segunda-feira, 24 de maio de 2021

Mas também na razão pela qual a trava de emergência da cabine não funcionou

A procuradoria de Verbania, no norte de Itália, começou a investigar as causas e responsabilidades pela queda no domingo do teleférico que liga as cidades de Stresa e Mottarone, na região de Piemonte, e que causou a morte de 14 pessoas, incluindo três crianças, enquanto outro menor de cinco anos segue em estado crítico.

Enquanto outro menor segue em estado crítico.
As investigações pelo crime de homicídio múltiplo intencional se centrarão no desprendimento de um cabo, mas também na razão pela qual a trava de emergência da cabine não funcionou.

BC divulgou hoje as diretrizes para criação da moeda no país

O Brasil poderá ter uma moeda digital emitida pelo Banco Central (BC), como uma extensão da moeda física. O BC anunciou, hoje (24), em Brasília, as diretrizes para a criação da moeda no país.

Em nota, a instituição disse que “tem promovido discussões internas e com seus pares internacionais visando ao eventual desenvolvimento” da moeda. Segundo o BC, a moeda deve “acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira”.

Ele acrescentou que a moeda será garantida pelo Banco Central e a instituição financeira vai apenas guardar o... 
O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central, Fabio Araujo, explicou a moeda digital será diferente das criptomoedas. “Os criptoativos, como o Bitcoin, não detém as características de uma moeda mas sim de um ativo. A opinião do Banco Central sobre criptoativos continua a mesma: esses são ativos arriscados, não regulados pelo Banco Central, e devem ser tratados com cautela pelo público”, disse.

Ele acrescentou que a moeda será garantida pelo Banco Central e a instituição financeira vai apenas guardar o dinheiro para o cliente que optar pela nova modalidade.


AB

EDIÇÃO DE ANB

MARANHÃO GESTÃO

Sob o comando do prefeito Walace Azevedo, obras e ações se intensificam de ponta a ponta na 'Rainha do Munim'

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Melhorias no Posto de Saúde do Povoado Salgado, além da implementação de ações voltadas à iluminação  pública em Itatuaba e Jussatuba em meio ao anúncio do Programa Vale Gás que vai beneficiar, diretamente, 384 icatuenses, segundo  informa o prefeito Walace Azevedo, do Republicanos.

JORNADA DE OBRAS EM ICATU Melhorias no Posto de Saúde do Povoado Salgado, além da implementação de ações voltadas à iluminação  pública em Itatuaba e Jussatuba em meio ao anúncio do...
Conhecido na Sede e Zona Rural da cidade como ‘O Prefeito dos Icatuenses’, Walace intensificou nos últimos 15 dias o que ele denominou como ‘Jornada de Obras’. Uma espécie de força conjunta envolvendo todas as Secretarias da Prefeitura que visa levar obras e ações para  todo o  município.

Conceito de gestão que prima pela extensão da cidadania à comunidades anteriormente delegadas ao esquecimento. 
Alternando-se entre a implantação de programas sociais nos  bairros  de Icatu e a  agenda externa junto ao Governo do Estado, instituições e entidades, Walace Azevedo continua o enfrentamento do abandono instalado pelas  forças caquéticas que destruíram a esperança dos icatuenses nos últimos 8 anos.

Pelo visto, começou bem.
‘’A Ação Social + Saúde realizada pela Prefeitura Municipal, contou com o apoio das equipes do PSF, Consultas, Vacinação e Atendimento Odontológico. O mutirão de atendimento humanizado realizado no Povoado Boqueirão  é uma iniciativa que iremos estender por todo o município’’, destaca o prefeito, em alusão ao conceito de gestão que prima pela extensão da cidadania à   comunidades anteriormente delegadas ao esquecimento. 

Nunca, em tempo algum, os povoados icatuenses longínquos haviam sido contemplados por uma atuação tão presente e...
Questão fundiária, assentamentos e valorização- Atento às demandas de todas as áreas , a intensa busca do prefeito por recursos, benefícios e direitos à população de Icatu  encontrou no Iterma um aliado.

‘’Cumprindo a agenda de reuniões, estivemos no Povoado Boqueirão, junto ao Presidente do Iterma, Junior Verde e Comitiva, que foram àquela região para nos reunirmos com os Assentados acerca de benefícios financeiros disponíveis e sobre Regularização Fundiária’’, registrou Walace em uma de suas redes sociais, adiantando que ‘os Assentados terão seus cadastros atualizados junto ao Iterma e  poderão receber até três tipos de auxílios financeiros que, somados, totalizarão mais de R$ 15.000.

Ao passo que se avantaja caminhando para a deflagração de uma   paisagem urbana, moderna cada vez mais acentuada.
Uma das principais cidades da Região do Munim, Icatu se divide entre uma realidade  rural ainda  rudimentar,  ao passo que se avantaja caminhando para a deflagração de uma   paisagem urbana, moderna cada vez mais acentuada.

Educação como prioridade- Se depender da gestão do prefeito, uma das áreas que passam a ganhar fôlego a partir do próximo semestre, professores, alunato e as escolas já existentes se somarão aos novos pleitos de Walace  já plenamente atendidos na Educação.

ENFRENTAMENTO DO ABANDONO INSTALADO Alternando-se entre a implantação de programas sociais nos  bairros  de Icatu e a  agenda externa junto ao Governo do Estado, instituições e entidades, Walace Azevedo continua o... 
‘’Estive em reunião com o Secretário Estadual de Educação, Felipe Costa Camarão, junto ao Suplente de Senador, Paulo Matos. Durante a reunião, conversamos bastante sobre parcerias em benefício da Educação de Icatu, na área de Infraestrutura, que será de grande importância para que possamos trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. E com muita alegria informo que através de Convênio, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, em breve iremos iniciar a construção de uma Escola com 4 salas de aula no Povoado de Palmeiras.’’

Nunca, em tempo algum, os povoados icatuenses longínquos haviam sido contemplados por uma atuação tão presente e pontual. Mas, Walace Azevedo avisa que o trabalho está apenas começando.

Pelo visto, começou bem.


Na região das Américas, o número real de mortes relacionadas com a doença teria sido entre 1,2 milhão e 1,5 milhão em 2020, ao invés dos...

As mortes causadas direta ou indiretamente pela pandemia de Covid-19 teriam sido entre o dobro e o triplo das oficialmente registradas, o que colocaria o número de mortes entre 6 milhões e 8 milhões, em comparação com as 3,4 milhões oficialmente comunicadas, informou nesta sexta-feira(21) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As mortes causadas direta ou indiretamente pela pandemia de Covid-19 teriam sido entre o dobro e o triplo das oficialmente registradas. 
Na região das Américas, o número real de mortes relacionadas com a doença teria sido entre 1,2 milhão e 1,5 milhão em 2020, ao invés dos 900.000 comunicados, de acordo com estimativas feitas pela OMS como parte da preparação das suas Estatísticas Mundiais de Saúde e que se baseiam em grande parte em modalizações matemáticas.

Na Europa, as mortes teriam oscilado entre 1,1 milhão e 1,2 milhão, o dobro das 600.000 mortes registradas.

"As mortes diretas por Covid-19 representam uma fração do verdadeiro impacto da pandemia", disse o analista de dados da OMS, William Msemburi.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Por meio da Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Paulino Neves, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência e Assistência Social realizou na última terça-feira(18) uma Blitz educativa com panfletagem como parte das ações, desenvolvidas durante o mês de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Ação foi realizada em diversos pontos da cidade e contou com a presença da equipe multidisciplinar que compõe o CRAS.

Por meio da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com o Secretário, Edimar Cantanhede, ação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes objetivou  conscientizar a população em torno da “Campanha Faça Bonito”. 

A Ação foi realizada em diversos pontos da cidade e contou com a presença da equipe multidisciplinar que compõe o CRAS.
O Prefeito Raimundo Lídio informou que a campanha seguirá durante todo o ano.

O Prefeito Raimundo Lídio informou que a campanha seguirá durante todo o ano.
“Nossas equipes continuarão atuando preventivamente e incentivando a denúncia de casos em que ocorre a exploração infantil, nosso objetivo e chamar a atenção da população em geral para que juntos possamos combater essa prática de crime”, destacou o prefeito.

domingo, 23 de maio de 2021

Segmento Evangélico, especialmente a Convenção das Igrejas Assembleia de Deus no Maranhão, agora pode contar com exclusividade com a atuação de um dos maiores líderes da Balneária

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Não que o Segmento Evangélico não venha tendo por parte do fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar, Marco Aurélio Ferreira, a atenção desejada  por aqueles- que desde 2012- acompanham in loco na Balneária Marco tecendo  as bases da mudança de mentalidade  que elevou a terceira maior cidade do Maranhão a um novo patamar no campo político.

Mas, agora Marco Aurélio passará a atuar de forma exclusiva em obediência às diretrizes da Convenção das Assembleias de Deus que futuramente decidirá quem o conjunto dos evangélicos da denominação irá apoiar para Deputado Estadual e Federal.

MARANHÃO ELEIÇÕES 2022 O fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar e líder político Marco Aurélio Ferreira: legado à disposição da Igreja.  

‘’Sempre tive liberdade para decidir, num ambiente democrático, quem poderia apoiar a cada eleição, mas agora, em obediência a minha Igreja, ponho todo meu legado, biografia e construção política pessoal à disposição de nossa Convenção para somar com os candidatos que nos serão indicados para 2022, explica Marco Aurélio.

A declaração de Marco Aurélio Ferreira vai ao encontro do questionamento dos mais de 230 mil ribamarenses que vem indagando há dois meses qual seria o seu posicionamento para o pleito vindouro. A grande maioria deles aventava que o líder poderia lançar candidatura a Assembleia Legislativa  ano que vem. Detentor de uma história política admirável em São José de Ribamar, quando há 9 anos, então presidente do PPS, foi pioneiro no debate que estabeleceu as novas práticas políticas do município, Marco Aurélio afirmou, em contato com a Imprensa, que seguirá a trajetória de estrategista, possivelmente colaborando na coordenação dos projetos políticos  a serem anunciados pela Convenção.

‘’Estou pondo minha   experiência e vivência  anotadas ao longo de uma vasta atuação na política social e partidária, para somar com o que deliberar a nossa Convenção, e ratifico que estarei trabalhando de forma conjunta por nosso Segmento ao lado de meus líderes e irmãos. Agradeço, e é uma felicidade  saber que os ribamarenses vêm cogitando meu nome para Deputado, mas desta feita, na eleição de 2022, o papel a ser desempenhado por mim será formatado pela Igreja’’, afirmou  Marco Aurélio Ferreira.

LEIA MAIS SOBRE A ATUAÇÃO DO LÍDER POLÍTICO E FUNDADOR DA FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARCO AURÉLIO FERREIRA NOS LINKS ABAIXO:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2019/02/maranhao-eleicoes-2020-fundador-da_4.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2020/08/balnearia-2020-fundador-da-frente-de_27.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2020/04/coronavirus-na-terceira-maior-cidade-do.html

sábado, 8 de maio de 2021

A TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO

Pleito do ano que vem é termômetro para a disputa que tentará ‘depor’- pela via democrática- o atual prefeito da Balneária, Júlio Matos, do PL

Clima político de 2022 trespassa as quatro regiões de São José de Ribamar desde abril

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O ex-secretário de Saúde de São José de Ribamar, Tiago Fernandes, se movimenta há quatro meses  na Balneária de 2022, visando fortalecer o grupo do ex-prefeito Fernando Moura da Silva pelas quatro regiões da cidade.

O objetivo de Moura/Fernandes é pulverizar o ambiente eleitoral ribamarense até dezembro, em busca de protagonismo para candidatos alinhados ao projeto dos dois  de ‘depor’, pela via democrática, o atual prefeito do município, Júlio Matos, do PL.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' Júlio Filho: sua candidatura em 2022 é a principal aposta do grupo Júlio Matos contra retorno da prole política de Fernando Moura em 2024. 
Fernando Moura da Silva, juntamente com o que sobrou da leva de candidatos que apoiaram Zé Sampaio em 2020, imaginam sair fortalecidos ano que vem nas            Majoritárias e  Proporcionais. Caso Carlos Brandão seja eleito Governador do Estado, Moura da Silva receberá o oxigênio que faltava para devassar as intenções de Matos no projeto de reeleição do prefeito, como corroboram lideranças de curral do grupo.

No entanto, para fazer frente ao futuro bombardeio dos mouralistas, Júlio Matos tem pressa para eleger para a Assembleia Legislativa, Júlio Filho, seu primogênito. Por fora, ganha projeção, há dois meses, a pré-candidatura da ex-candidata a Vice na chapa do advogado Edson Júnior, Alzenir Coelho, que, recentemente, declarou apoio a Lahesio Bonfim na corrida palaciana.

O ex-secretário de Saúde de São José de Ribamar, Tiago Fernandes, se movimenta há quatro meses, visando fortalecer o grupo do ex-prefeito Fernando Moura da Silva.
A atmosfera política em São José de Ribamar para o pleito de 2022 ganhou fôlego incomum há 11 dias, com Fernandes, Júlio Filho e os deputados Lucas Fernandes, Marreca Filho e Gil Cutrim povoando o imaginário local. Os três últimos vão à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Restando apenas 17 meses para o intricado pleito  que decidirá a nova feição política de São José de Ribamar, onde serão eleitos deputados Estadual, Federal; Governador e Senador, os ribamarenses já participam com intensidade da discussão que envolve os nomes até aqui postos.

APOIO A LAHESIO BONFIM Pré-candidatura da ex-candidata a Vice Alzenir Coelho ganha projeção. 

Disputa de 2024 tem início- Tendo de gerir a cidade sob fortes escrachos da oposição; preocupar-se, ainda, com a viabilidade de matérias  do Executivo na Câmara Municipal, o prefeito da Balneária  carrega, agora, sobre si a responsabilidade de bater nas urnas de 2022 os candidatos de Fernando Moura da Silva, que em forma de comboio já começam a adentrar os portões eleitoreiros da cidade. Júlio sabe que o pleito vindouro é determinante para a continuidade do seu grupo político no comando da Prefeitura.

Ainda mantendo uma apática comunicação institucional que em nada soma aos reais desafios do que virá pela frente, a gestão Júlio Matos vem sendo confrontada pelos mouralistas que se põem, diariamente, na condição de legítimos ocupantes da cadeira de Prefeito, ignorando a atuação do médico pelas Vilas, Sede, Limítrofes e Zona Rural.

Pleito do ano que vem é termômetro para a disputa que tentará ‘depor’- pela via democrática- o atual prefeito da Balneária, Júlio Matos, do PL.
O desdém é uma prova cabal de que eles farão de tudo para tomar o Poder em São José de Ribamar, a começar pelo resultado das próximas urnas daqui a 17 meses.  

Profissionais que atuam na Saúde vem sendo capacitados pela Gestão municipal para melhor atender ao chamado da população

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

No organograma administrativo da Gestão municipal de Icatu, um dos setores que vem recebendo capacitação para melhor servir à população local é a Saúde. Desde enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que atuam na linha de frente do combate à pandemia, a socorristas e condutores de ambulância, a Prefeitura não tem medido esforços para apresentar aos icatuenses o melhor time de atuação na área.

CAPACITAÇÃO EM ICATU A Prefeitura não tem medido esforços para apresentar aos icatuenses o melhor time de atuação na área.
‘’Com iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, um treinamento e capacitação dos condutores de ambulâncias do nosso Município fora realizado’’, pontua o prefeito Walace Azevedo(Republicanos), adiantando que ‘’como membro da equipe de socorristas, o condutor da ambulância é alguém que também se torna responsável por prestar auxílio no atendimento, caso necessário’’.

‘’Além do treinamento e capacitação, orientações para prestação de atendimento humanizado e noções básicas de primeiros socorros, fizeram parte do treinamento realizado. Nessa Gestão, haverá inclusão. Todos os colaboradores da Prefeitura terão a oportunidade de participar de ações de capacitação como essa''. 
Profissionais de alta relevância no exercício diário de suas funções, condutores e socorristas são parte fundamental do pronto atendimento ofertado pela Gestão do prefeito na cidade, para quem ''além do treinamento e capacitação, orientações para prestação de atendimento humanizado e noções básicas de primeiros socorros'', são necessários.

Profissionais de alta relevância no exercício diário de suas funções, condutores e socorristas são parte fundamental do pronto atendimento ofertado pela Gestão do prefeito. 
‘’Além do treinamento e capacitação, orientações para prestação de atendimento humanizado e noções básicas de primeiros socorros, fizeram parte desse treinamento realizado. Nessa Gestão, haverá inclusão. Todos os colaboradores da Prefeitura terão a oportunidade de participar de ações de capacitação como essa’’, destaca Walace Azevedo.

EUROPA SAÚDE

A convenção do Conselho da Europa sobre medicamentos falsificados e...

O Equador se tornou nesta sexta-feira(7) o primeiro país latino-americano e do continente americano em geral a assinar a convenção do Conselho da Europa sobre medicamentos falsificados e crimes similares que ameaçam a saúde pública, conhecida como Medicrime.

No seu gabinete em Estrasburgo, no nordeste da França.
O embaixador do Equador na França, Mauricio Efrain Baus, assinou o acordo com o secretário-geral adjunto da organização pan-europeia, Bjorn Berge, no seu gabinete em Estrasburgo, no nordeste da França.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Uma verdadeira guerra midiática povoada de factoides promovidos por tabloides eletrônicos suja as redes com desinformação

Brandão e Weverton Rocha tentam minimizar importância de decisão de Flávio Dino

Secretários do Governo já brigam entre si

A atual fase da disputa pela predileção da máquina estatal em torno daquele que será o candidato do grupo dinista ao Palácio dos Leões se caracteriza  pela criação de 'fatos políticos'. 

Essa fase teve início há uma semana com a desesperada divulgação por  tabloides eletrônicos de uma imagem do senador Rocha weverteando o ex-presidente Lula. O encontro de ambos não passa de um corriqueiro e banal cumprimento entre personas políticas. Nada, além disso.

Sob os holofotes blogueanos na já tão...

Há um mês acontecia algo semelhante. O principal adversário de Weverton Rocha, Carlos Brandão, posava ao lado do governador de São Paulo, João Doria, no momento do seu ingresso-retorno ao PSDB. 

Imagens que não passam de práxis político-eleitoreira e que em nada influenciam a  tomada de decisões capaz de definir o futuro de um estado, tampouco de um País, mas, à guisa da disputa provinciana no Maranhão, foram utilizadas como impactantes, decisivas e com alto teor de bombardeio-fogo amigo pelos dois postulantes ao Governo do Estado. 

No meio do chafurdo desnecessário, pseudos analistas  criam a narrativa da polarização conferindo pontual desgaste à Rocha e Carlos. Brandão e Weverton estão sob os holofotes blogueanos na já tão pasteurizada estratégia imediatista imposta pelo governador a cada eleição. O estilo é o ‘cada um por si’, como revelou em primeira mão a Editoria de Eleições da Agência Baluarte há um mês.


TUDO PELO PODER O senador Rocha: foto com Lula para criar 'fato político'. 
No contexto estritamente político, Flávio Dino segue pressionado em sinuca de bico por duas razões: sabe que tem de se movimentar em torno de sua já certa candidatura ao Senado, uma vez que o sonho de emergir do Nordeste como figura exponencial da política brasileira não vingou e, para tanto, segue em plena pré-campanha, destacando secretários do Governo como cabo eleitorais de seu projeto Maranhão afora; e entende que qualquer jogada na Nacional, a partir da disputa interna pelo Palácio dos Leões, pode, eventualmente, por sorte e/ou casualidade, reavivar sua presença nas conjecturas da sucessão do Alvorada.

Por outro lado, as interpretações dos maranhenses para o pleito de 2022 na esfera local já soam evidentes em repúdio, a exemplo do que testifica essa constatação na postura de secretários do Governo  que vem usando a máquina para autopromoção. Deixa visível, também, o interesse pessoal daqueles que deveriam, em meio à pandemia, absorver outras preocupações que não as de manterem-se no Poder a todo custo. Nos bastidores da disputa para Alema e Câmara Federal, sete  titulares de Pastas  batem cabeça, brigam entre si e, para lançar mão de um jargão popular, não se imaginam- em nenhuma hipótese- perdendo o osso das benesses públicas.

A MÉDIO, LONGO PRAZO O governador do Maranhão, Flávio Dino: para realizar sonho pessoal de chegar ao Palácio do Alvorado único caminho é o Senado. 

Movimentos controversos como isca- Weverton Rocha, assim como a grande maioria da população dos 217 municípios maranhenses, conhece o intrínseco e fundo desejo do governador em fazer parte de uma chapa  contra Jair Bolsonaro em 2022. A intenção de Rocha ao atrair a atenção de Dino para uma fotografia com o ex-presidente-voz maior da Esquerda, revelou ao país o quanto o Maranhão é sem convicção ideológica quando o assunto é Eleições. Por estas plagas, parcerias, acordos e alianças, as mais duvidosas e controversas, são feitas à sombra de qualquer caráter que se queira sério. Essa vem sendo a deflagração no eixo Rio-São Paulo do que é a  política maranhense  nos últimos sete anos. Vale tudo para se manter e ter mais poder.

Mas, conforme analistas detentores de inquestionável credibilidade, ausentes de apadrinhamentos, com visão distanciada, isenta, o único e real caminho de Dino é aceitar a hipótese de ser catapultado, ao menos como Vice de candidato(a) a Presidente no futuro. Por ora, contentar-se em eleger-se  à Câmara Alta daqui a 17 meses é  a saída factível caso o governador insista em levar adiante a verve discursológica-verborrágica na corrida por projeção nacional. Orientado por marqueteiros alheios  à  realidade do Maranhão, por mais que o Governo venha gastando milhões de reais em publicidade, pagando alto a quase todos os veículos de circulação online das regiões Sul e Sudeste com o objetivo de promover o projeto Dino Presidente, o investimento oriundo do bolso do contribuinte tem sido em vão. A disputa lá fora não obedece às práticas  circenses de politicalha da Ilha, pontuadas por favorecimentos de  aplayboyzadas  e grossas misturas partidárias.

Não nos moldes a que estamos acostumados.

 

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

 

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Prefeito Walace Azevedo solicitou ao titular da Pasta, Clayton Noleto, recuperação da MA 110

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A MA 110, no trecho que contempla a entrada da cidade-perímetro que passou exatos oito anos nas gestões passadas em total abandono- chegou a Sinfra como pleito histórico dos icatuenses que tiveram a solicitação representada pelo prefeito Walace Azevedo(Republicanos), junto ao titular da Pasta, Clayton Noleto.

A TODO VAPOR O prefeito de Icatu, Walace Azevedo: ''Cumprindo a agenda de reuniões, juntamente com o Suplente de Senador, Paulo Matos. Em solicitação ao Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto,  reforçamos o pedido de recuperação da malha asfáltica da MA 110 que contempla a entrada da cidade''. 

''Cumprindo a agenda de reuniões, juntamente com o Suplente de Senador, Paulo Matos. Em solicitação ao Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto,  reforçamos o pedido de recuperação da malha asfáltica da MA 110 que contempla a entrada da cidade'', registrou Walace em uma de suas redes sociais.

Cidade turística do Polo Munim, Icatu vem sendo agraciada desde janeiro deste ano com as ações da  nova Gestão municipal que se erige incansável no enfrentamento do descaso aterrorizante que delegou o município ao limo do esquecimento. Todas as áreas outrora abandonadas agora seguem ganhando atenção pontual do atual prefeito. 

MÉXICO ACIDENTE

Deixou pelo menos 24 mortos, enquanto 15 pessoas permanecem hospitalizadas

A queda de uma ponte do metrô na Cidade do México enquanto um comboio circulava deixou pelo menos 24 mortos, enquanto 15 pessoas permanecem hospitalizadas, informou o Governo da capital mexicana nesta terça-feira(4). 

Informou o Governo da capital mexicana nesta...
"São 24 pessoas que infelizmente perderam as suas vidas, 21 delas no local e mais três no hospital", informou em entrevista coletiva a chefe de Proteção Civil da Cidade do México, Myriam Urzua.

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Paulino Neves, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando os retoques finais para poder entregar aos artesãos do município um espaço para venda e produção dos artesanatos.

A inauguração da Casa do Artesão de Paulino  Neves deverá ocorrer em breve. O  projeto é um programa do setor de Trabalho e Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como objetivo valorizar os artesãos do município gerando renda e diminuindo a desigualdade social.

RETOQUES FINAIS A inauguração da Casa do Artesão de Paulino  Neves deverá ocorrer em breve. 
A ação tem a frente o Secretário Municipal de Assistência Social, Edimar Cantanhede e a coordenadora Franciane Aguiar, com o apoio irrestrito do Prefeito Raimundo Lídio(Republicanos). 

"O principal objetivo da Casa do Artesão é proporcionar aos artesãos locais um lugar onde possam desenvolver e comercializar seus produtos, gerando renda e movimentando a economia local," disse Franciane Aguiar.

terça-feira, 4 de maio de 2021

AMÉRICA LATINA ECONOMIA

A Comissão Econômica melhorou ligeiramente as perspectivas de crescimento da região

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) melhorou ligeiramente as perspectivas de crescimento da região para 2021, dos 3,7% previstos em dezembro do ano passado para 4,1%.

A revisão foi anunciada nesta quinta-feira pela secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, que, no entanto, ressaltou que a melhora não é suficiente para neutralizar a queda sofrida pela região devido à pandemia e retornar aos níveis pré-covid-19.

"A região retraiu 7,1% em 2020, crescerá 4,1% este ano, estimamos, mas não será suficiente para recuperar o nível de atividade pré-pandemia", disse Bárcena no início de um evento virtual no qual ela apresentou a última edição da "Revista Cepal".

Bárcena também afirmo que a situação atual é de grande incerteza devido ao "acesso desigual às vacinas" e "sua eficácia, que não é garantida".

A estratégia para fechar estas três lacunas  foi descrita pela Cepal como uma recuperação transformadora para o desenvolvimento.
"A recuperação pode ser assimétrica, divergente e gerar mais lacunas entre o centro e a periferia, acreditamos", declarou.

Esta situação foi descrita por ela e pelo secretário executivo adjunto da Cepal, Mario Cimoli, em um artigo conjunto publicado na revista da organização.

Bárcena e Cimoli explicam que a pandemia está emergindo na região no contexto de três crises estruturais: uma crise social refletida nos altos níveis de desigualdade; uma crise econômica refletida no baixo crescimento e atraso tecnológico da região em comparação com os países avançados e (cada vez mais) com algumas economias asiáticas; e uma crise ambiental refletida na perda de biodiversidade, florestas e água, e na tendência de aumento das emissões de gases de efeito estufa.

"Estas três crises e as políticas necessárias para superá-las interagem umas com as outras. Mudar o estilo de desenvolvimento da região requer uma ação coordenada", argumentaram.

A estratégia para fechar estas três lacunas (econômica, social e ambiental) foi descrita pela Cepal como uma recuperação transformadora para o desenvolvimento sustentável, ou seja, uma estratégia que combine a recuperação econômica com a superação do atual estilo de desenvolvimento.

Fontes da organização disseram à Reportagem  que nas próximas semanas a agência anunciará oficialmente suas novas projeções econômicas.


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Grupos e lideranças políticas se movimentam para eleger-pela primeira na história ribamarense- Deputado da cidade

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

As movimentações em torno de nome a ser escolhido pela maioria esmagadora da população ribamarense estimada, hoje, em 230 mil habitantes, para a Alema se intensificaram nos últimos cinco dias na Balneária.

A cidade, que é a terceira maior do Maranhão, tenta responder a um hiato histórico de falta de representatividade na Assembleia Legislativa. Estima-se que pelo menos mais sete nomes, além dos três já anunciados pré-candidatos,  lancem-se numa disputa que visa erigir para o Legislativo estadual um representante das aspirações locais.

2022 ‘PEGANDO FOGO’ O líder político ribamarense  Júlio Filho(à direita): capaz de congregar a Juventude da Balneária, ele vem se destacando entre os demais nomes.  

Nas quatro regiões de São José de Ribamar-Vilas-Sede, Limítrofes e Zona Rural- as apostam giram em torno do crescimento do líder político Júlio Filho, primogênito do prefeito Júlio Matos, do PL. Com trânsito livre no município e capaz de congregar a juventude, especialmente da região da  Sede, Filho tem se destacado nas elucubrações de 2022.

Em São José de Ribamar há um apelo coletivo em torno da possibilidade de movimentos surgirem para fazerem um Deputado que tenha raízes fundas na vida ribamarense. A população vem reagindo a investidas de candidatos de outras cidades que ocasionalmente aparecem de quatro em  quatro anos apenas em busca de votos circunstanciais.

Outro líder indígena, Almir Suruí, virou alvo de inquérito da PF. Segundo a Funai, Suruí também teria divulgado mentiras na internet ao fazer críticas ao governo

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil recorreu à Justiça para arquivar o inquérito que investiga a líder Sonia Guajajara. E a Polícia Federal intimou outra liderança indígena por criticar o governo.

A Articulação do Povos Indígenas do Brasil, a Apib, pediu o "trancamento do inquérito policial" contra a líder indígena Sonia Guajajara. De acordo com a Apib, ela está "sofrendo constrangimento ilegal" pela PF.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil recorreu.
A Funai pediu a abertura de inquérito por causa da série de vídeos na internet “Agora é a vez do Maracá”, que denuncia o que seriam violações de direitos de povos indígenas durante a pandemia.

Segundo a Funai, a série "estaria imputando ao governo federal a prática de genocídio, disseminando fake news”.

Os advogados da Apib afirmam que "a peça não guarda qualquer relação com os tipos penais invocados bem como de indícios mínimos capazes de deflagrar uma investigação penal." Segundo eles, Sonia Guajajara está sendo "cerceada em sua liberdade de expressão" e se o inquérito não for suspenso, o resultado será uma "denúncia inepta e a manutenção do constrangimento à Sonia Guajajara, de forma injusta e incabível."

Sonia Guajajara afirma que o governo está tentando intimidar as lideranças indígenas.
Sonia Guajajara afirma que o governo está tentando intimidar as lideranças indígenas: ''É claro que a gente recebe isso como um forma de intimidação para as lideranças que estão se opondo às ações ou omissão do governo federal. Então essa intimação, que pode ser mesmo ser traduzida como intimidação, chegou para mim, chegou para outras lideranças indígenas também, e a gente tem percebido que eles estão atentos a todas as lideranças que estão denunciando o governo federal''. 

Assim como Sonia, outro líder indígena virou alvo de inquérito da Polícia Federal. A pedido da Funai, a PF intimou Almir Suruí, de Rondônia, a prestar depoimento. As acusações são muito semelhantes. Segundo a Funai, Almir Suruí também teria divulgado mentiras na internet ao fazer críticas ao governo. Além disso, a Funai pediu que ele fosse investigado porque ajudou a organizar uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar cestas básicas e itens de limpeza para populações indígenas.

O líder indígena do povo Suruí foi nesta segunda (3) espontaneamente, à PF com seu advogado para pegar uma cópia do inquérito. Ele ainda não prestou depoimento.

A Funai declarou que não...
''Se a Funai fez isso, para mim, é um desastre, é um desrespeito. Não tenho outras palavras que dizer aqui, é um desrespeito com nós, povos indígenas. Eu acho que a Funai tem que refletir e retirar todos os processos que eles estão pedindo para as nossas lideranças indígenas no Brasil serem investigadas. O governo precisa respeitar nós, povos indígenas”, afirmou Almir Suruí.

A Funai declarou que não comenta fatos em apuração para não atrapalhar a investigação policial e que não compactua com posturas ilícitas.


JN

EDIÇÃO DE ANB

segunda-feira, 3 de maio de 2021

MOBILIZAÇÃO

Campanha visa conscientizar motoristas e pedestres para redução de acidentes de trânsito

A mobilização do Maio Amarelo, campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito, será lançada nesta terça-feira(4) a partir das 8h, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro. Evento abordará este ano o tema: “Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito”. Ação seguirá todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19

As atividades de conscientização serão realizadas online através das redes sociais para chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre a importância do cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, “esse é um movimento internacional e de grande relevância social na prevenção de sinistros, visando reduzir ocorrências com vítimas fatais em Imperatriz”, frisa.

De acordo com o Denatan, o Maio Amarelo 2021 deve seguir o mesmo padrão do movimento realizado ano passado. 
Para ela, o conceito da campanha deste ano “Respeito e Responsabilidade. Pratica no Trânsito” temo como foco a empatia, carro chefe da convivência. “Não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você! Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário (no início), depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo, pois a empatia é a mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento”, comenta.

A mobilização, lembra Teresinha Miranda, seguirá recomendação do Departamento Nacional de Trânsito, Denatan, para que a ação será coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de se colocar em pauta o tema segurança viária e de mobilizar em torno dessa luta da sociedade.

De acordo com o Denatan, o Maio Amarelo 2021 deve seguir o mesmo padrão do movimento realizado ano passado, devido às restrições impostas pela situação de pandemia. Pois, além de buscar evitar as mortes e lesões no trânsito, na pandemia em si, os hospitais já se encontram lotados de enfermos da Covid e de outras doenças.

“Nós reforçamos que o lançamento da campanha Maio Amarelo será na terça-feira, 04 de maio, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro”, concluiu.


MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE IMPERATRIZ

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB