terça-feira, 20 de julho de 2021

Líder político chamou atenção para falta de cuidados e poluição que defenestraram as águas límpidas de riachos que fizeram parte da história dos maranhenses da região

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O pré-candidato a Deputado Estadual, Rômulo Brandão(PL), chamou atenção para a falta de cuidados e acentuada poluição que defenestraram as águas límpidas de riachos, igarapés e lagos que fizeram parte da história de vida de milhares de maranhenses na Grande São Luís. 

Um capítulo memorável na biografia de famílias inteiras, que entre as décadas de 70 e 90 até meados dos anos 2000 ainda frequentavam- como hábito- as nascentes, vivenciando momentos lúdicos e de lazer naquilo que pode ser chamado de entretenimento saudável, o líder político pontuou em crônica que a ' falta de atitude e fiscalização nos enviou para uma ilha deserta' nos dias atuais. 

VOCÊ TOMAVA BANHO NOS RIOS DA GRANDE SÃO LUÍS? O pré-candidato a Deputado Estadual, Rômulo Brandão trás à baila o debate sobre poluição das nascentes nas quatro cidades. 
Rômulo Brandão  destacou que rios como Paciência, Calhau, Dos Cachorros e Pimenta se constituíam  parte do imaginário local, quando  aos fins de semana os moradores de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís iam apreciar as nascentes dentro de um movimento constante que por anos se tornou marca da diversão de casais, jovens e famílias em bairros como Pindoba, Maracanã e diversas comunidades da Balneária. 

Salientando que a falta de planejamento urbano aliada a ausência de ações, medidas e leis ambientais mais rígidas, vem contribuindo ao longo dos últimos 30 anos   para a quase extinção dos rios, Brandão prega a implosão da Caema como resposta à engessada estrutura de saneamento do estado. O pré-candidato também defende a participação de ambientalistas sérios no debate que preconiza a recuperação  do que restou das nascentes. 

Para Rômulo Brandão, a falta de vontade política na discussão vem favorecendo o cenário de desprezo quanto à questão urgente, mas o líder  indica a saída: despregar dos gabinetes legislativos aqueles a quem  ele denomina, de forma contundente, de parasitas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB