sexta-feira, 2 de março de 2018

Hospital Regional de Caxias realizou 14 cirurgias bariátricas em sete meses


O Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão realiza cirurgias bariátricas, na modalidade videolaparoscopia, em pacientes regulados na rede estadual. Ao todo, 14 pacientes efetuaram o procedimento na unidade em sete meses. A cirurgia é indicada para pacientes obesos que não apresentaram resposta ao tratamento clínico. O hospital da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência para 26 municípios pertencentes às regionais de saúde de Caxias, Timon e São João dos Patos.

A cirurgia foi implantada no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão a partir de agosto de 2017. No período, dez pacientes realizaram o procedimento. Este ano, mais quatro pacientes foram assistidos na unidade na área de cirurgia bariátrica.

A cirurgia foi implantada no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão a partir de agosto de 2017. No período, dez pacientes realizaram o procedimento.
A cirurgia na modalidade videolaparoscopia era utilizada somente nas unidades de saúde particulares, e chegou ao Sistema Único de Saúde (SUS) devido à portaria n° 5, MS de 31 de janeiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União. Menos invasiva que a cirurgia tradicional, o paciente é submetido a poucos cortes e a recuperação pode ser até 50% mais rápida.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Caxias, Jefferson Coutinho, a realização das cirurgias bariátricas na unidade representam uma conquista para aqueles pacientes que necessitam do procedimento.

“A bariátrica é a última opção de tratamento para os pacientes obesos. Aqueles que já tentaram de tudo, passam por uma eficaz preparação que envolve consultas com diversos especialistas, vários exames, reuniões de conscientização e perda de peso de pelo menos 10%, com o objetivo de diminuir as complicações e a mortalidade pós-operatória”, disse.

Atendimento

Mensalmente, dois procedimentos são feitos em pacientes avaliados por uma equipe multidisciplinar, que realiza não só os procedimentos básicos de risco cirúrgico, mas também faz o acompanhamento nutricional e psicológico.
A dona de casa Luciana Amorim, de 31 anos, recorreu a bariátrica com quadro grave de lesão no menisco do joelho esquerdo. A cirurgia foi realizada no dia 23 de fevereiro.
“A cirurgia por videolaparoscopia tem uma recuperação muito mais rápida, além de ter menos riscos e com menor índice de complicações. É mais segura. Também apresenta menos chance de fazer hérnia, de aparecimento de ferida na abertura, não fica cicatriz e não precisa de cinta abdominal”, explicou o especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico do Hospital Regional de Caxias, José Rodrigues.

Cirurgia

A dona de casa Luciana Amorim, de 31 anos, recorreu a bariátrica com quadro grave de lesão no menisco do joelho esquerdo. A cirurgia foi realizada no dia 23 de fevereiro. “O sobrepeso provocou fortes dores no meu joelho, a única saída foi fazer a cirurgia. Em menos de dois meses realizei o procedimento. Agora, é seguir com o acompanhamento nutricional para manter o peso adequado”, afirmou a paciente que já recebeu alta.

É uma estrutura inédita para a região, implantada pela...
A pressão arterial de Francisco da Silva, de 35 anos, era alta e associada ao sobrepeso. Diante do quadro, ele decidiu se submeter a cirurgia bariátrica. “Não tinha outra solução para mim, já tinha tentado vários tipos de dieta e não conseguia perder peso. Até que o gastroenteorologista analisou meu caso e disse que era cirúrgico. Estou aliviado de poder ter feito um procedimento tão caro como este na rede pública de saúde. Saio hoje do hospital com a certeza de uma nova vida”, comemora Francisco.

Hospital Regional de Caxias

O governador Flávio Dino inaugurou, em 27 de agosto de 2016, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão. É uma estrutura inédita para a região, implantada pela gestão estadual através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB