agosto, o governo argentino pediu ao FMI que começasse a negociar um novo programa que incluiria um reescalonamento do pagamento da dívida adquirida com a instituição, uma negociação que começará em meados de novembro, após os contatos iniciais entre as partes na semana passada.

Entre aqueles que sofrerão menos economicamente com os efeitos da pandemia na América Latina estão Paraguai e Uruguai, com retrações projetadas para este ano de 4% e 4,5%, respectivamente. Por outro lado, Venezuela e Peru serão os mais afetados, com quedas de 25% e 13,9%.

Efe

Edição de ANB

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota esteve no Pindaí, um dos emblemas da Zona Rural da cidade 

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O Pindaí, forma ao lado de Mata Grande , Rio de São João, Matinha, Ubatuba, Tijupá Queimado, Santana, Maiobinha, Bom Negócio e Quinta, o conjunto de comunidades tradicionais da Zona Rural de São José de Ribamar. A estas se somam mais 16 localidades representativas da região. 

Candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota esteve no Pindaí, um dos emblemas da Zona Rural da cidade. 
Nesta terça-feira(27), o bairro histórico recebeu a comitiva do 12 que- levando propostas, cidadania e animação-, fez recrudescer as esperanças locais no futuro esperado pelos ribamarenses que ali residem. 

Festejando a presença de Jota, candidato a Prefeito da coligação Por uma  Ribamar de Oportunidades, os moradores puderam interagir, trocar ideias e sugerir projetos para o pedetista representante da mudança no município. 

Os moradores puderam interagir, trocar ideias e sugerir projetos para o pedetista representante da mudança no município.
São José de Ribamar há 15 não via tanto entusiasmo presente nas quatro regiões desassistidas pelo Governo municipal nesse período. 

BALNEÁRIA 2020 São José de Ribamar há 15 não via tanto entusiasmo presente nas quatro regiões desassistidas pelo... 
‘’A turma do 12 invadiu o Pindaí e levou animação e esperança às ruas do bairro. Caminhamos ao lado dessa comunidade acolhedora com passos largos e sorriso no rosto, bem como será nossa gestão’’, registrou Jota, confiante na vitória dos ribamarenses.  

terça-feira, 27 de outubro de 2020

MARANHÃO ENTRE ELES 

Tropas foram requisitadas para localidades com histórico de conflitos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (27) o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições em sete estados. Soldados das Forças Armadas serão enviados para localidades do Amazonas, Pará, Maranhão, de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins. 

Os pedidos de envio de forças foram feitos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) para garantir a normalidade da eleição. As 345 localidades que vão receber as tropas têm histórico de conflitos durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares. 

Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas. 

Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.

Pandemia

Devido à pandemia de covid-19, o Congresso Nacional promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. 

Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

ANDRÉ RICHTER

EDIÇÃO DE ANB

110 feridos na cidade de Peshawar

Um ataque com bomba realizado nesta terça-feira(27) contra uma escola religiosa matou pelo menos oito estudantes e deixou outros 110 feridos na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão.

Nesta terça-feira(27).
"Uma aula sobre o Alcorão estava sendo ministrada quando a explosão ocorreu. Os explosivos estavam dentro de um saco que alguém levou para dentro da instituição de ensino", disse o porta-voz da polícia de Peshawar, Faiz Khan, à reportagem.

Prefeito e candidato à reeleição, o médico se confunde com as gentes simples da cidade por ser ele mesmo um representante do anseio popular local

Hilton vem fazendo da pequena Santa Rita  a principal referência da Região Metropolitana no estado

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Na campanha pela reeleição em Santa Rita, o médico Hilton Gonçalo(PMN), mais parece um humanista histórico  oriundo das causas sociais que permeiam  por décadas a atuação de gente do quilate de  Martin Luther King, por exemplo.

A semelhança não é uma provocação à oratória. No caso do prefeito que tenta pela via democrática dá continuidade a três exitosos mandatos, a postura de Hilton, assim bem como sua participação nos atos da campanha de 2020, deixam evidente que o candidato é só mais um entre o seu eleitorado: não há hierarquia; não há mandonismos; nem tampouco arrogância. Hilton Gonçalo é aquele que sente, vivencia e se apropria da luta humana local pelo bem da cidade. Em defesa do seu povo.

Dono de um carisma incontestável, mesmo  a forma com a qual Hilton vem delineando sua campanha desde o lançamento da candidatura, destoa em frente e verso de seus opositores. Ele visita amigos, parceiros, aliados e está sempre aberto às novas parcerias. Não segue o protocolo rígido, cerrado, delimitado na natureza fria das relações opacas, sem vida.

SIMPLICIDADE E ENGAJAMENTO O Prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo: Mas chegando lá ele é  só um santa-ritense igual a qualquer outro. 
Por essa e mais três razões é que os santa-ritenses veem em Hilton Gonçalo um igual. O homem que vem dando dignidade, através de uma gestão arrojada, ao conjunto de povoados do município. Que está atento aos desdobramentos da cidade.  Que ousa pensar Santa Rita a partir da expansão de um território que avança cada vez mais na prospecção do que será sua realidade daqui a 2, 3 anos.

Há planejamento cognitivo; uma razão de ser no prefeito que não consegue abdicar do jeito peculiar, popular, imprescindível. Mas a atuação de Hilton Gonçalo desemboca  sempre no mesmo rio:  o compromisso com o seu povo; com a sua gente. É nesse compasso que a campanha do prefeito segue pontuando bem na expectativa dos moradores de Rancho Papoco; Quilombo de Recurso; Oitero dos Pires; Povoado Marengo; Vale Quem Tem e Povoado Cariongo. Algumas das comunidades de Santa Rita onde a gestão de  Hilton tem obras e trabalhos realizados.

Mas chegando lá ele é  só um santa-ritense igual a qualquer outro. 

ABAIXO UM EXEMPLO FACTUAL DA ATUAÇÃO DE HILTON GONÇALO EM SANTA RITA: 

https://www.facebook.com/PrefeitoHiltonGoncalo/videos/1613615095474072

Mudanças nas legislações estaduais em favor dos latifúndios favorecem apropriação de terras públicas

A expansão da fronteira agrícola no cerrado do Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia, região conhecida como Matopiba, envolve uma série de ilegalidades. A afirmação consta no estudo Legalizando o ilegal, lançado na semana passada pela Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR), que estabelece conexões entre grilagem de terras públicas, desmatamento e expropriação de territórios tradicionais. 

O documento, elaborado com o apoio de organizações que integram a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, mapeia e denuncia as irregularidades do avanço do agronegócio na região a partir da análise de legislações fundiárias e ambientais sobre terras públicas devolutas estaduais.

Segundo explica Maurício Correia, da coordenação geral da AATR, a expansão da fronteira agrícola por meio da “grilagem organizada” se dá pela conversão de áreas de posse em propriedade por meio de papéis falsos e pelo consequente aumento da concentração fundiária e áreas destinadas à produção de grãos.

No mesmo intervalo de tempo, o estudo identificou um aumento de áreas acima de 10 mil hectares.
A partir de dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006 e 2018, foi possível constatar que imóveis rurais do agronegócio, que haviam sido declarados como áreas de posse, ou seja, sem o documento de propriedade do território em 2006, foram declarados como propriedade em 2018. 

No mesmo intervalo de tempo, o estudo identificou um aumento de áreas acima de 10 mil hectares e a diminuição em 17% do número de estabelecimentos rurais. Ou seja, um número menor de proprietários acumularam mais terras. É a chamada concentração fundiária.

Esse processo só é possível, aponta Correia, por meio da fragilização institucional e jurídica que está há décadas em curso na região, formado, em grande parte, por terras devolutas – terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que não integram patrimônio particular. 

“Legislações têm sido feitas especialmente para enquadrar esses novos latifúndios criados a partir da expansão da fronteira. Temos imóveis rurais que vão de 10 mil a 400 mil hectares, que não se justificam do ponto de vista da legislação. Esses imóveis não têm como se enquadrar na destinação de terras devolutas”, afirma o coordenador da AATR. 

“Como não dá para regularizar pelo Estado, esses grupos econômicos que adquiriram as terras vão até o cartório e registram como se fossem terras privadas. Um registro ilegal”, acrescenta. 

De acordo com a Constituição Federal, a prioridade é destinar as terras devolutas para fins de reforma agrária e para comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas e geraizeiros.

bdf

edição de anb

Se eleito, Rômulo pretende lutar pela dignidade da principal via de acesso à terceira maior cidade do Maranhão

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O ativista social e candidato a Vereador Rômulo Brandão pretende lutar pela valorização da MA-201, a Estrada de Ribamar, e conferir à principal via de acesso à terceira maior cidade do Maranhão a tão esperada dignidade.

O ativista social e candidato a Vereador de São José de Ribamar, Rômulo Brandão: se eleito, a MA-201 será uma de duas prioridades no Legislativo ribamarense. 

Para Rômulo, a MA-201 segue desprezada e o Legislativo ribamarense tem obrigação de iniciar o debate acerca de melhorias para a via. Em um dos vídeos icônicos gravados pelo candidato, a proposta de Rômulo Brandão para o perímetro estratégico. Veja: 

https://www.facebook.com/romulo.brandaoferreira/videos/3295769040536140/

Jota e comitiva são recebidos na cidade pelos moradores dos bairros historicamente abandonados

Candidatura do 12 virou sensação na terceira maior cidade do Maranhão

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Os ribamarenses das Vilas, Sede, Limítrofes e Zona Rural depositam além da confiança, esperança no 12 para de fato verem chegar à cidade o tão sonhado futuro alvissareiro às suas famílias. A candidatura do 12 virou sensação em São José de Ribamar.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' Animada pelo 12, a cidade agora ganhou brilho após 15 anos de...
Na terceira maior cidade do Maranhão, bairros historicamente abandonados assistem seus moradores sair às ruas e unirem-se  ao coro da coligação Por uma Ribamar de Oportunidades presente por toda Balneária.

Animada pelo 12, a Balneária agora ganhou brilho após 15 anos de esquecimento e obscurantismo patrocinados pelas gestões obsoletas  que imperam no município. Veja a alegria contagiante do 12 no link abaixo:

https://www.facebook.com/jotapintooficial/videos/1109010152874607

Para o patógeno que provoca a Covid-19

O mundo registrou nesta segunda-feira mais 438.633 casos de infecção pelo novo coronavírus, que foram notificados ao longo de ontem, segundo informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o patógeno que provoca a Covid-19.
Apenas desde a última quinta-feira(20), foram oficializados no planeta mais de 1,8 milhão de resultados positivos para o patógeno que provoca a Covid-19.

O Candidato a Prefeito destacou qualidades do Vereador que vai à reeleição este ano

Joaozinho segue entre os nomes cotados para renovar o mandato na Câmara de São Luís

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O candidato a Prefeito da capital maranhense, Neto Evangelista, destacou as qualidades pessoais e o posicionamento político do vereador Joaozinho Freitas, que vai à reeleição este ano.

O vereador e candidato à reeleição Joaozinho Freitas foi ovacionado por Neto Evangelista: enfrentando na campanha de 2020 uma enxurrada de  oportunistas que sem trabalho realizado nas comunidades nas quais ele atua , tentam desgastá-lo. 

Joaozinho, que vem enfrentando na campanha de 2020 uma enxurrada de  oportunistas que sem trabalho realizado nas comunidades nas quais ele atua tentam desgastá-lo, é o principal quadro do PTB para o Legislativo ludovicense. Abaixo, o link onde Neto festeja a candidatura do petebista em São Luís:

https://www.facebook.com/tony.franco.35/videos/2780726938860209/

Mas não havia ninguém no automóvel

O jornalista Romano dos Anjos, de 40 anos, apresentador da TV Imperial, afiliada da Record TV, foi encontrado na manhã desta terça-feira (27). Ele havia sido sequestrado na noite desta segunda-feira (26), enquanto jantava com a esposa na casa dele em Boa Vista (RR).

Na região de Bom Intento, na zona rural da capital de...
De acordo com a polícia, uma denúncia anônima levou os agentes a um local chamado Beco do Luquinha, na região de Bom Intento, na zona rural da capital de Roraima. A equipe da corporação encontrou o jornalista amarrado e com um ferimento no braço. Segundo o G1, o jornalista deve ser levado ao pronto-socorro do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Conforme a Polícia Militar, Romano havia sido levado por três criminosos no carro dele. Eles também amarraram a mulher do jornalista na casa. Tempo depois, o veículo foi encontrado em chamas na BR-174, mas não havia ninguém no automóvel.

Nome do sindicalista cai na graça popular a menos de três semanas para o dia da votação

Wennder vem representando uma alternativa aos segmentos trabalhistas em São Luís

POR  FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A candidatura do sindicalista e técnico agrícola Wennder Rocha vem representando uma alternativa aos segmentos trabalhistas em São Luís que veem  nele um legítimo defensor das causas ligadas à valorização de profissionais como enfermeiros, motoristas de ônibus, servidores públicos,  agricultores, professores e bancários.

O candidato a Vereador Wennder Rocha: levando alegria às comunidades da capital, projeto maturado no seio das reivindicações populares. 

Mas é no quesito Movimentos Sociais e Juventude que a candidatura de Wennder vem também correspondendo  à expectativas soterradas e que só agora- a partir de 2020-, passam a ter  voz e vez no debate público e político.

Nas comunidades da capital maranhense, a alegria que contagia os ludovicenses tem origem e parte de um projeto maturado no seio das reivindicações populares: ele atende pelo nome de Wennder Rocha. No vídeo abaixo, toda espontaneidade daqueles que alimentam o sonho de melhores dias em São Luís:

https://www.facebook.com/WennderRocha12/videos/567254020890552/

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Durante a audiência, o diretor explicou que a instituição financeira faz a captação dos recursos, aprova os projetos e é responsável pela checagem da...

A Noruega e a Alemanha já doaram R$ 3,4 bilhões para o Fundo Amazônia, criado em 2008. A informação foi divulgada hoje (26) pelo representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que participou de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com Petrônio Duarte Cançado, diretor do banco, 93,8% do total dos recursos foram repassados pela Noruega, 5,7% pela Alemanha e 0,5% foram injetados pela Petrobras. O BNDES é o gestor do fundo.

Durante a audiência, o diretor explicou que a instituição financeira faz a captação dos recursos, aprova os projetos e é responsável pela checagem da prestação de contas dos projetos que recebem os recursos.

R$ 3, 4 BILHÕES Desde sexta-feira(23), o Supremo realiza uma audiência pública, convocada pela ministra Rosa Weber, para colher informações sobre a questão. 
“Todos os projetos possuem indicadores e metas pactuadas previamente. Uma vez realizado o processo de desembolso, elas são analisadas sistematicamente, e o fundo como um todo. Temos uma apreço muito grande por medir a efetividade das ações e divulgar todas as informações e resultados aferidos ao longo do tempo”, disse.

Desde sexta-feira (23), o Supremo realiza uma audiência pública, convocada pela ministra Rosa Weber, para colher informações sobre a questão. A ministra é relatora de uma ação protocolada por partidos de oposição, que alegam suposta omissão no gerenciamento do fundo.

Criado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais para financiar ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal. No ano passado, a Alemanha e a Noruega suspenderam os repasses para novos projetos por não concordarem com as sugestões de mudanças feitas governo brasileiro.

No primeiro dia da audiência, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu a reformulação do fundo.

Candidato a Prefeito do 12 foi incisivo ao destacar que Plano de Governo da coligação Por uma Ribamar de Oportunidades foi concebido a partir da participação dos ribamarenses

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O candidato a Prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto(PDT), foi incisivo durante debate entre postulantes ao Executivo ribamarense promovido por uma emissora da capital nesta segunda-feira(26). Ele destacou que o melhor Plano de Governo para a cidade foi concebido pelos próprios ribamarenses durante os debates organizados pelo 12 na Balneária.

RECONSTRUINDO A BALNEÁRIA O candidato do 12, Jota Pinto: fala em debate repercutiu nas quatro regiões. 
Jota chamou atenção para ausências históricas na área da Saúde que por 15 anos fizeram São José de Ribamar padecer no abandono nas gestões que nesse período comandaram o município. Ele garantiu que irá reconstruir a cidade se eleito. A Balneária vem sendo destruída, paulatinamente, em quase duas décadas.

Abaixo, a fala do candidato que deu  voz à revolta dos ribamarenses  nas quatro regiões da terceira maior cidade do Maranhão.  

https://www.facebook.com/jotapintooficial/videos/838022690101727

Segundo a Rais, país retomava geração de trabalho antes da pandemia

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019, divulgados hoje (26) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, aponta que o estoque de postos de trabalho com carteira assinada encerrou o ano passado no maior nível desde 2015. A tendência de crescimento dos empregos formais, segundo a pasta, foi interrompida pela pandemia de covid-19.

Em 2019, havia 47.554.211 empregos no mercado formal de trabalho brasileiro, crescimento de 1,98% (923.096 postos) em relação ao fim de 2018. Em 2015, o país havia encerrado o ano com 48,06 milhões de empregos formais.

No ano passado, o país acumulou geração de empregos formais pelo terceiro ano consecutivo. O estoque de empregos em 2019 é o quarto maior da série histórica, iniciada em 1985, e só perde para os números registrados em 2014 (49,57 milhões), 2013 (48,95 milhões) e 2015 (48,06 milhões).

No ano passado, o país acumulou geração de empregos formais pelo terceiro ano consecutivo.
Do total de vínculos formais registrados no fim do ano passado, 79,3% eram celetistas (trabalhadores do setor privado submetidos à Consolidação das Leis do Trabalho), 18% eram estatuários (servidores públicos submetidos ao Regime Jurídico Único) e 2,7% tinham outros vínculos, como aprendizes, contratos temporários e trabalhadores avulsos.

Em relação ao trabalho intermitente, modalidade criada depois da Reforma Trabalhista de 2016, o estoque de contratos atingiu 156.756 no fim do ano passado, aumento de 154% em relação ao registrado no fim de 2018. Os vínculos de trabalho em tempo parcial totalizaram 417.450, crescimento de 138% em relação a 2018.

A pandemia do novo coronavírus interrompeu a geração de empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, 849.387 vagas foram fechadas de janeiro a agosto, o pior resultado para os oito primeiros meses do ano desde o início da série histórica, em 2010. Desde julho, o país tem voltado a criar postos de trabalho, mas em ritmo insuficiente para reverter a extinção de vagas acumulada de fevereiro a junho.

ab

edição de anb

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB