quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Especialista explica procedimento que salvou tripulante em voo do Chapecoense
Especialista em acidentes aéreos
explica procedimento que salvou sobrevivente no trágico voo do Chapecoense:
"Não é teatrinho. Saber o que fazer em um momento tão complicado foi a
diferença entre a vida e a morte para Erwin Tumiri"
Por que técnico de voo Erwin
Tumiri sobreviveu ao trágico acidente com o avião do Chapecoense sem maiores
ferimentos ou lesões graves? Além da sorte, sua sobrevivência está
provavelmente ligada ao cumprimento das regras de segurança em uma aeronave.
O boliviano se encontra fora de
perigo e, ainda na terça-feira, disse em entrevista à Rádio Caracol, de
Medellín, que só está vivo por ter seguido o protocolo. Ele assumiu uma das
posições de impacto recomendadas para casos de quedas ou pousos em situações
complicadas.
As informações sobre o que fazer
em caso de um acidente de avião estão à disposição de todos os passageiros, nos
cartões de segurança localizados nos assentos dos aviões.
Camacho explicou que, caso um
passageiro não assuma a posição de impacto em caso de acidente, pode ter
problemas graves de saúde mesmo se o avião ficar intacto após a queda.
|
De acordo com o comandante
Carlos Camacho, especialista em acidentes aéreos, saber o procedimento em um
momento tão complicado foi a diferença entre a vida e a morte para Tumiri.
“Você tem de seguir os
procedimentos determinados pela equipe de comissários. Colocar a cabeça entre
as pernas, não segurar objetos, se afastar de qualquer coisa cortante. O
protocolo não existe simplesmente para criar um teatrinho no avião. É
extremamente importante. E foi o responsável pela sobrevivência dele”, afirma.
Camacho explicou que, caso um
passageiro não assuma a posição de impacto em caso de acidente, pode ter
problemas graves de saúde mesmo se o avião ficar intacto após a queda.
“Se você não está sentado com a
cabeça entre as pernas, sofre o “efeito chicote”, que pode danificar a coluna
na hora, ou também pode bater a cabeça no banco da frente, principalmente pela
distância pequena entre os bancos. É essencial”, disse o comandante.
Sobrevivente de 1958
Hoje aos 84 anos, Harry Gregg é
um sobrevivente do voo de 1958 que matou mais de 20 pessoas, entre elas oito
jogadores do clube inglês Manchester United. Gregg era goleiro da equipe
histórica.
Emocionado com o acidente do
Chapecoense, o ex-goleiro lembra que, já naquela época, a posição que adotou
durante a queda do avião pode ter sido responsável por salvar a sua vida.
“Eu me lembro que nevava
bastante e duas tentativas de decolagem foram frustradas. Na terceira, eu
pressenti que algo aconteceria. Desafivelei o cinto da calça, abri botões da
camisa e me abaixei no assento. Fiquei nessa posição e foi a primeira vez que
fiz algo certo na vida… Curioso que ainda me lembro ter pensado: ‘eu vou morrer
aqui. Nunca mais vou ver a minha mulher, minha filha que era uma criança e, se
me ferir, nem sei falar alemão!'”, diz.
Posição de sobrevivência
Os momentos mais críticos
durante um voo são os três minutos após a decolagem e os oito minutos antes do
pouso. Em caso de manobras críticas e pouso forçado, posicione as suas mãos
cruzadas sobre a poltrona da frente e apoie a testa nas mãos. Caso não exista
nenhum assento à sua frente, deite-se sobre as pernas e abrace-as, mantendo a
cabeça baixa.
Durante o momento crítico, os
pés devem ficar ao máximo para trás, pois, no caso de um impacto, ajudaria a
prevenir canelas e pés sendo quebrado contra a base do assento à frente, o que
também atrapalharia uma possível evacuação.
Tumiri foi o único dos
sobreviventes a dar entrevistas até agora sobre o acidente. Os jogadores Alan
Ruschel, Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena
Suárez seguem internados em hospitais de Medellín.
AS INFORMAÇÕES SÃO DO
PRAGMATISMO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Postagens mais visitadas
-
A nudez despudorada POR FERNANDO ATALLAIA DIRETO DA REDA ÇÃ O Um grupo de mulheres vem tirando a roupa nas noites de São Luís ...
-
Profissional da Segurança esteve na linha de frente do diálogo que levou categoria a novas isenções pela Gestão municipal POR FERNANDO ATALL...
-
Ex-candidato a prefeito de São José de Ribamar e ex-deputado, empresário manifestou interesse em entrar na disputa POR FERNANDO ATALLAI...
-
Candidato a vereador teve candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral POR FERNANDO ATALLAIA EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE...
-
Presidente do Senado rebate críticas de que acena ao bolsonarismo visando sua sucessão na Casa Alta e as eleições de 2026 O presidente do ...
-
Este valor quadruplica o pedido inicial de fundos que as Nações Unidas fizeram poucos dias após o... A ONU anunciou nesta sexta-feira(3) ...
-
Atual prefeita estaria preparando vereador para assumir a vice do deputado POR FERNANDO ATALLAIA EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE ...
-
Ex-comandante da Guarda Municipal vem sendo convidado por ribamarenses de diferentes bairros a visitar residências Projeto Café com Correa...
-
Durante uma incursão terrestre na Faixa, com as... Jerusalém- A aviação de Israel destruiu durante a madrugada desta terça-feira cerca de 2...
-
Artista não resistiu às complicações neurológicas provocadas por um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde a sem...
Pesquisar em ANB
Nº de visitas
Central de Atendimento
FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE
Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com
atallaia.baluarte@hotmail.com
Sua participação é imprescindível!
Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com
atallaia.baluarte@hotmail.com
Sua participação é imprescindível!
0 comentários:
Postar um comentário