terça-feira, 22 de junho de 2021

MARANHÃO AVANTE

Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura

A Região Tocantina recebeu dois novos estádios nas cidades de Governador Edison Lobão e São João do Paraíso. Os locais foram construídos e entregues pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), e agora dispõem de espaços como banheiros, vestiários, lanchonetes e arquibancadas.

Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a estrutura incentiva a prática de esportes, proporcionando mais saúde e integração social. “Entregamos espaços dignos que possibilitarão a prática esportiva, realização de eventos religiosos e culturais. Isso significa mais saúde para a população e integração entre as pessoas”, destacou.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto:  “Entregamos espaços dignos que possibilitarão a prática esportiva, realização de eventos religiosos e culturais. Isso significa mais saúde para a população e integração entre as pessoas”. 
Anailson Brito é ex jogador profissional de futebol, uma grande figura do estado e declara seu agradecimento durante a entrega da obra. “São João do Paraíso estava precisando, tem uma juventude muito forte, quem sabe vai possibilitar que no futuro tenhamos grandes craques”, disse.

Já o árbitro, Rone Taylor de Abreu Brito, ressaltou a infraestrutura do estádio. “É muito importante para nós ter essa grande obra, com essa estrutura. O estádio vai ser de muita serventia para a cidade. O Governo do Estado e a comunidade de São João do Paraíso estão de parabéns”, afirmou.

Fez parte da agenda do secretário outras atividades, incluindo vistoria e assinatura de ordens de serviço para o início de novas obras. Em Amarante, Noleto vistoriou as obras de construção do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão de Amarante (Iema). A parte administrativa, salas de aula e laboratórios já estão concluídos e, agora, estão em execução as obras do ginásio, serviços de pintura e instalação do alambrado. Já em Lajeado Novo, o estacionamento do Centro Comercial foi entregue e a ordem de serviço para construção de uma praça e de um Centro Administrativo foi assinada.

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Cidade passa por grandes transformações desde quando Paraíba  assumiu o comando do município há exatos  seis meses

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A cidade de Morros, conhecida pelas belas nascentes, rios e paisagens, há seis meses passa por grandes transformações no comando do prefeito Paraíba, do PL.

Isso porque as comunidades do município assistem ao empenho da gestão que vem apostando em obras estruturais de infraestrutura para tirar do  isolamento povoados que antigamente viviam à margem das políticas públicas.

O prefeito de Morros, Paraíba: Obras de infraestrutura dão o tom da gestão dele  no município. 

 Na tarde de ontem (20), o prefeito, em gravação em vídeo, destacou as ações implementadas na área. Paraíba  ressaltou que estradas, interligando vários povoados, estão sendo construídas. Mais de 6 km, segundo o prefeito.

''Estamos construindo mais de 6 km de estradas interligando diversos povoados, entre eles: São Raimundo das Palzeiras, São Raimundo, São Benedito, Jurema, Bacaba 2 e Mata de Légua. Comunidades que antes estavam isoladas e que foram esquecidas por gestões anteriores, agora terão acesso por meio de estradas vicinais. O direito de ir e vir será sempre assegurado de forma prioritária na nossa gestão. Com compromisso e trabalho avançaremos muito mais’’, enfatizou.

Abaixo, você confere imagens do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal de Morros sob o comando do prefeito Paraíba: 

https://www.facebook.com/nossoamigoparaiba/videos/879610619434385/

Índice revela alta de 2,1% em junho, considerando ajuste sazonal

O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgado hoje (21) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ficou em 67,5 pontos, revelando alta de 2,1% em junho, considerando o ajuste sazonal. De acordo com a CNC, apesar do aumento, esse foi o menor nível desde agosto de 2020 (66,2 pontos) e o pior junho da série histórica iniciada em 2010. Em comparação a junho do ano passado, o ICF baixou 2,6%.

A economista da CNC responsável pela pesquisa disse a Reportagem que todos os indicadores tiveram crescimento.

A economista da CNC responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro da Silva, disse a Reportagem que todos os indicadores tiveram crescimento. “Todos eles colaboraram de alguma forma”. Apontou que as famílias registraram expectativas positivas sobre o mercado de trabalho tanto no curto quanto no longo prazo, o que permitiu a retomada no consumo. O ICF de junho repetiu o número obtido em maio, mas teve uma melhora em função do ajuste sazonal, explicou a economista. Catarina chamou a atenção para a parte do emprego, que foi o maior indicador do mês. “Tanto o emprego atual, como em perspectiva profissional tiveram aumento”.

Segundo ela, isso tem a ver com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que estão vindo positivos nos últimos meses. “ Isso está animando os consumidores e a renda atual também, que teve crescimento com o auxílio emergencial, que está sendo disponibilizado e está amenizando as dificuldades das famílias, incentivando o consumo”.


ALANA GANDRA

EDIÇÃO DE ANB

MARANHÃO GESTÃO

Todos os segmentos vêm sendo assistidos em tempo real pelo gestor que no município é conhecido como O Prefeito  dos Icatuenses

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A Região do Munim, mais especialmente a cidade de Icatu que por oito anos vivenciou uma severa realidade de abandono propiciada pela gestão anterior, agora ganha lugar de destaque na nomenclatura social do estado.

Segmentos anteriormente excluídos do processo de desenvolvimento local, a exemplo da Cultura Popular, vêm sendo assistidos pela gestão Walace Azevedo que cumpre a mais difícil das tarefas nos dias atuais: dá voz àqueles que por quase uma década  foram execrados, mas que hoje se veem valorizados pelo poder público.

DIA 24 O prefeito Walace Azevedo: Live de São João nesta quinta-feira, num momento onde a cidade ganha cada vez mais uma  nova feição. 

‘’Hoje, pela manhã, estive no Parque Folclórico, realizando vistoria nessa obra que além de ser um benefício para a comunidade icatuense, representa algo muito especial para mim, pois além de carregar o nome da minha avó, Básica Azevedo, é palco de uma das festividades que eu tanto gosto, o São João. Aproveitamos também para realizar um café da manhã e parabenizar todos os artistas que estão engajados nesta obra’’, registrou o gestor do município em uma de suas redes sociais por ocasião de vistoria no Parque Folclórico da cidade.

As festividades populares em Icatu sofreram por anos enormes baques e contundentes derrotadas para o Executivo que tanto delegou a segundo, terceiro planos as manifestações. Agora o cenário é de  reconhecimento e valorização.

‘’No dia 24, às 19h, iremos realizar a Live São João em Icatu, nesse palco que está passando por uma grande obra de reforma e recuperação. Icatu passará por grandes mudanças e todos vocês fazem parte disso’’, adianta o prefeito.

NICARÁGUA ELEIÇÕES

Que sanciona atos considerados como "traição"

O empresário Miguel Mora tornou-se o quinto candidato opositor à presidência da Nicarágua a ser preso, segundo informou o governo local nesta segunda-feira(21), a menos de cinco meses das eleições gerais, nas quais o presidente Daniel Ortega disputará uma nova reeleição.

O empresário Miguel Mora: pouco antes da meia-noite de ontem por supostamente violar a...

Mora foi preso pouco antes da meia-noite de ontem por supostamente violar a Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação pela Paz, que sanciona atos considerados como "traição".


EFE

EDIÇÃO DE ANB

MARANHÃO ELEIÇÕES 2022

Líder político com atuação na Região Metropolitana, Rômulo quer defender os interesses comuns das quatro cidades

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O líder político Rômulo Brandão, um dos nomes da nova safra política maranhense surgida na última década, pretende defender os interesses de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, São Luís e Raposa, a partir de agora,  quando anuncia oficialmente a pré-candidatura a Deputado Estadual em declaração a AGÊNCIABALUARTE há três dias.

Experimentado e dono de uma rara biografia que alia competência, sólida formação humanística a um pertinente engajamento oriundo do veio social, Rômulo carrega todas as prerrogativas para fazer um mandato sui generis na Assembleia, caso seja eleito pelo conjunto da região estratégica daqui a 15 meses.

GRANDE SÃO LUÍS EM FESTA Em declaração a AGÊNCIABALUARTE, Rômulo Brandão anunciou pré-candidatura a Deputado Estadual: ''Eu venho pensando há anos em contribuir com meu conhecimento e ímpeto para...’’. 

Inserido no debate das eleições mais disputadas da história do Maranhão, o pré-candidato, que continua a fortalecer as fileiras do PL, vem recebendo nos últimos  meses inúmeros convites de partidos que veem nele destacado potencial político. Rômulo Brandão é uma das vozes independentes da conjuntura eleitoral de 2022 proveniente de um longo histórico de lutas, quando participara ainda na década de 80, de embates calorosos na vida acadêmica.

Questionador da realidade social maranhense, ele imagina um Maranhão aquém do protocolar, do meramente  institucional e sugere a discussão do estado para além das flagrantes deficiências ainda notadas.

''Vi estados  saírem do ostracismo e virarem potências de lá para cá; vejo estados produzindo, se industrializando, atingindo níveis de desenvolvimento, e vejo meu Maranhão na mesma. Tudo isso me traz um sentimento de responsabilidade que me recorda o que diziam os meus mestres:  

-Vocês serão o futuro desse estado e dessa Nação.

Eu venho pensando há anos em contribuir com meu conhecimento e ímpeto para ser esse futuro’’, vaticina o líder.

 

 


quinta-feira, 17 de junho de 2021

O mundo tinha enorme respeito pelo carismático líder político africano. Mas, sob a sua Presidência, o povo...

O mundo tinha enorme respeito pelo carismático líder político africano. Mas, sob a sua Presidência, o povo sofreu a corrupção, pobreza e um regime autoritário de partido único. Kenneth Kaunda morreu hoje, aos 97 anos.

No dia 24 de outubro de 1964, foi hasteada a nova bandeira verde-vermelha-negro-laranja da Zâmbia na capital, Lusaka, a 24 de outubro de 1964. O pai da independência e da nação, Kenneth Kaunda, assumiu a Presidência do país, apesar dos seus pais serem oriundos do vizinho Malawi. O seu progenitor mudara-se para a Zâmbia, na altura ainda uma colónia britânica, como missionário protestante. Foi aqui que Kaunda nasceu, em 1924.

O mundo tinha enorme respeito pelo carismático líder político africano. Mas, sob a sua Presidência, o povo sofreu a corrupção, pobreza e um regime autoritário de partido único.
O filho do pastor começou por ser professor. Tratava-se de uma profissão de grande prestígio para um africano na era colonial. Todas as outras funções mais elevadas, quer na administração, quer na economia privada, estavam reservadas aos brancos. Kaunda rejeita estes limites impostos por fora. Começa então a envolver-se na política. Foi preso várias vezes. Finalmente, assumiu a liderança do movimento pela independência da Zâmbia. O seu Partido Unido para a Independência Nacional ganha a maioria absoluta nas primeiras eleições parlamentares de 1964.

O prestígio de Kaunda cresce com o seu envolvimento como mediador em numerosas crises na região. O líder zambiano procura o diálogo com o Governo de...
Mas os problemas não acabaram com o fim do domínio britânico. "Considerando os desafios que tivemos de enfrentar, é um milagre ainda sermos uma nação", disse Kaunda, mais tarde, numa entrevista. Kaunda assumiu a liderança de um país com 75 grupos étnicos. E, para além das fronteiras traçadas pelas potências coloniais, nada une estas etnias. Dos três milhões e meio de habitantes, apenas uma centena tem formação académica. A grande maioria vive na extrema pobreza.

Do humanismo zambiano ao Estado de partido único

Ainda assim, Kaunda conseguiu manter a união nacional. Tal como fizeram os fundadores do Gana, Kwame Nkrumah, e da Tanzânia, Julius Nyerere, o Presidente inventou uma filosofia pensada para unir a sociedade. O "humanismo zambiano" é uma mistura de valores cristãos, tradições africanas e princípios orientadores socialistas. "O homem não deve viver só de pão, mas é isso que as pessoas fazem hoje em dia. É por isso que não temos paz, porque as pessoas só lutam por coisas materiais, mas esquecem a espiritualidade", dizia Kaunda. 

A 24 DE OUTUBRO DE 1964 Hasteada a nova bandeira verde-vermelha-negro-laranja da Zâmbia na capital, Lusaka. 
O carismático chefe de Estado depressa ganhou o respeito global. "Foi sempre um homem simples sem ambições de ser venerado", afirmou o missionário católico Friedrich Stenger, entretanto falecido, que viveu durante muito tempo na Zâmbia.

O prestígio de Kaunda cresce com o seu envolvimento como mediador em numerosas crises na região. O líder zambiano procura o diálogo com o Governo de apartheid na África do Sul, a fim de resolver pacificamente a situação no país vizinho. Envolve-se também como mediador na guerra civil angolana. Ao mesmo tempo, apoia os movimentos de libertação namibiano SWAPO e ZAPU, no Zimbabué. "As massas africanas nestes países querem participar no poder. Os governos das minorias usam da força para as impedir. É ilusório esperar que as populações fiquem sossegadas durante muitos mais anos", disse Kaunda, na altura.

MÉTODOS DRACONIANOS Aos poucos Kaunda transforma o seu país num Estado monopartidário. E agarra-se ao poder. A polícia e os...
Com o passar dos anos, surge uma outra face do respeitado líder africano. Tal como outros fundadores de nações africanas, aos poucos Kaunda transforma o seu país num Estado monopartidário. E agarra-se ao poder. A polícia e os serviços secretos utilizam métodos draconianos contra os seus adversários políticos, e muitos acabam na prisão.

Alegria pelo fim da era Kaunda

As tensões no país aumentam. Graças aos seus enormes depósitos de cobre, a Zâmbia é, na realidade, rica. Kaunda nacionaliza as minas. Mas, no final da década de 1970, os preços nos mercados mundiais entram em colapso. As importações também são cada vez mais caras: a Zâmbia não tem acesso ao mar e as guerras civis na região vedam muitas vias de transporte.

A corrupção crescente e a ineficiência gritante das empresas estatais agravam o fraco desempenho económico. Começam a faltar bens essenciais à população. Kaunda rejeita qualquer responsabilidade pessoal. "Ganhamos pouco com nossos produtos nos mercados mundiais. Mas pagamos preços excessivos por tudo o que importamos", queixou-se Kaunda em reportagem. 

REPRESSÃO PELO EXÉRCITO A população começa a perder a confiança no seu líder. Em 1986, dão-se motins sangrentos, que Kaunda manda...
A população começa a perder a confiança no seu líder. Em 1986, dão-se motins sangrentos, que Kaunda manda reprimir pelo exército.

Mas a sociedade civil e os sindicatos não calam as suas reivindicações de eleições livres. Kaunda concorda e perde as eleições de 1991. "A alegria no país foi grande", recorda o missionário Stenger.

Retirada da política

No fim da era Kaunda, a Zâmbia continua a ser um dos países mais pobres e endividados do mundo. O novo Governo vira-se contra o pai da nação, declarando que Kaunda é estrangeiro, porque os seus pais vieram do Malawi. Só protestos maciços impedem as autoridades de deportar o ex-Presidente. Em 1996, Kaunda anuncia que pretende concorrer novamente à presidência. O seu sucessor, Frederick Chiluba, recorre a um truque para o impedir: a constituição é alterada de modo a só permitir candidaturas de políticos cujos pais nasceram na Zâmbia.

A constituição é alterada de modo a só permitir candidaturas de políticos cujos pais nasceram na Zâmbia.
Kaunda retira-se da política para se dedicar à sua fundação, que luta contra a epidemia de SIDA. Em 1987, o Presidente admitira que o seu filho tinha morrido do vírus, embora a doença na altura ainda fosse um tabu em África. Antes da sua morte, ocasionalmente o estadista dava entrevistas. Mas passou os últimos anos da sua vida a viver modestamente com a sua mulher na capital, Lusaka. 


DW

EDIÇÃO DE ANB

BALNEÁRIA TRANSPARÊNCIA 

A adesão ao time é feita de forma voluntária e serve para São José de Ribamar alinhar o trabalho com os órgãos de controle

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Cesar Matos, assinou, nesta quinta-feira (17), o termo de adesão ao programa Time Brasil, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

O Time Brasil foi criado em 2019 pela CGU para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção.

MOMENTO HISTÓRICO O prefeito de São José de Ribamar, Júlio César Matos, assinou o termo de adesão ao programa Time Brasil, realizado pela Controladoria-Geral da União. Nesta quarta-feira.  

A adesão ao time é feita de forma voluntária e serve para São José de Ribamar alinhar o trabalho com os órgãos de controle. Isso demonstra preocupação do gestor na boa gestão e combate à corrupção.

O Time Brasil está alinhado com a Agenda 2030, que tem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e possui três eixos: transparência, controle e participação social. 

Gestão Walace Azevedo pauta ações que devem otimizar a alfabetização no município

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A gestão Walace Azevedo pautou na manhã desta quinta-feira (17), ações que devem,  a partir de agora, otimizar a alfabetização no município da Sede à Zona Rural.

 COMPROMISSO PELA ALFABETIZAÇÃO Um dos principais pilares da gestão Walace Azevedo em Icatu. 
Prefeito e gestores discutiram, em reunião técnica com a Unidade Regional de Educação de Rosário, medidas que possam vir a ser implementadas para que a área essencial ganhe maior ressonância, contemplando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

Na manhã desta quinta-feira.
Com foco no fortalecimento do setor, o prefeito do município, Walace Azevedo (Republicanos), destacou  que o compromisso pela alfabetização  é um dos principais pilares de sua gestão em Icatu.

O Future Wealth, um Fundo de Fundos  investe em ativos globais e se baseia em três grandes tendências

A Santander Asset Management, gestora global de ativos do Banco Santander, anunciou nesta quarta-feira(16) o lançamento, no Brasil, de um fundo de investimento multitemático "offshore" focado em inovação e tendências futuras.

Em entrevista coletiva virtual o CEO do...
O Future Wealth, um Fundo de Fundos (FOF), investe em ativos globais e se baseia em três grandes tendências: sociedade, tecnologia e planeta do futuro, como explicou em entrevista coletiva virtual o CEO do Santander Asset Management, Gilberto Duarte.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

quarta-feira, 16 de junho de 2021

SENSACIONALISMO PANDÊMICO

Flávio Dino vai sortear crédito para compra de alimentos

A distribuição de prêmios para quem se vacinar contra Covid-19, como pretende fazer o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é uma demonstração de falha na comunicação do governo sobre a necessidade da imunização. A crítica é do médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  em entrevista ao Portal UOL News.

FALHA NA COMUNICAÇÃO DO GOVERNO O titular da SECOM, Capelli: ele não acerta uma. 

Nesta terça-feira (15), Flávio Dino (PCdoB) anunciou que vai sortear prêmios, que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil, para incentivar a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O governador postou essa ideia nas redes sociais que foi publicada pelo jornal O Globo. Sem dar mais detalhes, Dino disse que o prêmio seria em alimentos, ou seja, o vacinado concorreria a crédito em supermercados conveniados.

''É a tal da criatividade brasileira entrando em campo quando todo o resto falhou. Brasil tem a maior campanha de vacinação do mundo [no sentido de cobertura de todas as vacinas], mas isso se faz com comunicação. Quem está falando de vacina hoje? Só a imprensa. Ainda bem que sobrou a imprensa, se não ninguém estaria falando”, disse Gonzalo.

Segundo Gonzalo Vecina, falta investimento para a campanha da vacinação contra a Covid-19 e governadores e prefeitos precisam se engajar na comunicação diante do que chama de omissão do governo federal.

O ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto, sobre Flávio Dino(imagem acima): ''É a tal da criatividade brasileira entrando em campo quando todo o resto falhou''.  

De acordo com dados do UN, até 09 de junho, cerca de 4,4 milhões de pessoas que receberam a primeira dose não procuraram os postos de vacinação para receber a segunda.


AQUILES

COM INFORMAÇÕES DO UOL NEWS

EDIÇÃO DE ANB ONLINE

Butantan vai acelerar produção de mais 10 milhões de doses

O Instituto Butantan entregou hoje (16) ao Ministério da Saúde um lote de um milhão de doses da vacina CoronaVac contra covid-19. Essa remessa é parte das 5 milhões de doses previstas para serem liberadas ao longo do mês de junho para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses entregues hoje já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido no dia 12 de maio.

O novo lote de 5 milhões de doses está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos no dia 5 de maio. Desse total, já houve a liberação de 2,8 milhões de vacinas desde o dia 11, quando foram entregues 800 mil doses e, no dia 14, mais 1 milhão. 

O novo lote está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo. 
Segundo informações do Instituto Butantan, o envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30. Parte das doses já envasadas está em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade. O Butantan informou, ainda, que até o fim de junho receberá um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses.

Ainda de acordo com o Butantan, com a entrega de hoje, já foram fornecidas ao PNI  50,012 milhões de doses desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


FLÁVIA ALBUQUERQUE

EDIÇÃO DE ANB

Prefeito usou uma de suas redes sociais para fazer um breve  balanço dos primeiros dias de gestão à frente do...

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo (Republicanos), usou uma de suas redes sociais para fazer um breve balanço dos primeiros dias de gestão à frente do município. Ele destacou a situação de calamidade deixada pela gestão anterior, classificando como ‘estado desolador’ a realidade local abandonada por exatos oito anos.

O prefeito Walace Azevedo: apesar de estado desolador encontrado, ação e trabalho em prol dos icatuenses. 

''Primeiros Dias de Gestão! Icatuenses, diante dessa missão desafiadora que conquistamos, só havia um caminho: arregaçar as mangas e trabalhar. Não há milagre. Vocês possuem um prefeito que considera uma honra comandar essa cidade. Não nego o estado desolador em que encontramos nossa querida Icatu, mas quanto mais difícil a missão, mais empolgados ficamos. Aqui somos um time convicto do que está fazendo e temos certeza de que nossa Icatu vai voltar a dar certo. Aqui a Prefeitura trabalha por você!'', disse o prefeito em tom esfuziante.

Abaixo, vídeo onde você confere os primeiros dias  da atuação do prefeito Walace Azevedo:

https://www.facebook.com/walaceazevedooficial/videos/494032091933036

 


terça-feira, 15 de junho de 2021

''O Arraial da Vacinação foi um sucesso.  É uma emoção muito grande ver todos se vacinando'', disse o prefeito

O município de Morros realizou nesta terça-feira (15), o Arraial da Vacinação, uma parceria do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal. Os secretários de estado, Carlos Lula, Anderson Lindoso e secretários de governo estiveram acompanhando a imunização.

A vacinação em massa aconteceu nas escolas José de Anchieta e Padre Malagrida.
Foram dez horas de vacinação, com público alvo a partir dos 25 anos, pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos e para Profissionais da Educação a partir dos 18 anos. O prefeito de Morros, Milton Santos (Paraíba) que também aproveitou o momento para se vacinar destacou a importância da vacinação em massa.

MORROS CONTRA COVID Foram dez horas de vacinação, com público alvo a partir dos 25 anos, pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos e para Profissionais da Educação a partir dos 18 anos. 
“O Arraial da Vacinação foi um sucesso. É uma emoção muito grande ver todos se vacinando. Parabenizo ao governo do estado, ao secretário de Saúde Carlos Lula que tem feito um excelente trabalho, os profissionais de saúde, secretários municipais que nos ajudaram neste evento. E também ao secretário de Cultura, Anderson Lindoso, por fazer esta fusão cultural com artistas da terra ainda que em número reduzido, mas foi de grande importância para a nossa cidade”, destacou o prefeito Paraíba.

O município de Morros realizou nesta terça-feira, o Arraial da Vacinação, uma parceria do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal. 
A vacinação em massa aconteceu nas escolas José de Anchieta e Padre Malagrida. Alguns integrantes do Boi do Una fizeram um pequeno momento cultural para descontrair a população que recebia a vacina. O secretário de estado da Saúde do Maranhão comemorou o resultado da imunização em Morros.

O prefeito Paraíba: “O Arraial da Vacinação foi um sucesso. É uma emoção muito grande ver todos se vacinando. Parabenizo ao governo do estado, ao secretário de Saúde Carlos Lula que tem feito um excelente trabalho, os profissionais de saúde, secretários municipais que nos ajudaram neste evento. E também ao secretário de Cultura, Anderson Lindoso, por fazer esta fusão cultural com artistas da terra ainda que em número reduzido, mas foi de grande importância para a nossa cidade”. 
“Muito feliz em constatar que o nosso estado avança na vacinação, especialmente aqui na cidade de Morros. Já estamos vacinando a partir dos 25 anos, isso também é resultado do comprometimento da gestão do prefeito Paraíba e de todos os profissionais da saúde envolvidos na campanha estadual de imunização. A população morruense está de parabéns por ter correspondido ao chamado do Arraial da Vacinação’’, finalizou o secretário Carlos Lula.

Cenas de impacto e com uma formidável trilha sonora, o filme começa com imagens captadas por Glauber Rocha

O lançamento virtual do filme “Maranhão 2014: Esperança ou Barbárie’, produzido pelo cineasta  Eri Castro, acontecerá no próximo dia 13 de julho. Repleto de cenas de impacto e com uma formidável trilha sonora, o filme começa com imagens captadas por Glauber Rocha na campanha eleitoral de 1965, ano em que José Sarney, aos 35 anos, foi eleito governador do Estado.


Na época, Sarney anunciava o “Maranhão Novo”, iniciando-se aí a construção, em território maranhense, de uma das mais surpreendentes forças políticas do Brasil.

Quando Sarney foi eleito governador, no dia 3 de outubro de 1965, o Maranhão tinha pouco mais de 3,5 milhões de habitantes espalhados por 128 municípios. A miséria imperava no Estado e prosseguiu de forma escandalosa até 2014, sob uma das oligarquias mais duradouras do Brasil.


O filme, que conta com a direção e roteiro de Eri Castro e Leandro Guterres e a fotografia de Paulo Malheiros, retrata a situação de pobreza de diversos municípios maranhenses.
Ao longo da narrativa, aparecem depoimentos de personalidades como o ex-governador José Reinaldo Tavares, Flávio Dino, Roberto Rocha, Domingos Dutra, Márcio Jerry, Jeferson Portela, Cezar Bombeiro, Dom Xavier Gilles e a ex-primeira dama do Estado, Clay Lago.

O cineasta Eri Castro( visto aqui em seu registro fotográfico mais icônico) lança dia 13 de julho 'Maranhão 2014'(imagem acima). 
Aparecem ainda no filme entrevistas feitas com a escritora e professora Meire Ferreira, o advogado Abdon Marinho, o economista Cândido Lima, os jornalistas Jorge Vieira e Cunha Santos, e os sindicalistas Fazão Oliveira, Hilde Rocha e Maria Adriana.

É um filme formidável, retrato da história recente do Maranhão.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO REPÓRTER MANOEL SANTOS

EDIÇÃO DE ANB

Tem intensificado os serviços de reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas

A Prefeitura Municipal de Paulino Neves,  através da Secretaria de Obras, tem intensificado os serviços de reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas, com patrolamento e recuperação das estradas vicinais em diversos povoados.

A TODO VAPOR A determinação do prefeito Raimundo Lídio é beneficiar todas as comunidades. 
Na sede da cidade, a Secretaria de Obras tem realizado a recuperação de bueiros e de ruas que foram assoladas pelo período chuvoso.

A determinação do prefeito Raimundo Lídio é beneficiar todas as comunidades, atendendo pleitos dos moradores, priorizando inicialmente, os mais emergenciais, para garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos. 

Pelo menos 13 soldados somalis morreram nesta terça-feira

Pelo menos 13 soldados somalis morreram nesta terça-feira(15) na capital da Somália, Mogadíscio, e outros sete ficaram feridos após a ação de um homem-bomba na entrada do campo de treinamento militar General Dhagabadan.

Na entrada do campo de treinamento militar General Dhagabadan.

Segundo disse o policial Mohamed Adam à Agência Efe, o criminoso - que se vestia como outro recruta - não entrou no campo, mas detonou o colete de explosivos que usava sob as roupas na fila de entrada do complexo, localizado na zona sul da capital.

EFE

EDIÇÃO DE ANB

De acordo com o secretário de Esporte, Wanderley, o serviço que foi realizado é fruto de uma demanda que precisava ser atendida

A equipe da Secretaria de Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, realizou a limpeza da Arena Dedezão no Povoado Tingidor.

Em parceria com a Secretaria de Obras,  realizou  limpeza da arena Dedezão. 

De acordo com o secretário de Esporte, Wanderley, o serviço que foi realizado é fruto de uma demanda que precisava ser atendida. “Realizando esse trabalho de limpeza e estamos esperançosos que breve todos os cidadãos paulinoenses estarão vacinados e poderemos retornar os campeonatos e demais atividades esportistas”, destacou.

Oriundos de emendas parlamentares de sua autoria

O deputado federal Gil Cutrim (Republicanos) destinou ao município de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, R$ 3,6 milhões em recursos, oriundos de emendas parlamentares de sua autoria, que serão investidos na realização de obras de pavimentação em bloquetes; melhoria do sistema público de saúde; e incentivo ao setor da agricultura familiar.

As emendas é resultado de um compromisso do deputado Gil Cutrim, durante a campanha de 2020, quando o parlamentar ao lado do então candidato Júlio Matos assegurou que iria destinar recursos pra que a cidade voltasse a crescer. “Estou cumprindo o meu compromisso com todos os ribamarenses, quando em 2020, em campanha, eu disse que iria destinar recursos à cidade pra que o nosso povo voltasse a sorrir, e assim estou fazendo”, disse o deputado ao entregar ao prefeito Julinho e ao seu vice Júnior Lago ofício informando a destinação dos recursos. 

O ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: 3,6 milhões para execução de obras e ações na cidade.  

Um total de R$ 1,5 milhão de pavimentação em bloquetes de vias da zona rural do município, serão executados diretamente pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

Através da CODEVASF, o deputado também destinou ao município equipamentos agrícolas que somam o montante de R$ 600.000,00 para fomentar a agricultura familiar e gerar mais renda aos ribamarenses.

O sistema municipal de saúde será beneficiado com um montante de R$ 1,5 milhão para auxiliar nas políticas assistenciais à população.

“O povo de São José de Ribamar agradece ao deputado Gil pelo empenho e por estar ajudando no desenvolvimento do município”, disse Dr. Julinho.

Gil Cutrim ratificou, mais uma vez, o seu compromisso de continuar contribuindo com políticas públicas que efetivamente contribuam com o crescimento social e econômico de São José de Ribamar e dos demais municípios do Maranhão.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

BALNEÁRIA CONTRA A COVID

No sentido de tornar mais fortalecido o trabalho de prevenção,  esforço que tem demandado total prioridade e...

No sentido de tornar mais fortalecido o trabalho de prevenção e combate à COVID-19, esforço que tem demandado total prioridade e preocupação da Prefeitura de São José de Ribamar, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando testagem em massa para toda a população.

Fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rapidamente possível.
Uma das pessoas que fez o teste, foi o agente de endemias Marcos Aurélio, que em menos de 15 minutos teve seu resultado negativo. “Achei uma iniciativa muito importante, principalmente neste momento em que vivemos, desta terceira onda, pior que a primeira. Testes em massa ajudam a identificar números mais reais de casos, muitos assintomáticos nem sabem que estão com o vírus e acabam transmitindo aos outros", disse o agente. 

O teste de antígeno, também conhecido como "teste do cotonete", é um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.

O teste de antígeno, também conhecido como "teste do cotonete", é um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral. 
Quem quiser participar, deve apresentar um documento com foto, comprovante de residência e seguir os protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool 70%, e respeitar o distanciamento social, medidas que impedem a propagação do coronavírus. As pessoas que já foram vacinadas não podem participar da ação.

A testagem em massa é uma ferramenta eficaz no combate à Covid-19, pois auxilia a identificar os casos positivados, mapear a pandemia no município, realizar a quarentena domiciliar dos infectados para conter a propagação do vírus e, quando preciso, fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rapidamente possível.

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando testagem em massa para toda a população.
A prefeitura está disponibilizando os testes na unidade do IFMA/SJR, na MA 201(estrada de Ribamar), de 8h às 17h, e também na área externa do Hospital Maternidade do município, onde uma tenda foi montada exclusivamente para isso.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB