quinta-feira, 15 de abril de 2021

Documento enviado ontem foi divulgado, na íntegra, nesta quinta-feira

O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal até 2030. Em carta enviada ontem (14) ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden, Bolsonaro reconheceu o aumento das taxas de desmatamento a partir de 2012 e afirmou que o Estado e a sociedade precisam aperfeiçoar o combate a este crime ambiental.

“Queremos reafirmar neste ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso em eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, escreveu Bolsonaro.

Para alcançar essa meta de desmatamento zero, Bolsonaro diz que o país precisará de “recursos vultuosos e políticas públicas abrangentes”.
Para alcançar essa meta de desmatamento zero, Bolsonaro diz que o país precisará de “recursos vultuosos e políticas públicas abrangentes”. Segundo ele, nesse âmbito, o Brasil quer contar com apoio de governos, setor privado, sociedade civil e comunidade internacional, incluindo os entes dos Estados Unidos: “Como nós, os americanos saberão apreciar que as principais causas da degradação ambiental radicam na pobreza e na falta de oportunidades, e que portanto trabalhar pela preservação ambiental passa, também, pela promoção do desenvolvimento econômico”.

Para o presidente, é preciso criar alternativas econômicas que reduzam o apelo das atividades ilegais e dar condições para que os 25 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia possam prosperar materialmente por seus próprios esforços. Nesse sentido, segundo ele, não é possível combater o desmatamento apenas com medidas de fiscalização ou “jamais alcançaremos resultados duradouros no domínio ambiental”, escreveu o presidente.

Na carta a Biden, além de definir metas e compromissos, Bolsonaro apontou as iniciativas realizadas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente, como projetos nas áreas de bioeconomia, regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico e pagamento por serviços ambientais.


ANDRÉIA VERDÉLIO

EDIÇÃO DE ANB

Jéssica Pereira vem se destacando na região onde ficam localizadas cidades como São Francisco do Brejão, Açailândia e Vila Nova dos Martírios

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A primeira-dama de Cidelândia, Jéssica Pereira, com forte atuação no município, vem se destacando como um nome relevante para assumir uma das cadeiras da Alema, caso ela decida sair candidata em 2022.

O grupo liderado pelo prefeito Fernando Teixeira(PP) pretende lançar candidatura própria ao Legislativo maranhense e a  primeira-dama vem se sobressaindo como  alternativa ao projeto político.

A primeira-dama de Cidelândia, Jéssica Pereira, deve concorrer a uma das cadeiras da Alema em 2022. 

Com grande aceitação na região onde ficam localizadas cidades como Vila Nova dos Martírios, Açailândia e São Francisco do Brejão, Jéssica  segue o caminho trilhado  pelo esposo que goza de esfuziante aceitação do eleitorado que permitiu que Fernando Teixeira fosse reeleito em 2020 com uma votação marcante e expressiva. 

62,03% dos votos computados.

Participam da operação 24 equipes da Polícia Civil, compostas por delegados, investigadores e escrivães, além dos promotores de justiça do Gaeco

O Grupo de Atuação Especializada no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão está realizando, na manhã desta quinta-feira(15) a Operação Laços de Família, em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor). Mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca da Grande Ilha de São Luís, estão sendo cumpridos nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Miranda do Norte e Bom Jardim.

Participam da operação 24 equipes da Polícia Civil, compostas por delegados, investigadores e escrivães, além dos promotores de justiça do Gaeco.

As investigações apontaram a existência de uma verdadeira organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos.

ESQUEMA

As investigações tiveram início a partir de denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de desvios de recursos realizados no período de 2017 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito de Miranda do Norte Carlos Eduardo Fonseca Belfort, conhecido como Negão.

O ex-gestor estaria utilizando recursos públicos para quitar dívidas pessoais junto ao TCU. O mesmo artifício teria sido usado pelo também ex-prefeito e atual deputado federal, José Lourenço Bonfim Júnior, que esteve à frente da administração municipal de Miranda do Norte no período de 2009 a 2016.

As investigações apontaram a existência de uma verdadeira organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos. O esquema era operacionalizado por meio de empresas de fachada que participavam de processos licitatórios fraudulentos. Essas empresas não tinham capacidade técnica nem lastro financeiro para cumprir os contratos firmados.

Quatro contratos firmados entre a Prefeitura de Miranda do Norte e as empresas “PM Construções e Serviços Ltda.”, “F Cipião Prazeres” e “J Rodrigues Macedo” totalizaram um dano de R$ 22.061.477,53 aos cofres municipais. Esse, inclusive, é o valor do bloqueio das contas correntes, poupanças e aplicações dos investigados, solicitado pelo Ministério Público.

As investigações também apontaram ligações entre essas empresas, os ex-prefeitos investigados, seus familiares, empregados e amigos.

O prefeito Walace Azevedo anunciou a construção de mais um aparelho público para a prática de esportes em Icatu

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo(Republicanos) anunciou para setembro a entrega da Areninha Metropolitana. O espaço é dedicado aos desportistas da cidade e aos icatuenses que passarão a ter um local específico para prática de atividades físicas.

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo: priorizando as áreas da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Areninha Metropolitana em setembro. 

''Em breve, Icatu ganhará sua Areninha Metropolitana, um espaço que poderá ser usado para a prática de esportes e atividades físicas. Um sonho que em setembro, fará parte da realidade de todos os Icatuenses’’, disse o prefeito.

Priorizando as áreas da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, a gestão do republicano vem fazendo a diferença numa das mais importantes cidades da região do Munim. Abaixo,  vídeo exclusivo:

https://www.facebook.com/walaceazevedoicatu/videos/1134588626971136/

A porta-voz da Comissão Europeia, Miriam García, disse hoje que Bruxelas está "consciente das preocupações com o desmatamento e...''

A Comissão Europeia (CE) reiterou nesta quinta-feira(15)  sua vontade de "abordar" a relutância que alguns países da União Europeia (UE) e do Parlamento Europeu têm em relação ao desmatamento da Amazônia, com o objetivo de poder ratificar o acordo comercial com os países do Mercosul, firmado em 2019.

Com o objetivo de poder ratificar o acordo comercial com os países. 
A porta-voz da Comissão Europeia, Miriam García, disse hoje que Bruxelas está "consciente das preocupações com o desmatamento e queremos abordá-las".


efe

edição de anb 

Consternada com a imensurável perda, a Assembleia Legislativa prestou condolências

A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-vereador de São Luís, professor Joan Botelho, ocorrido nesta quinta-feira (15).

Joan Botelho deixará saudades; a Assembleia Legislativa do Maranhão lamentou, com profundo pesar, o falecimento do professor. 
Militante político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Joan Gabriel Botelho exerceu o mandato de vereador de São Luís no período de 1997 a 2000. Atualmente, era professor de História do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA). Em 2019, lançou o livro “Conhecendo e debatendo a história do Maranhão”.

Consternada com a imensurável perda, a Assembleia Legislativa presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos abalados pela partida do ente querido.


Deputado Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Casos confirmados da doença chegam a 13,6 milhões

O total de vidas perdidas para a covid-19 no Brasil subiu para 361.884. Nas últimas 24 horas, foram registradas mais 3.459 mortes no país. Ontem (13), o sistema de informações da pandemia indicava que 358.425 vidas tinham sido perdidas para a doença causada pelo novo coronavírus.

Ainda há 3.609 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Os novos dados estão na atualização diária sobre a pandemia do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (14). O balanço é elaborado a partir das informações enviadas por autoridades locais de saúde.

Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.
A soma de casos acumulados foi para 13.673.509. Entre ontem e hoje, foram confirmados 83.513novos diagnósticos positivos. Ontem, a quantidade de casos acumulados até o momento estava em 13.599.994.

O número de pessoas recuperadas está em 12.170.771 e o de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.140.852.

Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras por causa do menor número de trabalhadores para fazer o registro de casos e de mortes. Já às terças-feiras, os dados tendem a ser maiores porque nesse dia o balanço recebe o acúmulo das informações não processadas no fim de semana.


AB

EDIÇÃO DE ANB

A Prefeitura de Paulino Neves, por meio da Secretaria Municipal de Obras, continua focada nos serviços de melhoria e adequações

A Prefeitura de Paulino Neves, por meio da Secretaria Municipal de Obras, continua focada nos serviços de melhoria e adequações da infraestrutura do município.

Em um trabalho dedicado, as equipes  estão realizando mais uma obra na sede, onde dessa vez está sendo realizada obra de drenagem com a construção de um bueiro na Av. Dr. Paulo Ramos para facilitar o tráfego de veículos e cidadãos. 

FOCADA NOS SERVIÇOS DE MELHORIA E ADEQUAÇÕES DA INFRAESTRUTURA Por meio da Secretaria Municipal de Obras.

''Estou muito feliz que essa obra está sendo feita porque era um pedido antigo de nós moradores e não éramos atendidos'', disse uma moradora.

O prefeito Raimundo Lídio ressalta sua preocupação com as boas condições dos trajetos. ''Queremos que os moradores tenham condições de fazer os percursos necessários de forma confortável e segura", disse. 

O responsável pela obra enfatizou que o objetivo é sanar problemas recorrentes no local, quando chove, e que a equipe está intensificando os trabalhos para realizar a entrega o mais rápido possível.

ASSUNTO CORRELACIONADO NO LINK ABAIXO:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/04/maranhao-gestao-em-paulino-neves_9.html

Foram ouvidas 402 pessoas em todo o município entre os dias 7 e 8 de abril deste ano 

Uma pesquisa de opinião realizada pela Exata na cidade de Pedro do Rosário mostrou que o prefeito Domingos Erinaldo Sousa Serra, o Toca Serra (PCdoB), tem 80% de aprovação dos cidadãos pedro-rosarienses.

O percentual de reprovação da atual gestão é bem baixo, chegando a apenas 17%, enquanto 3% das pessoas ouvidas não souberam responder ao questionamento.

MARANHÃO GESTÃO Pesquisa aponta toca serra como o melhor prefeito de Pedro do Rosário; foi eleito no pleito de 2020 com 53,53% dos votos, obtendo o apoio de 7.417 eleitores. 

Toca Serra foi eleito prefeito de Pedro do Rosário no pleito de 2020 com 53,53% dos votos, obtendo o apoio de 7.417 eleitores.

Foram ouvidas 402 pessoas em todo o município entre os dias 7 e 8 de abril deste ano e teve como objetivo ouvir a opinião da população sobre a administração local e obter informações sobre as tendências políticas para as eleições de 2022.

Amazônia desmatamento

Segundo o MAAP, a área desmatada durante 2020 em Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela é 17% maior que a...

A Amazônia Internacional perdeu 2,3 milhões de hectares em 2020, 65% no Brasil, país com a maior parte da floresta e também responsável pela maior área devastada, informou nesta terça-feira(13) o Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP).

A Amazônia Internacional perdeu 2,3 milhões de hectares em 2020, 65% no Brasil.
Segundo o MAAP, a área desmatada durante 2020 em Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela é 17% maior que a relatada no ano anterior e equivalente à área do estado de Sergipe. Este foi o terceiro pior registro dos últimos 20 anos.

A TODO VAPOR

Gestão Júlio Matos intensificou ações em São José de Ribamar aproveitando ausência da oposição no debate público

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A Prefeitura de São José de Ribamar deve entregar até 2022 uma escola com 12 salas no  Nova Terra. O residencial é um dos mais populosos da Zona Rural do vasto município. O objetivo é levar educação de qualidade para a comunidade, segundo informa a gestão. O aparelho público deve atender cerca de 780 alunos e contará com uma quadra poliesportiva.

Descentralizando obras e medidas pelo conjunto territorial híbrido do município, caracterizado por conglomerados, vielas, comunidades, bairros e povoados longínquos.
A gestão Júlio Matos intensificou na terceira maior cidade do Maranhão as ações institucionais em todas as áreas da administração em face do vazio de representatividade do segmento oposicionista que vinha prometendo o lançamento de Movimento  coeso formado por   grupos políticos locais que hoje se atem a apenas criticar Matos nas redes. As manifestações de contraponto à gestão vêm sendo feitas por integrantes do que sobrou do espólio dos grupos dos ex-prefeitos Fernando Moura da Silva e Gil Cutrim.

Abril começou quente em São José de Ribamar. Voltando a conquistar a confiança dos mais de 230 mil ribamarenses que povoam as quatro regiões da cidade, o prefeito do PL imprime ritmo ao plano de Governo, descentralizando obras e medidas pelo conjunto territorial híbrido do município, caracterizado por conglomerados, vielas, comunidades, bairros e povoados longínquos.

Preocupação no combate à violência e criminalidade. Através da  Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social.
O Posto da Guarda Municipal, reaberto no Panaquatira, mostra por parte da pasta responsável pela área preocupação no combate à violência e criminalidade. Através da  Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social, uma ambulância do  Samu foi solicitada para dá  maior suporte às ocorrências que, possivelmente,   poderão ser registradas naquela região.

1 500 FAMÍLIAS A meta é para 2021, mas o mapeamento continuará a ser feito pelos anos posteriores.
Um dos  imbróglios emblemáticos que norteiam o dia a dia dos ribamarenses, a questão da regularização fundiária passa, a partir de agora, ganhar atenção sistemática, pontual da gestão Júlio Matos em São José de Ribamar. A Prefeitura pretende entregar, este mês, título de propriedade de imóveis a 1500 famílias. A meta é para 2021, mas o mapeamento continuará a ser feito pelos anos posteriores.

A TODO VAPOR O prefeito Júlio Matos, do PL: ações integradas da gestão como resposta ao acúmulo de abandono em São José de Ribamar. 

Já na pauta identitária e  de direitos, as comunidades quilombolas da Balneária vem sendo assistidas nas políticas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e a primeira a ser contemplada   foi a de Juçatuba, a mais tradicional. Essas e outras ações  já sinalizam para a dinâmica governativa a ser levada adiante por Júlio Matos até fins de 2023 e motivam, há 15 dias, a população que esperava do prefeito uma posição mais contundente e firme diante dos milhares de problemas e ausências que assolaram São José de Ribamar em 15 anos.

Júlio vem dando a resposta ao acúmulo de abandono desse período.

Ao todo, 89% dos entrevistados querem ser imunizados contra o patógeno que provoca a Covid-19

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, com colaboração do Fórum Econômico Mundial, cujo resultado foi divulgado na última  sexta-feira(9), indicou que o Brasil tem a maior porcentagem de pessoas que desejam receber a vacina contra o novo coronavírus, entre as principais economias do mundo.

Ao todo, 89% dos entrevistados querem ser imunizados contra o patógeno que provoca a Covid-19, doença que matou 270.656 pessoas no país, segundo os dados mais recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na comparação com a consulta anterior, realizada em novembro do ano passado, o desejo pela vacinação no Brasil aumentou em...
Na comparação com a consulta anterior, realizada em novembro do ano passado, o desejo pela vacinação no Brasil aumentou em 24 pontos percentuais.

A pesquisa realizada no fim de fevereiro contou com consultas a 13.500 adultos maiores de 75 anos, de 15 diferentes países.

Uma das conclusões da consulta realizada pelo Ipsos foi que aumentou para 80% a porcentagem de pessoas que desejam a imunização.

No ranking de países com população que mais deseja a vacina, depois do Brasil, aparecem Reino Unido, com 87%; Itália, com 85%; China e Espanha, com 82%; e México e Coreia do Sul, com 80%.

Nos Estados Unidos, o índice é de apenas 60%, patamar semelhante ao de África do Sul e França, que só é maior do que o da Rússia, onde apenas 42% dos entrevistados afirmaram que têm interesse pela imunização. EFE


abc/bg

edição de anb

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) disse nesta segunda-feira (12/4) que não pretender mais conversas com o presidente Jair Bolsonaro, se dizendo decepcionado com ele

O parlamentar divulgou no último domingo (11) o áudio de uma conversa que teve com o mandatário na qual ele pressiona o senador a investigar também na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 governadores e prefeitos. Ainda no áudio, ele afirmou que “tem que peticionar o Supremo (Tribunal Federal) para colocar em pauta o impeachment (de ministros do STF)”.

Nesta segunda, a apoiadores, Bolsonaro criticou a divulgação, e Kajuru agora se diz “decepcionado” com o presidente. O senador garante que o presidente sabia que o áudio seria divulgado, e que chegou a informá-lo 20 minutos antes de publicar.

Não tenho mais nada para conversar com ele. Quero distância oceânica dele. Me decepcionei”, disse Kajuru, afirmando que ainda defenderia o governo nas medidas corretas e criticaria quando fossem tomadas atitudes erradas.

BRASIL PORTA DOS FUNDOS? O senador pontuou que espera que o presidente “pare de falar bobagens e se preocupe com uma...''. 
“Combinei horas antes com Bolsonaro que iria divulgar nosso telefonema e ele aceitou. Ele certamente usou a nossa conversa para mandar um recado aos seus adversários e à sua base eleitoral. Mas agora ele diz que não sabe de nada e o filho dele, Flávio, abriu uma representação contra mim por eu ter divulgado a conversa”, observou Kajuru.

O senador pontuou que espera que o presidente “pare de falar bobagens e se preocupe com uma doença que ele não soube enfrentar”.

“Há fatos que a imprensa vai tomar conhecimento, há fatos terríveis. O presidente da Pfizer [CEO global se chama Albert Bourla] veio conversar com ele aqui no Brasil e ficou das 8h às 18h esperando, e, no final, recebeu a informação de que (Bolsonaro) não iria atendê-lo, em agosto do ano passado”.

De acordo com Kajuru, a informação foi repassada a ele por um ex-ministro que irá depor na comissão. A reportagem aguarda do Palácio do Planalto sobre a acusação. A assessoria de imprensa da Pfizer disse que a informação não procede.

Relação republicana

Kajuru afirmou que não é e nunca foi amigo do presidente, e que tem uma relação republicana com ele. O senador disse que ligou para conversar com o mandatário sobre outros assuntos, em especial para defender a sua “honra e de seus colegas” após o presidente os chamar de “canalhada” e afirmar que a intenção da CPI era apenas para “pegar” o presidente. “Eu não aceitei, porque ele jogou todo mundo no mesmo balaio”, afirmou.

O senador disse que decidiu publicar a conversa, pois, segundo ele, ninguém acreditaria se ele apenas dissesse que o presidente é favorável à CPI, desde que investigue também governadores e prefeitos. “Pensei que para ele, politicamente, seria uma gravação positiva perante a sociedade e os senadores, porque ninguém mais ia falar que ele era contra a CPI”.

O parlamentar rebateu críticas do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), de que “age como um vassalo pedindo para ser poupado pelo presidente“. Kajuru afirmou que sempre dá as suas opiniões, e que não foi vassalo em momento algum. “Eu fiz isso porque eu quis, não porque ele mandou. Não recebo ordem dele“, frisou.


P

EDIÇÃO DE ANB ONLINE

terça-feira, 13 de abril de 2021

E AGORA, SIMPLÍCIO?

A Portaria foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público

A 35ª Promotoria de Justiça Especializada instaurou um inquérito para apurar supostas ilegalidades em licitação da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), que tem como titular Simplício Araújo (SD).

A pasta comandada por Simplício Araújo está no bojo da investigação. 
A Portaria foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público. 

Segundo as informações, a pasta comandada por Simplício Araújo está no bojo da investigação após a abertura da Notícia de Fato SIMP nº 001640-509/2020 que foi convertida no Inquérito Civil – IC 37/2020-35ª PJE.

O procedimento investigatório tem como foco a apuração de supostas ilegalidades no Pregão 002/2020 da Seinc, que tem como objeto a contratação de empresa especializada em agenciamento de viagens. 

DEVASSA NA SEINC O procedimento investigatório tem como foco a apuração de supostas ilegalidades no Pregão 002/2020 da Seinc, que tem como objeto a contratação de empresa especializada em agenciamento de...

O inquérito tem prazo de conclusão de 1 ano.


NF

EDIÇÃO DE ANB

Ação visa o combate ao desmatamento 

Portaria do Ministério da Justiça (MJ) autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) em unidades de conservação federais localizadas na Amazônia.

O contingente obedecerá ao planejamento definido pela Coordenação-Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional.
De acordo com a portaria nº157, publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União, o apoio tem por meta o combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira e às invasões em áreas federais "em caráter episódico e planejado". A medida tem validade de 180 dias, contados a partir de 12 de abril, sendo encerrada em 8 de outubro, podendo ser prorrogado, caso seja necessário.    

O contingente obedecerá ao planejamento definido pela Coordenação-Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

 

AB

EDIÇÃO DE ANB

Apesar de não afirmar a possibilidade, grupo Sampaio/Fernando Moura da Silva corrobora necessidade de lançar um nome que faça contraponto a Filho na Balneária de 2022

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O início deste mês marcou, em definitivo, a entrada do líder político Júlio Filho no embate pela representação de São José de Ribamar na Alema.

Pleito antigo dos ribamarenses, Filho - que poderá ser o Deputado Estadual mais bem votado da história de São José de Ribamar-, avançou no reconhecimento das quatro regiões da Balneária que almejam eleger um deputado da cidade.

O crescimento de Júlio Filho no vasto município se deve ao fato de ele  ter ampla e ressonante participação no contexto político local, candidato a Prefeito que   foi e coordenador em algumas ocasiões.

2022 ‘PEGANDO FOGO’ O líder político Júlio Filho( à direita): seu crescimento político na terceira maior cidade do Maranhão força grupos a apresentar nomes. 

A pré-candidatura do líder vem ecoando de tal forma nas comunidades do município que há uma semana  o cenário estremece  nos bastidores da disputa. O grupo Sampaio/Fernando Moura da Silva, comandados pelo ex-prefeito Fernando Silva e seu –ex-vice Zé Eudes, já trabalha um nome para fazer frente à Júlio Filho na terceira maior cidade do Maranhão.

Grande parte do eleitorado que deu a Zé Eudes a votação que não conseguiu lhe conferir nenhum êxito em 2020 corrobora a convicção de que Sampaio será ele próprio o nome do grupo a ser alçado à condição de candidato a uma das vagas da Assembleia em 2022. Mas nos corredores das cozinhas de Panaquatira, as incertezas apontam para uma possível pré-candidatura do ex-candidato a vice de Zé Eudes, Tiago Fernandes, como alternativa.

O fato é que a eleição do ano que vem nas Proporcionais será determinante para o enfraquecimento ou fortalecimento dos grupos políticos ribamarenses para 2024, quando antigos fantasmas da destruição da Balneária tentarão ressurgir das cinzas de um passado que os ribamarenses agora tentam esquecer.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO, AQUI:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/04/a-todo-vapor-julio-filho-caminho-da.html

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Reembolso continuará a ser feito entre maio e setembro

A decisão da Receita Federal de adiar em um mês o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não alterou o calendário de restituições. O contribuinte continuará a receber o reembolso em cinco lotes mensais, de 31 de maio a 30 de setembro.

Segundo a Receita, quanto antes enviar a declaração, mais cedo o contribuinte receberá a restituição. No primeiro lote, no fim de maio, terão prioridade os brasileiros com mais de 60 anos de idade, sobretudo os que têm mais de 80 anos, as pessoas com deficiência física ou doença grave e os contribuintes que têm o magistério como fonte principal de renda.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, o Darf das cotas poderá ser emitido pelo programa ou pelo Extrato.
Os demais lotes serão pagos em 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Receberá primeiro quem tiver enviado a declaração antes.

Outras medidas

O adiamento do prazo, por causa da pandemia da covid-19, fez a Receita Federal ajustar outras obrigações relativas ao Imposto de Renda. O contribuinte que deseja pagar o imposto por débito automático desde a primeira cota deverá fazer o pedido até 10 de maio. Quem enviar a declaração após essa data deverá pagar a primeira parcela por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e quitar as demais cotas em débito automático.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, o Darf das cotas poderá ser emitido pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

Quem já enviou a declaração e emitiu o Darf pode pagar nas datas originais, se puder pagar, ou emitir outro Darf com o vencimento da primeira cota em 31 de maio.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo a essas declarações.

Balanço

Até as 11h de hoje (12), segundo o balanço mais recente, a Receita Federal havia recebido 12.451.339 declarações do IRPF. Isso equivale a 38,2% do previsto para este ano.

Do total de declarações enviadas, 42.196 foram entregues com certificado digital. Neste ano, a Receita espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.


AB

EDIÇÃO DE ANB

100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO RAIMUNDO LÍDIO NA CIDADE PÔS O MUNICÍPIO NUM OUTRO PATAMAR

Na Segurança

Raimundo Lídio se reuniu com o Secretário Jefferson Portela para tratar de melhorias na segurança pública e o município tem se destacado através de parcerias com a Policia Militar e o Batalhão de Policia Rodoviária Estadual.

Na Infraestrutura 

O Prefeito Raimundo Lídio foi recebido por Clayton Noleto  da SINFRA e a parceria com Governo do Estado rendeu asfaltamento nas ruas da cidade; 
Estão ocorrendo recuperações em estradas vicinais e a intensificação na melhoria da iluminação pública;
Raimundo Lídio esteve também na Superintendência da Caixa para retomar e buscar mais obras; 

No Turismo e na Economia

Ocorreu a Recuperação de letreiro turístico;
Raimundo Lídio debateu sobre a reabertura da Sala do Empreendedor e parceria com sistema “S” no SEBRAE;
A Secretaria de Turismo reuniu microempreendedores para potencializar o setor; 


Em parceria com a SETUR ocorreu a entrega de camisas de proteção solar;
Raimundo Lídio e Raimundinha do Sindicato realizam visita à Parnaíba para conhecer um projeto produção de Cajuína e em Matinha para conhecer um projeto de psicultura, ambos para serem implementados no município 
Raimundo Lídio está articulando uma agência de atendimento do Banco do Nordeste para Paulino Neves.

No Meio ambiente

A Secretária participou de encontro para viabilizar parceria ambiental com a Ômega;
Discutiu com o presidente da ACORDEN medidas para coibir animais soltos nas ruas.

Na Assistência Social e no esporte

Foram realizadas manutençoes em arenas esportivas;
Foram discutidos projetos para geração de emprego e renda;
Famílias do CRAS foram beneficiadas com alimentos da Agricultura Familiar;
Foi realizado em parceria com a SETRES levantamento de pescadores e feirantes para trazer benefícios ao setor.

Na Pesca e aquicultura

O Secretário esteve na SAGRIMA e na EMBRAPA em busca de parcerias e benefícios para o município.

Na Educação 

Foi concluída mais uma etapa do Pacto pela Alfabetização;
Foi Realiza a entrega de material didático aos estudantes da educação infantil; 
Foi realiza a entrega de kit merenda escolar para todos os alunos da rede municipal;
Raimundo Lídio cumpriu agenda em Brasília tentando viabilizar investimentos para a educação. 

Na Cultura 

Ocorreu a Reinstalação da biblioteca Municipal Maria dos Reis; 
O Secretário participou do encontro regional com gestores de cultura para criação do Consórcio Cultural dos Lençóis  
E juntamente com a Vice Prefeita estiveram com o Secretário de Estado de Cultura Anderson Lindoso levando demandas e buscando projetos.

A Secretaria da Mulher 

Realizou visita técnica para conhecer projeto pioneiro em prol das mulheres;
Realizou uma parceria com o SENAC para oferecer cursos e capacitações. 

Na Saúde

Ocorreu a elaboração de estratégias e ações e a distribuição dos cartões “Cheque Cesta Básica Gestante”;
O combate ao covid- 19 segue intenso 
Ocorreu a abertura do Centro de Combate ao COVID e Através do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 ocorreu a  a vacinação para profissionais da Saúde e atualmente a vacinação para idosos;
A Prefeitura vem cumprindo todas as metas para que não faltem doses de vacina;
A Vigilância Sanitária vem fiscalizando e orientando estabelecimentos comerciais e Estão ocorrendo Barreiras Sanitárias

NO LINK ABAIXO, CONTINUE ACOMPANHAR AS REALIZAÇÕES DA GESTÃO RAIMUNDO LÍDIO EM PAULINO NEVES:

https://www.youtube.com/watch?v=VkcQZ7czLb8&t=279s

GIRO

De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas o país confirmou mais de...

A Índia superou o Brasil e se tornou nesta segunda-feira(12) o segundo país com mais casos de covid-19 desde o início da pandemia, mais de 13,5 milhões, em meio a uma segunda onda que tem se espalhado rapidamente pelo território indiano.

Mais de 13,5 milhões, em meio a uma segunda onda que tem se espalhado rapidamente pelo território indiano.
De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas o país confirmou mais de 168 mil novos casos, o dado mais alto desde o começo da pandemia, completando o sexto dia consecutivo com recorde no indicador.

Prefeito de Icatu solicitou implantação de aparelhos públicos no povoado Jaburu, um dos mais importantes do município 

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo(Republicanos), participou de reunião do Consórcio Intermunicipal Norte e Leste Maranhense ao lado dos demais gestores que integram a entidade. O Conleste congrega cerca 37 municípios, que unidos buscam  arregimentar ações integradas  em prol de cidades como Belágua, Brejo, Buriti, Cachoeira Grande, Chapadinha, Duque Bacelar, Humberto de Campos e Itapecuru Mirim. 

MARANHÃO GESTÃO O prefeito Walace Azevedo em reunião com prefeitos do Conleste: solicitação de Viatura Policial; Criação de Escola Militar em Icatu e um Posto Policial no povoado... 

Na oportunidade, o prefeito que tem priorizado a área  da Segurança em Icatu, fez importantes solicitações ao secretário Jefferson Portela, especialmente para o povoado Jaburu, um dos mais importantes do município que há seis anos vinha  vivenciado uma realidade de abandono que fez do local um lugar à margem do desenvolvimento. 

''Em reunião com os prefeitos que compõem o Conleste Maranhense (Consórcio Intermunicipal Norte e Leste Maranhense), tratamos sobre assuntos relacionados ao Consórcio e também sobre a segurança pública. Aproveitei a oportunidade para realizar a solicitação de uma Viatura Policial, a Criação da Escola Militar em Icatu e um Posto Policial no povoado Jaburu’’, registrou Walace por ocasião do encontro.

domingo, 11 de abril de 2021

Os 100 dias de gestão do prefeito Eduardo Braide, completados neste sábado, foi marcado por uma extensa agenda de trabalho

Os 100 dias de gestão do prefeito Eduardo Braide, completados neste sábado (10), foi marcado por uma extensa agenda de trabalho que teve início pela manhã e seguiu até à tarde.  A exemplo do que tem acontecido desde que assumiu a gestão, Eduardo Braide cumpriu vários compromissos fora do gabinete durante o sábado: vistoriou obras de pavimentação no bairro Cohab-Anil, entregou mais dois Ponto Limpo –  desta vez nos bairros Madre Deus e na Forquilha- e no início da manhã,  esteve no Centro de Municipal de Vacinação, instalado no Centro de Convenções da UFMA, onde  acompanhou os trabalhos no local e anunciou que, a partir de segunda-feira (12), a Prefeitura começa a vacinar idosos com idade entre 64 e 63 anos.

Nestes 100 primeiros dias, o prefeito mostrou que está caminhado a passos largos para em um menor tempo possível resolver as demandas mais urgentes da população da capital.
É trabalhando de sol a sol, inclusive nos finais de semana, que o prefeito Eduardo Braide tem conseguido avançar em vários setores. As áreas de saúde, infraestrutura, limpeza e assistência social têm recebido uma atenção especial do gestor. “Feliz em ver que nesses cem dias a gente já fez muitas coisas, na área saúde, educação, infraestrutura e todo um trabalho que vem sendo feito em São Luís. Hoje, exatamente quando se completa cem dias, entregamos dois novos Ponto Limpo para a cidade, anunciamos um novo calendário de vacinação, já a partir de segunda-feira, e acompanhamos a recuperação de vias no bairro Cohab-Anil. São várias ações que não param. Tem sido assim desde o primeiro dia da minha gestão e seguirá assim até o último dia”, avaliou o prefeito Eduardo Braide.

Nestes 100 primeiros dias, o prefeito mostrou que está caminhado a passos largos para em um menor tempo possível resolver as demandas mais urgentes da população da capital.

Ponto Limpo

A implantação de Ponto Limpo, que transforma áreas de descarte irregular de lixo em áreas limpas e jardinadas, é uma das ações exitosas do prefeito Braide.

Os 100 dias de gestão do prefeito Eduardo Braide, completados neste sábado (10), foi marcado por uma extensa agenda de trabalho que teve início pela manhã e seguiu até à tarde. 
A iniciativa foi uma das que fizeram valer, para o prefeito, o prêmio “Atitude Cidadã”, entregue pelo Instituto Lixo Zero a Eduardo Braide no dia 25 de março, sendo o primeiro prefeito do Brasil a receber o prêmio que reconhece atitudes cidadãs de pessoas que trabalham na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, garantindo mais saúde para a população e a preservação do meio ambiente.

O ponto limpo da Madre Deus está localizado no região do Largo do Caroçudo. Uma intervenção que traz muitos benefícios para a comunidade.   “A transformação desse local é uma alegria para todos que vivem aqui. É uma mudança do lixo para um lugar bonito e ajardinado”, disse a moradora Fernanda Pinto.

Na Forquilha, o Ponto Limpo entregue pelo prefeito fica na rotatória do bairro. O local revitalizado ocupa uma área de 1.400 metros quadrados e ganhou mais de 120 mudas de plantas, passeios para pedestres e acessibilidade, além de revitalização do meio-fio e sarjeta.

A PARTIR DESTA SEGUNDA A Prefeitura de São Luís inicia a vacinação para uma nova faixa etária, de 64 a 63 anos.
O projeto Ponto Limpo faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pela Prefeitura de São Luís por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.  Luzinete da Silva, moradora da região, disse que há mais de vinte anos esperava a revitalização do local. “É um local importante do bairro. Fica perto de duas escolas e de uma igreja e por onde circula milhares de pessoas e veículos todos os dias. Antes um local sujo e feio agora se transformou em um local limpo e bonito. Parabéns para a iniciativa do prefeito Eduardo Braide”, disse a aposentada.

“Com a revitalização desses locais estamos garantindo mais beleza para a cidade, preservação do meio ambiente e mais saúde para a população. Já temos sete Ponto Limpo entregue e até o julho queremos entregar cerca de vinte e até o final do ano a meta é entregar cem pontos”, contou o presidente do Comitê Gestor de Limpeza da Prefeitura de São Luís, Joabson Júnior que acompanhou o prefeito durante as entregas.

É trabalhando de sol a sol, inclusive nos finais de semana, que o prefeito Eduardo Braide tem conseguido avançar em vários setores. As áreas de saúde, infraestrutura, limpeza e assistência social têm recebido uma atenção especial do gestor.
Prefeitura inicia vacinação de nova faixa de idade

Ao acompanhar a vacinação na Central de Vacinação instalada no Centro de Convenções da UFMA, o prefeito Eduardo Braide anunciou que a partir de segunda-feira, a Prefeitura de São Luís inicia a vacinação para uma nova faixa etária, de 64 a 63 anos.

“Na segunda-feira, 12, serão vacinados idosos com 64 anos. No período da manhã serão vacinados os nascidos de janeiro a março. À tarde, de abril a junho. Na terça-feira seguimos ainda vacinando idosos com 64 anos. Neste dia serão vacinados pela manhã os nascidos de julho a setembro e à tarde de outubro a dezembro. Na quarta e quinta-feira será a vez dos idosos com idade de 63 anos e também vai seguir o mesmo cronograma por mês de nascimento. Assim vamos agilizar a cada dia a vacinação em nossa cidade”, destacou Eduardo Braide.

O projeto Ponto Limpo faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pela Prefeitura de São Luís por meio...
A Prefeitura tem aberto novos pontos de vacinação para avançar com a campanha. Mais de 140 mil doses já foram aplicadas em São Luís e com a chegada de novas doses os públicos-alvo são ampliados. Além do novo Centro Municipal de Vacinação montado na UFMA e aberto na última quinta-feira, já funcionam na cidade, o Centro Municipal de Vacinação montado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no Cohafuma; e dois pontos de drive-thru: um no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e outro no próprio campus da UFMA. O atendimento é das 8h às 18h.

Recuperação de vias

Com a recuperação da Avinda 04 do bairro Cohab-Anil, a Prefeitura de São Luís avança com o programa de Tapa-Buracos que já beneficiou diversos bairros da capital. “Estamos priorizando no momento as vias de grande fluxo e os corredores de ônibus e seguiremos com o trabalho em outras ruas da cidade sempre com a preocupação de melhorar a fluidez no trânsito e a garantir a segurança de motoristas e pedestres”, disse o prefeito.

Até o momento foram recuperados mais de 25 quilômetros de via. As equipes trabalham inclusive durante a noite nas vias de maior trânsito de...
Até o momento foram recuperados mais de 25 quilômetros de via. As equipes trabalham inclusive durante a noite nas vias de maior trânsito de veículos evitando assim transtorno para os motoristas.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB