quarta-feira, 26 de julho de 2017

“Vivemos em um país de muito otimismo", diz Temer em posse de Sérgio Sá Leitão

Presidente destacou que país começa "a respirar uma nova economia e novos costumes".

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (25) que o país está se transformando depois de uma longa recessão e começa respirar uma nova economia e novos costumes. Em discurso na cerimônia de posse do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, Temer disse ainda que os desafios não deixam seu governo preocupado, mas o “vitalizam”.

“Vivemos em um país de muito otimismo. Temos dificuldades? Claro que as temos. Mas isso é mais ou menos histórico no nosso país... a capacidade extraordinária de recuperação do povo brasileiro, de otimismo, de crença nas nossas instituições. E hoje, especialmente, a absoluta crença em que o país está se transformando depois de uma longa recessão. Começamos a respirar uma nova economia e novos costumes no nosso país”, disse Temer.

Michel Temer cumprimenta Sérgio Sá Leitão, novo ministro da Cultura
Michel Temer cumprimenta Sérgio Sá Leitão, novo ministro da Cultura.
Em seu discurso, Leitão reconheceu que assume em um "momento difícil no país" e disse que é necessário "ressuscitar sonhos". "As condições do país são adversas e estamos começando a sair da maior recessão de nossa história", disse.

O novo ministro disse querer "reconstruir o MinC". "Farei o possível para reduzir custos e aumentar receitas por meio de um choque de gestão. Quero desburocratizar o MinC."

O presidente destacou que era preciso encaminhar o discurso de posse de Sá Leitão aos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira. "Sérgio, eu tenho certeza que você trará ao governo brasileiro, trará ao nosso governo a energia que não nos falta. Que muitas e muitas vezes, eu vejo, presidente Sarney, que as pessoas acham que nós podemos ficar combalidos, constrangidos, inadequados, perturbados, com dificuldades. E ao contrário, estes desafios nos vitalizam e acho que a prova mais clara desta vitalização governamental se revelou no discurso  do Sérgio Sá Leitão, que, entre outras coisas, muito adequadamente reivindicou. Disse: Olha aqui, nós temos uma participação de todos na economia nacional e temos um retorno menor. Depois você vai mandar esse discurso para o Dyogo Oliveira e para o Meirelles".

Temer deu posse a Sérgio Sá Leitão que assume o cargo ocupado interinamente por João Batista de Andrade. Então secretário-executivo do Ministério da Cultura, Andrade assumiu o comando da pasta após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar sua saída.

Antes de ser nomeado pelo presidente para o Ministério da Cultura, Sá Leitão estava no cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Sá Leitão já passou pelo Ministério da Cultura de 2004 a 2006 quando foi chefe de gabinete durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil.

Denúncia

O parecer da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara sobre a denúncia da Procuradoria-geral da República contra Temer tem sua votação prevista para o dia 2 de agosto. Cabe à Câmara autorizar que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê prosseguimento ao processo contra Temer. O presidente é acusado de corrupção passiva, com base nas gravações das conversas com o empresário Joesley Batista, da JBS.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO JB
EDIÇÃO DE ANB ONLINE
Wellington se reúne com aprovados em concurso de Pindaré-Mirim que solicitam realização de audiência pública 

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) se reuniu com uma comissão de aprovados no concurso da cidade de Pindaré-Mirim. A solicitação dos aprovados no concurso é quanto a realização de uma audiência pública com a prefeitura, câmara municipal, judiciário, Ministério Público, defensoria pública, OAB e aprovados, visando a nomeação que, até o presente momento, não foi efetivada pela Prefeitura da cidade.

Wellington se reúne com aprovados em concurso de Pindaré-Mirim que solicitam realização de audiência pública
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) se reuniu com uma comissão de aprovados no concurso da cidade de Pindaré-Mirim. A solicitação dos aprovados no concurso é quanto a...
Sobre a situação, o deputado Wellington, que já tem a defesa dos servidores públicos como uma característica de seu mandato, colocou-se à disposição para intermediar esse diálogo entre aprovados e Prefeitura.
“Temos acompanhado a luta de vários aprovados em concurso público. Infelizmente, é uma triste realidade que ainda predomina em nosso Maranhão: quanto à não convocação dos aprovados e, em compensação, realização de inúmeras contratações temporárias e, em alguns casos, irregulares. Nosso papel é de fiscalizar e, por isso, nós colocamos à disposição para encontrar um meio que solucione o problema", afirmou Wellington.

Campanha marca Dia Internacional da Mulher Negra

#SouNegraE destaca luta em busca de direitos e no combate ao preconceito e à violência.

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) lançou nas redes sociais a campanha #SouNegraE, para lembrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, ontem terça-feira (25). Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,5% das mulheres brasileiras se consideram pretas e pardas.

Resultado de imagem para NEGRAS GOSTOSAS
#SouNegraE destaca luta em busca de direitos e no combate ao preconceito e à violência.
A proposta da campanha é reforçar o valor da luta das mulheres e chamar atenção para as barreiras no enfrentamento à violência, no acesso à saúde, à educação e nos espaços de poder. São 8 cards para as redes sociais com mulheres em destaque por seu papel na sociedade e bonecas que representam conceitos de empoderamento das mulheres negras. 

Saúde

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a mortalidade materna na mulher negra tem aumentado nos últimos anos, ao contrário do observado na média da brasileira. Cerca de 60% dos óbitos maternos registrados no País são de pretas ou pardas. O principal motivo de morte materna entre mulheres negras é a hipertensão, seguida de hemorragia.

Educação

As mulheres têm aumentado a matrícula nos cursos de ensino médio. E as mulheres negras têm acompanhado essa tendência, passando de pouco mais de 700 mil em 2007 para mais de 1,4 milhão em 2013.

Violência

Em 2016, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – recebeu 140 mil relatos de violência. Desse total, 60,53% das vítimas são mulheres declaradas negras (pretas e pardas). O Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), aponta um aumento de 54% em dez anos no número de mortes violentas de mulheres negras, passando de 1.864, em 2003 para 2.875, em 2013.
terça-feira, 25 de julho de 2017
Deputado federal de 1º mandato, Marreca pode estacionar daqui a 13 meses na carreira política
Histórico de corrupção é seu principal obstáculo. 

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

A vitória de Júnior Marreca para a Câmara Federal em 2014 foi uma conquista famigliar. Comemorada entre os seus com vinho caro e champanhe importado não representava naquela eleição a vontade popular, mas obteve êxito devido grossa articulação eleitoreira. Marreca é político profissional no sentido estrito do termo: sabe tirar proveito das benesses do poder em causa própria e havia feito uma campanha, contada aos centavos, em miúdos igualmente contatos. O chamado planejamento de cozinha com direito à participação de um primo na ocasião.
Resultado de imagem para junior marreca
Teve de repaginar. Reinventar-se. Autosuperar-se no jogo bruto da disputa. Foi parar em...
Mas nem tudo são flores no jogo privado da conquista pública e o preço, a conta-gotas, vem sendo cobrado a Júnior que tentará a reeleição em 2018. Acusado de crimes contra o erário e de práticas ilícitas que desviaram milhões da prefeitura de Itapecuru-Mirim, o agora deputado sabe que sua reeleição está ameaçada. Confidencia-se entre os mais chegados  que as possibilidades são mínimas. Tem razão: em Itapecuru , as reclamações do pequeno grupo que tinha na cidade dando conta de seu distanciamento daqueles que o ajudaram a chegar aos ar-condicionados de Brasília, já somam milhares. Marreca é dado a fino trato. Viaja com frequência ao Canadá e países da Europa. Deixou de divulgar em redes sociais os tours. Contrastava com a herança de miséria deixada por sua gestão no município itapecuruense quando prefeito. 


A 13 meses daquela que será a eleição mais disputada da história do Maranhão, Marreca se vê acuado. Perdeu grande parte das lideranças que o apoiaram no seu primeiro voo a BSB e o pior: o eleitorado já migrou para as hostes governistas. O Governo pretende retribuir na mesma moeda campanha feita com entusiasmo por Júnior em apoio contrário a Flávio Dino nas passadas. 

Resultado de imagem para junior marreca
Teve sabor de vitória sobre o sufoco. Ele chorou na comemoração.
A eleição de 2014 foi para Marreca a última esperança após perda de representatividade em Itapecuru. Teve sabor de vitória sobre o sufoco. Ele chorou na comemoração. Era a única saída para continuar no ambiente da politicalha maranhense, de onde tira a manutenção de regalias a parentes. Se não tivesse sido eleito-sabia ele- amargaria além de vultoso ostracismo,  perseguição por dívidas contraídas que continua a dever. Para se eleger teve de repaginar. Reinventar-se. Autosuperar-se no jogo bruto da disputa. Foi parar em São José de Ribamar. 


Na balneária, promessas e mais processas. Ensaiou fixar residência. Forçou o linguajar ribamarês . Quis ser nativo da cidade e fez algumas reuniões. Tudo milimetricamente calculado: queria do município apenas 2 mil votos. O mesmo fez em Alcântara e Paço do Lumiar. Marreca foi o penúltimo na lista de eleitos naquela agônica noite onde ansiosos, ele, esposa , sogra e mais duas amigas contempladas  aguardavam o resultado. 

Resultado de imagem para junior marreca VIAGEM AO CANADÁ
Campanha veiculada nas redes  contra a atuação de deputado: Marreca votou a favor da chamada Lei das Terceirizações  e,  recentemente, pela Reforma Trabalhista.
Hoje passados três anos de mandato, o deputado carrega no bojo das ‘realizações’, apenas uma  conduta parlamentar visivelmente inexpressiva, vergonhosa, tipificada em aparições contra os trabalhadores em votações reprovadas pela opinião pública. Marreca votou a favor da chamada Lei das Terceirizações  e,  recentemente, pela Reforma Trabalhista. É dele também noticia chegada de Brasília de que é um dos deputados que mais gasta dinheiro público em gabinete, liderando a bancada maranhense nesse particular. Quantias consideradas exorbitantes em curto espaço de tempo. Nos primeiros 120 dias de mandato, Junior não se fez de rogado: R$164.351,83. Para começar bem. 


Considerado gastador, o que tem de inclinação aos investimentos públicos, tem em mesma proporção ao alheamento. Consequência de uma postura construída sem bandeira social ao longo da carreira. Marreca é apenas , assim como a grande maioria dos políticos maranhenses, persona ligada diretamente a quinhão eleitoral. Sua permanência na política maranhense se deve a sua até aqui habilidade nesse contexto. Dai seu desaparecimento das cidades que visitou em 2014 e sua sempre presente aparição em épocas de eleições. Ele tentará permanecer na Câmara Federal em 2018. Não pelos maranhenses. Mas por sua esposa, gato e papagaio. 


E você ainda votará nele.

Com influência no meio político, grupo alicia garotas no Sul e as convence a pagar até R$ 900 por semana para ficar em imóveis na capital.
 
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga uma rede de prostituição interestadual que se alastrou por áreas nobres do Distrito Federal e tem influência para circular com desenvoltura por gabinetes de clientes poderosos. Diálogos gravados por meio de interceptações telefônicas, e que agora integram inquérito aberto pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), revelaram a aproximação de cafetões e parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

IMAGENS QUE SE LOCUPLETAM Um dos políticos chegou a colocar parte de sua equipe, paga com dinheiro público, à disposição de uma das garotas de programa.
Um dos políticos chegou a colocar parte de sua equipe, paga com dinheiro público, à disposição de uma das garotas de programa. A apuração conta com dezenas de horas de gravações feitas com autorização judicial e investiga a conexão entre agenciadores do DF e do Sul do país. O cafetão, de Porto Alegre, costuma utilizar as garotas de programa como uma espécie de “cartão de visita” para se aproximar dos políticos.

Em duas interceptações telefônicas, os investigadores flagraram o agenciador conversando com dois deputados federais (um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro) e um senador (eleito pela Região Norte).

Em duas interceptações telefônicas, os investigadores flagraram o agenciador conversando com dois deputados federais (um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro) e um senador (eleito pela Região Norte).
O integrante do Senado demonstra bastante intimidade com o cafetão e a prostituta, que chega a trocar algumas palavras com o político pelo telefone. Durante a conversa com a garota de programa, o senador coloca seu gabinete à disposição para ajudá-la no que for preciso até que ela se estabeleça na cidade. A mulher agradece e diz que pretende fazer faculdade no DF e se firmar. O político insiste em encontrá-la assim que ela desembarcar em Brasília.

Os nomes dos parlamentares estão sendo mantidos em sigilo pela polícia para não atrapalhar a investigação. Os agentes destacam que eles não eram alvo das gravações, mas sim o cafetão. E causou surpresa o conteúdo das conversas. Como os senadores e deputados têm foro privilegiado, será necessária autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigá-los.

Durante a conversa com a garota de programa, o senador coloca seu gabinete à disposição para ajudá-la no que for preciso até que ela se estabeleça na cidade. A mulher agradece e diz que pretende fazer faculdade.
O agenciador do Rio Grande do Sul, que costuma viajar constantemente para o DF, foi monitorado pela Polícia Civil durante a negociação de programas sexuais. Os policiais descobriram que o homem chegou a usar a própria mulher – com quem tem dois filhos – como garota de programa. A teia de captação, segundo as apurações policiais, começa em boates e casas noturnas no interior do Rio Grande do Sul, em cidades como Canoas. Jovens que estão em dificuldade financeira e faturando pouco com o mercado da prostituição são cooptadas por um dos cafetões do grupo que age no DF. O homem promete passagens aéreas, hospedagem e uma carteira de clientes. As mulheres também ganham espaço em um site adulto, para veicular anúncios e vídeos.
Luis Fernando Silva visitou obras de melhorias de vias na Vila Kiola e Mascarenhas de Morais

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, acompanhado de engenheiros e técnicos da Secretaria de Recuperação da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (SEMMAV) vistoriaram neste sábado (22) obras de melhorias, recuperação e tapa-buracos que estão sendo executadas na Vila Kiola e na Avenida Mascarenhas de Morais. Na Kiola, serão recuperados cerca de 15km de ruas e avenidas, entre pavimentação e aplicação de revestimento primário.

De acordo com o prefeito, a localidade que já não comportava nem mesmo a passagem de veículos pesados em razão do descaso e abandono das vias, agora passará a receber não apenas o fluxo de veículos como também serviços essenciais, garantindo assim direitos básicos da população.


Resultado de imagem para Prefeito Luis Fernando visita obras de melhorias de vias na Vila Kiola e Mascarenhas de Morais
Luis Fernando Silva visitou obras de melhorias de vias na Vila Kiola e Mascarenhas de Morais; de acordo com o prefeito, a localidade que já não comportava nem mesmo a passagem de veículos pesados em razão do descaso e abandono das vias.
 
“É até difícil de imaginar que aqui um dia já existiu asfalto. Em 2005 fizemos obras na Kiola e hoje não existe nem mesmo o rastro desses serviços. Tudo por conta da ausência de serviços de manutenção, limpeza e conservação”, lamentou.

Mas agora com o retorno da trafegabilidade das vias, completou, “vamos garantir também o envio de serviços como o carro que fará a aplicação de produtos para o combate ao mosquito Aedes Aegpty, coleta de lixo, segurança e tantos outros serviços igualmente importantes”, garantiu.

A dona de casa Maria Rita disse estar ansiosa com a conclusão dos serviços em sua rua, que devolverá o direito a ela de ir e vir. “Lama e poeira é o que temos visto nos últimos anos. Se pelo menos o antigo prefeito tivesse começado o serviço, hoje não estaríamos nessa situação triste”, desabafou a moradora da Rua Princesa Margarida.

Recuperação das Vias 

Além da Princesa Margarida, outras dezenas de ruas e avenidas da Vila Kiola também serão recuperadas além dos seis principais corredores de ônibus, o que vai garantir a trafegabilidade na região. Vale ressaltar que somente nos primeiros seis meses deste ano, já foram recuperados mais de 60km de ruas, entre serviço de tapa-buracos e demais melhorias de vias. 

Na Avenida Mascarenhas de Morais estão sendo feitos serviços de tapa-buracos. No início do ano a via foi uma das primeiras a receber serviço de manutenção logo no primeiro dia da gestão. Com uma malha deficiente em termos de drenagem, a via sofreu bastante com as últimas chuvas e com a falta de manutenção e conservação nos últimos anos.

A Mascarenhas de Morais, Avenida General Arthur Carvalho e Estrada da Mata, são algumas das vias alvos de solicitação do prefeito Luis Fernando ao governador Flávio Dino, para que seja feito um serviço de drenagem mais consistente haja vista que as vias servem também a mais dois dos quatro municípios da Ilha, Paço do Lumiar e São Luís, além de São José de Ribamar. 

Nesta quinta-feira (25), em solenidade no Palácio Henrique de La Roque, o governador Flávio Dino anunciará algumas das ações em favor de algumas dessas avenidas, por meio do programa Mais Asfalto. 
Justiça manda bloquear bens de ex-prefeita ostentação por compra indevida de caixões
Ex-prefeita Lidiane Leite teve seus bens bloqueados após comprar 265 urnas funerárias para uma cidade que tem média de 24 mortes por ano. 

A Justiça de Bom Jardim, a 275 km de São Luís (MA), determinou o bloqueio de bens da ex-prefeita Lidiane Leite – que ficou conhecida nacionalmente como a "prefeita ostentação" por exibir uma vida de luxo nas redes sociais -pela compra de 265 urnas funerárias para uma cidade que tem em média 24 mortes por ano. 


Além de Lidiane, Humberto Dantas, Marcos França e Rosyvane Silva Leite, também citados na ação, tiveram seus bens bloqueados. A decisão foi tomada pela Justiça na última sexta-feira (21). A indisponibilidade de bens refere-se a imóveis, veículos e valores depositados em agências bancárias. A decisão foi do juiz Raphael Leite Guedes, titular da comarca. 
Resultado de imagem para LIDIANE PREFEITA OSTENTAÇÃO
Lidiane andou 'matando' demais em Bom Jardim: 265 urnas funerárias para uma cidade que tem média de 24 mortes por ano.

"Notifiquem-se imediatamente, os cartórios de registros de imóveis de Bom Jardim, São João do Carú, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Bacabal, Imperatriz e São Luís, bem como à Junta Comercial do Maranhão, a fim de que informem a existência de bens ou valores em nome dos demandados. Caso existam, determino que procedam ao imediato bloqueio dos bens, adotando-se as medidas necessárias para que permaneçam inalienáveis na forma desta decisão, limitado à quantia de R$ 540.000,00 (quinhentos e quarenta mil reais), sob pena de serem aplicadas as sanções cabíveis em caso de descumprimento da presente decisão judicial, informando a este juízo as providências adotadas, no prazo de 72 (setenta e duas) horas”, diz um trecho do despacho do juiz.


O caso foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão. Segundo as investigações, a prefeitura, durante a gestão de Lidiane Leite, comprou da Funerária São João, de Rosyvane Silva Leite, 220 urnas funerárias populares, com custo de R$ 80 mil, além de 25 no padrão “luxo”, por R$ 25 mil, e mais 20 urnas “super luxo”, a R$ 30 mil. Ao todo, foram R$ 135 mil. 


Em abril, a Justiça pediu a indisponibilidade de bens dela por fraude de licitação de R$ 480 mil para aquisição de fardamento escolar para a rede municipal de educação.



AS INFORMAÇÕES SÃO DO G1MA

EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE
Ex-namorado de Luiza Brunet chama Maria da Penha de ‘leizinha vagabunda’ 
Condenado por espancar Luiza Brunet, empresário Lírio Parisotto chama Maria da Penha de “leizinha vagabunda” em encontro com deputados e sugere que os parlamentares se esforcem para revogar a lei.


Lírio Parisotto, empresário condenado por espancar Luiza Brunet , sua ex-namorada, afirmou em encontro com deputados que a Lei Maria da Penha precisa ser revogada. 


“Leizinha vagabunda é essa tal de Maria da Penha. Vocês tinham que revogá-la”, disse Parisotto diante dos deputados Benito Gama (PTB-BA) e Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência. As informações são da coluna Radar On-Line, assinada por Gabriel Mascarenhas.


Segundo a coluna, o encontro foi breve e aconteceu por acaso. O empresário estava se levantando de sua mesa em um restaurante quando foi abordado pelos dois deputados, que o cumprimentaram. Falaram rapidamente sobre o impacto das reformas do governo na economia e, em seguida, Parisotto levou a conversa para um tema que lhe interessa diretamente: a violência doméstica.

Luiza Brunet Lírio Parisotto Maria da Penha
Lírio Parisotto reivindicando 'direito' de continuar espancando: 'leizinha vagabunda'.

Em 5 de junho deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou o empresário a um ano de detenção em regime aberto por ter agredido Luiza Brunet em maio de 2016. A decisão é da juíza Elaine Cristina Monteiro Cavalcanti, titular da Vara Central de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.


A Justiça também determinou que Parisotto deve ficar sob vigilância pelo prazo de dois anos, além de prestar serviço à comunidade durante 12 meses. Na ocasião, a defesa do empresário disse que iria recorrer. 


“Das três acusações inverídicas feitas por Luiza Brunet, duas já foram afastadas pelo Poder Judiciário, e a última será objeto de recurso ao tribunal competente que, certamente, fará justiça e absolverá Lírio Parisotto”, diz o comunicado dos advogados.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO PRAGMATISMO
EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE 

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações, ligue:
(98) 9 8767-7101

E-mail:
agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com


Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB