sexta-feira, 15 de junho de 2018
Além de participarem da entrega simbólica dos termos de posse, Vinicius Jerônimo Oliveira, Francismar Mappes e Fernando Guilherme Moura tiveram sua primeira experiência na prestação de assistência jurídica à...
 
“Com a presença da Defensoria aqui em meu bairro, depois de muito tempo convivendo com um esgoto estourado na porta de casa, tenho a esperança de que terei essa situação finalmente resolvida”. A afirmação é do autônomo Fernando Campos, 30 anos, um dos beneficiados pela ação social realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), com o apoio do ônibus-escritório da instituição. O atendimento em todas as áreas aconteceu no bairro da Liberdade, na manhã desta sexta-feira (15) e fez parte da programação da posse popular dos defensores públicos recém-ingressos na carreira. Além de participarem da entrega simbólica dos termos de posse, Vinicius Jerônimo Oliveira, Francismar Mappes e Fernando Guilherme Moura tiveram sua primeira experiência na prestação de assistência jurídica à comunidade. 

Ainda durante o evento, em reconhecimento ao trabalho da Defensoria como instituição de poder popular e pela atuação incansável na garantia de direitos dos mais carentes, foram certificados o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o subdefensor-geral Gabriel Furtado Soares, e a diretora da Escola Superior da Defensoria, Isabella Miranda da Silva, primeira mulher a ocupar o cargo na instituição. A iniciativa da certificação partiu da Comunidade Quilombo Urbano.

slide 1
A necessidade de fortalecer a presença da instituição nos espaços sociais e o intercâmbio de conhecimento e saberes entre a Defensoria e a comunidade também foi destacada.
Para o defensor-geral, a homenagem reforça o compromisso da nova gestão com os assistidos, ao garantir ações de fomento à aproximação e à parceria com os cidadãos, os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil. “Não mediremos esforços para deixar a Defensoria cada vez mais perto na comunidade”, destacou o gestor, ressaltando que o evento desta sexta-feira contribuiu com o processo de institucionalização da iniciativa.  

A necessidade de fortalecer a presença da instituição nos espaços sociais e o intercâmbio de conhecimento e saberes entre a Defensoria e a comunidade também foi destacada pela diretora da Esdep, Isabella Miranda, e pela ouvidora-geral da Defensoria, Rosicléia Costa, que estiveram à frente da organização da posse popular e da ação social.


Reiterando a disponibilidade da nova gestão de trabalhar pelas populações vulneráveis, o subdefensor-geral falou da importância de beneficiar os moradores da Liberdade, situada na região considerada como o maior quilombo urbano do país. “Precisamos ter um olhar diferenciado para essas comunidades. Promovendo o acesso aos seus diretos, conseguimos ajudar na redução das desigualdades”, afirmou.  

 
Representando os moradores da Liberdade, o babalorixá Vodunon Airton Gouveia resumiu sua fala em agradecimentos. “A Defensoria está de parabéns pelo empenho em lutar pela transformação da realidade do nosso povo”, ressaltou.

A posse popular e a ação social também contaram com o apoio da equipe da Superintendência de Primeiro Atendimento, do Núcleo Psicossocial e do Núcleo de Defesa do Consumidor, todos da DPE. Ainda conforme a programação, a representante das Mulheres de Matriz Africana, Ana Rosa Silva, leu o texto “Então, você quer ser um defensor público?”, de Carol Brook, defensor público federal do Estado Illinois, nos Estados Unidos. Quem foi à ação social, além de orientações jurídicas, buscou soluções para conflitos em diferentes áreas, como relações de consumo e questões cíveis.          
   

MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA DPE/MA

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB