quinta-feira, 14 de março de 2019
Coluna do Fernando Atallaia

POR FERNANDO ATALLAIA 
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com

Queda de neoditadura de Fernando Moura da Silva  abre brecha para sucessor democrata 

Dos 18 possíveis postulantes ao cargo de Prefeito de São José de Ribamar para as eleições de 2020, apenas sete, até agora,  mostram disposição para disputar a cadeira deixada pelo renunciante Fernando Moura da Silva. 

Ainda com a ‘máquina não mão’, a pífia representatividade de Moura, personificada nas figuras de Eudes Sampaio e mais três secretários, será recrudescida  pelo próprio Fernando que não abdicará do poder na Balneária.
Resultado de imagem para edson jr sao jose de ribamar
O prefeito renunciante Fernando Moura da Silva: brecha para sucessor democrata.
A desistência de Fernando Moura da Silva se dá num momento estratégico, onde ele, ciente do desgaste, sabe que ainda tem 17 meses para ‘fazer’ um sucessor do regime diante de quatro dos principais nomes da oposição. 

A queda da neoditadura de Moura, legitimada pela fuga do prefeito do município, tem características de asilo administrativo, mas não político: ele continuará a comandar a Prefeitura através de seus poucos súditos, entre estes aquele que agora passa ocupar o seu lugar. 

Aliança Ribamarense se prepara para lançamento de pré-candidatura oficial 
    
O criador da Aliança Ribamarense-AR, Jota Pinto, em contato com a imprensa, anunciou para este mês encontro que avalizará pré-candidatura única ao Executivo ribamarense. O diferencial do evento, segundo Pinto, é que os demais pré-candidatos do Movimento declararão apoio a um nome de consenso que será, a partir de então, o pré-candidato oficial da Aliança.
Jota Pinto: anúncio de pré-candidatura oficial este mês.
Ainda segundo Jota, o Movimento segue unido, em constante evolução e notável crescimento. Ele dirimiu especulações sobre possíveis  rompimentos no seio da AR. 

‘’Este mês, iremos anunciar a pré-candidatura oficial, de consenso de todos ,   para as eleições de 2020 em São José de Ribamar. Estamos trabalhando em toda cidade dia e noite. Seguimos unidos, sem nenhuma possibilidade de rompimento por parte de nossos membros’’, afirmou. 

Renúncia de Fernando Moura revela descompromisso do ex-prefeito com a cidade, apontam analistas 

Segundo analistas da realidade ribamarense, a mensagem que a renúncia do prefeito Fernando Moura da Silva deixa aos mais de 200 mil munícipes é a de que ele ‘usou’ a cidade, ao longo dos anos,  para catapultar a própria trajetória política.

Resultado de imagem para sao jose de ribamar
Renúncia de Fernando Moura revela descompromisso do ex-prefeito com a cidade, apontam analistas. 
‘’Ele(referindo-se à Fernando Moura da Silva) já vem com essa lógica desde 2005. Fica claro que usou  São José de Ribamar para fazer crescer sua sua  carreira política pessoal, ficando na  cidade quando lhe é conivente e saindo dela quando não lhe é mais’’, apontou um cientista político residente na região Limítrofes. 

O fato é que ,   afora a análise especializada, a decisão do prefeito descravou da história de Fernando Moura sua fixação pelo oportunismo eleitoreiro, lançando por terra, em definitivo, o slogan criado por ele de que reconstruiria a cidade.

 ''Analisando o comportamento dele e a forma como  trata a coisa pública, chega-se à conclusão de que o verdadeiro compromisso do prefeito Fernando sempre foi  consigo mesmo'', asseverou um dos mais destacados professores universitários da Balneária. 

Em meio a protestos, artistas ribamarenses pedem saída de Edson Calixto da Secretaria de Cultura 

Em meio a uma onda de protestos nas redes, começa a ficar temerária a permanência do secretário de Cultura de São José de Ribamar, Edson Calixto, na pasta. Não é de hoje que a classe artística  ribamarense pede a saída de Calixto do cargo. 

Secretário de Turismo de Ribamar diz que obra do Governo é fundamental para o incremento do turismo na cidade. (Foto Orcenil Júnior)
O secretário de Cultura, Edson Calixto vem enfrentando protestos de artistas  que pedem sua saída.
Espécie de secretário vitalício da área, Edson Calixto não conseguiu dá novo conceito à Secretaria que dirige há anos. Ele também é alvo do Ministério Público em ações de improbidade. Mas o que vem incomodando os artistas locais é o fato de a Secretaria operar apenas como mera produtora de eventos, organizando datas festivas e nada mais. 

Três representantes do segmento cultural da terceira maior cidade do Maranhão são cotados para assumir a pasta.

Marco Aurélio Ferreira anuncia encontro de pré-candidatura  para maio

O fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar e pré-candidato a Prefeito da Balneária, Marco Aurélio Ferreira, anunciou, em contato com a imprensa, que vai realizar em maio encontro do seu grupo político na Balneária. 

EM MAIO O pré-candidato a Prefeito, Marco Aurélio Ferreira: avaliação de cenários.
Marco Aurélio, que foi um dos responsáveis  pela mudança de mentalidade política na terceira maior cidade do Maranhão, adiantou que o encontro versará sobre   os  cenários existentes para o pleito de 2020 e novos movimentos surgidos na cidade. 

‘’Em maio, faremos um grande encontro do nosso grupo político para avaliar cenários para o pleito de 2020. Será um encontro das lideranças que apoiam nossa pré-candidatura, mas não visa o afastamento do nosso projeto de movimentos políticos que integramos ,  atualmente’’, disse Marco Aurélio , negando possíveis  ilações acerca de prováveis rompimentos. 

Grupo Cutrim quer voltar ao comando do Executivo ribamarense em 2021

O grupo Cutrim, mesmo com a gritante rejeição ainda presente no  município, tenta, a 18 meses do pleito histórico, mudar a narrativa e se tornar viável na disputa pela sucessão em São José de Ribamar. 
Conselheiro Edmar Cutrim
O conselheiro Edmar Cutrim: animado com a possibilidade de ser o próximo prefeito da terceira maior cidade do Maranhão.
O grupo aproveita a cavalar rejeição de Fernando Moura da Silva que conseguiu bater Gil Cutrim quando este era prefeito. Em dois anos, Moura da Silva chega a quase 90% de desaprovação junto ao eleitorado que o elegeu, conforme pesquisa mantida em off. 

Enxergando possibilidades reais de participar da disputa, o nome do conselheiro Edmar Cutrim, vem sendo ventilado como alternativa do grupo. Edmar não se faz de rogado: está animado com o fato e declara nos bastidores intenção de concorrer. Ele tem na manga dois filhos deputados da base aliada do Governo estadual, o que lhe dá escopo para negociar apoios ao projeto. 


Ribamarenses classificam renúncia de Fernando Moura da Silva  como  ‘golpe’ e ‘traição’

O conjunto da população ribamarense, formado pelas regiões Vilas, Zona Rural, Sede e Limítrofes classifica, há três dias,  como ‘golpe’ e ‘traição’ a medida adotada pelo prefeito Fernando Moura da Silva, que não conseguindo superar o desgaste do regime autoritário, renunciou ao cargo. 
Edson Junior candidato número 15 pelo PMDB, concorre ao cargo de vice-prefeito, São José de Ribamar/MA
Pré-candidato a Prefeito, o advogado Edson Júnior é um dos líderes que sustenta tese dos ribamarenses de que renúncia foi 'golpe' e 'traição'.
Nos principais colégios eleitorais da Balneária e redutos super populosos, os ribamarenses acusam Moura da Silva de falta de compromisso com São José de Ribamar e de ter mentido ao anunciar que reconstruiria a cidade. Em confluência com  que analistas pontuaram em nota acima. 

Novos  pré-candidatos buscam consolidar presença 

Maior avalanche de pré-candidatos a Vereador da história ribamarense, centenas de postulantes, oriundos das mais diferentes áreas de atuação, caem em campo nos dias atuais, buscando a consolidação dos projetos políticos. 

Motivados pela acirrada disputa nas majoritárias, os postulantes veem no acréscimo feito pela Câmara de mais quatro vagas, perspectivas positivas de lograrem vitória em 2020.

A corrida eleitoral na terceira maior cidade do Maranhão vem influenciado todo o território maranhense nos últimos dois anos. Por hoje é só, tenham um ótimo fim de semana e que Deus nos abençoe a todos.

5 comentários:

  1. Parabéns,Luís Fernando!
    Penso que agora é que Luís Fernando irá turbinar muito mais a sua carreira política. Agora é fato concreto, que ele aceitou o convite do Governador Flávio Dino,para ser Secretário de Estado,numa Secretaria que está entre as mais importantes do Governo do Estado,senão,a mais importante,pois engloba também as atribuições da Agência Metropolitana.
    Estando ele à frente dessa importante Secretaria,ele vai ter muito mais condições reais de trabalhar no município de São José de Ribamar bem como nos outros municípios da Grande São Luís.
    Além disso,Luís Fernando sairá da condição de ser Prefeito de um município,para fazer o papel de um Super Prefeito,que terá,em vez de um,vários municípios sob a sua gestão,inclusive o município de São Luís, e com um grande diferencial: muitos recursos financeiros à disposição da Secretaria de Projetos Estratégicos, que será administrada por ele,com a supervisão e apoio do Governador FlávioDino.
    É e notório que, capacidade,competência e seriedade,LuísFernando tem de sobra. Pela a sua biografia,não temos nenhuma dúvida que ele é um gestor por excelência.
    Na verdade,o que está acontecendo é que os seus opositores estão com muita ciumeira e inveja,e em razão disso,viviam e vivem torcendo para que a sua administração não tenha êxito. Só que agora vão quebrar a cara,pois Luís Fernando terá á disposição .muitos recursos financeiros,que permitirá fazer muitas obras no município de São José de Ribamar e nos outros municípios da Grande São Luís.
    Parabéns,Luís Fernando! Muito êxito nessa sua nova missão. Só assim você poderá trabalhar muito mais pela reconstrução de São José de Ribamar e dos demais municípios da Região Metropolitana de São Luís.
    Penso também que o Governador Flávio Dino conhece e reconhece a capacidade e a competência de Luís Fernando,sendo essa a razão maior do convite feito pelo Governador a ele,para assumir essa importante Secretaria.
    Acontece que a maioria das obras e serviços públicos que os .municípios da Grande São Luís precisam,só poderão serem viabilizados e implementados,com a concretização e implantação da Região Metropolitana da Grande São Luís. Ocorre que a gestão da Secretária de Projetos Estratégicos,que tem como órgão a Agência Metropolitana da Grande São Luís, não é para qualquer um não. É uma tarefa para poucos. Luís Fernando é um desses poucos técnicos que têm condições de gerir essa importante Secretaria de Estado.
    Ele sairá da Prefeitura de São José de Ribamar para assumir essa importante e relevante Secretaria no Governo Flávio Dino, para poder ter mais condições de fazer projetos e angariar mais recursos para as obras estruturantes que os .municípios da Grande São Luis precisam. Essa será uma maneira inteligente que o Governador Flávio Dino encontrou para implementar as ações da Agência Metropolitana,no sentido de dar celeridade e soluções para obras estruturantes que os municípios da Grande São Luís precisam.
    Luís Fernando será a partir de agora,uma espécie de Superprefeito,e nessa condição,será o mentor de inúmeros projetos que irá beneficiar direta e indiretamente toda a população da Grande São Luís, e assim sendo,o município São José de Ribamar só têm a ganhar com isso.

    Antonio Nicolau

    ResponderExcluir
  2. Essa estoria furada de Brandão forçar Flávio pra levar esse psicopata para um governo que está indo bem pode acabar muito mal.
    Abre o olho Weverton! Sousa Augusto

    ResponderExcluir
  3. Belo presente recebido por teu comparsa Dino, isso mostra que valeu a pena desdenhar e judiar do povo Ribamarense.
    Vcs merecem os políticos que tem.

    Sandro Mendes

    ResponderExcluir
  4. E como ficam os eleitores de Ribamar que acreditaram em Luis Fernando?

    É claro que por conta dessa movimentação feita pelo governador Flávio Dino, tirando Luis Fernando da Prefeitura de São José de Ribamar e levando para a sua equipe de governo, tem um víeis totalmente político, mas ainda muito obscuro.

    A tendência é que Luis Fernando seja peça decisiva para os planos de Flávio Dino em 2020 e principalmente em 2022, quando o comunista almeja disputar a Presidência da República. Em contrapartida, Luis Fernando seria o candidato de Flávio Dino para o Senado em 2022.

    Só que se o comunista não se viabilizar para uma disputa nacional e para não ficar sem mandato, a única saída seria disputar o Senado Federal, roendo o “possível acordo”.

    Entretanto, essas situações são conjecturas, real mesmo é um questionamento que precisa ser feito nesse momento: como ficam os eleitores de São José de Ribamar que votaram e acreditaram em Luis Fernando como prefeito da cidade ???

    É bem verdade que a atual gestão de Luis Fernando é muito, mas muito diferente das duas gestões anteriores. Luis Fernando não conseguia, nem de longe, repetir os seus dois bons governos em São José de Ribamar, mas mesmo assim foi nele que o eleitor depositou sua confiança e o seu voto.
    Nem duvido que Eudes Sampaio faça uma gestão melhor do que a de Luis Fernando, mas como estaria se sentindo o eleitor que foi as urnas em 2016 votar em Luis Fernando ??? Já que além da administração ruim, Luis Fernando ainda abandona o cargo praticamente na metade do seu mandato.

    Só o tempo explicará detalhadamente o interesse de Luis Fernando para tomar essa decisão e o jogo político de Flávio Dino, mas ao que parece a decisão, de certa forma covarde, pode ter sepultado o político Luis Fernando em São José de Ribamar.


    ResponderExcluir
  5. Atalaia meu irmão vem ai um novo GIL deputado federal bem votado com projeto pra tirar ribamar desse atolereiro plantado por esse irresponsável o povo ribamarense não precisava ser enganado por esse sujeito falso siow GIL GLAUBERT e seu EDMAR no peito e no coração
    Atalaia o candidato de gil vai ser edson entrevista o homem siow
    doquinha da sede

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB