segunda-feira, 3 de junho de 2019
MARANHÃO DE ENCANTOS E MAGIAS, RIBAMAR DE MAGIAS E ENCANTOS

Por Rômulo Brandão

Nosso Maranhão, rico em cultura popular, ainda é desconhecido nacionalmente não se sabe o porquê. E nossa Ribamar, riquíssima dentro do estado, é esquecida pelo mesmo ícone do desconhecimento em nível estadual.  
Hoje temos representatividade nos diversos campos culturais – poesia, música, representações folclóricas e, mais fortemente, a cultura religiosa, onde somos verdadeiramente reconhecidos. Porém, a cultura ribamarense precisa ter seu prestígio considerado dentro de um estado rico em tradições como o nosso. 

A cultura e o turismo são dois vetores que miram a mesma direção. Vemos o esforço do governo do estado em vender o turismo para o mundo com a vertente cultural preponderando em épocas específicas como São João e carnaval, além de divulgar muito bem nosso litoral oriental, onde se encontram os Lençóis Maranhenses. Contudo, observamos pontualmente que São Luís é o portal de entrada para o Maranhão, e nós como vizinhos da capital, não estamos sendo vistos por quem vem apreciar os atrativos maranhenses. 
Resultado de imagem para romulo brandao sao jose de ribamar
O pré-candidato a Vereador de São José de Ribamar, Rômulo Brandão em artigo: ''A inclusão de Ribamar no plano de atração de novos empreendimentos como os da rede hoteleira poderia ser um caminho inicial para expandirmos o turismo com a consequente expansão da divulgação da cultura ribamarense''.   
Nossa cultura popular é tão forte quanto a da capital, e em alguns aspectos, é até superior. A título de curiosidade, São Luís é conhecida como capital brasileira do reggae, mas hoje, a maior quantidade de salões de reggae do Maranhão encontra-se em nosso município. São José de Ribamar, é a capital maranhense de reggae!  Até no futebol, as mais tradicionais equipes da capital possuem suas sedes em Ribamar. Temos uma escola de música que produz artistas ribamarenses todos os anos, temos o reconhecimento dessa nação de músicos, mas precisamos efetivamente que o Maranhão saiba que aqui em Ribamar temos muito a oferecer no campo cultural. 

Não quero aqui citar nomes dos nossos valores culturais, eu poderia acabar por ser injusto ao não me recordar de um ou de outro, mas sabemos dos valores que aqui temos: cantores, atores, grupos folclóricos, poetas, escritores, agremiações juninas e carnavalescas, animadores, promotores de eventos, jornalistas com produções esplendorosas e muitos outros. 

Temos que pensar em uma Ribamar não só pegando carona no espaço cultural de São Luís. Temos que pensar na expansão de nossos espaços, mostrar a nossa cara, mostrar nossa hospitalidade. A inclusão de Ribamar no plano de atração de novos empreendimentos como os da rede hoteleira poderia ser um caminho inicial para expandirmos o turismo com a consequente expansão da divulgação da cultura ribamarense.  

Rômulo Brandão é pré-candidato a Vereador de São José de Ribamar para as eleições de 2020, sommelier, articulista da área da Educação e um dos mais importantes quadros do PMB da Balneária. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB