terça-feira, 9 de julho de 2019
Munícipes seguem na expectativa daquela que vem sendo considerada a mais histórica eleição da Balneária
Cidade vivencia   uma abertura política nunca antes sentida nas quatro regiões

POR  FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

São José de Ribamar, através dos anos, foi construindo uma verdadeira indiferença à polarização dos únicos dois candidatos ao Executivo municipal que ao longo de quase duas décadas travaram as principais disputas na cidade: Fernando Moura da Silva e Júlio Matos.
Resultado de imagem para marco aurelio ferreira  sao jose de ribamar
Embalados por uma onda de descontentamento que vai do Moropoia ao Jardim Tropical, os...
Até bem pouco tempo ainda havia por parte de grupos políticos e segmentos a esperança de que essa dualidade entre ambos fosse preservada por aqueles que insistiam em manter o município sob o julgo do obscurantismo. A cidade se escancarou: hoje, a menos de 14 meses do pleito de 2020, mais da metade dos 230 mil ribamarenses que povoa as quatro regiões do vasto município se apropriou de um sentimento de mudança que vem refletindo  na participação social direta, apontando para a  necessidade de alternância. Há uma enxurrada de pré-candidatos a vereador; cerca de seis  pré-candidatos a prefeito além do atual gestor.

O clima politico na Balneária esquentou as turbinas. Embalados por uma onda de descontentamento que vai do Moropoia ao Jardim Tropical, os ribamarenses querem pela primeira vez na  história da  terceira maior cidade do Maranhão, fazer parte do jogo, entrar na disputa.  Essa intervenção se deve a dois motivos: a Prefeitura municipal se apequenou diante das demandas sociais das populações da cidade; o prefeito não readequou o sistema público de gestão a essas demandas.

Novos nomes- suprindo a carência da representatividade pública na Balneária, a lacuna deixada pelo Executivo deu espaço, voz e vez a nomes que, atualmente, configuram-se alternativa ao abandono instalado. Em sua maioria advindos do campo politico,  pré-candidatos como Edson Júnior, Nonato Lima, Marco Aurélio Ferreira, Júnior Lago, Osvaldo  Brandão e Jota Pinto  se consolidam, paulatinamente, junto à opinião pública local. Este último à frente numa já perceptível polarização com Eudes Sampaio, o prefeito que vai à reeleição representando Fernando Moura.

Edson Junior candidato número 15 pelo PMDB, concorre ao cargo de vice-prefeito, São José de Ribamar/MA
Essa intervenção se deve a dois motivos: a..
Essa configuração emblemática, repleta de nuances inesperadas  e oscilações num ambiente cada vez mais pulverizado deixou a nomes improváveis como Edmar Cutrim e Manoel Albertin(presidente vitalício da Câmara Municipal) a porta aberta para instaurarem, à guisa de especulação, um certo ar de presença. Ambos aproveitam para auto afirmarem  pré-candidatura.

O fato é que desse bojo, possivelmente, apenas quatro postulantes serão de fato candidatos em 2020, o que não esvaece a torcida emocionada dos ribamarenses por aquele  que melhor projeto tiver  para a cidade.   

Pleito democrático e juventude- Um fato  vem  chamando atenção dos analistas políticos da Balneária: a deflagração de um novo eleitorado, que vem provocando o debate público no município nos últimos 12 meses. Constituído de jovens ativistas sociais, universitários e lideranças desconhecidas,  as ‘vozes anônimas’ que ganharam as ruas das  137 comunidades da Balneária nesse período, quer seja em aparições ostensivas nas muitas manifestações ocorridas, quer seja nas redes já é um elemento determinante na corrida eleitoral.

Esse novo público guarda consigo as mesmas aspirações de dois pré-candidatos a prefeito consistentes em seus projetos e com ambos vem afinando as similaridades.
Resultado de imagem para EDSON JUNIOR SAO JOSE DE RIBAMAR
Mas essa  discussão é apenas  o inicio de um...
Filtrando as carências do município a partir de uma óptica antenada com a configuração política nacional, os jovens ribamarenses pertencentes a  ala engajada  tentam cruzar informações, modelos de gestão e condutas políticas de outras administrações com a de São José de Ribamar. Segundo eles, a constatação é obvia: a Balneária urge por um novo conceito de gestão a ser implementado a partir de janeiro de 2021.

Mas essa  discussão é apenas  o inicio de um ganho estrutural já contabilizado no município: em face de mentalidades afuniladas pela politicalha de políticos aproveitadores, os ribamarenses reagem e começam a dizer Não àqueles que por anos os mantiveram sob as rédeas das migalhas.

A sede de democracia e justiça social dará o tom da disputa.

4 comentários:

  1. De acordo meu caro parabens mas nessa eleição quem é de direita e esquerda quem defende bozo ou lula livre qual canddato tem bandeira politica declarada jota pinto é sarneysista o advogado é flávio ficam as perguntas até pq fernando eleição sem ideologia vai ser merda

    hugo direita ribamarense

    ResponderExcluir
  2. Ainda vai ter novidade, o professor João de Deus vai entrar nessa disputa

    ResponderExcluir
  3. Marlene monroe não vai ser a vice fernando o ditador já mandou chamar ela e cortou a mesma ja tao conversando é com nonato isso é uma vergonha

    leany do parque vitoria

    ResponderExcluir
  4. Riba Vem Ai 2020 To Nessa Vitoria, Leane da Tamer 2

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB