segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Cidade localizada entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses vira atração para quem quer investir em Turismo e Energia

Mas há outras riquezas a serem ainda exploradas

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER-ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica destacou em 2017 que o Maranhão tem uma posição de relevância  no mapa da energia no Brasil e figura numa condição de estado  promitente entre os demais da federação que atuam no mercado eólico nacional.

O Parque Eólico do Maranhão  fica entre Paulino Neves e Barreirinhas. A primeira cidade é administrada pelo prefeito do Republicanos, Raimundinho Lídio, que atualmente busca fazer do município um motor de tração econômica na região dos Lençóis.

Raimundinho, que há 15 dias fala à imprensa sobre como será a sua terceira gestão diante dos desafios macros que terá pela frente, não foge ao compromisso atribuído a ele pelos milhares de eleitores que o conduziram, novamente, à cadeira do Executivo em novembro passado. Estima-se que Paulino Neves dê vazão pelos próximos quatro anos- como assim esperam os munícipes- não apenas à produção de energia, mas à exploração –em escala industrial- de matérias-primas como a mandioca e o buriti, um dos emblemas da região.        

O prefeito Raimundinho  Lídio: grandes desafios até 2024, ele tem a missão de elevar Paulino Neves a um novo patamar. 
Situada no   semiárido maranhense e com aproximadamente 132 localidades sob sua jurisdição, Paulino Neves tem feições amazônicas e apresenta - apesar de vulnerável à desertificação-  uma paisagem que mescla cerrado e caatinga numa atmosfera de encanto natural inconfundível. A população é ordeira e sobrevive, em grande parte, da lavoura de subsistência, dentre outras atividades relacionadas ao mundo rural. Raimundinho Lídio quer engendrar como projeto estruturante, implementações que contextualizem Paulino Neves  numa nova configuração a ser inaugurada a partir deste ano, onde o potencial energético dialogue com o potencial turístico na mesma gradação.  

Essa sinergia vai ao encontro de conquistas já anotadas na última década. Gozando de boa acessibilidade e infraestrutura padrão, Paulino Neves detém, hoje, as condições necessárias para catapultar ao debate o conjunto de cidades que lhe são adjacentes, como já retratou AGÊNCIABALUARTE, em matéria anterior. A Ômega Energia, empresa que faz a gestão do Parque Eólico é uma parceira  do desenvolvimento sustentável no município e com responsabilidade social vem ao lado das comunidades locais, zelando pelos ecossistemas. A preservação da biodiversidade na gestão do prefeito será um dos pilares do conceito administrativo levado adiante por secretários e auxiliares de Raimundinho. 

Há duas semanas sob os holofotes da opinião pública estadual, Paulino Neves se prepara para encampar um movimento de valorização de suas potencialidades  e atrativos abandonados na  gestão passada. O atual prefeito já percebe que o novo cenário a ser concebido no município exigirá de sua equipe competência, engajamento e, sobretudo desprendimento. Para chegar ao ponto desejado, tempo, obstinação e renúncia serão imprescindíveis. 

E o que deseja Raimundinho Lídio  na sua terceira gestão? Segundo apurou ANB, fazer de Paulino Neves uma cidade rica, empoderada no seio de um Maranhão ainda em construção. Uma cidade de negócios à frente do seu tempo. As previsões do prefeito estão na rota certa. Para grande parte dos turistas que visita  Paulino Neves nos dias atuais  há uma parcela significativa de potenciais investidores. O mercado imobiliário tende a se expandir na cidade, que apenas sob o comando de um gestor visionário  será capaz de explodir como símbolo de desenvolvimento até meados de 2024.

Há muito trabalho pela frente.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB