terça-feira, 30 de novembro de 2021

Os testes PCR realizados na ocasião indicaram uma reação especial

O Instituto de Saúde Pública da Holanda (RIVM) anunciou nesta terça-feira(30) ter identificado a variante ômicron em amostras coletadas de 19 a 23 de novembro, uma semana antes da chegada de voo vindo da África do Sul com 61 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 14 delas com a cepa.

Uma semana antes da chegada de voo vindo da África do Sul com...
De acordo com o órgão, os testes PCR realizados na ocasião indicaram uma reação especial, apontando para uma anomalia na proteína 'spike' do SARS-CoV-2, o que levantou a suspeita de que se tratava de casos da variante, o que indicou a necessidade de análises aprofundadas.

Mostrando engajamento às causas populacionais, pré-candidato que é também Secretário de Articulação Política de Chapadinha, mostra sensibilidade no trato com a coletividade

Ele vem representando uma esperança a centenas de maranhenses da região

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A região de Chapadinha, municípios adjacentes e circunvizinhanças, tem ouvido falar de um líder conhecido pelo engajamento às  causas  populacionais, especialmente no trato e atenção que dá à coletividade.

Na cidade governada pela prefeita Belezinha(PL), Aluizio Santos é o homem responsável pelo equilíbrio institucional de um governo que em 11 meses já mudou a história recente do município.

MARANHÃO ELEIÇÕES 2022 O líder e secretário de Articulação Política de Chapadinha,  Aluizio Santos(aqui visto com a prefeita Belezinha): sua pré-candidatura  desponta como alternativa às cidades maranhenses. 

Pré-candidato a Deputado Estadual, Aluizio é também Secretário de Articulação Política da cidade e um dos membros da gestão com marcante atuação na reversão do atraso deixado pela gestão anterior.

Com o projeto político avançando para além de Chapadinha, a pré-candidatura do líder desponta como alternativa às cidades maranhenses num momento onde a Assembleia Legislativa aspira ser renovada em  2022, substancialmente.

Abaixo, vídeo onde Aluizio Santos mostra toda sua verve em defesa das comunidades de Chapadinha:

https://web.facebook.com/james.soares2021/videos/637412584358406


PARA SABER MAIS SOBRE A PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL DO LÍDER POLÍTICO ALUIZIO SANTOS, ACESSE O LINK http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/09/maranhao-eleicoes-2022-necessaria-pre.html

Single foi idealizado e produzido por Visso Lana, vocalista da senhor Kalota, e Da Ghama, um dos fundadores da banda Cidade Negra. A direção é de Leonardo Rivera

O single Minha Paz, da banda mineira Senhor Kalota, já está disponível em todas as plataformas digitais de streaming. Além do single, há ainda o videoclipe da canção.

Minha Paz tem a participação mais do que especial do reggaeman Da Ghama, um dos fundadores da banda Cidade Negra, do Rio de Janeiro.

A canção fala do anjo que há em cada um de...
O single  foi composto em parceria entre o vocalista da Senhor Kalota, Visso Lana, e o ex-integrante da Cidade Negra. Em suma, a canção fala do anjo que há em cada um de nós.

A trajetória da banda Senhor Kalota

A Senhor Kalota é uma banda de pop/rock. Integrada por Visso Lana(guitarra e vocal); Alexandre De Léo(baixo) e Léo Lago(bateria), a banda realiza uma alquimia rítmica acentuada.

O single Minha Paz, da banda mineira Senhor Kalota, já está disponível em todas as plataformas digitais de streaming. 

No novo cenário musical brasileiro, durante a última década, nenhum outro artista representa tanto o ska e o rock originalmente plantados no Brasil.

A trajetória de Da Ghama

UM DOS FUNDADORES DA BANDA CIDADE NEGRA Minha Paz tem a participação mais do que especial do reggaeman Da Ghama.
Da Ghama segue carreira solo como intérprete, compositor e guitarrista, conhecido por ser um dos fundadores da banda Cidade Negra. Co-autor dos hits  Sombra da Maldade, Girassol, a Estrada, Pensamento, Firmamento, O Erê, Falar a Verdade, dentre muitos outros.

AS INFORMAÇÕES SÃO DOS PORTAIS VERSOS E PROSAS E GAZETA DA SEMANA

Pré-candidato a Deputado Federal, o professor esteve em Planaltina a convite de Eurípedes Júnior, presidente nacional  do partido

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O professor Roberto Brandão, um dos grandes nomes da eleição de 2022 para a Câmara Federal esteve, a convite do presidente do PROS, em Planaltina no estado de Goiás. Ele vem recebendo convites de inúmeras legendas que disputam sua filiação.

EM PLANALTINA  ‘’Boa conversa com o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, e pela recepção na sede tradicional do partido em Planaltina de Goiás. Na ocasião conheci o parque gráfico que se destaca pela imponência e grandiosidade. Vamos avançando!’’.
Mantendo diálogo pontual com o Partido Republicano da Ordem Social, a pré-candidatura do ex-reitor do IFMA  ganha há dois meses acentuado destaque entre as  hostes partidárias de diferentes espectros políticos.

O professor e pré-candidato a Deputado Federal, Roberto Brandão: Mantendo diálogo pontual com o Partido Republicano da Ordem Social, pré-candidatura ganha há dois meses acentuado destaque entre as  hostes partidárias.
‘’Boa conversa com o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, e pela recepção na sede tradicional do partido em Planaltina de Goiás. Na ocasião conheci o parque gráfico que se destaca pela imponência e grandiosidade. Vamos avançando!’’, registrou o professor.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Levando em consideração as altas mutações, com potencial para ser mais resistente à imunização e mais contagiosa

O risco global representado pela nova variante ômicron do coronavírus é "muito alto", alertou nesta segunda-feira(29) a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório técnico sobre esta nova cepa do SARS-CoV-2.

Nesta segunda-feira(29)
Levando em consideração as altas mutações do ômicron, com potencial para ser mais resistente à imunização e mais contagiosa, o risco da variante ser transmitida mundialmente é "alto", afirma o documento, redigido no domingo, mas divulgado hoje pela OMS.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Em peregrinação pelos municípios do estado, o parlamentar do PL integra as vozes evangélicas em torno de um só coro

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Continua a intensa agenda do deputado federal Pastor Gil(PL) pela integração das vozes evangélicas em torno de um coro uníssono: devolver aos maranhenses residentes nos 217 municípios do estado a dignidade usurpada nos últimos anos.

Levando uma mensagem de esperança aos decepcionados com a ausência de políticas públicas que arrazoou as cidades, Pastor Gil tem contribuído para o fortalecimento da AD no debate público.

Continua a intensa agenda do deputado federal Pastor Gil(PL) pela integração das vozes evangélicas em torno de um...
Como um dos expoentes da Assembleia  de Deus no Maranhão, o deputado vem estabelecendo o diálogo com os líderes eclesiásticos  e deles ganhando aprovação e reconhecimento.

‘’Louvo a Deus pela maravilhosa oportunidade que nos concedeu de participar, na noite desse domingo, das comemorações do Jubileu de Ouro da Igreja Assembleia de Deus em São Bernardo, que é liderada pelo Pr. Francisco Lima, homem de Deus e de caráter, pastor veterano, líder inspirativo, a quem tenho profundo respeito e orgulho de dizer que é meu tio’’, destacou o deputado por ocasião de sua ida a São Bernardo.

O deputado vem estabelecendo o diálogo com os líderes eclesiásticos  e deles ganhando aprovação e reconhecimento.
O evento, que  contou com a participação do pregador e Pr. Pedro Lindoso, segundo informou o deputado por meio de uma de suas redes, foi realizado com entusiasmo na mensagem  bíblica que versou sobre os efeitos do avivamento.

‘’Agradeço muitíssimo ao celebrante do culto, Pr. Gideão que nos tratou da melhor maneira possível e à igreja que respondeu positivamente a nossa fala e participação’’, agradeceu.

Já em Cachoeira Grande, o parlamentar foi recebido com festa pelos irmãos e lideranças, tendo participado do Congresso de Jovens organizado pela igreja local. 
Já em Cachoeira Grande, o parlamentar foi recebido com festa pelos irmãos e lideranças, tendo participado do Congresso de Jovens organizado pela igreja local. Ao lado do Pr. Marcos Vino o gestor da cidade se fez também presente no evento.

PASTOR GIL PELO MARANHÃO ‘’Agradeço muitíssimo ao celebrante do culto, Pr. Gideão que nos tratou da melhor maneira possível e à igreja que respondeu positivamente a nossa fala e participação’’.
‘’Em Cachoeira Grande, com o prefeito César Castro e o pastor da Assembleia de Deus Marcos Vino, participando do Congresso de Jovens. O preletor Gerson Lúcio foi feliz em ministrar a Palavra’’, registrou Pastor Gil.

Prefeitura abriu edital para que produtores ribamarenses possam comercializar seus produtos

A prefeitura de São José de Ribamar abriu edital para que produtores ribamarenses possam comercializar seus produtos na FEIRINHA RIBAMAR.

A feira será realizada aos domingos, à beira mar, na Rua Artur Azevedo, no Centro de São José de Ribamar, no horário das 8h às 14h.

BALNEÁRIA A TODO VAPOR A feira será realizada aos domingos, à beira mar, na Rua Artur Azevedo, no Centro de São José de Ribamar, no horário das...
O projeto tem como objetivo, o desenvolvimento do empreendedorismo local, fomentar a renda dos produtores locais e expandir o turismo no município de São Jose de Ribamar.

Poderão se inscrever produtores rurais e marisqueiras, artesãos, profissionais do setor gastronômico, vendedores de bebida fermentada (cerveja), Barman’s, Bargirl’s, empresas de drinks, food trucks (comida, bebida artesanal, chopp ou lanches).

As inscrições para seleção serão feitas, presencialmente, na SALA DO EMPREENDEDOR, localizada na Avenida Gonçalves Dias, número 1190, centro, São José de Ribamar.

 

EDITAL

completo você pode baixar AQUI.

domingo, 28 de novembro de 2021

Maranhão: da prosperidade ao fundo do poço

Por Antonio Noberto

Uma breve contribuição para entendermos os motivos da derrocada do nosso estado e o que precisa ser feito para reconstrução do Maranhão.

O IBGE divulgou na sexta-feira, 26 de novembro de 2021, que o Maranhão tem os piores índices do Brasil. Está em último lugar em desenvolvimento e qualidade de vida... mas não era assim em outros tempos.

Os nossos antepassados construíram um estado próspero, uma das cinco províncias mais abastadas do país, sendo São Luís a quarta cidade brasileira, onde existia fartura de empregos para maranhenses, brasileiros e estrangeiros.

''Daí pergunto: o que eles tinham que nós não temos? Qual o segredo deles? Respondo sem medo de errar: eles não eram ideológicos, mas pragmáticos; não eram guiados pelo medo, antes se aventuravam pelo...''. 
Daí pergunto: o que eles tinham que nós não temos? Qual o segredo deles? Respondo sem medo de errar: eles não eram ideológicos, mas pragmáticos; não eram guiados pelo medo, antes se aventuravam pelo primeiro mundo, na Amazônia e a qualquer lugar onde existissem oportunidades.

Nossos velhos não se deixavam enredar por caminhos tortuosos, pois movidos por fé e pela convicção de que navegar era preciso. Eles sabiam o real valor do conhecimento e, navegavam rumo à Europa e aos Estados Unidos em busca das últimas novidades produzidas pela Belle Époque (Bela Epoca, das grandes invenções). Já reparou que tudo chegava em primeira mão aqui no Maranhão? Cinema, energia elétrica, bonde, carro, bibliotecas, academia de letras e toda sorte de novidades. Estávamos sempre entre os primeiros.

Eles tinham rumo, tinham coragem e tinham norte. Enfrentavam a dor e os desafios dando-lhes o devido combate.

Com o passar dos tempos fomos abrindo a guarda, nos acomodando, ficando mofinos e cabisbaixos aceitando as conversinhas que chegam aos nossos ouvidos. O primeiro mundo foi ficando distante. As virtudes foram sendo marginalizadas e a mediocridade das narrativas ganhando espaço.

Por último, maus governantes e seus grupos políticos, sem pudor, sem rumo e sem ética, cevados de ganância, foram se apoderando do estado, tal qual a bactéria devora o cadáver. As ideologias, que tanto dividem, tomaram de conta das escolas, das universidades, mídias, etc. As letras perderam espaço no parlamento, a Atenas brasileira foi marginalizada (pasme) dentro da universidade.

O historiador Antonio Noberto: ''É preciso reconstruir mentes e almas para retirarmos o Maranhão da lanterna e da zona do rebaixamento''.
Hoje o negro no Maranhão está reescravizado através das ideologias semeadas pela ganância internacional e por governos sem escrúpulos. Por fim, toda a sociedade foi escravizada pelo império das facilidades e pelas falsas narrativas. A verdade sucumbiu.
É preciso reconstruir mentes e almas para retirarmos o Maranhão da lanterna e da zona do rebaixamento''. 

Vai ser preciso muita fé, coragem e um grande esforço coletivo para recolocar o Maranhão e o seu povo no caminho da reconstrução e da prosperidade. E isto demandará algumas das virtudes dos nossos antepassados. A primeira será escolher o bom caminho e deitar fora aquilo que só nos atrasa.


Antonio Noberto  é historiador, Turismólogo e Escritor. Integra os quadros das  Academias Ludovicense de Letras, Vargengrandense de Letras e Artes, Luminescense Academie Française e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Embaixador da Paz, é Doutor Honoris Causa em História.

PARA CONHECER MAIS SOBRE O PENSAMENTO DE ANTONIO NOBERTO E SUA PARTICIPAÇAO NO DEBATE PÚBLICO, POLÍTICO E CULTURAL DO MARANHÃO, VISITE AS REDES SOCIAIS DO ESCRITOR NOS LINKS ABAIXO:

https://www.instagram.com/antonionobertoslz/

https://web.facebook.com/anoberto

CORONAVÍRUS MUNDO

NESTE SÁBADO, 27 O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken: em nome do governo do país. 
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, agradeceu neste sábado(27), em nome do governo do país, a África do Sul pela transparência na divulgação das informações sobre a variante ômicron do novo coronavírus.

sábado, 27 de novembro de 2021

2022 ‘PEGANDO FOGO’

Governador anuncia nesta segunda- em encontro com partidos e líderes da base- o nome que concorrerá pelo grupo

Um dos  principais líderes políticos da terceira maior cidade, Marco Aurélio aponta caminhos, lançando luz sobre a reunião  histórica

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O ativista social e fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar, Marco Aurélio Ferreira, um dos principais líderes políticos da terceira maior cidade, apontou caminhos, percepções e diretrizes que podem vir a fazer diferença para a reunião que escolherá nesta segunda-feira(29) o nome dos governistas para a eleição  de 2022.

No páreo para a sucessão do governador Flávio Dino(PSB), o petista Felipe Camarão; Edvaldo Holanda Junior, do PSD; Weverton Rocha(PDT); Simplício Araújo(Solidariedade)  e Carlos Brandão, atual vice-governador.

Invocando prudência, cautela e sobriedade num momento tenso da esfera palaciana, Marco Aurélio Ferreira vem sendo determinante ao repensar  de posturas para o  pleito vindouro , especialmente quando o assunto é lançar luz sobre atmosferas nebulosas onde diferentes interesses povoam o imaginário do campo dinista.

Para Marco Aurélio, a reunião desta segunda exige dos líderes e pré-candidatos reconhecimento do seu próprio espaço/lugar na configuração política maranhense.

‘’ Invoco o texto bíblico que diz ‘ para tudo há uma ocasião e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de espalhar pedras e tempo de ajunta-las; tempo de abraçar e tempo de se conter; tempo de procurar e tempo de desistir. Tempo de guardar e tempo de lançar fora’’, disse o ativista em alusão à ausência de vaidades necessária ao regaste da unidade do grupo.

Analista de fôlego da política maranhense, a visão de Marco Aurélio Ferreira desencadeou movimentos contributivos à discussão de 2022 há aproximadamente dois  meses(veja aqui  http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/09/maranhao-eleicoes-2022-marco-aurelio.html) quando por mais uma vez ele chamou atenção dos governistas para presença de posicionamentos contraproducentes.

‘’Temos essa visão que existe um tempo. Resta saber se neste pouco tempo para a definição do nosso candidato, é o suficiente para ajuntar os cacos que muitos que se dizem conhecedores da política ajudaram a quebrar, construindo  intrigas e desunião’’, observou.

EXPECTATIVA NO MARANHÃO Nesta segunda-feira o governador do Maranhão, Flávio Dino (imagem acima) anuncia o nome para sucessão palaciana; para Marco Aurélio Ferreira, prudência, cautela e ausência de vaidades podem resgatar unidade ferida. 

A preocupação do fundador da Frente de Libertação, propositiva e norteada pela defesa da continuidade do projeto dinista no Maranhão, diz respeito às arestas que devem ser aparadas no seio palaciano a exatos 11 meses da eleição. Marco Aurélio  tem usado sua destacada influência na conjuntura para esclarecer um cenário cada vez mais controverso, mas que para ele não tão espinhoso de decifrar.

‘’Se todos reconhecerem que cada qual tem seu momento político e reconhecerem aguardar por ele, teremos a união restaurada e alcançaremos a vitória. Reafirmo que nesta segunda-feira é hora da decisão pela unidade e não pela dissenção’’, vaticina o líder.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Dinheiro foi remanejado para Plano Nacional de Imunização

O Plano Nacional de Imunização recebeu R$ 1,4 bilhão para a compra de 100 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19. A portaria com a liberação dos recursos foi publicada ontem (23), em edição extraordinária no Diário Oficial da União.

O dinheiro veio por meio de um crédito suplementar no Orçamento de 2021, que remanejou gastos discricionários (não obrigatórios), sem impactar as contas públicas nem estourar o teto de gastos. Caso os recursos viessem por meio de créditos extraordinários, estariam fora do teto.

O dinheiro veio por meio de um crédito suplementar no Orçamento de 2021, que remanejou gastos discricionários.
A liberação dos recursos havia sido anunciada na última segunda-feira (22) pelo secretário especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago. O governo espera comprar 340 milhões de doses de vacina contra a covid-19 para as próximas fases de imunização.

Segundo Colnago, o crédito suplementar foi necessário porque o governo precisa adiantar 10% do valor do contrato ainda este ano. “O grosso da despesa [com a aquisição de vacinas] será no ano que vem”, declarou.

Em 2020 e 2021, o Ministério da Economia liberou R$ 31 bilhões em créditos adicionais para a compra de vacinas e para despesas ligadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

AB

EDIÇÃO DE ANB

MARANHÃO GESTÃO

Prefeito e Secretário alinharam medidas para enfrentamento de ações criminosas no município

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo, por mais uma vez representando os icatuenses junto ao Governo do Estado, esteve na Secretaria de Segurança Pública levando pleitos dos munícipes ao titular da pasta, Jefferson Portela.

‘’Acabo de me reunir com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela para buscar apoio nas políticas públicas de segurança em nosso município’’, publicitou Walace.

MARANHÃO GESTÃO O prefeito Walace Azevedo e o titular da Secretaria de Segurança Pública, Jefferson Portela: alinhamento para medidas de enfrentamento da criminalidade em Icatu. 
Incansável na luta pelos direitos dos icatuenses, Walace destacou as conquistas anotadas durante o encontro.

‘’Reiteramos os benefícios já advindos através dessa parceria e hoje conseguimos mais um grande reforço para o policiamento de Icatu que são: 02 novas motocicletas; a presença de um  delegado fixo e a  permanência durante os próximos 15 dias da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) que realizará um patrulhamento firme e efetivo em Icatu’’, pontuou.

Abaixo, trecho do vídeo da reunião entre Walace Azevedo e o secretário Jefferson Portela:

https://web.facebook.com/walaceazevedooficial/videos/1281416592331576

“Bora treinar!’’

A apresentadora mostrou sua rotina fitness nas redes sociais

Helen Ganzarolli atraiu olhares nas redes sociais ao mostrar sua sequência de exercícios nesta terça-feira (23) em um vídeo publicado.

Recentemente, Helen Ganzarolli deixou seus seguidores impressionados depois de compartilhar um...
A apresentadora do SBT chamou atenção com o treino pesado e, claro, com o corpão super definido aos 42 anos de idade. A morena inspirou os fãs com seu momento fitness e recebeu diversos elogios nos comentários. “Bora treinar!”, escreveu a musa.

Recentemente, Helen Ganzarolli deixou seus seguidores impressionados depois de compartilhar um vídeo encantador. A apresentadora surgiu com um look todo branco e ostentou sua ótima forma física no registro.


METROPOLITANA

EDIÇÃO DE ANB

MARANHÃO GESTÃO 

Prefeito conclamou icatuenses  a participarem da ação que é uma parceria da SES e Prefeitura

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito Walace Azevedo conclamou, em vídeo, os icatuenses a participarem do Mutirão Oftamológico que acontece logo nos primeiros dias de dezembro na cidade.

‘’A ação acontecerá no Hospital Municipal, onde serão realizados Atendimentos, Consultas e Cirurgias de Catarata, Pterígio e Retina, nos próximos dias 01 e 02 de Dezembro, a partir das 7h’’, anunciou Walace.

MARANHÃO GESTÃO O prefeito Walace Azevedo: Mutirão Oftamológico nos primeiros dias de dezembro. 
O gestor adiantou que os interessados devem estar em posse dos seguintes documentos: Documento Oficial com Foto; Cartão do SUS e Comprovante de Residência.

As senhas serão distribuídas no local e o atendimento  será realizado por ordem de chegada.

Abaixo, vídeo onde você confere mensagem do prefeito conclamando a população local:

https://web.facebook.com/walaceazevedooficial/videos/432486488447861/

Soja e violência

Pesquisa da organização Global Witness aponta responsabilidade de Cargill, Bunge e ADM sobre violações socioambientais

Multinacionais com sede nos Estados Unidos têm responsabilidade sobre violações socioambientais que se agravam ano a ano no Cerrado. Ao comprarem soja de produtores desmatadores ou envolvidos em conflitos fundiários, gigantes como ADM, Bunge e Cargill financiam a violência e a destruição no segundo maior bioma do Brasil.

Essa é uma síntese das denúncias apresentadas pela organização Global Witness no relatório Semeando conflitos, divulgado em português nesta terça-feira (23). A publicação vem à tona em meio a debates, na União Europeia (UE), sobre o veto a importações de alimentos de áreas desmatadas, incluindo soja e carne.

O Cerrado abrange uma área de cerca de 2 milhões de km² – mais de 20% do Brasil. O crescimento do agronegócio em zonas como o oeste da Bahia fez a região ficar conhecida como a "Fronteira da Soja". É nessa área que se concentram as principais violações levantadas pela Global Witness.

Entre os municípios do Cerrado, 25 são considerados prioritários para a compra de soja pelos membros do Soft Commodities Forum, iniciativa criada em 2019 no âmbito do...
Entre os municípios do Cerrado, 25 são considerados prioritários para a compra de soja pelos membros do Soft Commodities Forum, iniciativa criada em 2019 no âmbito do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Cinco deles estão no oeste da Bahia.

A área agrícola naquela região cresceu 3,17 milhões de hectares nos últimos 30 anos. As principais culturas são soja e algodão.

O agronegócio é responsável por um terço das emissões globais de poluentes e, segundo o relatório, impacta cada vez mais a vida de comunidades tradicionais no Cerrado.

Um exemplo emblemático é o da comunidade baiana de Capão do Modesto, que enfrenta ameaças de morte e despejo, violência e criminalização.

A intenção dos fazendeiros, responsáveis pelos ataques, é expandir a produção de monoculturas como soja e algodão, que são prejudiciais ao meio ambiente, mas extremamente lucrativas – ainda mais com a desvalorização do real em relação ao dólar.

"Nossa investigação revela que ADM, Bunge e Cargill, empresas globais de comércio de commodities, estão trabalhando com soja fornecida por produtores ligados a esses conflitos. Ao fazê-lo, essas empresas contribuem para o agravamento dos conflitos fundiários e para supostos abusos de direitos humanos", ressalta a organização Global Witness.

A partir de relatos e documentos, o relatório mostra que a violência na região de Capão do Modesto se aprofunda desde 2017. Em uma ação judicial, fazendeiros caracterizam a comunidade ancestral como "invasora" e destruidora do meio ambiente. 

Em meio ao assédio e às ameaças, nenhuma das três multinacionais citadas suspendeu a compra dos fazendeiros envolvidos no conflito.

Os pesquisadores revelam ainda que parte da soja das fazendas em questão é exportada para a Europa sob um esquema de certificação de carbono "sustentável".

Ao comprarem soja de produtores desmatadores ou envolvidos em conflitos fundiários, gigantes como ADM, Bunge e Cargill financiam a...
Cargill, ADM e Bunge informaram que a soja brasileira é quase totalmente rastreável, mas nenhuma divulgou sua lista de fornecedores.

"O setor continua pouco transparente e sem prestar contas a ninguém. Apesar de haver políticas que supostamente comprometem essas empresas a defender os direitos humanos e fundiários em suas cadeias produtivas, nossa investigação revela deficiências estruturais de longa data e negligência na implementação dessas políticas", ressalta o relatório divulgado nesta terça.

"Essas grandes empresas, todas com atuação na Europa, também estão expostas a um risco regulatório considerável, na medida em que a Comissão Europeia avança com um novo projeto de legislação para responsabilizar as empresas por suas cadeias de abastecimento. No futuro, as empresas que atuam na UE podem ficar cada vez mais sujeitas a processos judiciais e sanções por contribuírem para danos ao meio ambiente e aos direitos humanos", completa o texto.

Cerca de 41% da soja importada pela UE vem do Brasil.

 

bdf

edição de anb

Cotado para compor como Vice na chapa de Lahesio Bonfim, o inspetor que empreende há anos esforços em prol da memória do estado, brilha entre os intelectuais maranhenses como referência de militância cultural

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O escritor Antonio Noberto, um dos mais importantes historiadores do Maranhão, vem sendo cotado para compor como Vice na chapa de Lahesio Bonfim em 2022.

O pré-candidato a Governador do Maranhão, Lahesio Bonfim: seu vice pode vir da PRF. 

Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Noberto brilha entre os intelectuais de diferentes gerações pelos esforços que empreende há anos em prol da memória do estado.

Referência de militância cultural entre seus pares, Antonio Noberto tem uma atuação plural no cotidiano da Grande São Luís, com notável contribuição em diversos campos do conhecimento, autor que é de obra significativa da historiografia  maranhense.

O inspetor Antonio  Noberto: com significativa contribuição para a historiografia maranhense, ele é o nome cotado  para ser Vice de Lahesio em 2022.

No link abaixo você confere o autorretrato feito pelo próprio inspetor e acadêmico para o Repórter Maranhão:

 


PORNOCHANCHADA NA ECLESIÁSTICA?

Novell  ganhou atenção midiática em agosto

O polêmico ex-bispo espanhol Xavier Novell se casou com uma escritora de obras sobre erotismo e satanismo, sem que tenha sido revelado se ele pediu dispensa ao Vaticano, informou a emissora pública de televisão catalã "TV3".

Novell  ganhou atenção midiática em...
Novell, que se tornou o bispo mais jovem da Espanha, ganhou atenção midiática em agosto, ao ser divulgado que o papa Francisco aceitou a sua renúncia à diocese catalã de Solsona "por motivos estritamente pessoais".

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Ele substitui a deputada estadual Mical Damasceno

O PTB no Maranhão muda de comando e passa a ser dirigido pelo prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim. Ele substitui a deputada estadual Mical Damasceno. A troca de comando foi decidida em reunião da Executiva Nacional, ocorrida nesta terça-feira (23), em Brasília.

FESTA NA GRANDE SÃO LUÍS O prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato a Governador, Lahesio Bonfim é o mais novo comandante do PTB no Maranhão.

Para o partido, Lahesio Bonfim vai discutir com apoiadores nomes para as eleições de 2022. O prefeito é declaradamente pré-candidato ao governo do Estado. Em seu município, venceu com mais de 90% das intenções de votos e foi lá que o presidente Jair Bolsonaro teve maior votação entre as cidades maranhenses.

ST

EDIÇÃO DE ANB

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos exigiu nesta terça-feira  a apuração dos fatos ocorridos

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos exigiu nesta terça-feira(23) a apuração dos fatos ocorridos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde oito corpos foram encontrados após operação da Polícia Militar.

Em São Gonçalo, na região metropolitana do...
"Pedimos ao Ministério Público que realize uma investigação independente e imparcial sobre as mortes, dentro dos padrões internacionais, e que seja garantido que os responsáveis destes atos prestem contas à justiça", afirmou a porta-voz do gabinete, Marta Hurtado.


efe

edição de anb

Do Sul a Grande São Luís, projeto político do professor engloba- além da perspectiva educacional- a vida maranhense em todos os seus aspectos

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A pré-candidatura do professor Roberto Brandão a Deputado Federal está intrinsecamente ligada ao desejo de fazer do Maranhão, a partir desta eleição, um estado conectado com a pauta educacional fundamentada nas vivências maranhenses.

Do Sul a Grande São Luís, projeto político que engloba a vida maranhense em todos os seus aspectos.
Docente e ex-reitor do IFMA, Brandão vem dialogando com as forças produtivas do estado representadas por associações, cooperativas e entidades do terceiro setor. Do Sul à Grande São Luís. A formação  em Geografia, com doutorado em Geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho de Rio Claro, contabilizando ainda um mestrado  em Análise da Informação Espacial avalizaram  o  intelectual que conhece a problemática social do Maranhão por diferentes ângulos.

FUNDAMENTADAS NAS VIVÊNCIAS MARANHENSES A pré-candidatura do professor Roberto Brandão a Deputado Federal está intrinsecamente ligada ao desejo de fazer do Maranhão um estado conectado com a pauta educacional.
Um dos pré-candidatos mais bem preparados de 2022, Roberto Brandão consegue aliar fundamentação teórica à pragmática de  cotidianos maranhenses ávidos por alternância. Já são diversas adesões anotadas nas últimas semanas a um projeto com visível preocupação em pensar as cidades maranhenses no conjunto de suas demandas, preservando a identidade e cultura locais. E  com um diferencial: o pré-candidato quer que os municípios sejam autossuficientes e sustentáveis.

É dentro desse escopo que o projeto político do professor vem se destacando como uma alternância real àqueles que...
É dentro desse escopo que o projeto político do professor vem se destacando como uma alternativa real àqueles que fatigados com as redundantes formas de um fazer político cada vez mais desgastado, buscam nomes com reconhecida competência e engajamento.  

Um dos pré-candidatos mais bem preparados de 2022, Roberto Brandão consegue aliar fundamentação teórica à pragmática de  cotidianos maranhenses ávidos por alternância. Já são diversas adesões anotadas nas últimas semanas.
Na Metropolitana, bairros como Nova Terra, Vila Maranhão, Vila Embratel, Recanto Verde, Vila São Luís e Paranã já ouviram o postulante. A mensagem é sempre renovadora, inovadora e original numa pré-candidatura que lança luz sobre os meandros e caminhos por onde se pode chegar à tão sonhada igualdade, reduzindo as distâncias.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB