sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Surpreendeu os moradores que dormiam no momento e...

Pelo menos 34 pessoas morreram e 637 ficaram feridas após o terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter, ocorrido nesta sexta-feira na ilha de Sulawesi, na região central da Indonésia, de acordo com informações das autoridades locais.                            

De acordo com informações das...                         
O terremoto, ocorrido a partir das 2h (hora local), surpreendeu os moradores que dormiam no momento e causou grandes estragos em várias cidades da região com o desabamento de edifícios e pontes; e cerca de 15 mil deslocados.


EFE

EDIÇÃO DA AGÊNCIA BALUARTE

Montadora anunciou na segunda-feira encerramento de atividades no país

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu três inquéritos civis para avaliar os danos sociais do fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Nesta semana, a montadora anunciou o encerramento das atividades das unidades de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

O MPT convocou hoje (14) uma reunião com representantes do Ministério da Economia e da Ford para abrir diálogo e coletar informações sobre o fechamento das fábricas. Segundo o Ministério Público, participaram o secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, e o secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, além do diretor jurídico, Luís Cláudio Casanova, e do gerente de Relações Governamentais da Ford, Eduardo Freitas.   

Nesta semana, a montadora anunciou o encerramento das atividades das unidades de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e...
A audiência foi conduzida pelo procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro, e contou com a participação das tês procuradoras do Trabalho que conduzem os inquéritos: Flávia Vilas Boas de Moura, Valdenice Amália Furtado e Celeste Maria Ramos Marques Medeiros.

Os procuradores preocupam-se não só com a situação dos empregados das fábricas fechadas, mas com toda a cadeia produtiva de fornecedores que vai sofrer os impactos das mudanças.

ab

edição de anb

UFA!

Prefeito de Igarapé Grande continuará a comandar a Federação

Ele bateu Fábio Gentil na disputa que revelou um Brandão péssimo articulador

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O governador de duas semanas, Carlos, brandandiou pressão no ambiente confortável da Famem que continuará sob a aura da mesma concentração de regalias em torno de alguns: os que saíram  da toca, desesperados, clamando a  Flávio Dino  que retornasse e interviesse na puída articulação brandandiana. Os mesmos que soltaram- a plenos pulmões- um baita UFA!, ouvido de ponta  a ponta na  Holandeses como alívio estrepitado na noite desta quarta-feira(14), segundo informam fontes de boteco a ANB.

O estilo seco, indiferente, pasteurizado de Sir Carlos contribuiu para a derrota. O duas semanas  está literalmente petrificado por anos de ar-condicionados regados a cargos públicos. Raramente vê o sol das lamentações maranhenses lá fora. Virou uma estátua de cristal que ousou dessa vez   mexer-se em direção a um senador. 

UFA! Pressão em cima de ‘apaniguados’ não foi suficiente para desbancá-los; Carlos Brandão anotou mais uma desventura e terá de se reinventar. 

Erlaneando na toca, Weverton Rocha mostrou, novamente, ter maior e mais habilidade que  Carlos nos arranjos eleitoreiros. Venceu a disputa e ainda posou de democrata em nota onde aproveita para alfinetar Brandão, fazendo às vezes de paladino da correta política. Xaviando, as provocações não cessaram. Senador e  presidente  reeleito deixaram mui claro que a Federação será um dos comitês da eleição de 2022 a partir de agora. As falas do vencedor revelaram revanchismo a  Brandão;  engajamento  ao projeto de Rocha. 

Algumas milhas à frente do  marcha-ré

Para reverter o estrago, Carlos Brandão terá de reinventar-se; modernizar-se; mudar o discurso; negar o figurino palaciano; as posturas degeladas;  ensaiar gírias periféricas; pegar vento na cara e não na face.  Só para começar. 

A derrota imposta a ele o    fez estacionar na parada do coletivo, sem passe.

Escolar. 

Enquanto que à sua frente algumas milhas... 

 

 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Monteiro é o coordenador geral do Partido que congrega os militantes da Direita, mas que já tem a simpatia de diferentes espectros políticos

Da Juventude à Terceira Idade, a legenda do Presidente Jair Bolsonaro  está prestes a legitimar-se

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluuarte@hotmail.com

O Aliança Pelo Brasil precisa coletar 492 mil assinaturas para ganhar legitimidade como partido político pelo TSE.

No Maranhão, o representante do presidente Jair Bolsonaro e atual Superintendente do Patrimônio da União, Coronel Monteiro, intensifica desde o dia 1º a coleta de assinaturas para que o Aliança tenha ampla adesão nos 217 municípios maranhenses.

O coordenador geral do Aliança pelo Brasil no Maranhão, Coronel Monteiro( aqui visto com o presidente Jair Bolsonaro): atividades em torno da coleta de assinaturas seguem a todo vapor no estado. 

O Aliança pelo Brasil tem ganhado a simpatia e o apoio de segmentos que vão da Juventude à Terceira Idade. O movimento em torno do que Monteiro intitula como apoiamento ao partido foi retomado ontem(13), com reuniões que, segundo o  Coronel, continuarão a ocorrer de forma pontual.

Representando uma alternativa na conjuntura social  do estado, pontuada por polarizações eleitoreiras levadas adiante por  conhecidas e velhas figuras do cenário político, Monteiro quer romper com o status quo vigente. O também coordenador do movimento Endireita Maranhão é um crítico ferrenho  da chamada 'hereditariedade parlamentar', alusão às famílias que no Legislativo estadual ocupam cargos alternando-se entre parentes  a cada eleição.

Aos futuros militantes e filiados da legenda e àqueles que queiram integrar as fileiras do Endireita Maranhão, o coordenador conclama a todos a acessarem as redes sociais do Aliança pelo Brasil, já disponibilizadas para acompanhamento das atividades, ações e agenda do Partido.

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quinta-feira , de uma videoconferência com o ministro da Saúde para tratar sobre o Plano Nacional de Imunização

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quinta-feira (14), de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre o Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus. Em São Luís, bem como nas demais cidades brasileiras, a vacinação está programada para começar na próxima quarta-feira, dia 20. O Ministério ainda irá definir o quantitativo de doses que cada município receberá na primeira fase da campanha de vacinação. 

“Amanhã (15) vamos detalhar o nosso Plano Municipal de Vacinação. Mas a população de São Luís pode ficar tranquila, pois a Prefeitura está preparada para seguir com a imunização assim que as doses forem disponibilizadas. Temos seringas em estoque suficiente para iniciar a vacinação e também vamos solicitar ao Ministério da Saúde que envie junto com as vacinas o quantitativo necessário de seringas para seguir a vacinação normalmente”, garantiu o prefeito Eduardo Braide, que participou da reunião on line organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos.

Durante a videoconferência, o ministro Eduardo Pazuello informou aos prefeitos das datas programadas pelo Governo Federal para dar início à campanha nacional de imunização. Nesta quinta-feira (14) uma missão coordenada pelo Ministério da Saúde partiu para a Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford. O lote foi fabricado pelo laboratório indiano Serum e importado pela Fiocruz. 

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quinta-feira , de uma videoconferência com o ministro da Saúde para...
Também serão disponibilizadas seis milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela parceria Sinovac-Butantan. A previsão do ministério é que até o domingo (17), a Anvisa autorize o uso emergencial das vacinas. Havendo aprovação, na segunda-feira (18), as doses serão distribuídas aos estados e, por fim, aos municípios para que seja iniciada a vacinação na quarta-feira (20), às 10h, em todas as cidades brasileiras. A distribuição das duas vacinas será feita de forma proporcional, levando em consideração o quantitativo de pessoas do público-alvo em cada município.

“Uma boa notícia que o Ministério da Saúde nos deu é que as doses que serão enviadas aos municípios virão no quantitativo necessário para que seja feita a aplicação das duas doses em cada pessoa. Sabemos que após a primeira dose, para garantir que a pessoa, de fato, esteja imunizada é necessário aplicar uma segunda dose após três semanas. Desta forma, vamos garantir a efetividade da campanha de imunização”, explicou o prefeito Eduardo Braide.

Participaram da videoconferência 140 prefeitos das 26 capitais e outras grandes cidades brasileiras. A reunião on line foi organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos para que os gestores municipais pudessem tirar suas dúvidas quanto ao Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus. Em janeiro, o Governo Federal disponibilizará 8 milhões de doses de vacina contra a Covid e a previsão é que até o fim de 2021 sejam disponibilizadas 352 milhões de doses.

Representantes das Secretarias de Estado da Saúde, de Governo e da Segurança estiveram reunidos  nesta quinta-feira

Representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES), de Governo (Segov) e da Segurança (SSP) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (14), para alinhar as estratégias para a recepção e a distribuição da vacina contra a Covid-19 no Maranhão. O encontro aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, e contou com a participação do secretário da Saúde, Carlos Lula, do secretário de Governo, Diego Galdino, além de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). 

“Acreditamos que até o final deste mês estaremos iniciando o processo de imunização. Dessa maneira, é importante priorizarmos a segurança e, ao mesmo tempo, a celeridade durante a recepção e distribuição das doses. Nosso objetivo é continuar fazendo aquilo que temos feito desde o início da nossa gestão, que é cuidar das pessoas, e durante o enfrentamento à Covid reforçamos ainda mais este compromisso vital”, disse Carlos Lula. 

A Segurança do Estado dará apoio no transporte e distribuição das vacinas desde a chegada até a entrega aos municípios, responsáveis pela vacinação da população. As vacinas virão de Fortaleza (CE) com destino para São Luís. Na capital, os imunobiológicos serão encaminhados para a Central Estadual de Distribuição para serem direcionados às 18 Regionais de Saúde do estado e Região Metropolitana de São Luís. Todo o processo deverá ser realizado em até três dias, com uso de vans refrigeradas e transporte aéreo. 

Segundo o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro, a logística de segurança deverá ser semelhante à já aplicada no período eleitoral. “Toda a movimentação deverá acontecer em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Centro Tático Aéreo. Trata-se de um planejamento que envolve a segurança durante todo o trajeto das vacinas, incluindo o armazenamento e o transporte até os locais de distribuição”, explicou.

Também participaram da reunião o representante do Gabinete Militar do governador Flávio Dino, coronel Leite; o comandante do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto; o representante da SSP-MA, delegado Antônio Carlos Martins; o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), coronel Magno; além da...
De acordo com o secretário de Governo, Diego Galdino, o alinhamento entre as secretarias estratégicas para execução do plano estadual tornará o Maranhão modelo na logística da campanha de vacinação para o Brasil. “Cada um dos presentes terá grande papel nesta mobilização. Acreditamos que ela poderá ser referência não apenas no estado, mas também para todo o país. Contamos com o planejamento que cada prefeitura está fazendo para executarmos com sucesso o Plano Estadual de Vacinação”, pontuou.  

Também participaram da reunião o representante do Gabinete Militar do governador Flávio Dino, coronel Leite; o comandante do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto; o representante da SSP-MA, delegado Antônio Carlos Martins; o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), coronel Magno; além da subsecretária da Saúde, Karla Trindade; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, e a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa. 

Conforme o Plano Estadual de Vacinação, o cronograma de imunização contra a Covid-19 foi dividido em três fases. Na primeira fase estão os trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população em situação de rua; população indígena, aldeada em terras demarcadas; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na manhã desta quinta-feira (14), o secretário Carlos Lula também se reuniu com o Ministério da Saúde, por plataforma virtual. A previsão dada pelo órgão federal é para que a vacinação comece simultaneamente em todos os estados na próxima semana.

Para garantir que todos os grupos prioritários sejam imunizados, a Secretaria de Estado da Saúde garantiu o envio de 4 milhões de insumos, entre seringas e agulhas, aos municípios. Ao todo, o Maranhão conta com mais de 2 mil pontos de vacinação.

MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS DO GOVERNO DO MARANHÃO

Primeiro pleito a extrapolar a esfera estritamente institucional, a disputa foi parar nas ruas e redes

Clima de desespero é visível desde o início desta  manhã

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A disputa para a Presidência da Famem extrapolou a esfera estritamente institucional e pela primeira vez na história da entidade foi parar nas ruas e redes sociais dos maranhenses, com direito  até à torcida organizada.  

A disputa para a Presidência da Famem extrapolou a esfera estritamente institucional e pela primeira vez na história da entidade foi parar nas...
O clima na Federação desde o início da manhã desta quinta-feira(14),  é de desespero, temor de perda de mamatas e faniquitos, segundo apurou ANB. A imprensa não foi bem  recebida no local e ‘tratamento especial’ dispensado  a amealhados do atual Presidente foi registrado.

Após o resultado, que deve ser divulgado ainda hoje, fontes informam em primeira mão a AGÊNCIABALUARTE, que a ‘guerra’ entre os grupos políticos dos dois concorrentes deve continuar dentro e fora dos corredores.

Em  jogo, Poder, eleições de 2022 e o dinheiro arrecadado mensalmente pela Federação.

O presidente do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev, anunciou nesta...

O presidente do Fundo Russo de Investimentos Diretos (FIDR), Kirill Dmitriev, anunciou nesta quarta-feira(13), que a Rússia fornecerá ao Brasil ao longo deste ano 150 milhões de doses da Sputnik V, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo país.  

O acordo foi firmado com o presidente da farmacêutica brasileira União Química.
O acordo foi firmado com o presidente da farmacêutica brasileira União Química, Fernando de Castro Marques, segundo informou o próprio fundo em redes sociais.

efe

edição de anb

Em entrevista concedida a AGÊNCIABALUARTE, prefeito revelou com exclusividade que tem projeto de grande envergadura para Paulino Neves

A Capital do Ecoturismo do Maranhão deve desencadear na gestão de Raimundinho potencialidades soterradas há exatos quatro anos

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O terceiro mandato do prefeito Raimundinho Lídio(Republicanos), é um divisor de águas na história política do economista e, especialmente, para a cidade de Paulino Neves. Não porque em 2012 ele deu início a  uma incessante luta pela infraestrutura do município, que acabou refletindo em conquistas estruturais como a rodovia que liga a cidade a Barreirinhas nos dias atuais. Mas, pelo compromisso, a  médio, longo prazo, gradativo com o progresso da região.

Aliado histórico do governador Flávio Dino; do deputado federal Cleber Verde e do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, a quem tece considerações e reconhecimento, Raimundinho ainda mantem o jeito peculiar de Tutoia, cidade de onde é originário. Fala dinâmica misturada a um olhar que prospecta novos rumos para Paulino Neves,  o prefeito não se assoberbou com os cargos públicos que ocupou. Tem na humildade uma de suas principais marcas, já conhecida por aqueles que veem nele um líder antenado com a modernidade, mas com raízes locais.  

Essas qualidades são notadas desde o primeiro momento em que Raimundinho Lídio começa a travar intensa reflexão sobre Paulino Neves. A cidade integra A Rota das Emoções, projeto do Ministério do Turismo que visa aproximar  o litoral dos estados do  Ceará, Maranhão e Piauí, otimizando o turismo no Nordeste. É também destino turístico para milhares de pessoas de diferentes regiões do país que a visitam. Mas Raimundinho quer mais: deseja dá um tom único, uma feição original, um tempero sui generis às muitas belezas encontradas, fortalecendo os encantos do  lugar, não ignorando, contudo, o potencial estético das paisagens, que em Paulino Neves formam uma variedade de expressões turísticas singulares.         

MANDATO DEFINITIVO O prefeito de Paulino Neves, Raimundinho Lídio: não porque em 2012 ele deu início a  uma incessante luta pela infraestrutura do município, que acabou refletindo em conquistas estruturais como a rodovia que liga a cidade a Barreirinhas nos...
O município foi criado em 1994 e tem cerca de 20 mil habitantes que convivem, diariamente, com   uma realidade que aponta para a busca do perfeito equilíbrio entre conservação das matizes nativas e o advento de tecnologias, inovações e implementações energéticas. As Usinas Eólicas Delta agora fazem parte de um cenário de onde se podem ver fontes de água límpida; pescadores artesanais e lagoas admiráveis.

Raimundinho Lídio se orgulha da cidade que vem sabendo fundir implantações modernas com rusticidade no  mesmo compasso. ‘’Temos tudo: internet, boa energia, localização estratégica, tudo. Agora, Paulino Neves entra num novo tempo de fato, e iremos atrair investimentos como já começamos a fazê-lo para tornar a nossa cidade, além de turística, um polo econômico consolidado’’, diz.

‘Pequenos Lençóis Maranhenses’- Para alguns, uma designação pejorativa que remete  a  uma extensão, apenas, dos portentosos Lençóis Maranhenses. Mas, a bem da verdade, as vivências percebidas em Paulino Neves, para Raimundinho Lídio, encorpam- através das chamadas paisagens humanas, as gentes simples que ali residem, costumes e crenças-, o  caldeirão de manifestações que dialogam com a identidade cultural presente que é também um sólido atrativo a turistas e visitantes.  

Praia do Barro Vermelho e Lagoa Azul, exemplos de turismo sustentável praticado nas gestões passadas do prefeito, exibem  um cenário que impulsiona há uma semana Raimundinho Lídio  a buscar convênios e parcerias junto aos governos Estadual e Federal; órgãos especializados; autarquias; terceiro setor e empresas que atuam no segmento   turístico. Essa semana, ele reuniu o empresariado do município e deu as coordenadas para  envolver comerciantes e investidores na construção da nova paisagem social de Paulino Neves. ‘’Reuni  com nossos empresários no sentido de fortalecer cada empresa de nossa cidade; cada empreendimento e cada agente social que queira contribuir para o despertar de Paulino Neves para o futuro. Um futuro alvissareiro que já bate à nossa porta.  Minha gestão será a gestão de todos que estejam empenhados em fazer de  Paulino Neves referência turística do Brasil’’, destaca Raimundinho.

LEIA MAIS SOBRE A NOVA GESTÃO DE RAIMUNDINHO LÍDIO, EM PAULINO NEVES, AQUI:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-governabilidade-em-paulino.html

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Candidato a Prefeito pelo PSOL nas eleições de 2020, empresário confirmou a AGÊNCIABALUARTE que pretende pleitear vaga na Assembleia Legislativa

Ele defende que a terceira maior cidade do Maranhão tenha um representante no Parlamento  estadual

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O candidato a Prefeito de São José de Ribamar nas eleições de 2020, Magão, declarou com exclusividade a AGÊNCIABALUARTE na manhã desta quarta-feira(13),  que pretende concorrer a uma das vagas da Assembleia Legislativa do Maranhão ano que vem.

O empresário, que defende que a Balneária tenha um representante ribamarense no Parlamento estadual, mostrou preocupação com a situação da Segurança Pública na cidade. Para Magão,  são necessárias medidas de prevenção que inibam o ingresso dos jovens ribamarenses no mundo do crime, e não apenas a conhecida repressão das forças policiais.     

ELE É PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL POR SÃO JOSÉ DE RIBAMAR O ex-candidato a Prefeito da Balneária, Magão: defendendo que a cidade tenha um representante no Parlamento estadual, ele pretende concorrer a uma das vagas da Assembleia Legislativa. 

Um dos principais líderes  independentes de São José de Ribamar, o posicionamento político de Magão é conhecido nas quatro regiões do município. Ele, que já foi um dos edis da Câmara Municipal, prega há anos  o combate às desigualdades e o enfrentamento do desemprego na cidade, além da perfeita distribuição de renda ainda concentrada nas mãos de poucos. 

Filiado ao PSOL, Magão invoca um socialismo democrático em São José de Ribamar que possa servir aos munícipes como resposta aos grupos políticos uniformizados. A candidatura dele a  Prefeito representou uma alternativa em pautas emergenciais como Saneamento Básico, Juventude, Geração de Emprego e Renda e Saúde.

Nova gestão em debate- Magão adiantou, ainda,  que seguirá no debate público ribamarense, conscientizando as comunidades dos seus direitos e vigilante quanto à atuação da nova gestão municipal, a quem pretende fiscalizar.

O líder mostrou revolta  com  o cenário social do município que segue imutável e marcado pelas mesmas ausências que ao longo dos anos fizeram de São José de Ribamar uma cidade pobre, indefesa e maltratada.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O prefeito de Santa Rita acompanhou  nesta terça-feira a comitiva do candidato a presidente

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, acompanhou, nesta terça-feira (12), ao lado do deputado federal Dr. Gonçalo, a comitiva do candidato a presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP).

O postulante a presidente da Câmara Federal visitou as sedes da Prefeitura de São Luís – Palácio La Ravardiere – e do Governo do Maranhão – Palácio dos Leões.

Hilton Gonçalo destacou que é importante que os estados e municípios mantenham um diálogo aberto com os deputados federais, afinal, existe uma necessidade do país se unir em busca de melhorias para a nação.
Arthur Lira dialogou com o prefeito Eduardo Braide e com o governador em exercício, Carlos Brandão.

Hilton Gonçalo destacou que é importante que os estados e municípios mantenham um diálogo aberto com os deputados federais, afinal, existe uma necessidade do país se unir em busca de melhorias para a nação.

Acompanhar a visita de Arthur Lira em São Luís foi o primeiro ato de Dr. Gonçalo após tomar posse como deputado federal na noite de segunda-feira (11).

Um sinal de como a recuperação da indústria será "desesperadamente lenta"

A demanda total por viagens aéreas caiu 70,6% no mês de outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, um sinal de como a recuperação da indústria será "desesperadamente lenta" devido às restrições de mobilidade devido à pandemia da Covid-19, relatou nesta terça-feira a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês).

Os voos internacionais foram os mais afetados, com queda de 87,8% em relação ao registrado em outubro do ano passado.

"Embora a recuperação seja desigual entre regiões, as perspectivas gerais para viagens internacionais são sombrias", disse o diretor-geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac, em um comunicado.

As novas ondas do novo coronavírus aliadas às restrições governamentais agravaram a situação do setor, que já recebeu US$ 173 bilhões em...
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico foram as piores escalas em outubro, já que sua demanda caiu 95,6% em relação a 2019.

Alguma recuperação é observada nos mercados domésticos, principalmente na China, cuja demanda em outubro ficou apenas 1,4% abaixo do nível do ano passado.

As novas ondas do novo coronavírus aliadas às restrições governamentais agravaram a situação do setor, que já recebeu US$ 173 bilhões em ajuda, por isso a Iata pediu aos governos que aumentem o apoio para que as empresas possam sobreviver até o próximo verão.

A Iata prevê que, se as fronteiras forem abertas em meados de 2021, o setor perderá "apenas" US$ 38,7 bilhões no próximo ano.

"Sem a contribuição de US$ 3,5 trilhões da aviação para o produto interno bruto global, não pode haver recuperação econômica", analisou De Juniac.

efe

edição de anb

Vereadora Francimar comandará o Legislativo da terceira maior cidade do Maranhão sob a pressão daqueles que esperam, há 15 anos, por mudanças substanciais no município

Ciente do papel a ser desempenhado,  ela não perde a alegria e o bom-humor, mesmo diante do caos encontrado dentro e fora da Casa legislativa

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A Câmara Municipal de São José de Ribamar inicia, oficialmente,  dia 2 de fevereiro os trabalhos legislativos que terão à frente a primeira mulher a comandar a Casa num momento crucial da história ribamarense recente.

Eleita no pleito de 2020 com as mesmas prerrogativas e bandeiras defendidas pelo conjunto dos representantes da alternância no município, Francimar(PL), terá a missão de pautar- ao lado dos demais  vereadores- grande parte das ações do  Executivo a partir das demandas das quatro regiões.

Mas a vereadora, que mostra preparo  e tranquilidade diante da tarefa, anuncia a via pela qual será possível manter com os demais Poderes o diálogo em prol da cidade, e não pestaneja: ela quer fazer da Câmara um organismo vivo, ativo e atuante, presente  nos bairros e comunidades locais. Além disso, Francimar conclama os críticos e população a participarem diretamente das sessões da Casa que agora passam a ser realizadas pela manhã as terças e quintas-feiras.

A presidenta do Legislativo ribamarense, vereadora Francimar: sua gestão na Câmara deve inaugurar um novo momento na história política de São José de Ribamar.
 
Força feminina como inspiração- Ainda que não queira, a presença de Francimar no comando do Legislativo abrilhanta a autoestima de milhares de mulheres ribamarenses que veem nela um exemplo de superação, num universo ainda machista que determinou por anos a tomada de decisões na Câmara e com o qual ela deve romper para dá maior  fruição às atividades legislativas. A vereadora encontra   um cenário sombrio fora e dentro da Câmara. Terá de tocar o barco  das ações do Legislativo com poucos recursos e tendo ainda de pagar empréstimos passados. Na esfera da reivindicação pública, será  a única responsável pelo desenho das pautas que terá de contemplar áreas em visível estado de emergência, massacradas que foram por 15 severos  anos de  abandono. Entre elas, Saúde, Educação, Geração de Emprego e Renda e Infraestrutura.

Se sentindo encorajada diante do desafio de dá voz às gentes simples de São José de Ribamar, a presidenta prega uma Câmara partícipe do momento de transição social anotado com o advento da nova gestão municipal. Ela invoca o lema de sua candidatura como bússola para ações futuras e deliberações na Casa. Uma forma de conduzir o Legislativo sob metas que devam ser alcançadas, a exemplo da tão esperada justiça social ainda ausente na cidade.  

Na prática, a gestão de Francimar deve se caracterizar pela constante aproximação com as comunidades, como ela bem assinala e já nas primeiras semanas primando pelas leis que regem o Legislativo. A presidenta deve atualizar o Portal da Transparência em tempo hábil, obedecendo a um clamor antigo dos ribamarenses quanto à adequada divulgação de receitas e gastos. Já na Sede do Poder, reformas e reparos necessários serão realizados a partir do primeiro semestre.

Tudo ao toque feminino, que aliado à força de vontade  inerente às mulheres ribamarenses,  fará toda diferença na administração da Casa de Leis pelos próximos dois anos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Álvaro sugere a criação da Secretaria Municipal de Portos de São Luís

Proposta original corrige uma discrepância que só agora passa a pontuar o debate público na capital maranhense

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O Porto do Itaqui fica localizado em São Luís, mas os dividendos e impostos acumulados caem diretamente nos cofres do Estado, não beneficiando em nada a capital maranhense.

O vereador do PMN, Álvaro Pires,  quer corrigir essa discrepância histórica  através de proposta  original já levada à avaliação do  prefeito Eduardo Braide(Podemos).

O projeto de Álvaro sugere a criação da Secretaria Municipal de Portos de São Luís, pasta que  seria responsável pela adequada  tomada de decisões no tocante ao Porto do Itaqui, passando ainda pelo translado oferecido pelos ferry-boats, onde nem o Porto em sua farta  arrecadação, nem os ferrys vem tendo  seus impostos revertidos à Prefeitura, ao longo dos anos.

Álvaro Pires é um dos importantes nomes da nova safra de políticos ludovicenses preocupados com as travas impostas ao desenvolvimento econômico  da capital maranhense. Há 11 dias, o parlamentar vem defendendo bandeiras de inclusão social e contemplação de segmentos sociais desassistidos pelo Poder Público.

Vereador Álvaro Pires quer corrigir  discrepância histórica na capital do estado: impostos do Porto do Itaqui e de ferrys devem cair na conta da prefeitura e não do governo. 

Reitere-se: a equação  é de fácil assimilação. Se o Porto do Itaqui pertence a São Luís porque paga impostos ao Governo do Estado e não à Prefeitura? Se instaurada, a municipalização do Porto  do Itaqui pode refletir, segundo o vereador, em investimentos nos setores da Gestão municipal, assim bem como na aplicação direta  dos recursos oriundos da arrecadação em áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

Álvaro Pires não quer gerar polêmica, mas sabe que sua acertada proposição pode incomodar àqueles que por décadas  foram acostumados a receber montantes milionários sem ter, por legitimamente, direito a eles.

O vereador também critica grandes empresas, a exemplo da Vale, que sem relação clara com o Município, segue atuando de forma excludente. Álvaro lança luz sobre o debate que envolve essas empresas num contexto onde São Luís- por sua  natureza peculiar - é a única detentora das potencialidades exploradas por outrens.

Devendo receber, assim, por elas.

Gestor experiente do setor da Construção, prefeito dos icatuenses empreende projeto que visa fazer de Icatu referência da região do Munim

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A cidade de Icatu teve a sorte de eleger para o Executivo municipal no pleito de 2020  um gestor experiente do ramo da Construção, o engenheiro Walace Azevedo que desde o dia 1º empreende as primeiras ações em prol da formatação  da nova cidade.

Focando em medidas de infraestrutura que passam pela reparação dos danos causados nos últimos quatro anos a ruas e logradouros, Walace conhece a fundo os meandros da arquitetura que deve ser implementada nos bairros locais, com um paisagismo adequado, ações de preservação e restauração do calçamento e ainda a implantação  de novas obras. O prefeito quer entregar uma nova Icatu à população do município.              

A NOVA CIDADE O prefeito Walace Azevedo: gestor experiente, ele quer fazer de Icatu, referência da região do Munim. 

O projeto de Walace para a cidade é ousado: transformar Icatu em referência da região do Munim para o restante do estado e para tanto ele tem a noção acertada de onde pode ‘mexer’ na cidade, instaurando mudanças modernas na infraestrutura, e onde tem de conservar, de forma rigorosa,  a vegetação nativa.

Os primeiros movimentos do prefeito  foram em direção à situação de esfacelamento de ruas e avenidas. Ele continua também a enxugar a máquina administrativa, com o objetivo de ter a seu lado um funcionalismo agregador e produtivo que contribua para o desenvolvimento das duas regiões. 

domingo, 10 de janeiro de 2021

Começou apresentar sintomas desde a última quarta-feira

Comprometimento elevado dos pulmões

Rosângela começou apresentar sintomas da Covid-19 desde a última quarta-feira (6). Devido ao elevado comprometimento dos pulmões, Rosângela teve de ser submetida ao processo de intubação na manhã deste domingo (10), e permanece estável. As informações foram confirmadas pela filha de Curado, Lo-Ruama Curado.

INTUBADA NO SÃO DOMINGOS Rosângela Curado foi candidata à prefeita de Imperatriz nas eleições de 2016; ela protagonizou um dos...
Rosângela Curado foi candidata à prefeita de Imperatriz nas eleições de 2016, e obteve 28.967 votos (21,82%), ficando em terceiro lugar no pleito. Além disso, assumiu em 2015 o cargo de subsecretária de Saúde do Estado, permanecendo na pasta até setembro do mesmo ano. 

Ela protagonizou um dos maiores escândalos do governo Flávio Dino quando da sua passagem pela SES. 

Ataques a Gentil se justificam

Como assinalou AGÊNCIABALUARTE- há dois dias- intenção de se enraizar na entidade é principal causa de desespero de ‘apaniguados’

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A candidatura do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, à Presidência da Famem, vem derretendo as intenções de continuístas do grupo político que domina a entidade e nela quer se enraizar, como desvelou em primeira mão AGÊNCIABALUARTE( reveja aqui http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/guerra-na-famem-brandao-tenta.html    ).

Mas, mais que isso: a candidatura de Gentil trouxe à baila a possível existência de grupo coeso, organizado orbitando em torno da Federação e supostamente dela dependente.

ASSOMBRANDO 'APANIGUADOS'? Candidatura de Fábio Gentil para a Presidência da Famem segue incomodando, liderando e um passo da vitória. 

Diante do crescimento da candidatura do prefeito de Caxias- que já lidera na predileção da grande maioria dos 217 gestores maranhenses- aparente estratégia entrou em cena visando desgastar Fábio Gentil e  seu vice, o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, com direito a ataques a familiares de ambos.

Não surtiu efeito.

Até dia 14, quando ocorre a eleição, a chapa de Gentil deve continuar dando muita dor de cabeça àqueles que já viam a Famem como extensão de suas casas e regalias.

Câmara Municipal se prepara para dá início a tão esperada legislatura de São José de Ribamar

21 vereadores entram em cena

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Inovações radicais na política local farão com que aqueles que vêm atuando no backstage saiam da toca e comecem participar do processo de  libertação de São José de Ribamar que deverá encontrar na nova legislatura  um de seus pilares. A cidade durante 15 anos foi vitimada por uma  acentuada onda de promiscuidade e conivência entre Legislativo e Executivo.  

Desejando acessar o coração dos concidadãos, possivelmente os 21 vereadores  eleitos em 2020 passarão a sofrer a maior pressão já vista em solo ribamarense. Pelo conjunto das demandas acumuladas que ao longo de quase duas décadas devem, agora, insurgir-se em busca de soluções urgentes,  assim bem,  como pela responsabilidade de tirar do desespero  os ribamarenses acotovelados nos grotões  de miséria regiões adentro.     

Assim bem, como pela responsabilidade de tirar do desespero  os ribamarenses acotovelados nos grotões  de...     
Quais serão as prioridades dos 21 vereadores? 

Uma agenda permanente na Saúde ou as cansativas e morosas- no  mais das vezes ineficientes- Indicações como regra? 

Quais vereadores serão  porta-vozes do debate por melhorias na Educação?

O combate ao desemprego será a pauta em Plenário até dezembro deste ano?

Pesquisas de alto impacto devem ser realizadas  ao final do primeiro semestre legislativo, onde- como que num filtro- se saberá quais dos 21 tem de fato compromisso com as quatro regiões do município e entre estes quais deles propuseram um pacto social nos primeiros 12 meses do mandato.

Frequentadores das Praias ribamarenses pedem que Prefeitura interligue a Praia de Banho, na Sede, a Ponta Verde, Caúra e Panaquatira

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Os frequentadores da Praia de Banho, na Sede de São José de Ribamar,  pedem a Prefeitura da cidade que interligue o local às Praias do Caúra, Ponta Verde e Panaquatira.

A tão sonhada Ponte, se construída, deve marcar a história administrativa da cidade.
Projeto turístico e de infraestrutura ousado, os banhistas não desejam mais ficar isolados apenas numa ponta de praia na Balneária das muitas costas.

Outra reclamação pontual dos amantes das brancas areias ribamarenses é a falta de padronização do calçamento e  barracas na Praia de Banho e demais praias, como Meio, Juçatuba, Araçagi e Boa Viagem. 

MARANHÃO GOVERNABILIDADE O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos: ele irá construir Ponte que interligará as Praias de Banho e Caúra? 

A tão sonhada Ponte, se construída, deve marcar a história administrativa da cidade como a obra mais original e de grande envergadura já concebida em São José de Ribamar.

sábado, 9 de janeiro de 2021

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’  

Grupo governista que perdeu em 2020 tentará dizimar aura de mito do atual prefeito com o objetivo de desgastá-lo, visando inviabilizar sua reeleição

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A eleição de 2020 que deu em São José de Ribamar o mandato ao atual prefeito da Balneária, Júlio Matos(PL), representou um levante popular em torno da reparação de supostas injustiças contra Júlio.

Eleito debaixo da aura de  mito e sob forte  adesão de amigos que conquistou ao longo dos anos, Júlio Matos  assistiu  a uma vitória que foi a vitória daqueles que queriam mudança no Executivo, dando a ele mais uma chance para provar que é bom administrador.         

DE OLHO NA REELEIÇÃO Grupo derrotado em 2020 monta estratégia para forçar retorno à Prefeitura; primeiros dois anos da gestão Júlio Matos.

O fator ‘perseguição’- ao lado das repetidas vezes em que concorreu a Prefeitura sem sucesso- também  contribuiu  para conferir maior  robustez à vitória do médico.

O grupo derrotado,  no entanto, segundo fontes de cozinha das duas mansões de Panaquatira, passa adotar  como estratégia o desgaste pontual de Júlio junto aos ribamarenses até meados de 2022. Se esta eleição foi a dos ribamarenses fãs e amigos de Júlio Matos,  a próxima será a dele onde Júlio terá de mostrar que, por mérito, merece ter o mandato renovado.

Escarafunchando há duas semanas entre bajuladores defenestrados, a Agência Baluarte vem encontrando as respostas para um quebra-cabeça que até aqui continua nos bastidores e entrelinhas da disputa futura. Parte dele dá conta de que o próprio líder-mor dos ex-governistas tem mudado comportamento, atitudes e postura na Sede de São José de Ribamar e há uma semana  se aproxima dos insatisfeitos com os primeiros dias da nova gestão.     

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos: no radar dos  perdedores, ele não terá descanso um só dia. 

Arapongas, boca miúda e whisky importado- Os derrotados de 2020, segundo apurou ANB, comemoraram na tarde da última quinta-feira(7), a  permanência na gestão de Júlio Matos de aliados históricos da gestão passada. Com olhos e ouvidos abertos nos corredores das Secretarias, eles esperam obter informações privilegiadas para minar a administração de Júlio.

Expert em montagens de cavalos de troia, a derrota ainda não foi absorvida pelos membros do Grupo dos 15 anos  e eles contam dias, horas para retornar ao comando. Serão capazes de tudo para atravancar a gestão e não medirão esforços para apontar brechas e descuidos.  

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB