quarta-feira, 2 de junho de 2021

Como revelou em primeira mão a Agência Baluarte, a 'voz dissonante' de Lahesio já não segue mais solitária

Prefeito pré-candidato ao Governo do Estado avança com o projeto político reunindo uma gama de apoiadores da região Sul

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Quando a Agência Baluarte revelou, em primeira mão, há dois meses,  que o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, vinha se destacando na disputa de 2022 como uma  voz dissonante no ambiente sacralizado pela participação das mesmas figuras de sempre(reveja aqui http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/03/2022-pegando-fogo-pre-candidato-ao.html    ) o impulso dado pela Editoria de Eleições de ANB Online  ao projeto político do pré-candidato ia ao encontro de centenas de pessoas que hoje podem  ser contabilizadas às milhares, oriundas que são  de todas as regiões do Maranhão,  especialmente da região Sul.

O Maranhão do Sul que por anos viveu adormecido no plano teórico de entusiastas da divisão territorial  do estado, agora encontra na pré-candidatura de Lahesio Bonfim, voz. Cidades como Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Campestre do Maranhão, Porto Franco, Balsas, Nova Colinas, Estreito, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto e Benedito Leite embalam uma empreitada que vem povoando municípios inteiros de alegria, motivação e mais que as esperanças já depositadas, a expectativa em torno de Bonfim é avassaladora. 

MARANHÃO DO SUL AVANÇA MARANHÃO AFORA O prefeito e pré-candidato ao Governo do Estado, Lahesio Bonfim: comandando um exército de apoiadores, sua pré-candidatura deu voz ao Maranhão do Sul. 

Para além de quaisquer concepções políticas  ou partidárias  com origens em espectros ideológicos  como Esquerda ou Direita, a pré-candidatura do médico representa um divisor de águas na realidade política do Maranhão. É a primeira vez na história do estado que a região Sul ganha espaço no  debate eleitoral majoritário que fora nos últimos oito anos delineado a partir da capital São Luís, onde os grupos, geralmente divididos entre oligarquistas, neosarneyzistas-dinistas, e pseudo oposição ligados a partidos como PDT, PT e PCdoB, se fizeram ouvir na ânsia absoluta de chegar ao comando do  Palácio dos Leões.

Agora a briga é para que a base do atual governador, Flávio Dino, consiga a vitória de seus quadros nas Proporcionais, fortalecendo-se a partir de   2022, com vagas preenchidas também no Legislativo. Daqui a exatos 16 meses, quando ocorre o mais disputado escrutínio para o Palácio,  Câmara Federal e Alema das últimas duas eleições, o grupo supostamente comandado por Dino tentará esmagar seus adversários, visando derrotá-los a qualquer custo em táticas de  jogo sujo já conhecidas  dos maranhenses.

No entanto, na contramão desse cenário, em face de um terreno que o Governo pretendia há 11  meses manter linear e  uniforme, a pré-candidatura de Lahesio Bonfim impõe incertezas ao projeto de Poder governista. Inicialmente considerado um outsider,  o prefeito mostra, nos dias atuais, um discurso que fora subestimado pelos incautos: Bonfim  tem essência, originalidade e é o único postulante da disputa capaz de abrir um novo caminho político no Maranhão. Sob essa certeza, as adesões a Lahesio  crescem em ritmo vertiginoso a cada dia. Para os que sonhavam com uma terceira via nos  217 municípios assombrados pelos continuísmo,  além da Grande São Luís, Lahesio Bonfim representa essa aspiração.

Maranhão do Sul na berlinda- Como que num fôlego de ares frescos, renovados, o Maranhão do Sul se tornou  a bola da vez nas conjecturas de 2022. Não porque  grandes e pequenos  movimentos sociais  já se organizam em torno da pré-candidatura do prefeito ao Governo, mas, sobretudo porque setores e segmentos da região- relegados por anos a um desdenhoso e sólido segundo plano, para lançar mão de uma expressão popular- como Empresariado, Micro e Pequenos Empreendedores, Terceiro Setor, o mundo rural tão consistente naquelas bandas, além das gentes simples de localidades longínquas veem na pré-candidatura de Bonfim  um coro uníssono em prol de  demandas históricas nunca antes atendidas. A feição de porta-voz desses pleitos tem contextualizado  Lahesio no centro de uma agenda cheia. São encontros, reuniões e visitas que não cessam. Convites, dos óbvios aos mais  inusitados, o pré-candidato debate e discute um Maranhão que para muitos não existia.

Mas que agora passa a existir.

Um comentário:

  1. SARNEYSISTA O MESMO TA SURFANDO SO NESSA ONDA DO OPORTUNISMO COMO ROBERTO ROCHA SURFOU EM FLAVIO DINA TO FORA

    CASTRO FILHO(PALMEIRANDIA)

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB