sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Evento marcado para acontecer  dia 21 congrega grandes nomes da arte de São José de Ribamar
Artistas do porte de Marcos Boa Fé, André Santos, Allyson Ribeiro e Kadu Ribeiro participam da iniciativa

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE AGÊNCIA BALUARTE

A partir do dia 21 de dezembro deste ano, São José de Ribamar sofrerá uma ruptura inevitável, quando uma trupe formada por grandes nomes da arte ribamarense substituirá o modelo de desvalorização cultural institucionalizado pela diversidade das expressões musicais, poéticas e lúdicas. Trata-se do movimento Canto Ribamar, que abrange todos os segmentos da cultura local.

A iniciativa de congregar expoentes da arte ribamarense numa grande ovação à cidade partiu do fundador da Aliança Ribamarense-AR, Jota Pinto. O Canto Ribamar é o braço cultural da  AR e configura-se uma intervenção necessária no contexto social da cidade.
A imagem pode conter: 1 pessoa, tocando um instrumento musical, sentado, violão e atividades ao ar livre
Os compositores André Santos e Marcos Boa Fé se apresentam no evento. 
Com o objetivo de formar plateia para o artista ribamarense, dando a ele espaço, voz e vez para mostrar a sua produção, o Canto Ribamar traz em seu bojo nomes do porte de Marcos Boa Fé, André Santos, Allyson Ribeiro e Kadu Ribeiro. Ao lado de artistas que vem difundindo uma consciência estética  ao longo de décadas, a exemplo de Tadeu de Obatalá e Adão Camilo, eles participam da iniciativa.

O objetivo do movimento é também revelar novos valores culturais e talentos.  Em São José de Ribamar não há, em 15 anos, uma ação de mapeamento cultural que tenha valorizado nesse período o artista genuinamente ribamarense. As gestões que comandam a cidade há quase duas décadas valorizaram sempre  artistas de outros estados em detrimento dos locais.
CANTO RIBAMAR O fundador da Aliança Ribamarense, Jota Pinto: iniciativa de congregar expoentes da arte ribamarense numa grande ovação à cidade. 
Para Jota Pinto, 'São José de Ribamar tem belezas naturais e uma cultura rica e diversificada'. Ele destaca que 'é  preciso incentivar essa potência para permitir que a população desenvolva seus talentos e ganhe visibilidade'.   

Com uma programação  múltipla, diversa e plural, o Canto Ribamar trás representantes das mais variadas vertentes da arte, a exemplo de humoristas de peso como Fumaça e Pipoca; do poeta Roberto Paixão, irmão do desenhista e design ribamarense Sandro Paixão; o rapper Jonathan MC Bask, além das expressões  da cultura popular personificadas nos muitos cantadores que se apresentarão no evento. Tudo isso numa miscelânea de vozes unidas em favor da dignidade do artista de São José de Ribamar.
A imagem pode conter: 1 pessoa
Kadu Ribeiro interpretará clássicos do cancioneiro popular brasileiro.
A quebra de paradigma com o sistema 'cultural' atrasado e letárgico que vem se perpetuando na Balneária em nome da  Secretaria de Cultura, acontece no restaurante Sabor do Nordeste com vasta programação que envolve cerca de 40 artistas, a partir das 16h do dia 21.

Abaixo o leitor tem uma amostra do que verá no  dia histórico:

Para ouvir  Marcos Boa Fé , acesse  https://www.youtube.com/watch?v=By33NxZsZto


Allyson Ribeiro, acesse   https://www.youtube.com/watch?v=JvsAQDDXEkA



0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB