terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

O objetivo é facilitar o acesso à vacinação para pessoas que trabalham durante a semana

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou neste sábado (19), o mutirão de vacinação contra Covid-19 no Quilombo Juçatuba.

BALNEÁRIA CONTRA A COVID-19 A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (19), o mutirão de vacinação. 

De acordo com a Semus, o objetivo é facilitar o acesso à vacinação para pessoas que trabalham durante a semana. Foram disponibilizadas as vacinas da Astrazeneca, para quem foi tomar primeiro e segunda dose, e Pfizer, para quem foi receber a dose de reforço.

Segundo a secretária da Semus, Bernadete Ferreira,  o município de São José de Ribamar não parou de vacinar a população. "Essa é uma forma de aumentar a cobertura vacinal na cidade e imunizar as pessoas que estão trabalhando durante a semana", afirmou.

A vacinação em Juçatuba foi ao público a partir dos 12 anos, sem comorbidades.

"SEXY E MUSCULOSA"

Nascida no Arzebaijão, Bakhar Nabieva tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram

A modelo Bakhar Nabieva, estrela no Instagram, ganhou um título inesperado. Aos 22 anos, com pernas saradíssimas e barriga trincada, a gata nascida no Azerbaijão virou a "Gata do Bumbum de Ferro" nas redes. "Ela tem um corpo insano", dizem os fãs. "Sexy e musculosa", também comentam.

Você concorda? 

Deputado prestigiou importante momento da Igreja no município 


POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

O deputado federal Pastor Gil(PL) prestigiou a posse do pastor Silvano como mais novo líder da Igreja Assembleia de Deus no município de Pastos Bons. 

O deputado federal Pastor Gil prestigiou a posse do pastor Silvano como mais novo líder da Igreja Assembleia de Deus no município de Pastos Bons. 

''Na solenidade de posse do pastor Silvano que assumiu a liderança da AD em Pastos Bons. Muito grato a Deus pela oportunidade de participar de um evento de tanto significado, especialmente para mim que já morei nessa cidade na infância e por se tratar de um momento tão importante na vida e ministério desse amigo, cantor e pregador que é o pastor Silvano’’ disse Pastor Gil, acrescentando que ''Deus, o dono da obra, que abençoou o pastor Fernando Machado abençoará de forma grandiosa o pastor Silvano e sua família’’. 

Visitando aos irmãos da Congregação em diversas cidades do estado, o deputado que é membro da Assembleia, tem se regozijado com o segmento evangélico por onde passa. Bem avaliado como um dos...
Visitando aos irmãos da Congregação em diversas cidades do estado, o deputado que é membro da Assembleia, tem se regozijado com o segmento evangélico por onde passa. Bem avaliado como um dos fortes nomes à reeleição vitoriosa daqui a 8 meses quando ocorre o pleito, Pastor Gil tem empunhado uma agenda parlamentar propositiva em Brasília, sempre em defesa da família, da geração de emprego e renda e em favor dos menos assistidos.

Modelo também aposta em óleos para aumentar a firmeza da pele 

A musa fitness Ruth Teles, de 25 anos, compartilhou como faz para ter a cinturinha fina, 60cm, e a bunda de 100cm. 

Além de uma alimentação equilibrada, para manter o corpo sarado, Ruth pratica...
''Genética e muita malhação. Sempre tive a bunda grande e cintura fina, mas também é fruto de exercícios físicos. Para ganhar massa, é importante dar preferência para carboidratos e proteínas de rápida absorção no menor tempo possível após os treinos. Por isso, prefiro alimentos como batata-doce, mandioca, peixe… fazem parte da minha alimentação. Como bastante verduras”, conta. 

Apenas implante de silicone nos seios. 
Além de uma alimentação equilibrada, para manter o corpo sarado, Ruth pratica exercícios físicos, diariamente. 

''Não importa se faz sol ou chuva, todos os dias vou para academia, me sinto ótima quando realizo meus exercícios, melhora meu...''. 
''Não importa se faz sol ou chuva, todos os dias vou para academia, me sinto ótima quando realizo meus exercícios, melhora meu humor, e consequentemente, aumenta minha auto-estima. Quando você se sente bem com você mesmo, você se cuida mais”, acredita. 

Modelo também aposta em óleos para aumentar a firmeza da...
Ela conta que não fez cirurgias plásticas no corpo, apenas implante de silicone nos seios. 

Compartilhou como faz para ter a cinturinha fina, 60cm, e o...
''Coloquei silicone nos seios. O resto é com bastante exercícios. Pratico há mais de 6 anos”, comenta. 

Além de uma alimentação equilibrada, para manter o...
E para manter a pele da bunda firme, Ruth também tem um segredo. 

E para manter a pele da bunda firme, Ruth também tem um segredo. 
''Faço uma mistura de 10 ml de óleo essencial de alecrim com 6 gotas de óleo vegetal de amêndoa doce. Passo diariamente. A pele fica firme”, conta.


OPS

EDIÇÃO DE ANB

Prefeito de Icatu esteve na Pasta onde pôde discutir relevantes pautas para o desenvolvimento do turismo icatuense

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo(Republicanos) esteve, recentemente, na Secretaria de Turismo do estado, discutindo relevantes pautas para o desenvolvimento do turismo icatuense.

MUITO EM BREVE O prefeito Walace Azevedo, com Paulo Matos e o  titular da Secretaria de Turismo do estado, Catulé Junior: Implantação das placas de sinalização dos pontos turísticos de Icatu; Obra de infraestrutura turística no Terminal Hidroviário do povoado Mamuna. 

''Estive junto ao Assessor Especial do Governo, Paulo Matos, em uma conversa muito produtiva com o Secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior. Durante a reunião, discutimos pautas importantes para o desenvolvimento do turismo de Icatu e, também, sobre a Implantação das placas de sinalização dos pontos turísticos de Icatu; Obra de infraestrutura turística no Terminal Hidroviário do povoado Mamuna. Muito em breve, traremos ótimas notícias sobre o início desses projetos que serão importantes para o desenvolvimento turístico do nosso município’’, anunciou o prefeito. 

Uma das cidades exponenciais do turismo maranhense na Região do Munim, Icatu detém uma vegetação peculiar banhada por rios e lagos, além de cachoeiras naturais e uma forte vocação ecológica que ao lado da tradição pesqueira fazem do município um dos mais visitados por turistas e maranhenses de diferentes regiões.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO

Vias em São José dos Índios

Escola com 11 salas, no Cohabiano

A Prefeitura de São José de Ribamar entregou, na última sexta-feira (18), uma etapa da pavimentação de vias em São José dos Índios. Também aconteceu o lançamento da pedra fundamental, para o início da construção de uma escola com 11 salas, no Cohabiano.

Também aconteceu o lançamento da pedra fundamental, para o início da...

As ações fazem parte do programa RibaAmar Cidade em Obras, que atua em mais de 80 frentes de trabalho na cidade.

Foram realizados 350 metros de pavimentação em bloquetes. A via também recebeu a implementação de sarjeta e meio-fio.
Nesta fase, a Rua Bom Jesus foi entregue à população. Foram realizados 350 metros de pavimentação em bloquetes. A via também recebeu a implementação de sarjeta e meio-fio.

Por meio de uma emenda da deputada estadual Helena Duailibe.
A ação é realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de São José de Ribamar com a Secretaria de Estado das Cidades (SECID), por meio de uma emenda da deputada estadual Helena Duailibe. 
RIBAMAR CIDADE EM OBRAS O prefeito Júlio Matos(à direita) com o vice-prefeito Junior Lago. 

Nas outras ruas do bairro, as obras já estão com a pavimentação avançada e logo serão entregues.

Escola

A Escola do Cohabiano está orçada em R$ 3.668.422,00 e tem o prazo de 12 meses para entrega. A unidade vai atender 600 alunos do ensino infantil e fundamental, em dois turnos.

"Me sentindo gostosa"

Dançarina incentivou seguidoras a conhecerem e explorarem seus corpos 

Aline Riscado compartilhou um clique em seu Instagram e aproveitou para ensinar a suas seguidoras como sair bem em fotos.
A dançarina posou de biquíni sol para fazer um publi e justificou a pose na legenda: "A princípio essa foto pode não fazer sentido, mas ela faz totaaaaaalllll!!!!  Momento onde tô me amando e me sentindo goxtosaaa com o azeite que amoooo e acho muito goxxxxtosooo também!!", declarou.

No resto da legenda, ela incentivou suas seguidoras e se "descobrir", buscando conhecer seu corpo e "valorizar a sensualidade":

"Pra vocês, meninas, que me pedem dicas de como sair bem nas fotos... façam como eu: aproveitem a quarentena pra se descobrir, se olhar no espelho e entender seus melhores ângulos, fazer mil fotos bem empinadas pra valorizar a sensualidade de cada corpitcho e escolher somente uma... e tudo isso sem vergonha e sem medo de ser feliz!!! Não há problema algummmmmm em se amar e sensualizar pra vocês mesmas!! Afinal, se temos que nos amar em primeiro lugar, temos também que nos sensualizar, nos dar prazer e nos dar tudo o que existe de mais maravilhoso em primeiro lugar também!!!  Isso é auto-conhecimento e amor próprio! Pratiquem!!! Cuidem-se! Amem-se!", escreveu. 

Abaixo, closes exclusivos:


INTERNACIONAL

Oficiais da unidade especial EMAK, do Corpo de Bombeiros local, foram levados através de um...

As equipes de salvamento conseguiram resgatar duas homens com vida no navio que sofreu um incêndio enquanto navegava entre a Grécia e a Itália na madrugada desta sexta-feira, deixando, de acordo com balanço mais recente, 11 desaparecidos, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a emissora pública de televisão "ERT", trata-se de um búlgaro e de um turco que conseguiram entrar em contato com agentes das equipes de resgate através de telefonema.

Ainda conforme informações do canal público, há informações não confirmadas pelas autoridades que de quatro a cinco pessoas deram sinais de vida, mas seguem presas dentro da embarcação.

O turco, capitão da embarcação, está em bom estado de saúde, enquanto o búlgaro resgatado apresenta alguns...
Oficiais da unidade especial EMAK, do Corpo de Bombeiros local, foram levados através de um helicóptero para a parte superior do navio, em que conseguiram entrar e salvar os homens.

O turco, capitão da embarcação, está em bom estado de saúde, enquanto o búlgaro resgatado apresenta alguns problemas respiratórios por causa da inalação de fumaça.

Até o balanço mais recente, 280 pessoas foram resgatadas, entre passageiros e tripulação.

A embarcação pegou fogo por volta de 4h30 na hora local (23h30 de Brasília), três horas depois de zarpar do porto de Igumenitsa, na Grécia, em direção ao de Brindisi, na Itália.

O fogo se propagou com rapidez por toda a estrutura e as colunas de fumaça podiam ser vistas a quilômetros de distância do navio.

Entre as 11 pessoas desaparecidas, estão sete búlgaros, três gregos e um lituano.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Pré-candidato a Deputado Estadual do PL, Aluizio contou um pouco do seu início na  vida profissional

Mais um recorte da biografia do líder que vem sensibilizando os maranhenses

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O líder político, secretário de Articulação Política de Chapadinha e pré-candidato a Deputado Estadual pelo PL, Aluizio Santos, contou um pouco mais do seu ingresso  na vida profissional, destacando a generosidade do chapadinhense Raimundo Costa ao lhe oportunizar um emprego no comércio local.

NOS 217 MUNICÍPIOS O líder político e  pré-candidato a Deputado Estadual, Aluizio Santos: Simplicidade semelhante a de muitos maranhenses. 
''Minha gratidão ao Sr. Raimundo Costa. Ainda menor de idade, saía todos os dias pedindo emprego no centro comercial de Chapadinha-MA. Sendo da zona rural, e desde pequeno tinha   facilidade para  comunicar, foi com esse dom que me  tornei funcionário da Sapataria Vanusia, onde  obtive  a confiança do Sr. Raimundo Costa, mais conhecido como Raimundo Sapateiro. Esta confiança se mantem até os dias de hoje’’, destacou.

Abaixo, você fica com o depoimento emocionado do pré-candidato conhecido nos 217 munícipios pela simplicidade semelhante a de muitos maranhenses:

https://web.facebook.com/Aluiziosouzasantos/videos/422728452963540/

LEIA MAIS SOBRE ALUIZIO SANTOS NOS LINKS ABAIXO:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2022/02/maranhao-eleicoes-2022-comemorando.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2022/02/maranhao-eleicoes-2022-mais-um-recorte.html

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Ela aparece ainda mais sarada e sensual

A modelo se diz realizada com o corpo que conquistou com anos de dedicação

A modelo e ex-atleta Wellness, Indianara Jung, dona de um corpo escultural conquistado com muita malhação e boa alimentação, detonou o preconceito que as pessoas tem com mulheres que malham e conquistam o corpo sarado.

''Eu só quero ser gostosa e amo ser assim”.
''Infelizmente vivemos numa sociedade onde as pessoas se acham no direito de pensar o que é bonito ou não no outro. Eu sei de mim, estou bem resolvida com o meu corpo e me acho maravilhosa. Vejo comentários em postagens da Gracyanne Barbosa, por exemplo, e fico indignada com a forma agressiva com que os seguidores se pronunciam diante de uma opinião que não foi solicitada. É uma falta de respeito, um preconceito absurdo e inadmissível”, detonou.

''Infelizmente vivemos numa sociedade onde as pessoas se acham no direito de pensar o que é bonito ou não no outro. Eu sei de mim, estou bem resolvida com o meu corpo e...''.
''Me olho no espelho e me reconheço, e isso é incrível. É satisfatório quando você se admira, se ama, se encaixa dentro de si. Estou realizada com o meu corpo desenhado e sem cirurgias, o único corte que fiz foi a prótese de silicone nos seios, nada mais. Mas também não tenho nada contra quem precisa recorrer a esses procedimentos. Cada um faz da vida aquilo que quer. Eu só quero ser gostosa e amo ser assim”, disse Indianara Jung.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Ciente do grande potencial do jovem médico e atual prefeito de São Pedro dos Crentes, o Palácio dos Leões mostra abertamente que prefere disputar o segundo turno com Roberto Rocha

Por Antonio Noberto

No Maranhão, a máquina do governo do estado é viciada em moer e triturar quem entra no caminho. Mesmo cambaleante, dividida, rachada pela própria incapacidade de dividir entre si os louros do poder, agora as partes se esbofeteiam para se manter no poder e perto do cofre público. E tudo indica que, nesta peleja de cachorro grande, que rachou até o bloco coeso da Assembleia Legislativa, aquele que estará sentado no trono é quem deverá prevalecer puxando o foguete pela fuça e jogando-o ao solo. E isto não será feito sem estratégias. Entre tanta concorrência e confusão os leões também estão montando um script para tentar vencer a chamada terceira via, hoje representada pelo prefeito de São Pedro dos Crentes, o médico Lahésio Bonfim, pelo senador Roberto Rocha, que no frigir dos ovos deverá sair para o senado, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, que talvez nem saia candidato, e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que deverá repetir 2018 e sair para federal.

O que se percebe, no entanto, é que o maior perigo para os interesses da poderosa máquina, provavelmente não será o concorrente amigo, aliado casuisticamente rebelado, praticante da tradicional política clientelista cara, das vultosas quantias, do toma lá dá cá, largamente praticado nos rincões, onde a educação é escassa e a pobreza é abundante. O grande temor dos poderosos não são as raposas viciadas e cevadas nas tetas dos cofres públicos, pois os "diferentes" sempre acabam se entendendo. O medo do grupo de Dino e Brandão é que Lahesio Bonfim se torne um nome muito conhecido entre os maranhenses, vez que eles sabem que o prefeito da pequenina cidade de São Pedro dos Crentes tem um potencial inimaginável de crescer e de se consolidar como a única via não alinhada ao governo de plantão.
É por isso que lançaram uma isca tentadora para o senador Roberto Rocha e, por tabela, para o presidente Bolsonaro, produzindo pesquisa que destaca o senador como o "provável nome que disputará o segundo turno com Carlos Brandão". Está mais que provado que Roberto Rocha não tem potencial para disputar o governo contra a máquina do estado. A título de exemplo, na última eleição para governador (2018), Roberto Rocha obteve apenas míseros 2,05% dos votos, somando apenas 64.446 sufrágios, votação insuficiente até para se eleger deputado federal. Eles sabem que Roberto nunca deixou de sonhar com o mesmo destino do pai, o ex-governador Luiz Rocha, que comandou o estado no início dos anos oitenta. E tentam fazer joguinho na tentativa de traze-lo para o confronto, que terá resultado bem previsível. Mas não é a primeira vez que eles jogam isca apostando na vaidade e na ambição da "vítima". De 2021 para cá, foi insistente a publicação de pesquisas dando ampla vantagem à ex-governadora Roseana Sarney para o governo do estado. É sabido que ela tem um eleitorado fiel e persistente, mas é macaca velha na política e sabe muito bem quando a esmola é grande e se faz necessário desconfiar. Roseana é pré candidata à Câmara Federal.

Lahésio Bonfim é o concorrente temido pelos Leões

O último anzol lançado pelo Palácio dos Leões, na tentativa de atrair RR e a massa de eleitor insatisfeita com a gestão Dino, visa diminuir o crescimento de Lahésio Bonfim, considerado o melhor prefeito do Norte e Nordeste do Brasil, e eliminar o grande concorrente de Flávio Dino ao Senado deixando assim o caminho livre para o socialista ocupar a cadeira senatorial e, ao mesmo tempo, facilitar a vida de Brandão na disputa para o governo do estado. Seria o mundo dos sonhos para a dupla pessebista.

O escritor Antonio Noberto em deferência ao pré-candidato a Governador Lahésio Bonfim(imagem acima):  ''O maranhense mais atento à política sabe que tudo o que eles querem é evitar uma disputa mano a mano com o jovem prefeito e médico Lahésio Bonfim''. 
O maranhense mais atento à política sabe que tudo o que eles querem é evitar uma disputa mano a mano com o jovem prefeito e médico Lahésio Bomfim, homem exemplar, movido por fé e paixão, convicto, sonhador e sem desgaste político, que conseguiu a proeza de alçar o desconhecido município de São Pedro dos Crentes, do 113 lugar no ranking do IDEB para o invejável posto de 2 lugar no ranking da educação básica do estado. Lahésio tem uma bonita história de vida, de luta e de superação, é um dos dez prefeitos mais bem votados do Brasil, quando se reelegeu com mais de 90% dos votos válidos. Ele não recebe salário de prefeito, antes doa o dinheiro para a construção de casas populares para famílias carentes. É o único prefeito do Maranhão que pagou 16 salário para os profissionais da educação e um dos primeiros a pagar o aumento de 33% do piso nacional dos professores. Enfim, são tantas virtudes e boas atitudes que os poderosos o temem e já começam a barrar pesquisas que o colocam nas duas primeiras posições. Lahésio Bonfim é a terceira via, o homem a ser batido em 2022.

O que precisamos saber é se Roberto Rocha vai se deixar iludir pela miragem do trono fácil, pelo engodo da isca milimetricamente pensada e lançada, ou se vai assumir a sua vocação ao Senado e deixar o caminho livre para Lahésio Bonfim seguir em frente e começar a missão de devolver aos maranhenses o orgulho e a esperança de termos novamente um estado livre de quase um século de oligarquias e comunismo, onde a geração de empregos e uma vida melhor voltarão a ser a prioridade absoluta.


Antonio Noberto é Turismólogo e Escritor

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

"Não encontrei ninguém para brincar comigo na piscina hoje"

A modelo espanhola Judit Benavente vem deixando os fãs babando no Instagram ao postar fotos sensuais  de biquíni. "Não encontrei ninguém para brincar comigo na piscina hoje", escreveu a musa.
Voluntários para "brincar" com Judit não faltaram. Além disso, muitos seguidores ficaram encantados.  "Assim você vai fazer eu ter um ataque cardíaco", brincou um seguidor da espanhola. "É a coisa mais bonita que eu já vi", se declarou outro. Confira a performance da gata, abaixo:

UCRÂNIA CRISE

O pacto de não agressão na região do Donbass estava sendo descumprido desde que foi firmado

O governo da Ucrânia e milícias separatistas pró-Rússia, apoiadas por Moscou, se acusaram mutuamente de violar o regime de cessar-fogo no leste do território ucraniano, onde há confrontos desde 2014. 

Que, nesta quinta-feira(17), ainda não havia respondido sobre as...

O pacto de não agressão na região do Donbass estava sendo descumprido desde que foi firmado, sete anos atrás, com maiores ou menores incidentes, que são relatados para a Missão Especial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que, nesta quinta-feira(17), ainda não havia respondido sobre as acusações.

Situado nas Limítrofes de São José de Ribamar, imortal da Academia Ludovicense de Letras conta um pouco da verdadeira história que se arrola ao nome do bairro histórico

Para Noberto, o ‘i’ deveria ocupar o lugar que lhe é de direito em substiuição ao ‘y’ adotado em Araçagy

Araçagi, o cajueiro do papagaio

Por Antonio Noberto

Não se destrói um povo enquanto não se extermina a sua cultura e o seu legado. Esta assertiva pode ser bem ilustrada na determinação do competente Secretário de estado do reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo (1699 – 1782), o Marquês de Pombal, que na segunda metade dos anos mil e setecentos proibiu no Brasil o uso de qualquer outra língua que não o português. A decisão, aparentemente, era a pá de cal na língua nativa, a mais falada no Brasil à época. O que se viu depois foi a continuação da dizimação através da depreciação e aviltamento de vários termos indígenas, a exemplo de cunhã (que pode significar prostituta), curumim (moleque, pivete), pindaíba (pobreza extrema), pajelança (atitude destrambelhada), dentre outros, que foram e continuam sendo sistematicamente modificados com o objetivo principal de encobrir um passado virtuoso corrompendo a língua dos primeiros habitantes do Brasil.

Soma-se a isto a cobiça de jogar no fosso os outros dois concorrentes do colonizador: o negro e, principalmente, o estrangeiro, primeiro a trazer a cultura escrita para a terra Papagalis, quando colocou no papel e imortalizou a língua, além de muito dos usos e costumes da população autóctone. 

E um dos termos desvirtuados é a palavra Araçagi, que representa uma das localidades mais antigas e importantes da Ilha de São Luís, habitada por franceses e tupinambás desde o final dos anos mil e quinhentos. O estudo desta simples palavra de origem tupi nos remete ao mundo mágico e de harmonia vivido pelos mais antigos moradores do lugar, que, mesmo em tempos tão remotos, produziam e exportavam riquezas do tipo urucum e açúcar para lugares bem distantes.

Não faz muito tempo que a quase totalidade dos maranhenses pronunciava errônea e grosseiramente “Campo de Perizes”, em referência aos dezenove quilômetros por onde passa a BR 135, na saída / entrada da Ilha de São Luís. 

A escrita e pronúncia corretas em tupi, ligeiramente aportuguesada, é Campo dos Peris ou Campo de Peris, vez que a palavra originária do tupi é “piri”, que representa o junco ou capim que cobre o lugar alagado. E nas oxítonas terminadas em “i” forma-se o plural acrescentando-se apenas o “s”. Importante destacar que muitas outras localidades e acidentes geográficos no Maranhão e Piauí também foram nomeados a partir da maciça presença deste capim, a exemplo de Peritoró, Piripiri, Peri Mirim e Pericumã. 

GRANDE SÃO LUÍS EM XEQUE O escritor Antonio Noberto, da Academia Ludovicense de Letras: Araçagi com ‘i’ e não com ‘y’.  

A recente divulgação da grafia correta permitiu que muita gente e a maior parte da mídia abandonasse a aberração “perizes” e adotasse a forma correta, convergindo, assim, para a máxima de que “Em São Luís se fala o melhor português do Brasil”.

Outro termo curioso que vale a pena se debruçar e buscar a raiz etimológica e a história do lugar é Araçagi, que em tempos muito iniciais era um “país a parte”, com porto, produção e vida própria, era também uma espécie de hiato ou meio caminho entre a desembocadura do “Rio Maranhão” – o Itapucuru, e a foz do rio Mearim. 

Nos primórdios do lugar, entre o final dos mil e quinhentos e início dos mil e seiscentos o Araçagi estava localizado entre duas fortalezas francesas existentes à época: o Forte Sardinha, situado na então Ilha do São Francisco, que guarnecia a entrada da Ilha e Miganville (atual Vinhais Velho) e o porto de Jeviré (na Ponta d’Areia). 

Este ancoradouro tinha caráter mais internacional, pois especializado em receber mercadorias dos portos franceses de Rouen, Dieppe, Saint-Malo, La Rochele e Havre de Grace, e as riquezas vindas da região amazônica e do rio Mearim, a exemplo do sal (de salinas, na Baixada). 

Outro termo curioso que vale a pena se debruçar e buscar a raiz etimológica e a história do lugar é Araçagi, que em tempos muito iniciais era um “país a parte”, com porto, produção e vida própria, era também uma espécie de hiato ou meio caminho entre a desembocadura do “Rio Maranhão” – o Itapucuru, e a foz do rio Mearim. 

Nos primórdios do lugar, entre o final dos mil e quinhentos e início dos mil e seiscentos o Araçagi estava localizado entre duas fortalezas francesas existentes à época: o Forte Sardinha, situado na então Ilha do São Francisco, que guarnecia a entrada da Ilha e Miganville (atual Vinhais Velho) e o porto de Jeviré (na Ponta d’Areia). 

Este ancoradouro tinha caráter mais internacional, pois especializado em receber mercadorias dos portos franceses de Rouen, Dieppe, Saint-Malo, La Rochele e Havre de Grace, e as riquezas vindas da região amazônica e do rio Mearim, a exemplo do sal (de salinas, na Baixada). 

Este complexo ou reduto gaulês está descrito na tela “São Luís antes da fundação”, que compõe o acervo da exposição França Equinocial para sempre. A outra fortaleza era o Forte de Itapari, depois reformado em pedra por Daniel de la Touche, quando recebeu o nome de Le Fort de Caillou (o forte de pedra), que virou Caur e hoje é Caúra, em São José de Ribamar. 

Do pouco que é possível encontrar sobre o Araçagi nas literaturas em tão distante período, pode-se extrair que o lugar era dinâmico, produtor e bastante movimentado, com localização bem próxima à Ilha de Curupu e do porto, onde hoje está a imagem de São José. Neste ancoradouro da baía de Guaxenduba aconteciam muitas movimentações da produção que descia o rio Itapecuru ou da Ilha Grande pelos pequenos portos de Jussatuba, Quebra Pote, Arraial, etc. 

O Araçagi era, portanto, o elo entre os dois fortes e os dois maiores portos da Ilha Grande, e possuía o que seria o único engenho de açúcar de Upaon Açu, os demais estavam no rio Itapucuru Mirim. Em vários textos, livros e mapas é possível encontrar o nome do lugar grafado de diferentes formas, a exemplo de araju, araçaju, arasaju, arasagi, arassagi, araçoagi, arassoagi e araçagy. 

Mas enfim, qual a grafia original e o significado da palavra Araçagi? Verificando mapas (ver detalhes dos mapas dos anos mil e seiscentos), livros e a própria história, chega-se ao termo original aracaju (ara = papagaio + caju), que em português quer dizer “cajueiro do papagaio”. 

É a mesma origem etimológica do nome da capital sergipana. As principais variações se dão pela troca do “c” pelo “s”, do “j” pelo “g” e do “u” pelo “i” (o “u” no francês pronuncia-se “i”), como acontece no nome do rio “ItapUcuru”, pronunciado “ItapIcuru”. Araçagi é, portanto, Aracaju, o cajueiro do papagaio.

Considerando que o termo Araçagi já é uma tradição oral e escrita do tupi aportuguesado, quem preza ou tem apreço pela cultura nativa deve, ao menos, escreve-la sempre com “i” no final, pois a grafia com “y” termina por tutelar e encobrir uma história antiga vivida por franceses e tupinambás que habitavam, comercializavam e viviam em paz no “país do Aracaju”, região da Ilha Grande que mais cresce nos últimos anos.

Antonio Noberto é Membro-fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e curador da “exposição França Equinocial para sempre”, em cartaz no Forte de Santo Antonio, no Espigão da Ponta d’Areia.



Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB