quinta-feira, 1 de março de 2018

O Governo do Maranhão reuniu, nesta quinta-feira a primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional, com 17 profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia, serviço social, nutrição e...

O Governo do Maranhão reuniu, nesta quinta-feira (1º), a primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional, com 17 profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia, serviço social, nutrição e fisioterapia, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Das vagas, 10 são para Atenção em Oncologia e seis para Atenção em Neonatologia.

Os profissionais de enfermagem, psicologia, farmácia, serviço social, nutrição e fisioterapia serão distribuídos no Hospital de Câncer do Maranhão; e o de Atenção em Neonatologia, no Hospital Infantil Juvêncio Mattos. A turma de residência terá duração de dois anos, em regime de dedicação exclusiva. Os programas foram credenciados e autorizados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

“O Governo vem constantemente fazendo melhorias na saúde pública do estado do Maranhão. Esta é conquista importante, porque conseguimos um aumento do número expressivo de vagas para a residência medica nos últimos três anos, além de ter como pagar uma bolsa para os médicos que vão iniciar sua residência nos hospitais do estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Este ano, o Governo disponibilizou 32 vagas para médicos residentes nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria, urologia, obstetrícia e ginecologista.
 
O valor do “Bolsa Preceptor” será de até R$ 2.000,00 e deverá ser concedida, exclusivamente, aos integrantes designados para atuar como preceptor. Os preceptores serão nomeados pelo secretário de Estado da Saúde e designados pelo coordenador do programa de residência em questão. Já a Bolsa para os Residentes será no valor será de até R$ 3.330,43 e deverá ser concedido, exclusivamente, aos residentes admitidos mediante processo específico de seleção, nos moldes e valores estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o presidente da Comissão de Residência Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde, Leandro Marques da Silva, o programa de Residência Multiprofissional beneficia toda a população usuária dos serviços nessas unidades. 

“O programa tem um grande impacto para o Maranhão e quem ganha é o usuário da rede de saúde. O residente terá oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em uma especialidade, acompanhado por preceptores de relevância, se tornando mais qualificado para o mercado”, destaca Leandro Marques da Silva.

Residência Médica

Este ano, o Governo disponibilizou 32 vagas para médicos residentes nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria, urologia, obstetrícia e ginecologista.

“Os programas representam uma qualificação da saúde, porque no momento em que você tem profissionais qualificados, a população recebe um tratamento, uma saúde com mais qualidade, mais preparo e eficiência”, completou a chefe do programa de Residência Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Cláudia Pinho.

Para a dermatologista, Antônia Dorotheia Rodrigues, esta é uma grande conquista da população e também para os profissionais recém-formados. “Desde que a gente entra na faculdade, a gente vive pensando no momento da residência médica. Então, durante os seis anos, nós estudamos e nos preparamos para sermos profissionais capazes de atender bem nossa população. Este é um momento de realização pessoal. Estou muito feliz com esta nova etapa e este novo caminho a ser seguido”, afirmou.

O médico Diego Henrique vai fazer residência médica do Hospital de Câncer do Maranhão. “Sempre precisamos de mais vagas. Poder contribuir e aprender ao mesmo tempo é uma oportunidade única. A ortopedia sempre foi meu sonho, mesmo antes da medicina e agora vou ter essa possibilidade graças ao Governo do Maranhão”, afirmou.

Os profissionais atuarão no Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Carlos Macieira, Hospital Juvêncio Matos, Hospital Nina Rodrigues, Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias) e Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias).
Residência Multiprofissional
Atenção em Oncologia
Enfermagem – 2 vagas
Psicologia – 2 vagas
Farmácia – 2 vagas
Serviço Social – 2 vagas
Nutrição – 2 vagas
Atenção em Neonatologia

Enfermagem – 2 vagas
Fisioterapia – 2 vagas
Psicologia – 2 vagas-  

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB