sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Ministério da Justiça apaga peça publicitária após polêmica nas redes sociais
O Ministério da Justiça retirou do Facebook uma peça publicitária da campanha "Bebeu, perdeu", depois da repercussão negativa nas redes sociais. Na imagem, duas jovens segurando celulares riem de outra. A mensagem da imagem traz o texto: “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.
Além de apagar a foto, o Ministério da Justiça publicou uma retratação no Facebook em que pede desculpas pelo "equívoco".
"A campanha #BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha".
Para os usuários das redes sociais, a campanha culpabiliza vítimas de assédio e abuso sexual e estimula o bullying. No perfil do Facebook do Ministério, em apenas três horas a imagem recebeu mais de 400 comentários, a grande maioria criticando e questionando o posicionamento do órgão federal.
Outra mulher declarou: “Vergonha! Não se pode naturalizar os danos morais, onde fica a privacidade da pessoa? Aonde fica a integridade dessa pessoa? Não esperava esse tipo de campanha irresponsável vinda do Ministério da Justiça. Vergonha!”.
Um homem afirma ainda que o Ministério erra em recriminar quem bebe e se torna vitima de alguma situação, em vez da pessoa responsável pelo possível crime. “Errar é humano. Beber é lícito. Quem erra é quem humilha e despreza quem bebeu e "pagou mico". Há uma confusão aqui entre vítima e agressor”.
Uma outra peça da campanha, em que um jovem aparece sentado no chão, faz brincadeira com o hábito de enviar mensagens indevidas após o consumo de bebidas alcoólicas. A foto também foi criticada, mas com bem menos intensidade. Nesta imagem, o perfil do Ministério Público respondeu às críticas com uma nota, afirmando que o objetivo da campanha é conscientizar sobre os perigos do consumo excessivo de álcool, com “situações do cotidiano dos jovens”.
“O Ministério da Justiça lança no início de ano uma campanha de prevenção do abuso de álcool. Com o mote “Bebeu, perdeu”, a campanha procura desestimular o uso de álcool por adolescentes e alertar jovens acima de 18 anos para os riscos do seu abuso. Trazendo situações do cotidiano dos jovens, a campanha mostra como o abuso do álcool pode estragar momentos de diversão, atrapalhar relacionamentos e provocar situações de vergonha que trazem arrependimento mais tarde. Para a primeira etapa da campanha, durante o Carnaval, cinco vídeos publicitários serão exibidos em salas de cinema de cinco cidades com forte tradição de carnaval de rua - Ouro Preto (MG), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - onde também serão divulgados outdoors e painéis alusivos à campanha em aeroportos, rodoviárias, hotéis e transporte urbano. A iniciativa também vai se estender a grandes shows, feriados e festas populares tradicionais. Vale lembrar que venda de bebidas a menores de idade é prática criminosa de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, diz a nota.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, a campanha foi criada especialmente para o Carnaval e já foi divulgada no ano passado. O órgão retirou a peça do ar, mas explicou que não teve a intenção de fazer nenhuma menção a crimes cometidos contra mulheres.
Ainda de acordo com a pasta, todos os dias, até o Carnaval, serão compartilhadas imagens relacionadas à campanha. A escolha das fotos é feita por uma equipe de Comunicação e os personagens se alteram nas imagens, entre homens e mulheres, aleatoriamente.
Fonte: Extra Rio
Fonte: Extra Rio
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Postagens mais visitadas
-
Os mais de 1 108 975 habitantes de São Luís passaram toda a tarde desta quarta-feira(3) discutindo nas ruas e redes sociais a não realização...
-
POESIA SEMPRE! Leia o poema ‘Submarinas’ da obra inédita Das Crepusculares de autoria do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia...
-
As últimas movimentações policiais e políticas no Maranhão dão conta de que há duas guerras a todo vapor no estado. De um lado, a permanênci...
-
E o deputado Pastor Gil, um dos mais importantes expoentes do seguimento evangélico do Maranhão, esteve em Vitorino Freire neste fim de sema...
-
POESIA SEMPRE! Leia o poema Perpendiculares da obra inédita Flores ao Acaso de autoria do poeta e jornalista ribamarense Fernando Atallaia ...
-
Conhecido na capital maranhense como o ‘Rei das Putas’, Elbo Bayma agenciava modelos, patricinhas e congêneres POR FERNANDO ATALLAIA ...
-
Série 3 Perguntas Para: Francivaldo Mendes, pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar O empresário ribamarense Francivaldo Mendes...
-
Artista plural com atuação em diversas frentes da Cultura maranhense, desde o debate pela valorização dos atores que compõem o segmento à co...
-
O ESCRITOR, CRONISTA E HUMORISTA MORREU NESTE SÁBADO AOS 88 ANOS Morreu neste sábado (30), aos 88 anos, o escritor, cronista e humorista Lui...
-
Os baixadeiros que residem na região da Grande São Luís, provenientes dos municípios de Arari, Bela Vista do Maranhão, Conceição do Lago-Açu...
Pesquisar em ANB
Nº de visitas
Central de Atendimento
FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE
Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com
atallaia.baluarte@hotmail.com
Sua participação é imprescindível!
Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com
atallaia.baluarte@hotmail.com
Sua participação é imprescindível!
Nossos Seguidores
Parceiros ANB
-
-
-
-
ANNA LIZ – palavras domam escurosHá 16 horas
-
-
-
-
-
-
-
-
0 comentários:
Postar um comentário