sábado, 1 de abril de 2023

MARANHÃO GOVERNABILIDADE

Os investimentos  contemplam setores vitais para a economia local

Os investimentos do Governo do Estado na região sul do Maranhão contemplam setores vitais para a economia local. Em Balsas, cidade com o terceiro maior produto interno bruto (PIB) do estado, é possível citar os investimentos na agroindústria e no comércio como um estímulo a mais para empresários e pequenos empreendedores.

Na região, a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) coordena uma série de ações, focadas na industrialização e no desenvolvimento. Uma delas, o Distrito Agroindustrial de Balsas, configura como um dos principais do Maranhão e é o de maior ocupação da Seinc, consolidando a atração de investimentos para a área.

Uma segunda fase de estruturação do Distrito Agroindustrial de Balsas está em fase de captação de recursos. Nesta fase, a Seinc pretende construir o centro administrativo – área de 800 m² que servirá de apoio ao empresário, com salas de treinamento, auditório, salas de reunião e...
Inaugurado em 2013, o Distrito Agroindustrial de Balsas possui área total de 150 hectares e está localizado às margens da BR-230, no km 414. Na primeira etapa, foram urbanizados 58 hectares, que contam com pavimentação, drenagem, iluminação pública e rede pública de água. Atualmente, o Distrito Agroindustrial de Balsas conta com 5 empresas privadas e 1 empresa pública já instaladas, além de 14 empresas já escrituradas (ou seja, prontas para instalação) e 6 em fase de habilitação (ou seja, em análise documental). Mesmo as áreas livres (5 lotes, sendo 4 lotes de 1 hectare e 1 lote de 1.5 hectare) já foram demandadas à Seinc por empresas que desejam se instalar na cidade.

Uma segunda fase de estruturação do Distrito Agroindustrial de Balsas está em fase de captação de recursos. Nesta fase, a Seinc pretende construir o centro administrativo – área de 800 m² que servirá de apoio ao empresário, com salas de treinamento, auditório, salas de reunião e vigilância – e o barracão industrial, área com 2 mil m² destinada à implantação de incubadoras que fomentem a criação de pequenas empresas nos segmentos da indústria e comércio.

Os recursos serão buscados junto à parceiros, a exemplo do Banco do Nordeste. O projeto enviado pelo Governo do Estado e Seinc à instituição bancária inclui a construção do centro administrativo (valor estimado de R$ 1.5 mi) e do barracão industrial (valor estimado de R$ 2.5 mi). Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, Balsas aniversaria em 2023 com a certeza de receber grandes presentes em breve. ''Nosso compromisso com Balsas, nestes 105 anos da cidade é trabalhar ainda mais para que os meios de desenvolvimento econômico e garantia de emprego e renda na região cresçam cada vez mais. Por isso, seguimos a orientação do governador Carlos Brandão, de dialogar com nossos parceiros, garantindo investimentos. Neste propósito, estão previstas as adequações dos distritos e parques industriais, dos aeroportos e aeródromos, e Balsas faz parte desse projeto. Além disso, seguiremos firmes na atração de investimentos, captando mais empresas para atuarem no nosso estado”, afirma o secretário.

Ubiratan Silva, Secretário Adjunto de Infraestrutura e Projetos da Seinc, destaca que contribuir para o crescimento econômico da cidade é assistir o desenvolvimento da região. ''Balsas é uma cidade extremamente empreendedora, de grandes projetos acontecendo dentro e fora do Distrito Agroindustrial. É essa força promissora que queremos enfatizar, voltar o nosso olhar para os empreendedores, contribuir para que a articulação entre os poderes públicos, entidades de classe, produtores rurais resulte em crescimento benéfico para a cidade e para a população”, ressalta.

Aquisição de lotes nos Parques e Distritos Industriais

O empresário interessado em investir no Maranhão pode receber orientação técnica da Seinc, de acordo com sua demanda ou tipo de negócio. Empresas que desejam implantar, expandir, readequar, modernizar ou reativar seu negócio podem ser orientados sobre a disponibilidade de áreas nos distritos e parques industrias e incentivos fiscais que o Estado oferece.

O secretário Júnior Marreca: ''Nosso compromisso com Balsas, nestes 105 anos da cidade é trabalhar ainda mais para que os meios de desenvolvimento econômico e garantia de emprego e renda na região cresçam cada vez mais. Por isso, seguimos a orientação do governador Carlos Brandão, de dialogar com nossos parceiros, garantindo investimentos. Neste propósito, estão previstas as adequações dos distritos e parques industriais, dos aeroportos e aeródromos, e Balsas faz parte desse projeto. Além disso, seguiremos firmes na atração de investimentos, captando mais empresas para atuarem no nosso estado”.

aquisição de lotes industriais é feita por meio do preenchimento de Carta Consulta, disponível no site da secretaria (https://seinc.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/carta-consulta-aquisicao-de-lotes-industriais), cujo critério será o que melhor atender aos objetivos de desenvolvimento do estado. O procedimento é válido tanto para aquisição de lotes em distritos industriais 

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores