segunda-feira, 2 de abril de 2018

Em alusão ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, nesta segunda-feira, crianças e familiares assistidos no Serviço de Assistência à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, do Centro Especializado em Reabilitação


Em alusão ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, nesta segunda-feira (2), crianças e familiares assistidos no Serviço de Assistência à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, do Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Olho d’ Água, participaram de atividades de lazer e de fortalecimento da promoção em saúde, na Divertiteka do Golden Shopping.

Com o Serviço de Assistência à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, inaugurado em 3 de abril de 2017 pelo governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece abordagem diferenciada e gratuita no CER Olho d’ Água. Para o técnico de enfermagem, Luciano Alves, de 25 anos, padrasto de Danilo Costa, de 9 anos, a assistência disponibilizada pela equipe multiprofissional do serviço contribuiu para que a família pudesse lidar com os desafios cotidianos na rede de cuidados de pessoas diagnosticada com autismo.


“O tratamento ajudou muito na transição do Danilo. Antes, ele não conseguia ficar em uma cadeira da lanchonete. Hoje, ele consegue socializar, cumprimenta, agradece, interage. O tratamento mudou muito a vida dele e a forma como se comporta dentro da sociedade” destacou. 

 
Segundo a psicóloga e responsável pela coordenação do Serviço de Assistência à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, Jéssica da Silva, a família tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com autismo. “ “A atividade do grupo hoje é treinar famílias e profissionais a trabalharem com o autismo. A família também precisa aprender como lidar com a situação. Não adianta treinarmos apenas os profissionais para eles fazerem tudo certo nas terapias se a família não sabe como lidar com as situações no dia a dia”, destacou.
 
Com o Serviço de Assistência à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, inaugurado em 3 de abril de 2017 pelo governador, a Secretaria de Estado da Saúde oferece abordagem diferenciada e gratuita no CER Olho d’ Água.
Para a psicopedagoga Tarciana Sabino, a atividade é de grande importância, pois ajuda diretamente na sociabilidade das crianças e adolescentes. “Antes de tudo é preciso conhecer o autismo para saber lidar com o problema. Eles são crianças e jovens que também têm o direito de se divertir já que é um espaço livre. Aqui nós estamos trabalhando a inserção social deles, vindo em um ambiente para desenvolver a habilidade do convívio que é tão necessário para eles e que antes eram limitados”, destacou.

Maria Cantanhede, mãe do pequeno Levi Guilherme, de 3 anos, ressalta que, por vezes, a falta de informação sobre o autismo acaba excluindo os portadores do transtorno da rotina social tão necessária para o desenvolvimento da criança. “Foi um marco muito importante na nossa vida. Nós não sabíamos nada sobre o TEA e chegamos a achar que ele não teria uma vida normal. Só que fomos conhecendo melhor o transtorno, aprendemos que é possível uma vida normal. O tratamento é voltado para a inserção social da criança e a prova disso é visível ao vermos o desempenho dele na escola e nos outros ambientes. Sempre busquei incluir ele nas nossas atividades em família, pois ele precisa viver em sociedade também”, disse Maria Cantanhede.

A ação é resultado de uma parceria entre o Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Olho d’ Água com a Divertiteka. “Para nós é muito gratificante, porque percebemos o brilho no olhar das crianças enquanto se divertiam. Toda criança precisa brincar, sorrir, pois com isso ela vai se desenvolver de todas as formas necessárias para a formação de um cidadão. E essa foi nossa intenção, proporcionar a estas crianças um dia diferenciado cheio de muita diversão e alegria”, afirmou José Nilson Maciel, proprietário da Divertiteka.

0 comentários:

Postar um comentário


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB