quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CORAÇÕES À MESA

Por Marcelo Chalvinski

A poesia de Fernando Atallaia tem tempestade nas asas e música na voz. Quando agitada, esvoaça com alarido. Quando calma, nos desperta delicadamente para um voo tênue. É sempre do alto que os poemas desta 'Ode Triste para Amores Inacabados' nos põem a contemplar a vida.

Fernando Atallaia sabe que 'o tempo dos amores de espinhas casou as meninas'. Mas, 'além dessas teias há ainda muitos girassóis'. Putas, camélias e primeiras-damas passeiam por esse universo, que abriga o frágil concreto das 'ruas inexistentes', onde o poeta 'ao encontro de Vivi Fernandes e Lara Stevens'  leva 'um poema que baba'.

A vida e o amor são, às vezes, um teatro de guerra. 'Porta de mundo para muitos universos', a poética atallaiana revela tanto a força de quem ama, quanto a audácia de quem luta. Seus disparos são certeiros e agem claramente em nome da vida – essa mesma vida que em suas veias corre pulsando com ou sem rima.

Aqui nestas páginas, como em suntuoso castelo, as janelas são amplas e o horizonte é belo. Entretanto, que se previnam os incautos: haverá corações palpitando sobre a mesa. Ninguém lerá esta Ode impunemente.


Marcelo Chalvinski é poeta e publicitário, tendo já publicado várias obras de Poesia no Estado do Maranhão. Integrou um dos mais importantes movimentos literários do Maranhão da década de 80, a Akademia dos Párias. 

2 comentários:

  1. Poesia na veia, valeu galera eu curto poesia de verdade. Cristiano do Ceuma FACU de merda

    ResponderExcluir
  2. FERNANDO ATALLAIA NÃO TEM DEFINIÇÃO
    FERNANDO ATALLAIA É ÚNICO E DESACABOU
    MEU MESTRE MEU ÍDOLO DA POESIA DA ARTE E DA VIDA
    FRAN( SJR)

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores