terça-feira, 28 de setembro de 2021

Nas quatro regiões da Balneária, da Sede a Zona Rural, gestão Júlio Matos acentua conceito administrativo esperado pelos mais de 230 mil ribamarenses há quase duas décadas

POR  FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

As comemorações da emancipação político-administrativa de São José de Ribamar, longe de se configurarem apenas as obras estruturais inauguradas pela gestão Júlio Matos nas quatro regiões da Balneária, quebram um paradigma histórico no vasto município há uma semana.

Aguardando por quase duas décadas pela tão sonhada virada de página  na realidade local, os mais de 230 mil ribamarenses com residência fixa na Sede, Vilas, Zona Rural e Limítrofes, vislumbram por todo este mês uma paisagem que impõe, em ritmo acelerado, a consolidação do progresso, indo de encontro à decrepitude passada, moldada pelas ações paliativas e discursológicas da  gestão anterior.

Aguardando por quase duas décadas pela tão sonhada virada de página na realidade local, os mais de 230 mil ribamarenses com residência fixa na Sede, Vilas, Zona Rural e Limítrofes, vislumbram por todo este mês uma paisagem que impõe,  em ritmo acelerado, a... 
São José de Ribamar vive um novo momento em sua história e a população vem reconhecendo o esforço da administração municipal, especialmente das Secretarias que seguem empenhadas em apreender o conceito administrativo de Júlio Matos que é fazer da terceira maior cidade do Maranhão um emblema, um norte para as demais cidades do estado.

Desde a valorização da identidade cultural ribamarense, passando pelo reconhecimento das comunidades esquecidas no tempo, a atuação de Dr. Julinho, como é carinhosamente chamado em São José de Ribamar, em oito meses conseguiu abarcar grande parte do  território local com proximidade, diálogo e ações concretas. A emancipação, diferentemente do que as percepções rasas tentam incutir nos desavisados  como mero evento protocolar-oficial,  sinaliza para a independência de uma cidade que viu por anos o Executivo demandar com direcionamentos contemplativos que, à dedos contados, só alcançavam alguns poucos bairros.

Na extensão do que pode realizar na empreitada maior de situar São José de Ribamar no seu lugar, Júlio Matos tem pela frente o desafio de acentuar ainda mais as prerrogativas de uma gestão com a feição do ribamarense urbano, tradicional, religioso e...
Na extensão do que pode realizar na empreitada maior de situar São José de Ribamar no seu lugar, Júlio Matos tem pela frente o desafio de acentuar ainda mais as prerrogativas de uma gestão com a feição do ribamarense urbano, tradicional, religioso e daquele que, oriundo da agricultura, se vê animado com o crescimento do setor para 2022. A Prefeitura acaba de lançar um Cartão que dá a estudantes o direito de se sentirem amparados e acompanhados por seu prefeito. Essa, ao lado de três ações voltadas à cidadania dos munícipes, passa a demarcar, a partir de agora,  um estreitamento- daquele que vem sendo considerado o prefeito dos ribamarenses- com a massa abandonada por 15 anos.

Obras não são aleatórias, movimentos de Júlio Matos representam ruptura- Uma das escolas mais tradicionais de São José de Ribamar, a Dário Santos foi revitalizada. A ação obedece a uma agenda institucional que destoa dos pífios momentos de celebração da data histórica onde o pão e circo davam as cartas no passado como presentes aos munícipes.

69 ANOS DE EMANCIPAÇÃO Em pouco menos de um ano, as  veleidades herdadas daqueles que usurparam São José de Ribamar perderam força para um cenário progressista, que vem se erigindo e já  pode ser visto a olhos nus. 
A emancipação festejada este ano, além de encorpada, foi marcada pela presença de três Programas que terão continuidade nas 137 comunidades locais: Nossa Praça,  Sonho de Escola e Cidade em Obras. Alinhados, a um só tempo, com o objetivo de dizimar o abandono que imperava. Na prática, não porque a UBS do Recanto Verde foi reformada dentro da programação, revelando a preocupação dos gestores quanto à qualidade de obras e serviços  prestados, como bem destacou o vice-prefeito Júnior Lago. “Somos uma gestão que se preocupa com os nossos munícipes, e estamos oferecendo o melhor de nós para presentear a nossa cidade com boas obras e ações”. Mas, sobretudo, porque as exigências ao corpo de auxiliares e   Secretariado de Júlio  são na direção de que há premência na correção de erros graves que mantiveram a administração pública ribamarense  historicamente engessada.

Em pouco menos de um ano, as  veleidades herdadas daqueles que usurparam São José de Ribamar perderam força para um cenário progressista, que vem se erigindo e já  pode ser visto a olhos nus em aparelhos públicos revitalizados, a exemplo do Viva Matinha que há anos rogava  atenção do poder público. Formando ao lado do Ubatuba, Rio de São João, Tijupá Queimado e Mata o conjunto  das comunidades históricas das Vilas, a Matinha ganhou consistente circunvizinhança com os conglomerados habitacionais Nova Terra e Nova Era, reconhecidos por serem populosos. A entrega do  Viva na emancipação cobre uma lacuna em aspectos relevantes da vida ribamarense. O espaço passará a ser pontualmente atendido pela gestão municipal, saindo da condição de vão  para lugar de convivência, intercâmbio e promoções desportivas e culturais.

Para o prefeito, as obras inauguradas até aqui tem finalidade social e educativa. De jovens, crianças, idosos a adultos, os ribamarenses podem...
A observação do titular da Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária e Logradouros Públicos, Roberto Mouchereck, diz muito da mudança de paisagem. ‘’Encontramos um espaço completamente abandonado e que não estava apto para as práticas esportivas e de lazer. Agora,  os pais podem trazer os filhos e usufruir dos espaços destinados à comunidade".

Para o prefeito,  as obras inauguradas até aqui tem finalidade social e educativa. Júlio Matos não faz distinção de público. De jovens, crianças, idosos a adultos, os ribamarenses podem usufruir de praças e quadras no mesmo compasso, o que implica constatar que o empreendimento do prefeito na área social é pela defesa da participação popular na totalidade, extinguindo pequenos recortes, mesquinharias, ações isoladas.

HÁ UMA SEMANA As comemorações da emancipação político-administrativa de São José de Ribamar, longe de se configurarem apenas as obras estruturais inauguradas pela gestão Júlio Matos quebram um paradigma histórico no vasto município. 
As obras de  infraestrutura entregues, elogiadas pelos ribamarenses nas quatro regiões, refletem a ideia de embelezamento da cidade associada à proteção. Num viés lúdico e dialogando com os cartões postais existentes, as praias  Araçagi, Meio e Banho receberam iluminação em led, ao passo que Santa Maria  e  Tajipuru foram interligados por uma ponte entregue aos povoados. Pleitos rechaçados a segundo, terceiro planos nas gestões anteriores  e que só agora na atual gestão vivem seu apogeu e reconhecimento.

Grupo político em sintonia- Como que num divisor de águas na nomenclatura política ribamarense, os 69 anos de emancipação da terceira maior cidade do Maranhão delinearam  as movimentações em torno de um governo que tem muito a realizar a médio, longo prazo, não bastando apenas quatro anos de mandato para que o município seja, literalmente, posto nos trilhos do desenvolvimento  após 15 duros anos de ausências acumuladas, como bem retratou AGÊNCIABALUARTE em centenas de matérias publicadas entre 2013 e 2020.

Como que num divisor de águas na nomenclatura política ribamarense, os 69 anos de emancipação da terceira maior cidade do Maranhão delinearam  as movimentações em torno de um governo que tem muito a realizar a médio, longo prazo. 
E ao corroborar da certeza de que as mudanças na Balneária estão ocorrendo com as pastas atuando de forma coesa e integrada, no campo político o grupo Júlio Matos vem consolidando uma presença de destaque entre apoiadores, líderes, segmentos sociais e classe política. Com maioria na Câmara, em consonância com o que afirma a presidente do Legislativo, Francimar Jachinto, que ressalta que “os ribamarenses são determinados, e com garra construíram sua história ao longo destes 69 anos de muita dedicação pela cidade’’, Dr. Julinho tem sentido de perto a governabilidade fluir na sua administração com os relevantes apoios dos deputados Marreca Filho, Detinha, Gil Cutrim, Helena Dualibe e Josimar Maranhãozinho (este último, presidente do seu partido, o PL). Eles se fizeram presentes na solenidade da emancipação, endossando o coro dos munícipes pelo resgaste da cidadania das comunidades; pelo empoderamento dos mais pobres e pelo fortalecimento da força produtiva existente em São José de Ribamar.

Estas bandeiras só começaram a ter voz e vez de janeiro deste ano para cá.

13 comentários:

  1. Uma excelente matéria como sempre vc é genial, tem toda razão Fernando nossa querida Ribamar agora tem esperança e vai dar tudo certo pq o passado já PASSOU..

    Mariane do Alto do Turu

    ResponderExcluir
  2. ABN ESCREVANDO UMA COISA DESSA É MUITA SINCERAMENTE AFF
    ROSY SEDE

    ResponderExcluir
  3. Poeta tu sabe do teu poder de influencia em ribamarcity vc tem muitos admiradores nao se acabe assim de graça com julinho vc é uma boa pessoa mano abre o olho nao perde o respeito da galera(José da Campina)

    ResponderExcluir
  4. O prefeito estar trabalhando
    Seu Luis Fernando o eudes Nunca Mais

    Carlos bairro moropoia

    ResponderExcluir
  5. DOTOR JULINHO FOI PERSEGUIDO MAS CAIU A MASCARA DO POVO DO LUIZ FERNANDO PARABENS AE PRO ABN ESSA MATERIA TA SHOW
    OSVALDO

    ResponderExcluir
  6. Engraçado é que o Baluarte nunca falou da Rede Acolhe com Eudes prefeito que revolucionou o tratamento da pandemia na nossa cidade, peço ao editor do mesmo que faça uma matéria sobre esse momento tragico da pandemia que a gestão do prefeito Eudes venceu ajudando a salvar milhares dos ribamarenses. Espero essa matéria será se sai??

    Leitor Indignado

    ResponderExcluir
  7. CANALHA SEU CANALHA QUAL TEU PROBLEMA COM EUDES SEU VAGABUNDO FALA AI
    ESSE ANB É UMA MERDA SIOW
    JOJÔ DA PIRAÇÃO

    ResponderExcluir
  8. Julinho está acabando o município, distribuiu cargos de altos salários para seus parentes e os parentes dos vereadores, endividou o município com um empréstimo absurdo e a saúde e educação estão indo buraco abaixo.

    Jorge Cruzeiro

    ResponderExcluir
  9. Esperamos que o anb faça seu papel de imprensa pq ninguem merece uma materia dessa
    Rosinha, a amiga do Monte Alegre

    ResponderExcluir
  10. Em tão pouco tempo de gestão temos um prefeito Ribamarense que sempre teve como missão: CUIDAR DO SEU POVO.
    Parabéns Julinho e todo povo Ribamarense que acreditou e continua acreditando no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. FERNANDO ATALAIA USANDO SEU PODER DE PERSUASÃO PRA EXPLICAR O QUE JUSTAMENTE INEXPLICAVEL PQ O MESMO SABE QUE JULINHO É UM PESSIMO GESTOR E EUDES ESSE SIM FOI UM PREFEITO DE QUALIDADE PREPARADO E ALTAMENTE COMPETENTE
    ATALAIA ESPERO QUE VC CAIA NA REAL PRA NÃO PERDER MINHAADMIRAÇAO
    MARCINHO DE PANAQUATIRA

    ResponderExcluir
  12. Sucesso para doutor julio e sua equipe parabens para todos nessa luta
    que não é fácil mas com trabalho e dedicação a vitória com certeza vem

    Rosana-Maiobão

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB