terça-feira, 22 de maio de 2018

“Serve a quem mais precisa nas áreas rurais e tem mudado a vida de muitas pessoas”, diz artesão de Lago da Pedra na abertura da 16ª Agritec

O município de Lago da Pedra recebe a 16ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). A iniciativa do Governo do Estado é uma vitrine para divulgação da produção agrícola, além de oportunizar a capacitação, acesso a modernas tecnologias e diversas possibilidades de negócios. O governador Flávio Dino esteve na abertura do evento, nesta terça-feira, 22, visitando os estandes e anunciando melhorias para o município. Durante a agenda na cidade, também vistoriou obras, entregou equipamentos e títulos de terra.

“Fazemos um governo amigo de todas as cidades e neste cenário de crise temos procurado estender as mãos às prefeituras. Em Lago da Pedra, o prefeito tem sido muito determinado, dedicado e sério na garantia de condições melhores à população desta cidade”, reforçou. Esta edição contempla os demais municípios da região do Médio Mearim e prossegue até quinta-feira, 24, no Centro Cultural Sousinha Catingueiro, bairro Planalto.

A programação inclui oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para uso na produção agrícola familiar.
Na avaliação do prefeito Laércio Arruda, o pequeno produtor é o maior gerador de emprego e renda. “Com esta iniciativa, o governador Flávio Dino torna possível que possam mostrar seus produtos nesta grande vitrine, estimulando a geração de trabalho e renda. O governador mostra que é possível fazer a mudança e o Maranhão tem tido uma gestão de destaque”, reforçou.

Quem participou do primeiro dia de evento avalia os resultados com a série de oportunidades oferecidas e destaca o significado ao pequeno produtor rural. O agricultor Pedro Feitosa, 53 anos, avaliou como “um grande incentivo para quem está produzindo, além de estímulo para cultivar mais e aumentar a fonte de renda”.

A programação inclui oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para uso na produção agrícola familiar. O artesão Domingos Barroso Silva participou da Agritec e parabenizou a iniciativa da gestão que, segundo ele, “serve a quem mais precisa nas áreas rurais e tem mudado a vida de muitas pessoas”.

A Feira é uma realização do Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) -, e parceiros da sociedade civil organizada como Embrapa, Sebrae e movimentos sociais.
O espaço disponibilizado na feira contribui para o produtor, observa a agricultora Francisca de Jesus Costa, 56 anos. “A gente aprende, pode vender mais e ganhar mais”, enfatiza. Durante o evento, participantes e população têm a oportunidade ainda de obter documentos pessoais como RGs e CPFs.
A Feira é uma realização do Sistema da Agricultura Familiar – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) -, e parceiros da sociedade civil organizada como Embrapa, Sebrae e movimentos sociais.

Infraestrutura, Abastecimento e Cidadania

Na agenda em Lago da Pedra, Flávio Dino assinou Termo de Colaboração entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a Associação Vencer Juntos em Economia Solidária (Avesol). A parceria vai garantir a promoção de sete Feiras Territoriais de Economia Solidária na região do Médio Mearim. Para as ações, o Governo investe mais de R$ 138 mil.

O governador anunciou, ainda, a implantação do programa Cisterna nas Escolas, que integra as ações do programa Primeira Água, beneficiando escolas da área rural do município. Com o sistema de placas de cimento é possível armazenar até 52 mil litros de água e captar a água das chuvas. Além disso, também na oportunidade, mais de 100 famílias foram contempladas com a posse de suas propriedades, recebendo seus títulos – individuais e coletivos – de terra. Além de Lago da Pedra, outros quatro municípios da região receberam o benefício.

O governador anunciou também obras do programa Mais Asfalto, beneficiando a população do povoado Santa Tereza, em Lago da Pedra.
Ainda houve entrega de 30 toneladas de sementes de feijão, como parte das ações do Mais Sementes, beneficiando a Regional de Pedreiras que engloba 13 municípios, entre estes, Lago da Pedra; implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com investimentos de R$ 160 mil para as cidades de São Raimundo Doca Bezerra e Lago do Junco; e entrega dos kits feira com 20 barracas para produtores familiares de Lago da Pedra. O governador anunciou também obras do programa Mais Asfalto, beneficiando a população do povoado Santa Tereza, em Lago da Pedra.

Mais Benefícios

O Governo do Estado promoveu um conjunto de ações em Lago da Pedra como parte da política permanente de diálogo com todos os setores sociais e políticos. Está garantido para a cidade uma ambulância que vai somar na melhoria dos atendimentos de saúde; instalação de uma unidade do Viva; construção da estrada que liga o município a Lagoa Grande, no trecho Currutela; abastecimento de água com poços artesianos em três povoados; uma patrulha agrícola para a produção familiar; e em debate, o projeto de municipalização do trânsito.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB