Ações coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, como a capacitação de mais de quatro mil trabalhadores
Ações coordenadas pela Secretaria de Estado do
Desenvolvimento Social (Sedes), como a capacitação de mais de quatro mil
trabalhadores do Cadastro Único (CadÚnico), campanhas de adesão a programas
socioassistenciais e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
fizeram o Ministério da Cidadania definir o Maranhão como experiência exitosa
no que concerne à garantia dos serviços do Cadastro Único (CadÚnico) para
famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente durante o período da
pandemia.
Mais de quatro mil trabalhadores do CadÚnico foram
capacitados pela plataforma virtual da Sedes desde o início da pandemia, no mês
de abril. Profissionais das áreas da Assistência Social, Saúde e Educação dos
217 municípios receberam formação para manter o bom funcionamento do serviço no
estado, como cursos de Entrevistadores do Cadastro, Atendimento aos municípios
prioritários (MupS), e Gestores do Programa Bolsa Família. Além das capacitações online, campanhas de adesão a programas sociais como o Auxílio Emergencial e Tarifa Social de Energia Elétrica também foram realizadas.
Para o secretário Márcio Honaiser, o investimento em
melhorias do cadastro garante a qualidade dos serviços prestados nos
equipamentos de Assistência Social, e, consequentemente, no atendimento às
famílias beneficiárias. “Buscamos orientar e dar suporte aos trabalhadores
da Assistência Social para que, acima de tudo, as pessoas em situação de
vulnerabilidade tenham seus direitos garantidos. É importante manter o padrão
de atendimento no CadÚnico, que detém as informações essenciais para localizar
os usuários dos programas socioassistenciais e assegurar seus benefícios”,
explicou o secretário.
Além das capacitações online, campanhas de adesão a programas
sociais como o Auxílio Emergencial e Tarifa Social de Energia Elétrica também
foram realizadas. A aquisição de 300 totens com álcool em gel
personalizados com informações sobre benefícios sociais, por meio de recursos
do índice de Gestão Descentralizada (IGD), teve o objetivo de garantir o
cumprimento das normas da vigilância sanitária durante o atendimento das
famílias beneficiárias dos programas sociais.
Para esclarecer todas as dúvidas dos novos gestores
municipais que irão assumir em 2021, neste mês a Sedes dará início a novos
ciclos de capacitação sobre a Gestão do Programa Bolsa Família e sobre a nova
modalidade de pagamento do programa através da poupança digital. Além disso, os
gestores municipais também serão habilitados, garantindo, assim, a continuidade
da boa execução dos serviços após as eleições.Mais de quatro mil trabalhadores foram capacitados desde o início da pandemia, no mês de abril
MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E
ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO
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