domingo, 4 de março de 2018
Nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças descarta a existência de um surto de meningite no município de São Luís. 

Houve a confirmação da doença, com evolução para óbito, em dois casos, nos dias 27 de fevereiro e 3 de março deste ano, sem qualquer tipo de vínculo entre si. 


A confirmação dos dois casos foi feita pela equipe médica dos hospitais (confirmação clínica compatível ), com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de petéquias (meningococcemia).

Resultado de imagem para SES MARANHAO

A SES esclarece que os hospitais, pertencentes à rede privada da saúde, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial. 

A Secretaria reforça que as famílias e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliadas e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde. 


Por fim, a SES informa que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis, estando atenta às notificações, apoiando e executando ações de prevenção e controle, como neste caso, atuando junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB