sexta-feira, 16 de março de 2018

Flávio Dino visita HTO neste sábado (17); unidade realizou mais de mil cirurgias em 5 meses


Com a inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, em 10 de outubro de 2017, o Governo do Maranhão ampliou a assistência especializada no estado. Foram 1.033 cirurgias em apenas cinco meses, encerrando décadas de déficit de atendimento na área. Neste sábado (17), o governador Flávio Dino, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, vista a unidade.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou à população atendimento de alta complexidade e uma estrutura com 44 leitos – dez deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) –, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.

Antes, o atendimento em ortopedia era realizado no Hospital de Câncer do Maranhão com uma média mensal de apenas 30 procedimentos cirúrgicos. Hoje, essa capacidade foi ampliada, com a estrutura física e de pessoal ofertada na primeira unidade do estado em referência em trauma e ortopedia, em São Luís.

Flávio Dino visita HTO neste sábado; unidade realizou mais de mil cirurgias em 5 meses

 
A unidade da Secretaria de Estado da Saúde conta com médicos especialistas em ortopedia e traumas e oferece para a população cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria. Além disso, oferta atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (radiologia, tomografia) e eletrocardiografia.

Estrutura

Referência em alta complexidade e com procedimentos que vão de cirurgias a consultas e exames preparatórios, além das sessões de fisioterapia e procedimentos de enfermagem do pós-cirúrgico, o ritmo do hospital foi pensado para reduzir também o sofrimento dos pacientes. Mais de 300 profissionais compõem o corpo técnico do HTO. Desses, 45 são médicos ortopedistas, parte dos quais tem qualificação internacional. A unidade possui 44 leitos, sendo 34 de enfermaria e 10 de UTI.
O sistema de funcionamento do HTO é conhecido como “portas fechadas”, ou seja, os pacientes precisam ser encaminhados por outras unidades de saúde do estado para serem acolhidos na unidade de traumatologia e ortopedia.

SERVIÇO
  O QUÊ? Governador Flávio Dino visita Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão neste sábado (17); unidade realizou mais de mil cirurgias em 5 meses;

QUANDO? Neste sábado (17), às 8h30;

ONDE? Rua Barão de Grajaú, Jardim Eldorado – Turu.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB