quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Intérprete, Produtor Cultural e grande nome da música maranhense, Marquinho deve realizar na Pasta um trabalho exemplar

POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (31), o prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos) anunciou o intérprete e produtor cultural Marco Duailibe, como Secretário  Municipal de Cultura da nova gestão.

O intérprete e produtor cultural Marquinho Duailibe é o mais novo secretário de Cultura da capital maranhense. 

Marquinho, como é carinhosamente chamado pela classe artística ludovicense, participa há anos das produções culturais na capital maranhense, onde também organiza espetáculos e shows.

Em São Luís, artistas dos mais diferentes segmentos da Arte  festejaram a ida de Marquinho Duailibe para a Secult.

Ainda não se sabe se ele foi atender a uma chamada ou deixar alguém no local

Um motorista de aplicativo, identificado apenas como Dailson, foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (30), na área da Vila Cutia, nas proximidades do muro da Infraero, em São Luís.

Ainda não se sabe se ele foi atender a uma chamada ou deixar alguém no local, onde terminou sendo alvejado a tiros. 

A suspeita é de que ele tenha sido vítima de latrocínio. O corpo de Dailson estava fora do veículo. Os disparos teriam atingido a cabeça dele.

Uma equipe do Samu ainda foi ao local, mas já encontrou Dailson sem vida.
Sem controle, o carro colidiu contra a calçada de uma residência.

Uma equipe do Samu ainda foi ao local, mas já encontrou Dailson sem vida.

Pelas informações, Dailson era dono de uma loja de celulares, nas proximidades do Pereira Gás, no Conjunto São Raimundo.

O motorista residia na Rua 3 e deixa a esposa  grávida. Ele era evangélico.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO BLOG DO GL

EDIÇÃO DE ANB

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

A solenidade será na Câmara Municipal

A posse do prefeito Francisco de Assis Ramos (DEM) para o segundo mandato e, do vice-prefeito Alcemir Costa, está programada para os primeiros minutos da madrugada do dia 1º de janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores. O cronograma foi definido e anunciado, nesta terça-feira, 28, pela equipe da Prefeitura.

Chefe do cerimonial, Carla Gomes, explica que a solenidade está prevista para ser realizada após a posse dos 21 vereadores, eleitos em novembro. “A vereadora Terezinha Soares vai dar posse ao prefeito Assis”, informou ao explicar que ela foi a mais bem votada, com 2.239 votos.

EM IMPERATRIZ o prefeito Assis Ramos será empossado para segundo mandato na madrugada do dia 1º. 

A entrega da faixa ao prefeito também acontece na Câmara e, como Assis Ramos foi reeleito, o cerimonial está definindo com ele a pessoa que vai fazer a entrega simbólica da faixa.“Você não imagina o tamanho da minha alegria e felicidade em dar posse ao prefeito de Imperatriz, é a primeira vez que isso acontece”, disse Terezinha Soares.

Em prevenção ao contágio da Covid-19, toda a solenidade será transmitida ao vivo por meio das redes sociais e a imprensa terá permissão para fazer a cobertura do evento.

População das quatro  regiões aposta que o prefeito eleito Júlio Matos irá efetivar as transformações necessárias ao desenvolvimento da cidade

Posse de Júlio acontece nesta sexta-feira

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DE ANB

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito eleito de São José de Ribamar, Júlio Matos(PL) toma posse como chefe do Executivo ribamarense nesta sexta-feira(1), num cenário de expectativa em torno das transformações a serem implementadas, visando o desenvolvimento da cidade. 

Em meio a cenário de expectativa em torno das transformações a serem implementadas, o prefeito eleito de São José de Ribamar, Júlio Matos, toma posse nesta sexta. 

Daqui a dois dias, quando tem início o novo conceito administrativo a ser implantado em São José de Ribamar, os ribamarenses esperam esquecer  15 anos de decepções que levaram ao travamento das potencialidades do município. Para a grande maioria da população, turistas e entusiastas da Balneária, Júlio Matos tem  a responsabilidade de contextualizar São José de Ribamar no caminho do reconhecimento a partir de uma política de enfrentamento das desigualdades sociais. Resgatar a dignidade do ribamarense abandonado em quase duas décadas é também uma das cobranças dos munícipes.

Esquecida nesse período, quando  amargou um quase irremediável esfacelamento, a cidade viu na campanha de 2020 o médico  canalizar o anseio das comunidades  em torno de um projeto de mudança com propostas pertinentes. Agora, os ribamarenses creem que Júlio Matos fará a  melhor administração da histórica local, conseguindo ir ao segundo mandato novamente conduzido pelo  coro esfuziante  das quatro regiões.

 

Jerry na Secid, Rubens na Articulação Política, Lago na SAF

O governador Flávio Dino anunciou as primeiras mudanças da reforma administrativa que fará nos próximos 30 dias.

O governador do Maranhão, Flávio Dino: Jerry na Secid, Rubens na Articulação Política, Lago na SAF. 

“O deputado federal Márcio Jerry assumirá a Secretaria de Cidades; o deputado federal Rubens Júnior a Secretaria de Articulação Política; o secretário Rodrigo Lago assume a Agricultura Familiar; Júlio Mendonça assume a presidência da AGERP. Essas são as mudanças de hoje”, anunciou Dino.

Com as mudanças, assumirão vagas na Câmara dos Deputados Gastão Vieira e Dr. Antonio Elizabeth Gonçalo.

Parlamentar vem atuando na Assembleia em prol da  população luminense pela qual vem sendo ovacionado pela ampla contribuição que vem dando ao desenvolvimento da cidade

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmai.com

Se depender da população de Paço do Lumiar, estimada, hoje, em 120 mil habitantes o deputado estadual Pará Figueiredo(PSL), verá o seu mandato renovado em 2022 sob a égide do reconhecimento pelas muitas ações realizadas em prol do desenvolvimento da cidade.

Integrante da nova safra de parlamentares maranhenses eleitos na última eleição, Figueiredo obteve 31.555 votos num pleito concorrido na Grande São Luís. Erigindo a campanha nos municípios da região, em Paço o então candidato consolidou parcerias, amigos e apoiadores, mas com uma peculiaridade: destoando do que faz a grande maioria dos eleitos, ele não abandonou Paço do Lumiar.                

O DEPUTADO DE PAÇO DO LUMIAR Pará Figueiredo mantem forte presença na cidade que quer vê desenvolvida: emendas, ações e alianças que conferem governabilidade. 
Emendas destinadas à pavimentação da cidade que totalizam R$ 800 mil, gabinete à disposição dos luminenses, Pará Figueiredo fecha 2020 com um mandato participativo, atuante e sui generis no Parlamento: o deputado se diferencia de seus pares pelo conhecido engajamento às causas daqueles que o procuram, incluindo lideranças políticas, comunitárias, segmentos sociais e municípios.

Toda essa carga de envolvimento com as causas coletivas vem conferindo  a Pará Figueiredo um reconhecimento natural. Figura de bom trato, o deputado é representante de uma jovem geração de políticos  do Maranhão que pensa o estado a médio, longo prazo. Em Paço, a presença do parlamentar diz muito do que ele almeja para as comunidades locais. Na eleição de 2020, Pará Figueiredo foi um dos artífices das alianças partidárias cruciais a reeleição vitoriosa da atual prefeita, Paula Azevedo(PCdoB). 

Tanto no campo partidário quanto institucional, Figueiredo vem canalizando esforços para que Paço do Lumiar tenha assegurada a governabilidade em políticas públicas reais. O diálogo democrático para ele deve ganhar concretude a partir de ações pertinentes, pragmáticas como se vê nas muitas emendas enviadas pelo deputado à cidade numa atuação cada vez mais ovacionada pelos luminenses. 

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Nesta terça-feira (29)

Nesta terça-feira (29), o prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou mais três nomes que irão compor a sua equipe de secretários. Desta vez, Braide informou os nomes que comandarão o Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM); a Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV); e a Secretaria de Comunicação (SECOM).

O escritor e cineasta Joaquim Haickel será o mais novo secretário de Comunicação de São Luís. 

O IPAM será comandado pela advogada e servidora do INSS, Nádia Quinzeiro. O advogado Enéas Fernandes será o secretário de Governo (SEMGOV). Já a Secretaria de Comunicação será comandada pelo escritor e cineasta, Joaquim Haickel, que também já foi deputado estadual e deputado federal Constituinte.

Líder político, o empresário saudou o ano que se aproxima com entusiasmo

Ele desejou aos luminenses prosperidade, conquistas e saúde em 2021

POR FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

O empresário e líder político Baiano desejou aos luminenses um 2021  cheio de conquistas, saúde e prosperidade.

''Desejo, profundamente,  que as famílias de Paço do Lumiar e da nossa querida Grande São Luís tenham em 2021 saúde, conquistas e prosperidade'', disse o líder.

FIM DE ANO NA GRANDE SÃO LUÍS  O empresário e líder político Baiano desejou  aos luminenses um 2021 de saúde, conquistas e prosperidade.  

O empresário comentou o ano que foi abatido pela pandemia do coronavírus e aproveitou para realçar os votos no sentimento de resiliência e superação.

‘’Tivemos um ano difícil com a Covid-19, mas superada a  pandemia do coronavírus teremos tempos melhores e felizes. Tenho a mais absoluta certeza que 2021 será um ano positivamente marcante para a vida dos luminenses e de todos os maranhenses da nossa região’’, sacralizou Baiano.

Wanessa Boyer, 22 anos. Moro no RJ, mas sou natural de Rio Branco – AC


O que precisa para te conquistar?

Ser gentil e educado.


Prefere cabeça ou físico?

Cabeça.


Você está namorando?

Não. 


Você é ciumenta?

Não.

'Muito'. 

Acredita em fidelidade?

Não.


Como convive com as cantadas?

Já estou acostumada, sei lidar bem.


Rola cama no primeiro encontro?

Sim.


Qual a sua pegada na hora do sexo?

Bem forte.


Entre quatro paredes vale tudo?

Com certeza.


Você se masturba?

Todo dia.


Goza fácil?

Muito.


O que mais te excita no sexo?

Sexo com pegada.


Qual a sua posição preferida?

De quatro.


Entrevista concedida ao Site Sexyclube 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Prefeita eleita e Vice representam, hoje, em Paço a esperada governabilidade que faltava aos bairros locais

Luminenses apostam que ambos farão uma gestão marcante que entrará para a história

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A prefeita eleita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB) e o seu Vice Inaldo Pereira(PSDB), farão, para a grande maioria dos luminenses, uma gestão que entrará para a história.

A governabilidade que faltava aos bairros locais,  esperada pelos munícipes há cerca de 12 anos, deve chegar ao conjunto das comunidades logo no primeiro semestre de 2021. Nos dias atuais a gestão continua atuando de forma contundente contra os descasos, vicissitudes e  abandonos.               

A NOVA CIDADE A prefeita reeleita Paula Azevedo e o seu Vice Inaldo Pereira: para a grande maioria dos luminenses, gestão  que entrará para a história. 

Pregando uma administração que contempla a população local, Prefeita e Vice veem como imprescindível a participação dos trabalhadores e agentes sociais genuinamente luminenses na construção da nova cidade a partir de janeiro. Iniciativa Privada e Empresariado  serão conclamados a contribuir com o desenvolvimento de Paço do Lumiar.

A união da força criativa representada por pequenos e médios comerciantes; agricultores familiares; investidores e terceiro setor é uma das prioridades da gestão de Paula e Inaldo,  que deve otimizar a economia do município, visando estabelecer a cultura do empreendedorismo pelos próximos quatro anos.

Balneária aguarda ansiosa pela posse do novo prefeito da cidade

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito eleito da Balneária, Júlio Matos- responsável por execrar o sistema oligárquico presente na cidade por 15 anos-, será empossado nesta sexta-feira (1) em São José de Ribamar.

CONTAGEM REGRESSIVA O prefeito eleito, Júlio Matos: posse nesta sexta-feira  movimenta as quatro regiões. 

Nas quatro regiões do município, a expectativa em torno da posse de Júlio é grande e apoiadores, eleitorado e ribamarenses prometem fazer a festa em comemoração à democracia na cidade.

Sede, Vilas, Limítrofes e Zona Rural devem organizar comitivas para prestigiar o ato.

 

domingo, 27 de dezembro de 2020

Os eleitos em novembro terão a  missão  de fazer da Região Metropolitana um lugar próspero para se viver, respeitando peculiaridades das quatro principais cidades

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Raposa, São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Em novembro foram eleitos os novos prefeitos das cidades que compõem o quarteto metropolitano da Grande São Luís. Apesar de parecidas, elas guardam- reservadas as devidas peculiaridades-, proporções ainda soterradas que precisam ganhar espaço e voz a partir de janeiro de 2021.    

Numa linha semelhante ao que se fez no Sul do país, as potencialidades presentes na Região Metropolitana, se recuperadas e...
Os problemas- comuns as quatro-, dizem muito do que anseiam os maranhenses que habitam o território de Paço, São Luís, Ribamar e Raposa. Uma das demandas populacionais consideradas urgentes,  ações que melhorem a trafegabilidade e o ordenamento do trânsito e que favoreçam  aos condutores   maior   fruição; uma  política de segurança pública que mapeie a Ilha em seus principais pontos e limites, objetivando a prevenção de  ações criminosas, além do fortalecimento da Saúde, são alguns dos apelos antigos dos  moradores.

Esperam que os novos prefeitos atuem de maneira uníssona, abandonando vaidades e...
Num cenário espinhoso, aonde por quase 20 anos as políticas públicas chegaram  de forma espaçada e precária,  as desvantagens sentidas levaram à sacralização de  tumores sociais como o trafico de drogas que se mantem, hoje, na Grande São Luís como ‘oferta de ascensão social' e 'oportunidade de renda’. 

Apesar da  conjuntura social  ainda esfacelada com sinais  claros de avanço das desigualdades, os imbróglios, dificuldades e  percalços que permeiam  a região estão  longe de serem resolvidos se as velhas formas de gestão perdurarem. Os maranhenses esperam que os novos prefeitos atuem de maneira uníssona, abandonando vaidades e protecionismos, em favor de uma visão propositiva unificada que vise o desenvolvimento conjunto.        

Os problemas- comuns as quatro-, dizem muito do que anseiam os maranhenses que habitam o território de...
Vulnerabilidade social e desemprego- Quatro anos é um período naturalmente exíguo para gerir as cidades de forma a tracionar o progresso durante esse  tempo  com avanços que se querem imediatos, mas revolvido o peso burocrático  presente na máquina administrativa sobrará aos prefeitos nitidez para desempenhar um papel fundamental na busca de soluções. Causa rubor em turistas e maranhenses, o estado de penúria ainda verificado em bairros como Ilhinha, em São Luís e Vila Laci, em Raposa.

Numa linha semelhante ao que se fez no Sul do país, as potencialidades presentes na Região Metropolitana, se recuperadas e ressurgidas, serão por si mesmas cartões-postais da representatividade local além-fronteiras. Ainda não se explorou o turismo, a diversidade cultural,  a produção agrícola  e a vocação pesqueira do quarteto em sua totalidade. Há muito que São José de Ribamar já poderia ser um polo exportador de pelos menos seis culturas nativas do município. Em 15 anos nada foi feito.

Apesar da  conjuntura social  ainda esfacelada com sinais  claros de avanço das...
Agora é hora de reparar ausências históricas de territórios cada vez mais chamados a comunicar mensagens e ideias, com suas  populações ávidas por participar de um processo social que por anos se manteve aquém do seu radar. Os maranhenses da Grande São Luís estão no jogo. Serão partícipes de um novo momento que não  poupará malversações, nepotismos, omissões, grandes ou  pequenas corrupções. O desejo coletivo por justiça social virou- a partir da eleição de 2020-, um emblema das comunidades desassistidas e nas redes nada mais se vê que o brado pontual daqueles que elegeram  a alternância como palavra de ordem.

sábado, 26 de dezembro de 2020

Vereadora eleita em 2020 é o principal nome na disputa pela Presidência

Ela é filha do combativo ex-vereador Mazinho

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE POLÍTICA DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A vereadora Francimar(PL), eleita em 2020 com 758 votos, caminha para ser o divisor de águas na história do Legislativo ribamarense. Ela deve ser conduzida por seus pares à Presidência da Câmara Municipal na eleição que acontece dia 1º de janeiro. 

ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA A vereadora Francimar: eleita com 758 votos, ela caminha para ser o divisor de águas na história do Legislativo ribamarense.

Francimar, que é filha do combativo ex-vereador oposicionista Mazinho, conhece a fundo os meandros da política local e é ribamarense da gema. Moradora da Sede, a vereadora tem o estilo ameno e é  afeita ao diálogo. Ela pertence à base do prefeito eleito Júlio Matos.

Restando pouco menos de 8 dias para o pleito na Casa de Leis, os ribamarenses veem como promitente a nova legislatura do município. A Câmara sofreu uma renovação acentuada, esperada pela população há anos. 

A nova Mesa Diretora deve conferir governabilidade aos projetos e ações do Executivo, como bem desejam os munícipes das quatro regiões da Balneária. 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Edivaldo Holanda Júnior usa últimos dias da gestão que confinou por anos a população da capital no abandono para promover-se à custa de obras do Governo do Estado

Colocado no cenário de 2022 como possível centralizador de grupos políticos eleitoreiros, ele volta à cena como provável candidato de comboios continuístas

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DE ANB

atallaia.baluarte@hotmail.com

Edivaldo Holanda Júnior não quer terminar os mandatos na Prefeitura de São Luís com a pecha de mau prefeito investigado por corrupção e para o qual, pela urgência das malversações, foram pedidos em evento inédito na capital maranhense,  impeachments e mais impeachments.

A decadência de São Luís na gestão de Edivaldo é uma realidade inconteste da falta de sensibilidade que vai da descaracterização de praças e logradouros históricos-uma parceria de sucesso com o IPHAN- à condição crônica de descaso que se estendeu pelos anos em que ele foi prefeito em áreas essenciais como Educação.

EM TOTAL DESALENTO O ainda Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior: fim de mandato  ovacionado não passa de propaganda para 2022. 

No jogo de 2022  como candidato a Governador, Senador ou Deputado, Edivaldo foi colocado, recentemente, por conhecidos artífices da politicalha maranhense como  possível centralizador de grupos políticos eleitoreiros. A ideia é usa-lo como porta-voz dos comboios continuístas que desejam evitar, a todo custo, a alternância no Palácio.

Engodos imagéticos como asfaltamento de ruas tentaram em 2020 dá uma feição de ‘boa administração’ à gestão de Edivaldo Holanda Júnior, mas o descaso irrompeu revelando que  setores como Agricultura, Juventude, Geração de Emprego e Renda ou mesmo áreas como Mobilidade Urbana e Assistência Social nunca saíram do zero. O esfacelamento foi  geral: interliga-se pela farta sobra das jogadas de barganha que dialogaram por anos com a ineficiência de quatro secretários da Prefeitura.

Agora, Edivaldo Holanda Júnior quer em 2022 o voto do ludovicense desempregado; dos idosos desassistidos; da juventude que, sem perspectiva, foi cooptada pela criminalidade em comunidades onde as ações dos seus Governos em quase uma década  deveriam  ter chegado e por lá  nunca   estiveram.

Presidente do partido põe na linha sucessória  um vereador recém-eleito

Ele deve fazer oposição à nova gestão da Balneária na Câmara

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DE ANB  

atallaia.baluarte@hotmail.com

O PTB colocou na linha sucessória da representatividade partidária em São José de Ribamar um vereador recém-eleito que deve fazer oposição à  nova gestão da Balneária na Câmara Municipal.

Com a derrocada do vice   Zé Eudes Sampaio, o espaço ocupado pela legenda através de Zé fica vazio no município   e o partido tenta entrar na próxima disputa pela Prefeitura, onde por anos se manteve como aliado das gestões que passaram. 

NA TERCEIRA MAIOR CIDADE Pedro Lucas Fernandes pôs vereador recém-eleito na linha sucessória: disputa pela Prefeitura na próxima eleição. 

A participação do PTB no jogo político ribamarense veio à baila na eleição deste ano quando o presidente estadual da legenda, Pedro Lucas Fernandes,  teve de descer à Balneária em campanha pela reeleição de Zé Eudes Sampaio.

O vice, no entanto, foi desancado pelos ribamarenses que elegeram  o médico Júlio Matos (PL) prefeito.

Prefeito eleito pela vontade popular ribamarense, Júlio impôs derrota ao sistema carcomido que dominava a Balneária há exatos 15 anos

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito eleito de São José de Ribamar, Júlio Matos(PL), falou aos mais de 230 mil ribamarenses em mensagem de Natal veiculada na noite desta quinta-feira(24), e destacou em um dos trechos da sua  fala a ‘ derrubada  da oligarquia’ para invocar o novo momento  histórico a ser inaugurado  na Balneária a partir de janeiro.

Comandando o sistema político carcomido, obsoleto responsável por atravancar o desenvolvimento do município em quase duas décadas, o grupo dominante- que  foi  defenestrado de sua atuação paliativa nas urnas de  novembro-, vinha ao longo desse período conduzindo a administração municipal numa grossa mistura entre público e privado.

UM MARCO NA HISTÓRIA RIBAMARENSE RECENTE O prefeito eleito de São José de Ribamar, Júlio Matos: mensagem de Natal onde ele destaca a ‘derrubada da oligarquia’ repercutiu nas quatro regiões da Balneária. 

A mensagem do prefeito eleito repercutiu na cidade de ponta a ponta e nas redes os ribamarenses coadunaram da afirmação de Júlio.  A alternância esperada pelos munícipes em 2020 se deu como um profundo desabafo contra os desmandos autoritários; soberbas e vaidades reinantes; concentração de poder nas mãos de poucos e perseguições à imprensa local. Realidade que caracteriza a existência de oligarquias mundo afora.

A diluição, pela vontade popular ribamarense, do sistema que levou a cidade ao atual estado de profunda miséria, configura-se um marco na  história ribamarense recente.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Prefeito eleito dará um novo enfoque ao setor cultural do município

Artistas, produtores e população acreditam que Matos deve conceber o projeto do Teatro Municipal da cidade logo nos primeiros anos da sua gestão

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DE ANB

atallaia.baluarte@hotmail.com

A classe artística ribamarense, assim bem como o segmento cultural da terceira maior cidade do Maranhão acreditam que o prefeito eleito Júlio Matos(PL), deve conceber o projeto para a construção do Teatro Municipal da cidade logo nos primeiros anos da sua gestão.

VAI ENTRAR PARA A HISTÓRIA O prefeito eleito Júlio Matos(aqui visto com o seu vice Júnior Lago): Classe artística, segmento cultural e população esperam que ele  construa o Teatro Municipal de São José de Ribamar. 

Obra de grande envergadura, esperada há 15 anos no município, o Teatro de São José de Ribamar é um sonho antigo da população;  dos amantes da arte; produtores;  jovens; idosos e plateias que ainda tem de se locomover até a capital do estado em busca de apresentações  culturais  pontuais.

Para os artistas ribamarenses,  o Teatro funcionaria como uma espécie de centro cultural com salas para reuniões, espaço para encenações e shows musicais, sala de cinema, além de promoção de cursos de artes cênicas, sonoplastia, montagem e mostras de artes plásticas.

Novo prefeito da Balneária, Júlio deve cortar show de nepotismo que caracterizou gestão passada

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A transferência de cargos entre familiares-uma das marcas da gestão passada- será extinta na gestão do prefeito Júlio Matos (PL),  que promete impor austeridade na aplicação dos recursos públicos nas áreas da administração.

Matos  quer dá à máquina administrativa celeridade, visando bons resultados a cada ano transcorrido. Fundo de Participação Especial, São José de Ribamar, em meio às demandas acrescentadas à estrutura social do município na última década- precisará, além do FPM, de recursos portentosos das esferas Estadual e Federal. O prefeito deve intensificar parcerias e convênios que em sua totalidade preencham a lacuna orçamentária, contemplando áreas e setores.              

O prefeito eleito de São José de Ribamar, Júlio Matos: austeridade na aplicação dos recursos públicos, ele deve cortar show de nepotismo que caracterizou gestão passada. 

A partir de janeiro, uma das urgências ululantes, a Saúde  precisará passar por uma nova  formatação que repense  a  lógica atual, sua operacionalização e forma de  prestação de serviços denunciada pelos ribamarenses como morosa, ineficiente e letal.

Já na Educação, os gargalos são aos montes. Professores desvalorizados, sucateamento de aparelhos públicos e merenda escolar indigesta fizeram da área um pandemônio apontado para o abandono nos últimos 15 anos. Levar  educação de qualidade às comunidades mais pobres da Balneária  se sobressai como principal desafio da gestão nesse particular.

O prefeito, que ovaciona como premissa da nova gestão  a busca permanente de austeridade na aplicação dos recursos públicos, deve, igualmente, fazer valer na Prefeitura o Programa de Governo proposto em campanha. Em áreas que exigem maior tecnicidade como Meio Ambiente e Infraestrutura, Júlio Matos monta um time preparado para inibir as conhecidas motivações políticas que imperaram nos últimos anos no seio das Pastas.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A PARTIR DE JANEIRO 

Prefeito eleito com a maioria dos votos, Júlio deve buscar diálogo constante com as Vilas, Sede, Limítrofes e Zona Rural

As quatro regiões seguiram isoladas por 15 anos em São José de Ribamar

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DE ANB

atallaia.baluarte@hotmail.com

As quatro regiões da terceira maior cidade do Maranhão devem, pela primeira vez na história de São José de Ribamar, ser integradas pela nova gestão da cidade que tem início no dia 1º de janeiro.

Eleito com a maioria dos votos, o médico Júlio Matos (PL) concebe no bojo do seu Plano de Governo formas de não manter-como vinha ocorrendo- as regiões distanciadas das importantes decisões que permeiam a administração pública municipal.

O prefeito eleito de São José de Ribamar, Júlio Matos: gestão da integração vai aproximar as quatro regiões das importantes decisões da administração. 

Pregando uma gestão da integração na Balneária, Matos e futuros auxiliares veem como tarefa pontual o mapeamento do tecido social ribamarense: novas localidades surgidas; segmentos excluídos; conglomerados habitacionais marginalizados; população oriunda de êxodo rural e urbano, além do desordenado comércio local, que profícuo,  ainda não conseguiu definir-se como ribamarense ou ludovicense.

O acertado estudo dessa realidade ainda dispersa é um dos empreendimentos da gestão necessários à deflagração da identidade ribamarense, tão confusa até o presente momento.  

Vice-prefeito que não conseguiu legitimar-se como Prefeito de fato enfrenta onda de protestos de professores, eleitores e juventude

O vice Zé Eudes: protestos marcam fim da sua gestão. 

POR FERNANDO ATALLAIA
REPÓRTER ESPECIAL DE ANB
atallaia.baluarte@hotmail.com

Persiste a onda de protestos contra a gestão do vice-prefeito Zé Eudes(PTB) na terceira maior cidade do Maranhão.

Professores da rede filantrópica de ensino, pais e mães de alunos, juventude e eleitores que depositaram confiança no projeto de reeleição de Zé foram às ruas e redes expressar insatisfação num imbróglio que já perdura duas semanas.

Os primeiros, descontentes com a falta de pagamento das entidades de ensino, as chamadas escolinhas comunitárias; os segundos, com a propagação pelo grupo do vice de que seria um bom negócio votar nele, o que não se confirmou. Sequazes de Zé espalhavam em grupos, durante a campanha de 2020, que ele já  estaria eleito.  

Em São José de Ribamar, às vésperas da entrada do prefeito  Júlio Matos(PL) nos corredores do Executivo, é grande a correria nas Secretarias da Prefeitura. Chororô generalizado havia gente que não imaginava que o fim da permanência nos cargos públicos bateria à porta. Matos,  que comanda, hoje, o maior grupo político do município, vem recebendo de integrantes do grupo governista manifestações de  pepeô

Mamatas extintas, muitos deles desejam continuar no Poder, ainda que  rebaixados das funções.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Tem larga experiência na área da Segurança Pública 

Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e...

Na manhã desta segunda-feira (21) o prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (PODEMOS), anunciou o nome do delegado de Polícia, Marcos Affonso para assumir a Secretaria de Segurança com Cidadania— SEMUSC.

Marcos Affonso tem larga experiência na área da Segurança Pública; é Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e  tem pós-graduação  em Gestão Integrada de Segurança Pública e Criminologia Crítica. 

Marcos Affonso vai comandar a Secretaria de Segurança com Cidadania na gestão Eduardo Braide: delegado, ele tem larga experiência na área da Segurança.

Delegado de carreira da Polícia Civil há 22 anos, já foi secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão; superintendente de Polícia Civil do interior e da capital, membro da Comissão de Combate ao Crime Organizado e superintendente estadual de Investigações Criminais, além  de delegado-titular do Departamento de Proteção à Pessoa. 

Marcos se filiou ao PODEMOS, sigla pela qual disputou o cargo de Vereador em 2020, obtendo 1.349 votos.

domingo, 20 de dezembro de 2020

Expectativa em São José de Ribamar pela chegada do médico à Sede do Executivo cresce entre os lares ribamarenses

POR  FERNANDO ATALLAIA

DIRETO DA REDAÇÃO

Se anteriormente a expectativa na terceira maior cidade do Maranhão era em torno da elegibilidade de Júlio Matos, agora os lares ribamarenses,  especialmente o eleitorado do médico, não veem a hora da entrada de Júlio na Prefeitura. A imagem promete entrar para a história pelo hiato de quase 20 anos imposto a Matos, quando ele por inúmeras vezes tentara chegar ao comando daquele  Poder, sem sucesso. 

EXPECTATIVA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR A imagem promete entrar para a história pelo hiato de quase 20 anos imposto. 

Agora, gozando de forma plena dos seus direitos políticos e alçado à condição definitiva de prefeito eleito de São José de Ribamar para governar a Balneária durante quatro anos, o click da chegada de Júlio Matos à porta da Prefeitura, adentrando os corredores já é o mais disputado do fotojornalismo local. Cicerones e paparazzis prometem ir à tapa pelo melhor ângulo.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO         

Alternância na terceira maior cidade do Maranhão foi legitimada pelo Tribunal Superior Eleitoral que negou recurso da chamada  'Coligação do  Tapetão'

Primeira-dama, Gilvana informou aos mais de 230 mil ribamarenses que Júlio vencera na Instância Superior

Calvário jurídico do médico chegou  ao fim na noite deste sábado

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA DA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A primeira-dama de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe, proclamou, em áudio, a vitória de Júlio Matos, seu esposo, após decisão do TSE   que negou recurso da chamada ‘Coligação do Tapetão’, que pedia a cassação de Matos no Tribunal.

DESESPERO EM PANAQUATIRA: Gilvana Duailibe proclama vitória de Júlio Matos em São José de Ribamar. 

Em Panaquatira, o desespero de duas mansões ecoou nas quatro regiões da Balneária. Enfrentando um calvário jurídico que vinha se arrastando há quase 20 anos, Matos assume o comando do Executivo ribamarense à revelia das pretensões continuístas do grupo quinzenário.

O TSE  autorizou o médico  gerir São José de Ribamar pelos próximos quatro anos, sem mais lamentações.

sábado, 19 de dezembro de 2020

Hilton Gonçalo detém, segundo analistas políticos,   as qualificações para conceber o primeiro movimento político-social da Região Metropolitana da Grande São Luís

Até mesmo adversários do prefeito  veem nele especificidades únicas capazes  de formatar o disputadíssimo projeto da sucessão ao Palácio

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, está definitivamente  situado na configuração política estadual da atualidade como uma figura-chave e emblemática do pleito de 2022.

No seio da Região Metropolitana da Grande São Luís-RMGSL, a cidade governada por Hilton é referência de  gestão a partir de um  conceito  que se estende às demais 12 cidades  como uma espécie de paradigma a pouco menos de dois  anos do pleito da sucessão no Palácio dos Leões.

Consenso entre correligionários, analistas  políticos e diferentes  gestores, a necessidade de um fórum permanente que objetive discutir o desenvolvimento da RMGSL é, há três meses, uma das pautas mais importantes do debate público maranhense. Nessa atmosfera de construção de pontes, parcerias e mobilizações em torno da região o nome de Hilton Gonçalo vem se apropriando de um espaço até aqui  não preenchido.  

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo: figura-chave de 2022, ele pode conceber o primeiro movimento político-social da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Líder de um dos mais importantes grupos políticos do estado, conhecido pela coerência, unidade e coesão, o prefeito segue realizando uma administração peculiar, arrojada e progressista na cidade governada por ele. Ao lado, na cidade vizinha de Bacabeira, sua esposa Fernanda Gonçalo, imprime ritmo às políticas públicas que chamam atenção pelo destacado alcance social.

Tanto Bacabeira quanto Santa Rita são itinerários do progresso no Maranhão. Pela localização estratégica; comércio de intercâmbios; pelos muitos caminhos percorridos País afora a começar por seus territórios e a cultura local de suas populações, tão integradas entre si. Não bastassem essas características, a região aonde Hilton Gonçalo vem empreendendo gestão pública há 12 anos é um norte alvissareiro a empresários e investidores.

Essas especificidades, aliadas à capacidade de diálogo inerente ao prefeito, lançaram luz sobre a importância da RMGSL para o  debate político promissor. Pela primeira vez na história do estado a Região Metropolitana poderá encabeçar- alinhada por seus municípios-  tomadas de decisões necessárias; escolhas que reflitam as aspirações dos 13 prefeitos a um só tempo. Indicar um Vice  em chapa majoritária ou o próprio candidato ao Governo, entre elas.

O caminho é vasto. As perspectivas, as mais diversas.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB