quinta-feira, 8 de julho de 2021

EM PRIMEIRA MÃO

Ele tem três décadas de militância  em um   dos partidos mais importantes da histórica social e política do País.

Nascido em Pedreiras, cidade conhecida por sua portentosa  vocação cultural, soube ao longo desse período fundir engajamento social à identidade de comunidades  rurais, artísticas,   movimentos ambientais, sindicais e de defesa das igualdades.

Desse ambiente de pertencimento e constante diálogo com as muitas causas dos trabalhadores, Luiz Henrique Lula da Silva  vem se destacando como   um dos emblemas do PT no Maranhão.

Jornalista, foi  um dos pioneiros na discussão por uma comunicação democrática  no estado, o que o levou a presidir a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, ocasião em que ajudou popularizar as expressões regionais para além do âmbito local.

Nessa rápida entrevista a Editoria de Eleições da Agência Baluarte, o deputado, que também teve relevante atuação nos Movimentos Culturais de Juventude da década de 80, fala um pouco de governo Flávio Dino, de sua trajetória, mandato legislativo, da legenda com a qual divide o discurso político há anos, e claro, sobre 2022. Boa leitura:

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Agência Baluarte- Como um dos principais expoentes do PT no Maranhão, como o senhor vê, hoje, a conjuntura político-eleitoral de 2022 para as fileiras do Partido?  

Deputado Luiz Henrique Lula da Silva- O país experimenta uma crise sem precedentes.  O governo do genocida Bolsonaro, mergulhou o Brasil em um pântano que mistura incompetência, desmando, corrupção e crimes (Filhos, Fake News, covaxin...). Tamanho é o desastre que bate recorde o número de impeachment registrados nas duas casas: Senado e Câmara. Neste cenário, sem a colaboração do poder judiciário (que em 2018 retirou Lula da disputa), o povo fez um balanço dos cinco anos de Temer e Bolsonaro, e descobriu que era feliz e sabia. Que os melhores dias de suas vidas, foram os dias de Lula. Tanto é que se eleição fosse hoje, Lula venceria eleição no primeiro turno.

O deputado Luiz Henrique Lula da Silva: ''O governo Flávio Dino melhorou a qualidade de vida do povo maranhense. Na educação, estudantes agora frequentam escolas novas, modernas e com profissionais motivados''.  
No plano estadual, Lula e o governador Flávio Dino estarão ao mesmo lado, no mesmo palanque. 

Agência Baluarte- É possível vislumbrar um cenário de retorno ao protagonismo petista no estado a partir do ano que vem?  

Deputado Luiz Henrique Lula da Silva- Sim! O PT se prepara para eleger de dois a três federais, e de quatro a três estaduais, essa é nossa meta e pretensão. Quanto a protagonismo, a rigor já está dado, pois temos grandes quadros, somos aliados estratégicos do governo Flávio Dino, prova é que atualmente, somos responsáveis pela gestão de nada mais que quatro secretarias (Educação, Cultura, Trabalho e Direitos Humanos), apoiamos o governador melhor avaliado do Brasil, e de sobra, ainda temos o maior cabo eleitoral do país: LULA.

Agência Baluarte- Conte-nos um pouco  sobre  sua atuação na Assembleia Legislativa nesse primeiro mês de mandato.  Quais  frentes foram priorizadas até agora?  

Deputado Luiz Henrique Lula da Silva- Atuo para quem sempre militei. Sou a voz dos movimentos sociais, sou em realidade, um militante que está deputado. Atuo também no empoderamento das lideranças petistas. Seja ela de natureza parlamentar ou executiva. Faço isso com ações concretas, demandas de políticas públicas junto ao governo do Estado. Tenho também otimizado minha produção parlamentar, com o que pretendo protocolar até o final do mês, entre projetos de lei, indicações, requerimentos, moções, etc, estarei entre os deputados mais operantes dessa legislatura. Minha pauta será sempre agrária, cultural,  ambiental e por direitos dos trabalhadores.

''O país experimenta uma crise sem precedentes.  O governo do genocida Bolsonaro, mergulhou o Brasil em um pântano que mistura incompetência, desmando, corrupção e...''. 
Agência Baluarte- Qual avaliação o senhor faz dos governos Flávio Dino no Maranhão? O estado avançou nas políticas públicas de inclusão?  

Deputado Luiz Henrique Lula da Silva- Faço uma avaliação bastante entusiasmada e positiva. Sob todos aspectos, o governo Flávio Dino melhorou a qualidade de vida do povo maranhense. Na educação, estudantes agora frequentam escolas novas, modernas e com profissionais motivados. 

Os educadores foram valorizados não só em suas  condições de trabalho, mas também nos salários, pois recebem o maior salário do país; Maranhão experimenta o advento das escolas em tempo Integral, dos institutos estaduais. O Maranhão erradicou as escolas de taipa, com o programa escola digna. Na área da saúde, são hospitais espalhados pelas diversas regiões do  estado.  Na segurança, o Maranhão era o pior modelo de serviço penitenciário. Cabeças rolavam, motins após motins, hoje é exemplo para o país. O estado também experimenta equilíbrio nas contas e tem os melhores resultados fiscais junto ao Banco Central. São conquistas, apesar da discriminação do governo federal, em razão da inarredável posição política do governador contra o negacionismo de Bolsonaro. Isso sem falar no mais exitoso combate a Pandemia no país, fato comprovado pelo mais baixo índice de letalidade. É com entusiasmo que avalio o governo Flávio Dino. 

Agência Baluarte- O senhor tentará a renovação do mandato. Qual sua  expectativa quanto ao pleito vindouro e quais bandeiras os maranhenses podem esperar ser defendidas por Luiz Henrique Lula da Silva, caso o deputado seja reeleito em 2022?  

Deputado Luiz Henrique Lula da Silva- Sim, disputo reeleição! E o povo pode esperar a mesma dedicação e comprometimento com as quais exerço atual mandato parlamentar. 

Em entrevista a Agência Baluarte: ''Tenho também otimizado minha produção parlamentar, com o que pretendo protocolar até o final do mês, entre projetos de lei, indicações, requerimentos, moções, etc, estarei entre os deputados mais operantes dessa legislatura. Minha pauta será sempre agrária, cultural,  ambiental e por direitos dos trabalhadores''. 
O MST, FETAEMA, ACONERUQ, ARCAFAR, UAEFAMA, ABRAÇO e tantos outros movimentos sociais, sabem que tem um deputado pra chamar de seu na Assembleia do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB