quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Pleito da sucessão será o mais disputado da história política do estado

A Região Metropolitana da Grande São Luís, localizada  no  Golfão Maranhense, será decisiva para a vitória daquele governará o Maranhão na era  pós-Dino

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Composta pelas cidades de São José de Ribamar, Bacabeira, Paço do Lumiar, Alcântara, Raposa, Icatu, Rosário,  São Luís, Axixá, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino e  Santa Rita, a  Região Metropolitana da Grande São Luís(RMGSL) será determinante à vitória daquele que sucederá o governador do Maranhão, Flávio Dino(PCdoB) na eleição de 2022.

Integrada pelo conjunto de suas potencialidades e por uma sólida identidade cultural, comercial e portentoso território, a RMGSL deve chegar ao pleito com quase 2 milhões de habitantes. O eleitorado apto a votar dentro desse montante corresponde a um estrato social que há muito exige de seus  gestores maior reconhecimento às cidades da região.

2022 'PEGANDO FOGO' Eleição para o Governo do Estado pode  ser marcada pela união das cidades da RMGSL; prefeito  de Santa Rita, Hilton Gonçalo deve disparar como principal articulador da região.   

Eleito em Santa Rita pela quarta vez, o médico Hilton Gonçalo de Sousa, o Dr. Gonçalo, vem representando uma referência entre os demais prefeitos da RMGSL. No  pleito de 2020 ele se destacou como exímio articulador político atuando junto às candidaturas do seu grupo e ainda se sobressaindo por estabelecer o diálogo entre candidatos de diferentes  regiões do estado. Fernanda Gonçalo em Bacabeira; Coroba em Itapecuru-Mirim; Júnior do Posto em São Domingos do Azeitão; Edílson da Alvorada, em Palmeirândia; Domingas Cabral em Mirador e Daniel Castro em Nova Iorque, Hilton Gonçalo viu de perto a vitória de um conglomerado  de gestores ligados a ele. Todos passam administrar os municípios nos quais foram eleitos a partir de janeiro.

Credenciado, naturalmente, a partir de agora, a um papel de protagonismo na eleição vindoura, Hilton Gonçalo tem sobre si a responsabilidade de ir de encontro a  uma polêmica aparentemente antiga de que a Região Metropolitana estaria enclausurada em si mesma. Analistas da realidade sociopolítica maranhense já veem como premente o enquadramento da RMGSL no debate de 2022. Tanto pela força popular que as 13 cidades  detém sob a perspectiva eleitoral quanto pela  necessidade de um plano econômico para a região estratégica.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB