quarta-feira, 21 de julho de 2021

Esforço do prefeito municipal em valorizar as comunidades Quilombolas do munícipio destoa do descaso que em outros cidades do estado é sentido

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Na contramão do descaso sentido em outras cidades do estado, o prefeito de Icatu, Walace Azevedo(Republicanos), incita o debate pela valorização das comunidades Quilombolas, buscando investimentos, parcerias e aquisições que vem contemplando as famílias locais de  remanescentes. 

No Maranhão, onde há 112 comunidades certificadas, equilibrar tradição e  avanço da urbanidade entre os Quilombolas tem sido um desafio aos 217 prefeitos que em sua maioria ainda ignora o fato de que é necessário manter a cultura das populações ancestrais como obrigatória. 

MARANHÃO QUILOMBOLA O prefeito Walace Azevedo: vestindo  a camisa das comunidades Quilombolas de Icatu, sua gestão é exemplo de valorização das populações ancestrais.  

Em Icatu, no entanto, a gestão municipal tem estabelecido  constante diálogo em torno da preservação de valores históricos e culturais dos Quilombolas com o olhar voltado para implementação de projetos. A  consolidação da dignidade dessas populações é uma das prioridades. Como você vê no link abaixo: 

https://www.facebook.com/walaceazevedooficial/videos/515144989821746

Em tom esfuziante, prefeito e  auxiliares  há sete meses se debruçam sobre os pleitos dos Quilombolas de Icatu. Com atitude e ações pragmáticas, discursos inoperantes e vazios não tem vez num posicionamento que vislumbra o pleno exercício das potencialidades das comunidades, anteriormente abandonadas nas duas regiões da cidade. 

''Me reuni com o Secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson de Souza e os representantes Quilombolas de Icatu. A reunião foi para tratar dos benefícios do Governo do Estado para a comunidade Quilombola de Icatu, incluindo estradas, equipamentos e ações, através da assinatura de um termo de cooperação'', explica Walace Azevedo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB