sábado, 13 de abril de 2019
Os dois pré-candidatos avançaram nas últimas três semanas em seus respectivos projetos 
Um dos coordenadores da pré-candidatura de Nonato Lima, o vereador Negão falou a Agencia Baluarte
Eudes Sampaio, por sua vez,  recorreu à apelo coletivo

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE 

De um lado, parte da população  ribamarense desconfia que a pré-candidatura do vereador Nonato Lima(PDT),  a Prefeito nada mais é que a forma encontrada por nove parlamentares para participação no processo politico-eleitoral de 2020, onde Nonato estaria tentando ganhar relevância para pleitear a vaga de Vice em chapa que alcance maior viabilidade, não importando se oposicionista ou governista. No entanto, o coordenador do projeto político de Lima, vereador Negão(PDT), afirma   que Nonato  irá até o último momento na empreitada ao Executivo como protagonista. 

‘’Nonato Lima é o nosso pré-candidato  ao Executivo ribamarense. Estamos trabalhando o projeto político nesse sentido. Não há isso de querer se valorizar para barganhar lá na frente. Vamos até o fim’’, afirma Negão.
Resultado de imagem para eudes sampaio
Eudes Sampaio vai  ao encontro de apelo coletivo dos ribamarenses: ataque ao Desemprego como ‘frente prioritária’.
Nas últimas três semanas, o projeto político dos vereadores cresceu diante das movimentações do atual prefeito Eudes Sampaio(PTB),  que vai à reeleição daqui a 18 meses. Sampaio tenta formatar o projeto em torno de apelos populares em evidência na Balneária, como o do  enfrentamento do Desemprego. Ele, inclusive, esteve há dois dias, em atividade da Prefeitura realizada nesse sentido. As ações da Prefeitura ainda são tímidas e não alcançam as quatro regiões do município. 

Tanto Nonato Lima quanto Eudes Sampaio tem em comum o desgaste natural que,  ao longo dos últimos 15 anos,  pontuam suas atuações: ambos participaram de todos os governos que hoje execram. Com exceção de Sampaio que mantém  o slogan da Reconstrução, sem notar que é justamente esse discurso que travará a popularidade de sua pré-candidatura. Já Lima tenta incutir no eleitorado a saturada ‘pregação’ da ribamarensidade(‘’ribamarense vota é em ribamarense’’)  e se aproveita da  desistência e do  estelionato eleitoral  aplicado por Fernando Moura da Silva na terceira maior cidade do Maranhão, mas não avança. Como vereador decano da Câmara, Lima  não consegue explicar porque a Casa fere a Lei de Transparência há quase uma década, evitando atualizar o Portal da Transparência, com dados orçamentários referentes aos gastos dos vereadores. 
Resultado de imagem para vereador negao
O coordenador da pré-candidatura Nonato Lima Prefeito, vereador Negão: ‘’Nonato Lima é o nosso pré-candidato  ao Executivo ribamarense. Estamos trabalhando o projeto político nesse sentido. Não há isso de querer se valorizar para barganhar lá na frente. Vamos até o fim’’.
Esses gargalos, porém, não tem representado entrave para que, aos trancos e barrancos, Nonato e Sampaio continuem a levar suas pré-candidaturas ao escrutínio das comunidades locais. Lima esteve no Itapiracó esta semana. Eudes comemorou entrevista a uma rádio, onde ovacionou Fernando Moura como seu mentor político-administrativo. O agora prefeito esqueceu-se de responder por que Moura da Silva  abandonou a Reconstrução, deixando sob sua responsabilidade a revolta popular. 

Dando prosseguimento à narrativa barrista, Negão acredita que o advogado Edson Junior seria um nome a compor num futuro próximo com o bloco dos vereadores. ‘’Não descartarmos uma conversa com o grupo do Edson (Júnior). Ele é ribamarense e tem muitos  pontos em comum com o nosso projeto. Creio que daria muito certo’’, pontua Negão que não acredita que os demais pré-candidatos decolem na predileção dos ribamarenses. ‘’Muito difícil essas   outras pré-candidaturas ganharem espaço, difícil de decolar’’, ressalta. 
Resultado de imagem para nonato lima sao jose de ribamar
Nonato( à esquerda) visitou o Itapiracó há dois dias: pré-candidatura entre gargalos, mas seguindo.
Ainda que busquem polarizar com o governo, os parlamentares  estão atentos à mudança de percepção dos ribamarenses do fenômeno político e sabem que os grupos independentes vem ganhando cada vez mais voz no município. Por fora, correm contra o tempo o empresário Júnior Lago, o conselheiro do TCE, Edmar Cutrim,  a professora Alzenir Coelho e mais dois pré-candidatos a serem lançados até julho. A Balneária dos dias atuais é outra e já não se enquadra às  velhas táticas eleitoreiras do ‘’tudo combinado lá em cima’’. Recentemente, um pré-candidato tentou ‘ganhar’ um diretório local na Estadual, mas não foi bem sucedido.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB