domingo, 10 de dezembro de 2017
Artista vinha lutando contra as consequências de um AVC sofrido há dois anos

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

Morreu no último dia 5(terça-feira)  o cantor e compositor Uimar Cavalcante, um dos grandes nomes da música do Maranhão. 

Uimar , que fez história participando de festivais de música popular pelo país afora a partir da década de 80-tendo sido premiado em muitos deles-, lutava contra as consequências de um AVC sofrido há dois anos. 

Resultado de imagem para Morre o cantor uimar cavalcantte
O cantor e compositor Uimar Cavalcante deixará saudades: entusiasta da música de seu estado e um ferrenho defensor dos movimentos culturais.
Autor de clássicos do cancioneiro popular maranhense como ''Navegador do Cometa'' e ''Telha de Vidro'', o compositor participou do memorável Canta Nordeste, tendo como intérprete de uma de suas obras, o cantor Sérgio Brenha. Nos tempos áureos da música local onde artistas da estatura de Cavalcante eram, de fato, valorizados. 

A morte de Uimar causou surpresa nos músicos maranhenses. Muitos deles não sabiam do falecimento repentino do cantor. Ele deixa uma obra estimada em mais de 300 canções e boas lembranças. 

Era um entusiasta da música de seu estado e um ferrenho defensor dos movimentos culturais.

4 comentários:

  1. Apesar de militar na música e na cena artística e cultural do Maranhão há muitos anos somente conheci Uimar Cavalcanti pelo nome. Estive presente no Canta Nordeste - Secção Maranhão, mas acho que ele não estava lá. Mesmo assim faço coro àqueles que o conheceram e lamento a sua morte. Com certeza uma perda bastante relevante para a arte maranhense.

    ResponderExcluir
  2. Uimar Cavalcante sempre deu força e incentivo aos novos talentos que o procurou. Na década de 90 o Grupo Carranca de poesia teve um incentivo muito carinhoso, lamentamos seu falecimento, mas no céu ele estará num bom lugar. Há uns 5 anos ele estava na rua vendendo objetos pra seu sustento, viver de arte tem seus altos e baixos.

    ResponderExcluir
  3. A SECTUR NÃO EMITOU NENHUMA NOTA, FERNANDO?

    CARLOS AUGUSTO-DCE(UFMA)

    ResponderExcluir
  4. A saudade é grande, mas o orgulho também, orgulho de ter compartilhado momentos com uma pessoa tão amável, boa e forte. Orgulho de ter presenciado nesse ser um verdadeiro artista, que trabalhou duro, mas sempre em prol de sua obra, pagando o elevado preço de toda autêntica perseverança. Alguém que dedicou sua vida àquilo que nos faz verdadeiramente humanos, à arte em sua mais envolvente forma: uma vida em prol da música. Pois Uimar foi um verdadeiro poeta, uma vez que falava a simples linguagem da natureza, permanentemente levando a cultura maranhense a diversos lugares e, sem dúvidas, a defendendo ferrenhamente em todos eles. Mas, como nos diz em sua canção “a vida é como telha de vidro: frágil e dura”, e em um mundo insensível os virtuosos sempre vão cedo demais.
    E obrigado ao blog pela sensibilidade em compartilhar notícia tão cara aos artistas maranhenses.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 9164 10 67

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB