quarta-feira, 30 de março de 2022

A TODO VAPOR

Restaurante será inaugurado nesta quinta-feira às 11h

Obras estruturantes chegam a todas as escolas do município

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Icatu acaba de receber o plano de recuperação das escolas municipais que objetiva dizimar de uma vez por todas o descaso deixado, como herança, pela gestão municipal anterior.

A todo vapor na cidade, as obras tomam conta das duas regiões do município em todas as áreas e setores. 

Um marco nas políticas públicas de assistência e... 
''Icatu está recebendo o maior plano de recuperação das escolas da sua história. Escolas Municipais, da sede e zona rural, estão em fase de finalização nas obras e a escola Presidente Sarney, muito em breve será entregue à comunidade do povoado Cacaueiro’’, anuncia o prefeito do Republicanos,  Walace Azevedo.

Em vídeo( veja aqui( https://web.facebook.com/walaceazevedooficial/videos/319050300320025/), Walace destaca que a escola é apenas a primeira a  ser contemplada com o cronograma de ações  que nesta quinta-feira(31) tem continuidade com a inauguração do 1º Restaurante Popular de Icatu. Um marco nas políticas públicas de assistência e inserção social.

MARANHÃO GESTÃO O prefeito Walace Azevedo: 1º Restaurante Popular de Icatu e plano de recuperação das escolas que entra para a história da cidade. 
''No dia 31 de março, quinta-feira, às 11h, te espero para a inauguração do 1º Restaurante Popular de Icatu, com a presença do governador Flávio Dino, vice-governador Carlos Brandão e demais autoridades. Conto com a sua presença neste grande dia de avanços para nossa querida Icatu’’, ressalta o gestor em uma de suas redes.

No Sul, os combates mantêm a mesma intensidade

Há cidades estratégicas atacadas 

A Rússia prometeu um alívio da ofensiva militar em Chernihiv e Kiev, mas os ataques continuam. Na capital ucraniana, a última noite não foi muito diferente das anteriores e a instabilidade se mantem.

Em Irpin, existe o receio de que muitas áreas estejam minadas.
As tropas russas continuam sem conseguir chegar ao centro de Kiev. Em Irpin, existe o receio de que muitas áreas estejam minadas, e os habitantes não podem regressar à cidade.

Odessa

No Sul da Ucrânia, os combates mantêm a mesma intensidade. Há cidades estratégicas atacadas pela Rússia que a Ucrânia tenta defender a todo custo. Na última noite, em Odessa, as antiaéreas estiveram em ação.

Zelenskiy

A comunidade internacional reagiu com pouco entusiasmo e muita desconfiança ao anúncio feito pela Rússia de que iria reduzir drasticamente a presença militar em Kiev e Chernihiv.

O Reino Unido, os Estados Unidos e a própria Ucrânia acreditam que pode estar em causa um simples reposicionamento.

O Reino Unido, os Estados Unidos e a própria Ucrânia acreditam que pode estar em causa um simples reposicionamento de forças e que não podem ser afastadas possíveis ofensivas em larga escala. 

AB

EDIÇÃO DE ANB 

Postulante a uma das vagas da Câmara Federal, professor esteve no município

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O professor e pré-candidato a Deputado Federal Roberto Brandão esteve no município de Sucupira do Norte onde, por mais uma vez, difundiu o Associativismo como alternativa de crescimento econômico em solo local.

Por mais uma vez, difundiu o Associativismo como alternativa de crescimento econômico em solo local.
''Viva a Cooperativa Agropecuária de Sucupira do Norte pela decisão de caminhar cada vez mais em prol do coletivo. Parabéns presidente Valdivan!’’, congratulou-se.

ASSOCIATIVISMO COMO BANDEIRA O professor e pré-candidato a Deputado Federal, Roberto Brandão: ''Viva a Cooperativa Agropecuária de Sucupira do Norte pela decisão de caminhar cada vez mais em prol do coletivo. Parabéns presidente Valdivan!’’.

Uma das bandeiras do também ex-reitor do IFMA, o Associativismo pregado por Brandão tem se tornado uma febre entre as iniciativas independentes bem presentes nas cidades do estado. O pré-candidato a Deputado cumpre uma maratona de visitas a povoados e comunidades longínquas, cumprindo uma intensa agenda de reuniões e encontros determinada por sua coordenação.

Pré-candidato a Deputado Estadual, Aluizio recebeu a prefeita para uma conversa que superou as expectativas de milhares de munícipes. Veja abaixo:

https://web.facebook.com/Aluiziosouzasantos/videos/921845945160712/

Em que se manteve inflexível sobre o desejo de seguir com a...

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu nesta terça-feira(29) os avanços nas negociações com a Ucrânia, durante conversa por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, em que se manteve inflexível sobre o desejo de seguir com a ofensiva no leste do país vizinho.

Segundo indicaram fontes do Palácio do Eliseu, o chefe do Kremlin garantiu que não está disposto a renunciar a seus...
Segundo indicaram fontes do Palácio do Eliseu, o chefe do Kremlin garantiu que não está disposto a renunciar a seus objetivos militares, em particular, a tomada de Mariupol, já que se negou a levantar o cerco à cidade portuária.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Deputado saudou os jovens brasileiros e em especial os maranhenses

Mensagem fervorosa reverberou nas redes

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O deputado federal Pastor Gil(PL-MA) saudou os jovens brasileiros e em especial os maranhenses pelo Dia Mundial da Juventude comemorado nesta quarta-feira(30).

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE O deputado federal Pastor Gil: ‘’Minha dica é: Faça o melhor que souber, o melhor que puder, e assim continue agindo até o fim. Se ao findar o labor, você se sentir realizado, o que disserem mal de sua vida não lhe fará nenhuma diferença.  Viva então com entusiasmo a abundante vida que Deus lhe oferece. Siga em frente e jamais desanime. VIVA A JUVENTUDE!’’.

‘’DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE/ A juventude é a fase áurea da vida. É a época da semeadura, colheita e armazenamento de indispensáveis riqueza à vida toda.  Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Juventude. Promovida pela ONU, a data celebra a contribuição dos jovens na criação da sociedade e conscientização diante dos desafios. Os desafios à juventude são imensos, mas se poderá vencê-los se não deixar escapar às oportunidades. Até porque são raras e no país subdesenvolvido que vivemos são raríssimas. Por isso mesmo é preciso estar preparado para não deixar escapar as oportunidades que Deus tem dado’’, disse.

A mensagem do deputado, que reverberou nas redes e ganhou amplo destaque após Pastor Gil encorajar os jovens a enfrentar as adversidades sem pestanejar, dialogou com as aspirações da idade e seus desafios. 

‘’Minha dica é: Faça o melhor que souber, o melhor que puder, e assim continue agindo até o fim. Se ao findar o labor, você se sentir realizado, o que disserem mal de sua vida não lhe fará nenhuma diferença.  Viva então com entusiasmo a abundante vida que Deus lhe oferece. Siga em frente e jamais desanime. VIVA A JUVENTUDE!’’, orientou, exultante, o deputado. 

terça-feira, 29 de março de 2022

Pré-candidato a Deputado Estadual, o também Secretário de Articulação Política gravou vídeo saudando a cidade pela data que corre no município sendo comemorada de forma alegre e esfuziante. Veja abaixo:

https://web.facebook.com/Aluiziosouzasantos/videos/672671723975584/

segunda-feira, 28 de março de 2022

O secretário do Conselho de Segurança da...

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, afirmou nesta segunda-feira(28)  que a "operação militar especial" das tropas do país na Ucrânia não está voltada para mudar o governo do país vizinho.

"Foi só uma resposta aos atos criminais de Kiev contra estas repúblicas (separatistas de Donetsk e Lugansk), uma medida oportuna e preventiva", disse o integrante do...
"Foi só uma resposta aos atos criminais de Kiev contra estas repúblicas (separatistas de Donetsk e Lugansk), uma medida oportuna e preventiva", disse o integrante do Kremlin, após reunião com o secretário do Conselho de Segurança da Argélia, Nureddin Makri.

MARANHÃO GESTÃO

Uma verdadeira revolução administrativa desencadeada por ações pontuais da Gestão municipal alavancou o desenvolvimento do município há exatos 7 dias

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Equipes de trabalho, inaugurações de ponta a ponta e a promessa concreta, factual de que Icatu não volverá ao atraso que predominara na Sede e Zona Rural no passado.

ICATU A TODO VAPOR Equipes de trabalho, inaugurações de ponta a ponta e a promessa concreta, factual de que...

''Equipes realizando aula prática do curso de Operação de Máquinas Pesadas, com todo o suporte necessário, através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a MVB Cursos. A formação aconteceu entre os dias 23 de março com aulas teóricas e, hoje(27), as aulas práticas em quatro equipamentos: Trator de pneu; Pá carregadeira; Escavadeira hidráulica e Retroescavadeira’’, registrou em uma de suas redes o prefeito Walace Azevedo,  do Republicanos.
O prefeito, que vivencia um primeiro mandato já alçado à referência na Região do Munim, é (re)conhecido em Icatu pelo codinome  de...
A informação dirigida aos icatuenses que residem  na cidade e aos que estão a morar fora dela, acompanha  um calendário de inaugurações que representa o que em meados de 2021 Walace denominou como ‘Cronograma de Desenvolvimento’  de Icatu.
E é nesse contexto que a amplitude da Gestão tem se expandido, à contento, entre os mais diferentes públicos.
''Calendário de inaugurações 2022 tá ON. Avisa que vem inauguração aí!!!’’, ressalta  o gestor icatuense por ocasião da entrega de obras à população na última  sexta-feira(25), acrescentando que a inauguração da Unidade Básica de Saúde Zezinho Pires da Silva que acontecera no povoado Boqueirão também na sexta-feira, era igualmente aguardada pelos munícipes.

O prefeito, que vivencia um primeiro mandato já alçado à referência da Região do Munim, é (re)conhecido em Icatu pelo codinome  de ‘O Prefeito dos Icatuenses’. Alusão ao novo momento experimentado nas comunidades urbanas e rurais. E é nesse contexto que a amplitude da Gestão tem se expandido, à contento, entre os mais diferentes públicos.

REFERÊNCIA NA REGIÃO DO MUNIM Walace Azevedo: Na Sede e Zona Rural do município, o 'Prefeito dos Icatuenses'. 

''Atenção! Boas novas para os empresários e empreendedores: a equipe do SEBRAE estará realizando consultorias em gestão empresarial de forma totalmente gratuita na Sala do Empreendedor.  Não perca a oportunidade de tirar as dúvidas sobre sua empresa. Sala do Empreendedor (Antigo prédio do DMT)’’, frisa Walace Azevedo em mais uma boa-nova da administração que vem mudando a feição do município. 

sábado, 26 de março de 2022

Deputado é um dos mais atuantes em Brasília

Perseguições tem origem na fadada estratégia de conferir desgaste ao mandato

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIABALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Ele é jornalista e já foi editor do principal jornal da Assembleia de Deus. Humanista com sólida formação intelectual, forjado no melhor das Literaturas Inglesa, Americana, Brasileira, Francesa e Russa, é um cultor do Pensamento filosófico em várias frentes.

RUMO À REELEIÇÃO O Deputado Federal Pastor Gil: alvo de ataques de concorrentes, sua atuação na Igreja e em  Brasília  vem incomodando os porões da politicalha maranhense. 

Hoje Deputado Federal, Pastor Gil vem sendo alvo dos porões da politicalha maranhense temerosos  de sua reeleição vitoriosa daqui a 6 meses. As orquestrações, desesperadas, desastradas e inconsistentes tem origem no temor de concorrentes do parlamentar do PL. O Deputado se tornou, a partir do primeiro mandato, uma espécie de porta-voz do segmento evangélico e das lutas dos trabalhadores maranhenses nos 217 municípios e  em Brasília. Recentemente votou a favor dos enfermeiros e enfermeiras do estado  que pleiteiam adequação salarial ao proventos.

Do campo da Direita e um ferrenho defensor das políticas públicas  instauradas pelo presidente Jair Bolsonaro, a atuação de Pastor Gil é por si só uma provocação à esquerdalha oportunista dos emergentes dinistas que se elegeram nas eleições passadas às custas da estrutura estatal dentro da putrefata e escrachada troca de favores. O parlamentar segue em linha contrária ao fisiologismo característico de Dino e seus apadrinhados.

Nessa ambiência, e repensando a extinção das nomenclaturas caquéticas de favoritismos que saltam aos olhos no Maranhão nos dias atuais, o mais legítimo nome político da AD segue rumo à reeleição e vem sendo atacado no corolário de que o crescimento do também pastor muito diz da natureza dos frágeis achaques. Interessa a figuras pálidas do cenário  político freá-lo, mas as tentativas  tem surtido um efeito distinto do esperado: Pastor Gil só avança.

quarta-feira, 23 de março de 2022

'Ela gastou dinheiro para colocar aquela boca', disse Milena Santos

Depois de declarar que acha o corpo de Gracyanne Barbosa muito masculinizado, a Miss Bumbum EUA, Milena Santos, voltou a alfinetar a dançarina, em São Paulo.

A morena esteve em uma academia, para acompanhar algumas candidatas do Miss Bumbum em uma aula de defesa pessoal, e não fugiu das perguntas polêmicas. Quando questionada sobre a resposta que Gracyanne deu à sua declaração durante entrevista para um programa de TV - ela disse que as mesmas pessoas que a criticam a seguem nas redes - ela disparou: 'É ela quem gastou dinheiro para colocar aquela boca, não a Miss Bumbum EUA'. 
Depois de declarar que acha o corpo de Gracyanne Barbosa(imagem acima) muito masculinizado, a Miss Bumbum EUA, Milena Santos, voltou a alfinetar a dançarina, em São Paulo: 'Não tenho nada contra, só o biotipo que não me agrada'. 
Apesar disso, Milena fez questão de enfatizar que não tem nada contra Gracyanne. 'Não tenho nada contra, só o biotipo que não me agrada'.
Quando questionada sobre a resposta que Gracyanne deu à sua declaração durante entrevista para um programa de TV - ela disse que as mesmas pessoas que a criticam a seguem nas redes.
A morena falou ainda sobre o convite que recebeu de uma revista masculina para posar nua. 'Eles fizeram uma proposta e eu fiz uma contraproposta'.
A modelo, que  roubou a cena ao embarcar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, chamou a atenção com um...
A modelo, que  roubou a cena ao embarcar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, chamou a atenção com um vestido curto e justíssimo.


Ex-guitarrista e fundador da Cidade Negra, artista fez lançamento do novo single no Dia Mundial da Água

Da Ghama, cantor, compositor, ex-guitarrista e fundador da banda  Cidade Negra lançou por ocasião do  Dia Mundial da Água a música 'Assassinatureza'. O novo single já está disponível em todas as plataformas digitais, com videoclipe no Youtube, e chega para fortalecer a discussão sobre o meio ambiente.

EM TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS Da Ghama, cantor, compositor, ex-guitarrista e fundador da banda  Cidade Negra lançou por ocasião do  Dia Mundial da Água a música 'Assassinatureza'.
Protagonizado por personagens extravagantes, em uma composição lúdica e rica de significados, a gravação do videoclipe aconteceu em Itanhaém, SP, em estúdio a céu aberto, montado no quiosque ‘Brisas’. O Roteiro e Direção de imagens são de Louis Batista; Direção de fotografia realizada por Marcelo Matsunaga e figurino e maquiagem de Gleyce Sampaio.

A música faz alusão a um sutil paralelo entre o homem nativo visto como primitivo que possui sua consciência e espírito em comunhão com a natureza e o homem moderno contemporâneo, evoluído na tecnologia, porém com o espírito e a consciência primitivos movidos pela ambição e destruindo a natureza.

Porém nessa nova leitura, o retrato do artista não se limita a apenas um guitarrista, mas caracterizado como um guerreiro indígena. Um soldado nativo afro-brasileiro, representando e clamando por esperança pela...

Dessa forma o personagem em cena representa diferentes pontos de vista tanto da natureza que está sendo assassinada pelo homem, como também representa o homem que será dizimado pela própria natureza em consequência de suas atitudes.

Cena dá ênfase instrumental da música

Sem dúvida,  há uma cena que dá ênfase instrumental à música, fazendo questão de deixar explícito a referência estética aos clichês de solos de guitarra dos anos 80. Porém nessa nova leitura, o retrato do artista não se limita a apenas um guitarrista, mas caracterizado como um guerreiro indígena. Um soldado nativo afro-brasileiro, representando e clamando por esperança pela preservação da natureza que vem sendo destruída no planeta.

FORTALECENDO A DISCUSSÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE Certamente, armado com sua guitarra, o guerreiro toca no melancólico pôr do sol nublado em meio ao vento do céu e a água do oceano.
Certamente, armado com sua guitarra, o guerreiro toca no melancólico pôr do sol nublado em meio ao vento do céu e a água do oceano.

Vale ressaltar que o importante é exigir dos nossos governantes que as leis ambientais sejam cumpridas e fiscalizadas. Abaixo, você fica com o videoclipe de 'Assassinatureza':

https://www.youtube.com/watch?v=9pLvtka6N2s

 

AS INFORMAÇÕES SÃO DO EGO

EDIÇÃO DE ANB

terça-feira, 22 de março de 2022

Quando perguntado em que circunstâncias o Kremlin usaria seu potencial

O porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, disse nesta terça-feira(22) que seu país contempla a possibilidade de usar armas nucleares se enfrentar uma "ameaça existencial".

Em entrevista à uma emissora americana.
Em entrevista à uma emissora americana, Peskov respondeu que "se há uma ameaça existencial, então poderia ser", quando perguntado em que circunstâncias o Kremlin usaria seu potencial nuclear.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Kaszila Prata, 25 anos, de Campo Grande – MS

Como convive com as cantadas?

''Eu gozo com prazer, se eu ficar cronometrando o gozo não seria um...''.
Elogios são sempre bem vindos e sempre agradecerei, cantadas com respeito trato como elogio, cantadas com falta de respeito desprezo.

Rola cama no primeiro encontro?

Sou uma mulher de opinião. Se achar que no primeiro encontro rola posso até casar. 

''Elogios são sempre bem vindos e sempre agradecerei, cantadas com...''. 

Qual a sua pegada na hora do sexo?

Tem um frase no Egito famosa – ''Decifra-me ou te devoro“.

Entre quatro paredes vale tudo?

''Sou uma mulher de opinião. Se achar que no primeiro encontro rola posso até...''.

Vale tudo contando que esteja combinado, confiança e palavra é o que realmente vale.

Você se masturba?

Eu me amo, e quem se ama cuida de si mesmo.

Goza fácil?

''Eu me amo, e quem se ama cuida de si mesmo''.
Eu gozo com prazer, se eu ficar cronometrando o gozo não seria um sexo seria um cárdio.


SC

EDIÇÃO DE ANB

Principal pleito dos profissionais de enfermagem do estado, deputado disse SIM à urgência do Projeto de Lei 2564, de 2020

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Os enfermeiros e enfermeiras do estado do Maranhão já podem comemorar a última movimentação do Projeto de Lei nº 2564, de 2022, que ganhou celeridade na Câmara após o SIM do deputado Pastor Gil(PL-MA) que votou pela Urgência da matéria no Parlamento.

Ganhou celeridade na Câmara após o SIM do deputado que votou pela Urgência da matéria no Parlamento. 

''APROVADA a URGÊNCIA AO PL 2564/20 - que trata do Piso Salarial da Enfermagem. Cumprindo o acordo feito com as lideranças partidárias, acabamos de aprovar com 458 votos favoráveis o regime de urgência ao projeto de lei. Meu voto foi SIM! Agora, seguiremos o cronograma de trabalho proposto pelo Presidente da Casa, Arthur Lira. A expectativa é que votemos o mérito da matéria em abril’’, disse o deputado.

Afinado com os pleitos trabalhistas das categorias do Maranhão, Pastor Gil acredita que o anúncio do novo piso salarial dos profissionais deve ser feito ainda neste semestre.

A data também traz à tona temas que são pouco discutidos no presente, mas que os cientistas já colocam como...

Neste 22 de março.
O Dia Mundial da Água comemorado neste 22 de março, é marcado por reflexões acerca do bom uso da água potável, despoluição dos mananciais e proteção das fontes no planeta.

No Maranhão, a data também traz à tona temas que são pouco discutidos no presente, mas que os cientistas já colocam como pautas recorrentes em um futuro próximo. A falta de recursos hídricos é um desses assuntos. 

Dentro dessas bacias estão ao menos nove rios, sendo a maioria de pequeno porte e que desaguam em...

De acordo com o professor e engenheiro sanitário e ambiental, Lúcio Macedo, em seu trabalho 'Gestão das águas no Maranhão', o estado possui hoje apenas 30% de água potável em suas bacias hidrográficas.

"O percentual de água potabilizável nas bacias hidrográficas dos rios Itapecuru, Mearim, Munin, Tocantins, Pindaré é de 30%. A poluição por esgotos e a cunha salina existentes nas bacias do Periá, Açailândia, Paruá e os rios da Ilha como o rio Anil, Bacanga, Pimenta, Calhau estão totalmente contaminados", afirma Lúcio, que também é professor pela UFMA e UEMA.

A falta de recursos hídricos é um desses assuntos. 

Dentro da Grande São Luís, a forte poluição no rio Paciência também é apontado como um agravante para o abastecimento dos moradores. A bacia do Paciência, por exemplo, ainda é usada para consumo dos moradores.
Anil, Bacanga, Tibiri, Paciência, Inhaúma, Praias, Santo Antonio, Estiva, Geniparana, Cachorros e Itaqui.
"Outro exemplo é o caso do rio Pericumã, que é ainda utilizado como manancial para a cidade de Pinheiro, mas sofre influência da baia de São Marcos", declara o pesquisador.

São Luís - Abastecimento ineficaz com recursos locais

Apesar de recorrente, a capital maranhense, segundo os especialistas, não deveria sofrer tanto com escassez de água, pois, mesmo com o atual número populacional, de mais de 1 milhão de pessoas, há na Ilha 11 bacias hidrográficas: Anil, Bacanga, Tibiri, Paciência, Inhaúma, Praias, Santo Antonio, Estiva, Geniparana, Cachorros e Itaqui.

Por outro lado, a poluição eliminou as possíveis alternativas que a população teria para o próprio abastecimento. 

Dentro dessas bacias estão ao menos nove rios, sendo a maioria de pequeno porte e que desaguam em diversas direções, abrangendo dunas e praias. Os maiores são o rio Anil, com 12.63km de extensão; e Bacanga com 233,84 km. 
Não deveria sofrer tanto com...
Para os pesquisadores, a urbanização desenfreada em São Luís sem um plano diretor ocasiona há anos um desequilíbrio no uso da água disponível na natureza. Por outro lado, a poluição eliminou as possíveis alternativas que a população teria para o próprio abastecimento. 
ADINIANDO Atualmente, não há sequer um rio completamente limpo na...

Atualmente, não há sequer um rio completamente limpo na capital maranhense.

G1

EDIÇÃO DE ANB

Levantamento da SOS Mata Atlântica revelou que somente 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país apresentam água de boa qualidade

Em 2021, foram nove pontos com qualidade boa.
Além disso, a pesquisa não identificou corpos d’água com qualidade ótima. De acordo com o estudo, mais de 20% dos pontos de rios analisados apresentam qualidade de água ruim ou péssima; sem condições para usos na agricultura, na indústria ou para abastecimento humano, enquanto em 72,6% dos casos as amostras podem ser consideradas regulares.
Os dados presentes na nova edição da pesquisa O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica avalia que o Brasil ainda está distante de atingir o ideal. 

Os dados presentes na nova edição da pesquisa O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica avalia que o Brasil ainda está distante de atingir o ideal de água em quantidade e qualidade para os diversos usos. O levantamento teve anuncio no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22).

''Os resultados de 2021 nos mostram que a gente continua numa situação de alerta em relação à água, aos nossos rios, já que menos da metade da população brasileira tem acesso ao serviço de esgotamento sanitário. E os rios vão nos contar o que está acontecendo”, disse o coordenador do programa Observando os Rios, Gustavo Veronesi.

O levantamento teve anuncio no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22).

Das 615 análises realizadas em 146 pontos de coleta de 90 rios e corpos d’água de 65 municípios em 16 estados do bioma Mata Atlântica nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul; bem como Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe; houve pouca alteração em relação aos resultados do período anterior de monitoramento. Assim, as análises comparativas dos anos de 2020 e 2021 consideram os indicadores aferidos em 116 pontos fixos de monitoramento. Em 2021, foram nove pontos com qualidade boa (em 2020 eram 12); 84 com qualidade regular (80 em 2020); 22, ruins (21 no ano anterior) e apenas uma péssima, enquanto em 2020 foram três.

MARIA GJIELI, A MUSA FITNESS ALBANESA TURBINADA

Maria Gjieli é uma bela morena de dar água na boca, dançarina e modelo famosa nas redes sociais pelas curvas harmoniosas e principalmente pelo corpo avantajado. Essa deusa de olhos castanhos que nos encanta tem mais de 800 mil seguidores nas redes sociais. O que mais chama a atenção nas fotos de Maria Gjieli, no entanto, é a bunda, redondinha e muito, muito provocante, lapidada pela mão da própria mãe natureza. Confira Maria Gjieli, a musa fitness albanesa turbinada:

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB