sexta-feira, 6 de setembro de 2019
Enquanto a esquerda chama o novo
PGR de incapaz, rechaça seu currículo e critica o desprezo à lista tríplice, a
direita puxa detalhes da vida de Augusto Aras para acusá-lo de esquerdista
Antônio Augusto Brandão de Aras foi o nome escolhido por Jair Bolsonaro (PSL) para a Procuradoria Geral da República (PGR). Pela primeira vez desde o 1º mandato do ex-presidente FHC, o nome escolhido sequer integra a lista tríplice do Ministério Público Federal.
O desprezo à lista tríplice representa um ataque à autonomia do Ministério Público e um sinal de que o novo PGR deverá ter um papel de engavetador geral da república. Ou seja, estará lá para servir ao rei (Bolsonaro).
Cabe ao procurador-geral da República chefiar o Ministério Público da União por dois anos. O MPU abrange os ministérios públicos Federal, do Trabalho, Militar, do Distrito Federal e Territórios.
O procurador-geral tem a função de representar o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF) e, às vezes, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também desempenha a função de procurador-geral eleitoral.
![]() |
Augusto Aras: Enquanto a esquerda o chama de incapaz, a direita puxa detalhes. |
No STF, o procurador-geral tem, entre outras prerrogativas, a função de propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações penais públicas.
Cabe ao procurador-geral, também, pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias nesses casos.
Esquerdista?
A indicação de Aras ao cargo de procurador-geral da República irritou apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que veem em Aras proximidade com a esquerda, leniência com a corrupção e distância da Lava Jato.
Leandro Ruschel, um dos principais influenciadores bolsonaristas, com mais de 300 mil seguidores no Twitter, escreveu que a indicação “pode ser um ato de suicídio político de Bolsonaro.” Ele ainda comentou: “nunca vi tanta gente afirmando que estava encerrando o seu apoio ao presidente”. Na enquete que Ruschel realizou com seus seguidores, dos 6.973 votos, 89% foram contra a indicação.
O Movimento Vem Pra Rua, que já convocou manifestações de apoio ao presidente, também demonstrou insatisfação com a escolha. A página do movimento compartilhou uma imagem onde se lê, em letras maiúsculas: “Decepção! Com diversos nomes melhores, Bolsonaro resolveu escolher Augusto Aras para a PGR. Lamentamos a escolha do presidente”. O Vem Para Rua também realizou enquete com seus seguidores para saber se concordavam com a indicação.
O procurador da República no Rio Grande do Norte Fernando Rocha tratou com displicência o cargo de subprocurador ocupado por Aras e o tratou por “advogado”. Segundo Rocha, “para quem um dia acreditou que esse governo tinha algum compromisso com o combate à corrupção, com a independência do MP, com a Lava Jato, o momento é de reconhecer o grande equívoco”.
Já o procurador da República em Minas Gerais, Wesley Miranda Alves, disse que se Aras tivesse ocupado o cargo de PGR em 2014, e se os arts. 27 e 31 da lei de abuso tivessem sido “sancionados pelo Presidente da República” naquela época, “não teríamos #LavaJato.”
Parlamentares também comentaram a indicação. O deputado federal petista Paulo Teixeira afirmou que a indicação humilha o Ministério Público Federal, uma vez que Aras não estava na lista tríplice elaborada pelo órgão. “Uma lição nos procuradores da Lava Jato, que fizeram campanha para Bolsonaro e receberam de volta tal humilhação”, disse.
Aliado de primeira hora do bolsonarismo, o deputado estadual Arthur do Val (DEM-SP) também engrossou o caldo das críticas contra o presidente da República. “Augusto Aras falava presidenta, disse que Che Guevara ousou sonhar e deu festa para a cúpula do PT. Esse é o cara que Bolsonaro escolheu para a PGR”, afirmou.
Retrocesso
Primeiro colocado na lista tríplice deste ano para procurador-geral da República, o procurador Mário Bonsaglia afirmou que o “sentimento hoje no Ministério Público Federal é de muita tristeza com a desconsideração” da eleição interna do órgão pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segunda colocada na lista tríplice, a procuradora Luiza Frischeisen disse que “todos os atos de Augusto Aras serão observados, especialmente os que ele fará perante o Supremo Tribunal Federal (STF)”. Na avaliação dela, a escolha de Aras foi a forma encontrada por Bolsonaro de “se aproximar da plataforma que ele considera importante”.
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da Republica (ANPR), Fábio George Cruz da Nóbrega, avalia que a nomeação de Augusto Aras para a PGR — sem concorrer à lista tríplice — é o maior retrocesso democrático e institucional para o Ministério Público Federal (MPF) nos últimos 20 anos.
Biografia
Augusto Aras, 60 anos, nascido em Salvador, é subprocurador-geral da República, especializado nas áreas de direito público e direito econômico. Para ser confirmado no cargo, ele ainda depende de aprovação do Senado.
Aras é doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (2000); graduado bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1981). Atualmente é professor da Universidade de Brasília (UnB).
PRAGMATISMO
EDIÇÃO DE ANB
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Postagens mais visitadas
-
Um dos nomes de peso da política local, Jô Viana é um dos líderes que engrossa o caldeirão de adesões POR FERNANDO ATALLAIA EDITOR DE EL...
-
MENSAGEM DE REFLEXÃO PARA O NOVO ANO! ''NÃO TEMAS, POIS EU SOU CONTIGO; NÃO TE ASSOMBRES, POIS EU SOU O TEU DEUS; EU TE FORTALECER...
-
Rádio localizada em São José de Ribamar chegou para ficar no imaginário do ouvinte maranhense POR FERNANDO ATALLAIA EDITOR DE BALNEÁRIA...
-
A gravação que conta com pouco mais de 10 minutos foi publicada no... Além de ser um ponto turístico bastante visitado, os Lençóis Maranhe...
-
Conceituado jornalista brasileiro deu destaque para a poesia do editor de ANB Online no Jornal GGN, de alcance nacional Luis Nassif pub...
-
Numa teia de invencionices e grossas mentiras em meio às conhecidas factoidianas comunistas, presidente interveio mostrando preocupação com ...
-
POESIA SEMPRE! Leia o poema ‘Se’ da obra inédita Horizontes Fustigados de autoria do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia ...
-
A cantora falou sobre sua carreira musical ao... TODO ENFIADO? Novos tempos! Recentemente, a cantora Valesca Popozuda falou sobre sua ca...
-
Tudo teria começado depois que a cantora foi se apresentar em uma... Tudo teria começado depois que a cantora foi se apresentar em u...
-
Um dos autores da Proposta, Deputado Pastor Gil defende rédeas ao niilismo POR FERNANDO ATALLAIA EDITOR DE BSB DA AGÊNCIA BALUARTE ata...
Pesquisar em ANB
Nº de visitas
Central de Atendimento
FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE
Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com
atallaia.baluarte@hotmail.com
Sua participação é imprescindível!
Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com
atallaia.baluarte@hotmail.com
Sua participação é imprescindível!
Nossos Seguidores
Parceiros ANB
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Produção desativadaHá 5 anos
-
0 comentários:
Postar um comentário