domingo, 28 de janeiro de 2018
Centro Histórico de São Luís é sinônimo de segurança e cultura no ‘Pré-carnaval de Todos 2018

A Praça Nauro Machado, localizada no Centro Histórico de São Luís, é um dos pontos da cidade que recebe a programação do ‘Pré-carnaval de Todos 2018’, e tem atraído pessoas de todas as idades. Desde o ano de 2015, o lugar  tem recebido atividades que contribuíram para a sua revitalização, contrastando o cenário histórico com o modernos.

Para quem frequentava o lugar antes das ocupações promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), diz que o projeto Reviver era considerado um ponto da cidade pouco frequentado devido à falta de segurança e a pouca luminosidade. O professor Augusto Lopes, disse que por muito tempo se questionou sobre motivo de não haver ações culturais no Centro Histórico, já que por muito tempo o lugar foi mal aproveitado e esquecido.

Além da presença da polícia militar, o Centro Histórico conta com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) que esteve realizando serviço de prevenção, verificando as instalações elétricas nos palcos, condições de aterramento dos geradores e presença de extintores de incêndio.
“Hoje andando pelo Centro Histórico não sinto mais aquela tensão que sentia antigamente, pois sempre andei sobressaltado por essas ruas. De uns tempos para cá tenho percebido certo empenhado para transformar aquela antiga realidade em algo totalmente mais agradável, acessível e seguro”, disse Augusto Lopes.

Durante estes períodos de festas de prévias carnavalescas, o espaço tem atraído turistas de várias partes do Brasil e do mundo, além de ser sua época do ano favorita para visitar a cidade. As atrações no Centro Histórico chamaram a atenção de turistas como a do paulista Jean Schmitz, que visita o Maranhão pela segunda vez.


“Eu conheci o Maranhão no ano passado e adorei tanto a cidade quanto as pessoas. O carnaval aqui tem uma energia diferenciada, me sinto seguro e gosto bastante das atrações. Aqui vocês fazem uma mistura entre carnaval e São João, o que fica muito mais bonito e demostra ainda mais o que o Maranhão tem de melhor”, disse o turista.


O “Pré-carnaval de Todos 2018” tem contado com o apoio do Serviço de Inteligência e do Batalhão de Polícia de Turismo (Bptur), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que tem  garantido o trabalho de segurança pública em São Luís.
Segurança
 

O “Pré-carnaval de Todos 2018” tem contado com o apoio do Serviço de Inteligência e do Batalhão de Polícia de Turismo (Bptur), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que tem  garantido o trabalho de segurança pública em São Luís. A segurança no Centro Histórico de São Luís durante as prévias carnavalescas tem sido realizada de maneira motorizada e a pé, além disso, os policiais estão divididos de maneira estratégica realizando rondas nos perímetros internos e externos para maior conforto do público. 
 
Segundo o capitão Amorim do Bptur, o Centro Histórico de São Luís no período de prévias de carnaval conta com participação de mais de 60 policiais, que estão realizando o policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública.
“O Batalhão do Turismo possui policiais especializados no atendimento aos turistas, com policiais que falam fluentemente outros idiomas como: inglês, francês e  espanhol. Também fazemos o policiamento ostensivo e preventivo para cuidar do público durante esse período de festas, estamos fazendo revistas para garantir que nada venha atrapalhar a festa”, disse o capitão.

 
Além da presença da polícia militar, o Centro Histórico conta com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) que esteve realizando serviço de prevenção, verificando as instalações elétricas nos palcos, condições de aterramento dos geradores e presença de extintores de incêndio.

Acontece sempre as sextas-feiras na Praça Nauro Machado e domingo na tradicional Praça da Saudade na Madre Deus e Espigão Costeiro do bairro Ponta d’Areia. A programação do ‘Carnaval de Todos 2018’ inicia a partir do dia 9 de fevereiro e segue até ao dia 13 de fevereiro.
O tenente Silva Filho, que realiza a função de auxiliar de coordenador de operações, disse que as equipes do CBMMA ficam em pontos de maior movimentação para atender aos brincantes de mais maneira mais eficiente.

“Temos que ficar mais próximos do público máximo possível, pois sabemos que é em lugares de grandes aglomerações que ocorrem algumas situações. Além de várias equipes  do CBMMA de prontidão aqui no Centro Histórico, também contamos com duas ambulâncias para caso ocorra alguma emergência”, disse o tenente Silva Filho.

O ‘Pré-carnaval de Todos 2018’ acontece sempre as sextas-feiras na Praça Nauro Machado e domingo na tradicional Praça da Saudade na Madre Deus e Espigão Costeiro do bairro Ponta d’Areia. A programação do ‘Carnaval de Todos 2018’ inicia a partir do dia 9 de fevereiro e segue até ao dia 13 de fevereiro. A programação ocorrera na Praça Nauro Machado, Praça da Saudade, na Passarela do Samba, Apa do Itapiracó, Vila Gracinha, Largo do Caroçudo, Casa das Minas, Espigão Costeiro e na Beira Mar.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB