terça-feira, 20 de outubro de 2020

Balneária pretende a partir de 2022  encerrar um ciclo de exclusão política que fez da terceira maior cidade do Maranhão uma presença coadjuvante no cenário estadual

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluuarte@hotmail.com

Para a grande maioria da população de São José de Ribamar, estimada, hoje, em 230 mil habitantes,  deputados eleitos por pequenas cidades do interior a cada quatro anos , vem representando ao longo desse período um acinte à terceira maior cidade do Maranhão.

Tudo porque a falta de um representante genuinamente ribamarense na Assembleia Legislativa acaba por solidificar uma ausência que deságua em demandas não defendidas num fórum importante como o Legislativo, legitimado em suas prerrogativas orçamentárias e de atuação a contemplar cidades e municípios.

Com a abertura política sentida a partir deste ano, quando a conjuntura social da cidade   se abriu para a pluralidade de pensamento nas quatro regiões-Vilas, Sede, Limítrofes, Zona Rural-, os ribamarenses que agora participam de um pleito de fato democrático em 15 anos  já se antecipam à discussão da construção de uma via alternativa à Alema.

2022 ‘PEGANDO FOGO’ Ribamarenses cobram que São José de Ribamar lance candidato a deputado da cidade.

São José de Ribamar segue uma tendência à unidade dos interesses populares a partir de demandas comuns dos bairros locais, e tem  oportunidade, como apontam analistas políticos, de encabeçar um debate que se manteve como cobrança e exigência de seus munícipes por anos. Apesar de ainda não ter chegado à pauta da vez, foram inúmeros os aspectos que atravancaram a discussão em torno do tema. Desde a leniência da Câmara Municipal lambe-botas do Executivo que em quase duas décadas nunca propôs um nome  à   condição servil de seus parlamentares  no seio da classe política ribamarense, pontuada pela troca de favores. 

Esse ambiente, cômodo à inércia, vem sendo frontalmente combatido nos dias atuais pela opinião pública  do vasto município  que cobra cada vez mais dos políticos de São José de Ribamar o despertar da cidade em sua totalidade. Com a presença de ribamarenses  na Alema; Câmara Federal e demais Poderes.

Com cinco grupos políticos em atuação em  seu território, a Balneária assiste há um ano o advento de grupos independentes, dentre estes um que chama atenção pela organização, sutileza e concepção de projeto político  a médio, longo prazo.  Esse perfil denota vantagem diante de pequenos aglomerados políticos que sem compromisso com a cidade aparecem apenas em ano eleitoral, retornando às suas zonas de conforto logo após.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores