domingo, 2 de março de 2014
O jornalismo diante do assassinato de reputações
Cuidado com o que você ouve e lê por aí. Você pode está sendo manipulado
Por Carlos Castilho
O jornalismo está sendo colocado diante de um novo e pra lá de complexo dilema. Trata-se do delicado problema da gestão de reputações pessoais e institucionais na internet, uma área da comunicação pública que passou a ser considerada estratégica pelos principais organismos de segurança de nações, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. [Estes países formam a Five Eyes Alliance (Aliança dos Cinco Olhos); detalhes aqui.]
Documentos confidenciais do ultrasecreto JTRIG (Joint Threat Research
Intelligence Group – Grupo Conjunto de Pesquisas e Inteligência sobre
Ameaças) revelam como já está desenvolvida a estratégia de desmoralizar
pessoas e organizações por meio da “fabricação” de informações para veiculação em redes sociais – e daí para a imprensa. O documento foi publicado pelo site Intercept e integra o material entregue por Edward Snowden ao jornalista Glenn Greenwald.
Todo cuidado é pouco: você pode está sendo levado a acreditar em coisas que não existem... |
Trata-se de mais um front da guerra cibernética onde os objetivos
estratégicos são cada vez mais de natureza imaterial, ou seja, a
eliminação física está sendo substituída pelo chamado “assassinato” de
reputações graças à manipulação de dados e informações. A nova
estratégia, embora incruenta, não é menos letal, já que destrói a imagem e a credibilidade pública de pessoas e instituições sem a necessidade de processo criminal prévio.
A imprensa, consciente ou inconscientemente, é parte essencial nesse
processo porque é ela que leva até as pessoas as notícias sobre as quais
serão construídas decisões e opiniões. Esta não é uma função nova, só
que na era da internet a forma como fatos, dados e eventos passam a
circular em redes sociais, por exemplo, é muito menos transparente do que antes, e a mídia acaba pescando matéria-prima informativa em ambientes muitas vezes nebulosos.
Faça como ele: não creia em informações movidas pela paixão, inveja e ódio, pois não há credibilidade nelas |
Isso torna extremamente difícil a identificação da origem e reais objetivos de
uma informação que é inserida num blog irrelevante, de onde vai para o
Twitter ou Facebook, e daí para o correio eletrônico de algum repórter,
editor ou de um jornalista blogueiro. Este processo pode ser
instantâneo, dependendo da natureza e formatação do material veiculado.
Saiba que espectros formados na mentira cibernética perdem a humanidade |
A reputação e imagem pessoais passaram a ser o alvo mais estratégico na política cibernética depois que grupos de crackers [programadores que destroem senhas para invadir ilegalmente bancos de dados; não confundir com hackers,
que são pesquisadores em computação, geralmente jovens] passaram a usar
seus conhecimentos em computação e telemática para invadir bancos de
dados, extrair informações comprometedoras e publicá-las nas redes
sociais de forma anônima. Foram eles os responsáveis pelo surgimento do
Anonymous, um grupo sobre o qual se tem muito pouca informação e que
pode ser considerado uma síntese das contradições da política na
internet: visibilidade e anonimato ao mesmo tempo.
O Anonymous , objeto de uma pesquisa da antropóloga norte-americana Gabriela Coleman, professora da Universidade McGill, ganhou o status de um fantasma cibernético –
perfil que, paradoxalmente, acabou sendo adotado também pelos serviços
de inteligência da Aliança dos Cinco Olhos. Ambos procuram visibilidade
para seus atos porque estão interessados no efeito midiático dos mesmos,
já que usam intensamente um elemento que a imprensa supervaloriza: o
segredo. Mas mostram uma preocupação obsessiva com o anonimato porque
estão conscientes de que seus métodos são socialmente condenáveis.
Tanto um quanto outro busca a destruição de reputações.
O Anonymous revelando os segredos sujos de governos, empresas e
personalidades, enquanto organizações como a JTRIG criam perfis falsos,
dados incorretos, versões adulteradas e notícias inverídicas para
confundir o público e neutralizar adversários por meio do descrédito. Matar implica um alto custo social, ao passo que o descrédito rende juros altos.
Carlos Castilho é jornalista e articulista.
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pOR ISSO QUE EU NÃO ACREDITO EM NADA QUE ME FALAM POR AI JA QUEBREI MUTO MINHA CARA TEM MUITA GENTE INVEJOSA QUE VIVE DE DERRUBAR OS OUTRO AFF
ResponderExcluirKIANE DA MATINHA AMIGA DO CÍCERO
Parida pela paixão pelo ódio pela fome pelo amor ou pela inimizade
ResponderExcluirA VERDADE VERDADEIRA TEM CREDIBILIDADE POR SI SÓ, É UNIVERSAL E HUMANA!
CABEÇA
A verdade muitas das vezes, para vir à tona, pressupõe guerras. Motiva coisas inacreditáveis!
ResponderExcluirCABEÇA
Cabeça, voce tem razao em partes. Minha opiniao amigo.
ResponderExcluirClaudinho, filho de Celso da Kiola, grande vereador