terça-feira, 4 de junho de 2019
Deputada vem tendo atuação marcante na Assembleia
Procuradora da Mulher na Casa, Helena pretende levar aos 217 municípios maranhenses a representatividade parlamentar voltada ao segmento

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

A participação da deputada Helena Duailibe (SD), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta quinta-feira (3), na solenidade que marcou a  instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São Luis, serviu para mostrar o quanto a parlamentar tem a dizer quando o assunto é a proteção, valorização e contemplação do segmento por  politicas públicas pontuais  a serem implementadas com a iniciativa do parlamento. Helena quer levar aos 217 municípios do estado  ações da Procuradoria, visando resgatar do  fosso histórico milhares de mulheres abandonadas.

''Estamos empenhados em estabelecer parceria institucional  com  Secretarias da Mulher das prefeituras dos 2017 municípios maranhenses, visando alcançar as nossas cidades na luta contra a violência; políticas públicas de inclusão social voltadas a este tão importante segmento e contribuir , de maneira pontual, para o enfrentamento do abandono a que grande parte de nossas mulheres ainda estão submetidas ao longo da história’’, disse Helena  em entrevista a Agência Baluarte na tarde de hoje(4).

A deputada, que exaltou a atuação da Secretaria da Mulher do estado, destacou que a Procuradoria irá buscar, junto aos demais órgãos, formas de trabalho que reúnam esforços em prol do desenvolvimento das potencialidades femininas. 
Helena Duailibe é homenageada pelo Rotary Club do João Paulo com a Medalha Neide Sena
Uma das parlamentares mais atuantes da Assembleia, a deputada Helena Duailibe quer levar aos 217 municípios do Maranhão, a Procuradoria da Mulher. 
''Anuncio, em primeira mão, que estaremos implementando a Procuradoria da Mulher Itinerante, em breve. Juntamente com a Procuradoria da Mulher da       Câmara de São Luis; Secretaria da Mulher do estado e demais instituições, entidades e órgãos, iremos buscar reunir esforços em torno de um plano de ação que contemple as mulheres maranhenses da região metropolitana e demais regiões do estado’’, adiantou.  

Frentes de Atuação na Assembleia- Duailibe, que é também médica, destacou que seu mandato vem se pautando por três frentes prioritárias de trabalho: Saúde, Mulher e Educação. Helena  mostrou preocupação com a falta de ações preventivas que desconstruam  cenários de criminalidade e dependência química. Este último relacionado à área de sua formação.  

''Quando vemos pessoas jovens e mesmo adultas viciadas na prática do fumo, por exemplo, porque não pensar que isto poderia ser evitado? Temos que prevenir. Trabalhar campanhas que conscientizem dos riscos e dos males dos vícios em geral. É questão de utilidade e  saúde públicas’’, pontuou a deputada.

Recentemente, Helena Duailibe defendeu a  implantação de um programa de tratamento de AVC Isquêmico, também conhecido por derrame ou isquemia cerebral. Ela ressaltou em plenário que “se você tratar dentro das primeiras oito horas em que o paciente sofreu o AVC, consequentemente, ele vai ficar completamente curado e sem sequelas'', ao que acrescentou: ''Então, entendendo toda a situação hoje complexa de saúde, onde o Estado tem dificuldade de manter a sua rede, é que sugeri a implantação desse serviço de alta complexidade que, habilitado, terá todo financiamento do Ministério da Saúde”.
.
Essas e outras preocupações da parlamentar  do Solidariedade, tem feito de Helena Duailibe uma das mais atuantes deputadas nesse primeiro ano legislativo, o que vem chamando atenção de setores da imprensa para a possibilidade da médica se viabilizar partidariamente rumo ao Executivo da capital maranhense.  Helena Duailibe , no entanto, se mostra mais engajada, nos dias atuais, às causas para as quais fora eleita. Dentre estas, a Educação.

''Vejo com preocupação o ingresso de nossa Juventude na criminalidade, mas vejo também muitas saídas e alternativas. Chegou a hora de enfrentarmos este e os demais  problemas de frente, com projetos arrojados, sistemáticos e de grande envergadura com enfoque na Educação dos nosso jovens. Na minha opinião, o esforço conjunto de nós deputados e agentes públicos em geral,  nesse sentido é  a única solução viável à  árdua, mas gratificante tarefa de devolver aos que sofrem , dignidade e alegria de viver’’, assinala.

Ainda que lance o olhar sobre  os muitos desafios, Helena Duailibe  confirma, contudo, a forte vocação pelo sexo frágil, onde, agora  pode, de maneira protocolar,  erigir uma de suas principais bandeiras. “A gente sabe que os números que são informados são muito pequenos porque as mulheres têm medo de denunciar. Eu quero tirar esse medo; quero fazer com que as pessoas encontrem a forma certa de denunciar.  Vamos, juntas, encontrar soluções, pois é muito triste ouvir relatos informando que não há mais jeito”, disse Helena Duailibe , por ocasião da prestigiada posse como Procuradora da Mulher na Assembleia.

Um comentário:

  1. A melhor deputada do MA
    Salve, Salve, Helena##

    Jornalista Gil Gideon

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB