segunda-feira, 29 de março de 2021

Somente entre o feriado de sexta-feira (26) a domingo (28), foram 122 estabelecimentos fiscalizados

A Prefeitura de São Luís fiscalizou, do dia 5 de março até este último feriado e fim de semana (dias 26, 27 e 28), 482 estabelecimentos em diferentes bairros da capital, com o objetivo de fazer cumprir as ações de combate à Covid-19, pautadas em decretos estadual e municipal que determinam as regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais. No total, foram 29 autuações e três interdições. 

Somente entre o feriado de sexta-feira (26) a domingo (28), foram 122 estabelecimentos fiscalizados. Destes, nenhum foi autuado ou interditado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), via Vigilância Sanitária Municipal. 

Além disso, os fiscais também verificavam, nos estabelecimentos em funcionamento, a aplicação das medidas de proteção, como a distribuição e estímulo do uso de álcool em gel e...
Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal de São Luís. Entre os itens verificados pelos agentes públicos, estavam a autorização ou não de funcionamento do estabelecimento, com base nas regras de decreto (ou seja, somente puderam abrir locais enquadrados em atividades consideradas essenciais e com limitação no número de acesso de clientes). 

Além disso, os fiscais também verificavam, nos estabelecimentos em funcionamento, a aplicação das medidas de proteção, como a distribuição e estímulo do uso de álcool em gel e máscaras entre funcionários e clientes, e determinação de distanciamento social. 

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a execução do trabalho é importante para o cumprimento das medidas sanitárias de proteção contra a Covid-19.

Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, por meio da Guarda Municipal de São Luís. 
“Além da vacinação, que representa o trabalho de controle direto da doença, temos o trabalho preventivo, para evitar a circulação e aglomeração desnecessárias de pessoas e, ao mesmo tempo, mantendo o funcionamento de atividades consideradas essenciais”, disse. 

Os dois órgãos manterão a rotina de fiscalizações ao longo da semana, atendendo ao cumprimento de regras dos decretos estadual e municipal. Em caso de resistência do proprietário do estabelecimento, ele pode ser autuado, e fica sujeito a responder a processo administrativo sanitário, que resulta em multa, passível de interdição do estabelecimento.

Presidente da Câmara de Maranhãozinho,  vereador destacou qualidades de Josimar como líder maior do seu grupo político

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O jovem vereador Eduardo Júnior, presidente da Câmara Municipal de Maranhãozinho, cidade localizada próxima a  Centro Novo do Maranhão, Presidente Médici , Santa Luzia do Paruá e Centro do Guilherme, ratificou apoio na pré-candidatura do deputado Josimar Maranhãozinho para Governador nas eleições de 2022.

Eduardo, que destacou qualidades do deputado na condução do PL, partido ao qual é filiado, enfatizou ser Josimar  o líder maior do  grupo que segue unido, fazendo a diferença na política partidária do estado e por diferentes cidades maranhenses.

''Sem sombra de dúvidas, ele é o nosso líder maior, nossa referência  política, referência de  humildade e  união em nosso grupo. O deputado Josimar já mostrou ser preparado para ocupar qualquer função pública,  à medida em que consegue  conduzir milhares de aliados num só propósito. Tem nosso apoio e da  nossa região é o nosso porta-voz’’, disse Eduardo.

MARANHÃO ELEIÇÕES 2022 Eduardo  Júnior  ratifica apoio na pré-candidatura de Josimar Maranhãozinho para Governador; presidente da Câmara destacou qualidades de Josimar como líder maior do seu grupo político.

Eduardo Júnior, que é um dos importantes quadros do partido comandado pelo deputado, em breve análise do pleito vindouro, ressaltou que Maranhãozinho é uma das cidades-base para o projeto majoritário do PL, pela relação que Josimar mantem com o município pelo qual alimenta grande carinho.

''O deputado Josimar é um amigo querido de nossa cidade. Muito amado por todos aqui e por nós  respeitado por tudo que tem proporcionado à nossa cidade e que ainda tem a proporcionar. Nosso grupo estar unido em prol da sua pré-candidatura a Governador e vestindo a camisa da mudança. 2022 será um ano de alternância, assim como  foi 2020, onde vimos grande renovação ocorrer entre os quadros políticos’’, frisou o presidente.

Perseguições  e unidade- Eduardo Júnior também comentou perseguições sofridas pelo deputado no ano que antecede a disputa. Para o vereador, quanto mais ataques são desferidos, mas o grupo segue tranquilo e caminhando na unidade desejada para que continue a obter vitórias a cada pleito.

''Nosso líder  nos tranquila de que as perseguições acontecem nesse meio com certa frequência e  que todos nós, num determinado momento, teremos de passar por elas. Assim é na vida pessoal, também, profissional, na vida como um todo. Mas, em relação ao nosso projeto, ao nosso partido temos convicção de que quanto mais nos perseguem, mas unidos seguimos e contabilizando vitórias a cada eleição’’, salientou Eduardo.

O grupo político que tem à frente o deputado federal Josimar Maranhãozinho é o que mais  chama atenção no meio politico maranhense pelo elevado nível de organização, coesão e unidade partidária. O PL conseguiu eleger no pleito  passado dezenas de prefeitos e centenas de vereadores em todo Maranhão, consolidando uma capilaridade eleitoral que fará toda diferença daqui a 18 meses quando ocorre a eleição mais disputada da história do estado. 

Prefeito tem acompanhado in loco ações e programas que contemplam a agricultura do município

Walace vem dando atenção especial a pequenos e médios produtores de Icatu

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DE ANB

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo(Repulicanos) tem acompanhado in loco as ações da gestão municipal, projetos e programas adotados pelo Executivo que contemplam a agricultura do município em tempo real.

ICATU GESTÃO Dando atenção especial a pequenos e médios produtores, Walace Azevedo tem como meta de gestão fazer do setor um expoente  da produção no estado.
''Realizando visita no povoado Jaburu, para acompanhar as famílias que participam do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O incentivo a produção e inclusão do agricultor familiar é muito importante  para o desenvolvimento e geração de renda no município. Esse programa é uma das ações do Governo Federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias’’, destacou Walace, por ocasião de sua ida a uma das importantes comunidades rurais da cidade.

Dando atenção especial a pequenos e médios produtores, Walace Azevedo tem como meta de gestão fazer do setor um expoente  da produção no estado. Abaixo, veja o vídeo gravado pelo prefeito:

https://www.facebook.com/walaceazevedooficial/videos/447236009945978

domingo, 28 de março de 2021

As ações de poda de manutenção e limpeza visam evitar problemas futuros com galhos secos que possam cair

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Naturais e Sustentabilidade (SEMMARS), juntamente com a Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), realiza serviços de manutenção arbórea na Praça das Mercês. 

ALCÂNTARA A TODO VAPOR A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos  Naturais e Sustentabilidade, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura. 

As ações de poda de manutenção e limpeza visam evitar problemas futuros com galhos secos que possam cair, a eliminação de focos de fungos e plantas parasitas, que enfraquecem os galhos, a minimização de futuros danos, reduzindo o tamanho e peso das árvores, além de melhorar a estética do local.

Blog referência em  qualidade jornalística, o Propagando, editado pelo publicitário e jornalista Ricardo Fonseca, fez um tour no abandono verificado em um dos mais importantes  bairros da região Limítrofes

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE 

atallaia.baluarte@hotmail.com

O Blog Propagando, referência em qualidade jornalística no Maranhão, retratou, em matéria produzida esta semana, o abandono histórico de um dos mais importantes bairros da região Limítrofes de São José de Ribamar.

NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO Editado pelo Publicitário e Jornalista Ricardo Fonseca,  Propagando retratou abandono histórico do Araçagi. 

O Araçagi, que atravessou as últimas três administrações da Balneária  sob forte ameaça de extinção em face da ausência de ações do Poder Público municipal, ainda continua amargando o fosso do desprezo na terceira maior cidade do Maranhão. Veja matéria completa do Propagando no link abaixo:

https://ricardofonseca.tumblr.com/post/646725137249517570/ara%C3%A7agi-descaso-da-prefeitura-de-ribamar-torna-as

sexta-feira, 26 de março de 2021

MARCO HISTÓRICO

Eduardo recebeu, nesta quinta-feira, o prêmio entregue pelo Instituto

O prefeito Eduardo Braide recebeu, nesta quinta-feira (25), o prêmio “Atitude Cidadã”, entregue pelo Instituto Lixo Zero. O prefeito é o primeiro do Brasil a receber o prêmio que reconhece atitudes cidadãs de pessoas que trabalham na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, garantindo mais saúde para a população e a preservação do meio ambiente. 

Dentre as ações colocadas em prática pela gestão do prefeito destaque para o projeto Ponto Limpo, que tem transformado áreas de lixões em áreas limpas e ajardinadas.
Dentre as ações colocadas em prática pela gestão do prefeito Eduardo Braide, destaque para o projeto Ponto Limpo, que tem transformado áreas de lixões em áreas limpas e ajardinadas. Ainda na categoria poder público, foram premiados, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, e o presidente do Comitê Gestor de Limpeza, Joabson Júnior. Na mesma cerimônia, a gari Ana Lurdes Pinheiro Pereira, recebeu o prêmio na categoria Agente de Limpeza.  

“Muito feliz em receber este prêmio, Título Atitude Cidadã, do Instituto Lixo Zero. A honraria é o reconhecimento ao trabalho de toda equipe da Prefeitura, que tem um trabalho forte na coleta de resíduos sólidos e que inovou com o projeto do Ponto Limpo. Como o projeto, espaços que antes serviam para o descarte irregular de lixo, que eram lixões a céu aberto, foram transformados em espaços limpos, verdes, bem cuidados e o mais importante, que foram abraçados pela comunidade. Isso é o mais importante de todos, quando a comunidade passa a cuidar da nossa cidade. O Ponto Limpo, assim como várias ações nesta área, serve para que a gente torne São Luís uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito Eduardo Braide. 

As ações da Prefeitura de São Luís na gestão de resíduos sólidos foram elogiadas pela embaixadora Lixo Zero do Maranhão, Raissa Amorim, que destacou como uma gestão municipal comprometida com a causa. 
As ações da Prefeitura de São Luís na gestão de resíduos sólidos foram elogiadas pela embaixadora Lixo Zero do Maranhão, Raissa Amorim, que destacou como uma gestão municipal comprometida com a causa e que tem trabalhado junto com a sociedade civil com o objetivo de transformar a capital em uma cidade mais limpa e bonita.

“O Eduardo Braide é o primeiro prefeito do Brasil a receber o prêmio Atitude Cidadã porque o prêmio reconhece pessoas que têm atitudes sustentáveis e voltadas para o conceito Lixo Zero e para a valorização da cidade sustentável, como patrimônio do recurso ambiental. Pela primeira vez, a sociedade civil está conseguindo contribuir com uma gestão, a trilhar os caminhos de uma cidade Lixo Zero”, destacou Raissa Amorim. Ela completou dizendo que a premiação do prefeito Eduardo é um dos momentos mais importantes para o Instituto que, pela primeira vez, premia um gestor municipal. 

“Desde o início da gestão, o prefeito Eduardo Braide tem mostrado preocupação com a qualidade de vida da população de São Luís e uma cidade mais limpa, sustentável, que tem um ar mais puro e o verde que se espalha pela cidade representa um incremento na qualidade de vida das pessoas”, observou o secretário, David Col Debella. 

O programa Ponto Limpo foi instituído em janeiro e já chegou a várias regiões da cidade. “O Instituto Lixo Zero reconhece esse importante trabalho e está trabalhando em conjunto com a Prefeitura para uma cidade melhor, um estado melhor e um país melhor”, disse o presidente do Comitê de Limpeza Joabson Júnior. 

O Instituto Lixo Zero é uma organização sem fins lucrativos e não governamental, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no Brasil.
Ao receber o prêmio, a gari Ana Lurdes Pinheiro Pereira, agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho e a atenção que a Prefeitura tem dado à limpeza da Cidade. “Estou muito feliz porque esse prêmio é de todos que como eu contribuem para a limpeza da cidade”, acrescentou. 

Além dessas premiações, o Instituto Lixo Zero irá realizar um evento virtual nesta sexta-feira (26), com outros maranhenses que têm incentivado ações ambientalmente sustentáveis, como o descarte correto dos resíduos sólidos. 

Sobre a premiação 

A premiação começou em 2019 pela cidade de Chapecó (SC). O título “Atitude Cidadã”  é o reconhecimento de iniciativas ou pessoas que contribuem para tornar realidade o conceito Lixo Zero, impactando no bairro, cidade ou Estado. 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide: “Muito feliz em receber este prêmio, Título Atitude Cidadã, do Instituto Lixo Zero. A honraria é o reconhecimento ao trabalho de toda equipe da Prefeitura, que tem um trabalho forte na coleta de resíduos sólidos e que inovou com o projeto do Ponto Limpo. Como o projeto, espaços que antes serviam para o descarte irregular de lixo, que eram lixões a céu aberto, foram transformados em espaços limpos, verdes, bem cuidados e o mais importante, que foram abraçados pela comunidade. Isso é o mais importante de todos, quando a comunidade passa a cuidar da nossa cidade. O Ponto Limpo, assim como várias ações nesta área, serve para que a gente torne São Luís uma cidade cada vez melhor”.
O Instituto Lixo Zero é uma organização sem fins lucrativos e não governamental, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no Brasil. O Instituto tem como desafio divulgar e promover o conceito de lixo zero, com a promoção de ações mobilizadoras, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para a sociedade. 

Participaram também do ato de premiação, os secretários municipais de Governo, Eneas Fernandes e de Assuntos Políticos, Márcio Andrade.


EMPRÉSTIMO 30 MILHÕES

Oposicionistas tentavam convencer vereadores a não votar no projeto do Governo municipal, via pressão popular

Legislativo aprovou empréstimo nesta quinta-feira

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O Governo impôs derrota  às alas oposicionistas ribamarenses formadas por diferentes grupos políticos da cidade. A oposição tentava convencer, via pressão popular, os 21 vereadores a não votar no projeto do Executivo, mas foi inútil. Na sessão desta quinta-feira(25), os vereadores aprovaram a proposição do Executivo  e a CEF, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, deve destinar os R$ 30 milhões solicitados ao Município, em breve.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR EM FOCO Governo impõe derrota à oposição na terceira maior cidade do Maranhão: empréstimo foi aprovado nesta quinta. 

Com maioria na Casa, o Governo municipal teve o empréstimo  aprovado em quase unanimidade. Houve uma abstenção.  Nas 139 comunidades da Balneária, o pleito do Governo ganhou feição de polêmica após os oposicionistas criticarem o fato de que o montante sugerido não abarcara as quatro regiões de São José de Ribamar. No entanto, para grande parte da população da cidade, o pleito dos governistas obedece à promessa do prefeito Júlio Matos(PL) que assegurou, ainda em campanha , que uma de suas prioridades seria transformar a infraestrutura do município com obras de grande envergadura. Os oposicionistas, por sua vez, asseveram desde a manhã desta sexta-feira(26) que se manterão de 'olhos   abertos' quanto à empregabilidade do dinheiro. 

Contemplando os bairros da Região Limítrofes, a exemplo da Vila Alonso Costa, Parque Jair, Araçagi, Vila Tamer, Alto do Turu  e Parque Araçagi, os R$ 30 milhões beneficiarão também as comunidades do  Jardim Tropical I e II, segundo informou a Prefeitura.

 


Texto segue para sanção presidencial

O Senado referendou a votação ocorrida na Câmara, durante a sessão do Congresso Nacional realizada nesta quinta-feira (25), e aprovou o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. A Lei Orçamentária Anual (LOA) indica a estimativa da receita e a fixação de quanto pode ser gasto, apresentando a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. 

No Senado, o Projeto de Lei do Orçamento teve 60 votos a favor, 12 votos contra e uma abstenção. Agora, o texto segue para sanção presidencial. Pela Constituição, o projeto deveria ter sido aprovado em dezembro, mas um impasse político na instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e a pandemia de covid-19 afetaram os trabalhos.

Meta fiscal

O Orçamento aprovado pelo Congresso tem como meta fiscal um déficit de R$ 247,1 bilhões para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência). A estimativa das receitas ficaram em R$ 4,324 trilhões, o que representa um acréscimo de R$ 32,2 bilhões em relação ao original apresentado do Executivo. As despesas foram fixadas em mais de R$ 2,576 trilhões, fora o refinanciamento da dívida e as empresas estatais.

ORÇAMENTO DA UNIÃO De acordo com o relator, foi “árdua” a tarefa de traçar o Orçamento considerando a pandemia e a...
O teto dos gastos é de R$ 1,486 trilhão, conforme a Emenda Constitucional 95. Porém, esse valor ficará na prática em R$ 1,480 trilhão, porque há dispêndios de 2020 a serem quitados agora, e outros previstos para 2021 que ficarão para 2022.

São incluídos no teto de gastos benefícios da Previdência Social e da Assistência Social (BPC), seguro-desemprego e abono salarial. O texto aprovado também considera um salário minimo de R$ 1.067 . O valor do salário minimo desde janeiro é de R$ 1.100.

Além disso, o projeto de lei prevê orçamento de R$ 10,2 bilhões para o Ministério do Desenvolvimento Regional e R$ 8,3 bilhões para o Fundo Nacional de Saúde. Os orçamentos dessas duas áreas foram incluídas no plenário da Câmara. Durante as sessões de votação nas duas Casas, parlamentares criticaram o reajuste de R$ 7,1 bilhões para militares previsto no Orçamento de 2021, mas o reajuste foi mantido. 

Ainda na Câmara, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), costurou um acordo com líderes de vários partidos e recompôs o orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A correção do censo é fundamental para a vida dos municípios”, disse o líder do governo. As informações do censo são umas das consideradas na definição de políticas de direcionamento recursos de emendas parlamentares.

O relator-geral da proposta orçamentária para 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC), incorporou quase R$ 19,8 bilhões oriundos de 7.133 emendas parlamentares à despesa. A maior parte das sugestões (86%) são emendas impositivas, de execução obrigatória pelo Executivo.

Cortes

Por outro lado, foram canceladas dotações referentes à quitação de benefícios previdenciários urbanos e rurais (R$ 13,5 bilhões), abono salarial (R$ 7,4 bilhões) e seguro-desemprego (R$ 2,6 bilhões). Também foram cortados, em comparação com o orçamento anterior, recursos da área da saúde e das universidades federais.

Esses cortes foram alvo de críticas de vários deputados e senadores. De acordo com o relator do Orçamento, foi “árdua” a tarefa de traçar o Orçamento considerando a pandemia e a retração econômica. “Tive que tomar decisões difíceis, mas necessárias”. Segundo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o governo vai autorizar o uso de R$ 22 bilhões dos caixas de estados e municípios para combate à pandemia.

Ministérios

Bittar destacou os ajustes e recomposições que fez para alguns ministérios. Dentre eles, R$ 300 milhões para o Ministério da Justiça, R$ 200 milhões para o Ministério da Cidadania e mais R$ 200 milhões para o desenvolvimento da vacina brasileira contra a covid-19.

O relator do Orçamento também destacou recursos para evitar que obras sejam paralisadas. “Fizemos contas e mais contas e arrumamos mais de R$ 1 bilhão para a Infraestrutura”. Ele apontou que a paralisação dessas obras pelo país, além de prejudicar a população local, provocaria desemprego e prejudicaria milhares de famílias. Antes do encerramento da votação no Senado, ele disse acreditar que apresentou o melhor relatório possível.

“Corremos para aprovar o Orçamento com três meses de atraso. Fiz o melhor que pude para tentar ajudar. Acho que o relatório está saindo melhor do que entrou. Peço desculpas, todos que me procuraram eu procurei atender. Essa soma faz desse Orçamento, nesse momento do Brasil, a melhor peça possível na realidade que vivemos”.


Com informações da Agência Câmara

Enxovalhada  de pesquisas duvidosas divulgadas nos últimos quatro dias não passa de estratégia de pré-candidatos desesperados que buscam pontuar no imaginário do eleitorado maranhense

Na contramão do balaio de gatos de nomes sem nenhuma expressão, o deputado Josimar Maranhãozinho, do PL, mantem a coerência, fortalece o grupo  comandado por ele   e se consolida como um dos principais nomes na corrida palaciana

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

As pesquisas duvidosas divulgadas há quatro dias por grupos políticos que objetivam polarizar a eleição de 2022 entre opções  desgastadas, responsável por tirar, momentaneamente,  do ostracismo político nomes nos quais jamais as novas e velhas gerações de maranhenses votariam, trás no bojo das intenções uma motivação maior: desespero.

Pré-candidatos desesperados tentam incutir na opinião pública estadual que já estariam pontuando bem nos levantamentos. Entre eles o que há, no entanto, é uma guerra interna que denuncia total ausência de unidade entre nomes como Carlos Brandão e Weverton Rocha, por exemplo. Ambos pertencentes, em tese, ao mesmo grupo.

2022 'PEGANDO FOGO'O deputado e  pré-candidato a Governador do Maranhão, Josimar Maranhãozinho: mantendo  a coerência, ele fortalece o grupo que    comanda e se consolida como um dos principais nomes na corrida palaciana. 

Na contramão desses e outros desatinos, o deputado federal Josimar Maranhãozinho, do PL, fortalece dia após dia o grupo comandado por ele dentro de um clima de coerência que vai, a partir dos próximos meses, consolidar ainda mais sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão. Há diferenças perceptíveis: enquanto no seio do Palácio dos Leões a briga é para que se defina qual o escolhido para suceder Flávio Dino numa eleição temerária, Maranhãozinho ignora ataques, discussões infrutíferas   e esvazia as incertezas. O deputado, mas do que ninguém,  sabe que será  candidato em 2022 não mais por si mesmo, mas por milhares de maranhenses que apostam nele daqui a 19 meses quando ocorre o pleito. Não há mais como recuar.

Do outro lado, as pesquisas feitas à la balaio de gatos, assim como enquetes de blefe, intencionam levar os maranhenses a cenários inexistentes. Nomes de secretários do Governo, que jamais seriam- como não são- candidatos forneceram uma amostragem vexatória diante do eleitor consciente. Os maranhenses estão atentos e sabem que os governistas só tem a oferecer para 2022 um vice-governador, que é   natural candidato, ou um famigerado senador que quer impor-se a todo custo contra este vice, desejando seu lugar. 

Retificando o alarde desesperado das pesquisas,  as populações das 217 cidades do estado tem como clareza que ainda que o Governo ouse forçar a barra criando   nuvens  de fumaça para confundir os municípios, são pré-candidatos reais, com possibilidade de  de fato tornarem-se candidatos, apenas Roberto Rocha, Lahesio Bonfim, Carlos Brandão, Weverton Rocha e Josimar Maranhãozinho. Todos os outros citados não passam de falácia ventilada.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Tratamentos obrigatórios de desintoxicação que, em muitos casos, são...

O Brasil deve oferecer tratamentos que respeitem os direitos humanos e a dignidade dos dependentes químicos pelo uso de drogas, apela a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), órgão independente da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Brasil deve oferecer tratamentos que respeitem os direitos humanos e a dignidade dos dependentes químicos.
A JIFE critica, em informe anual que elabora, os tratamentos obrigatórios de desintoxicação no país e que, em muitos casos, são utilizados métodos que não têm comprovação científica.

EFE

EDIÇÃO DE ANB

Prefeito de Paulino Neves tenta unificar as vozes políticas das 11 cidades em torno da representação parlamentar da região

Mas os esforços de Lídio devem ir muito além das eleições de 2022

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A reestruturação do Conselho Municipal de  Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação CACS-FUNDEB pelo prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio(Republicanos), via Lei sancionada este mês, é uma dentre as muitas ações arrojadas que no rol de medidas estabelecidas por Lídio encorpam a presença do gestor que dispara como principal referência, na atualidade, de duas regiões que por anos seguiam dispersas.

Agora, com a chegada da discussão que se arrola em torno da representação parlamentar do Delta das Américas e Lençóis Maranhenses, a chamada região Delta/Lençóis, Raimundo Lídio vem sendo ovacionado em Santa Quitéria, Belágua, Santana do Maranhão, Tutoia, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Araioses, Santo Amaro, Água Doce do Maranhão, Barreirinhas e Paulino Neves como líder protagonista de um debate que pela primeira vez na história dessas cidades se faz ouvir em alto e bom som.

PRINCIPAL LÍDER POLÍTICO DA REGIÃO DELTA/LENÇÓIS O prefeito Raimundo Lídio: esforço para  unificar as vozes políticas das 11 cidades em torno da representação parlamentar da região.

O conjunto dos 11 municípios clama por um nome local que represente a região na Assembleia Legislativa, como bem retratou AGÊNCIABALUARTE, com exclusividade, em matérias anteriores. Mas, após a revelação da necessidade premente, hoje, há dois  meses da primeira publicação, milhares de maranhenses incorporam o sentimento de unidade em torno do projeto.  Pessoas de universos distintos, mas de alguma forma conectadas  por interesses comuns. Quer seja pela identificação com o cenário turístico sui generis que as cidades em questão apresentam ou pela possibilidade de a médio, longo prazo a economia do estado   ganhar novo perfil pela gama de investimentos que podem vir a ser canalizados ao Tesouro. Tanto pela exploração de energia, quanto pelos muitos recursos e bens naturais que ainda urgem ser descobertos.

Raimundo Lídio se tornou uma figura central na conjectura de uma nova realidade a ser pensada, e posteriormente planejada, para a Delta/Lençóis. Economista, jovem e proveniente das gentes simples da região, o prefeito tem se movimentado há 20 dias no afã de robustecer ainda mais o debate. Ele tem recebido lideranças, amigos de longa data, vereadores e políticos de diferentes escolas e partidos num diálogo que se abre no momento certo. Pelo fortalecimento da identidade das cidades, mas pensando no avanço de tendências macrorregionais e universais,  Lídio tem encontrado a batida perfeita de uma simbiose que vem respeitando tradição e modernidade em nome da proteção e  preservação das peculiaridades locais. 

Essa constatação, também cunhada, em primeira mão,  por ANB, ganha desdobramentos no campo político do pleito de 2022. As 11 cidades reagem à falta de compromisso de parte da classe política maranhense que apenas em épocas eleitorais aparece, à guisa de imediatismo, em busca de votos. As populações dos municípios deram inicio à quebra dessa lógica apontando para o surgimento de um candidato nativo de suas terras. Não que a ideia de se criar um gueto político seja a premissa que vem embalando as motivações. Ao contrário das erráticas e  más interpretações, a região deseja levantar um representante que eleve as cidades a um nível de dignidade e reconhecimento ainda ausente. 

LEIA MAIS SOBRE O PREFEITO E LÍDER POLÍTICO RAIMUNDO LÍDIO NOS LINKS ABAIXO:

https://www.facetubes.com.br/noticia/1046/edicao-atualizada-da-revista-nacional-da-jornalista-orquidea-santos-8-de-marco

 

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/02/2022-pegando-fogo-assumindo-lideranca.html

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO'

O vice-prefeito Júnior Lago deixou, nesta quarta-feira, a presidência do partido

Ele foi substituído pela vereadora, que passa a comandar a sigla na Balneária

O vice-prefeito Júnior Lago deixou, nesta quarta-feira (24), a presidência do Avante, em São José de Ribamar. Ele foi substituído pela vereadora Luciana Lauande, que passa a comandar a sigla na Balneária.

Segundo o Blog do IR apurou, a troca de comando foi divulgada hoje. Com a mudança, Júnior Lago passa a comandar a Comissão Executiva do Patriotas no município. Além do vice e da parlamentar, o ato contou com presença do deputado Josimar Maranhãozinho e do prefeito Júlio Matos, ambos do PL.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' A vereadora Luciana Lauande é a nova presidente do Avante na terceira maior cidade do Maranhão. 

SAIBA MAIS

Avante é um partido político brasileiro de viés centrista, fundado como Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) por dissidentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 1989. Seu número eleitoral é o 70 e obteve registro definitivo em 11 de outubro de 1994. Disputa as eleições brasileiras desde 1990.

Seu símbolo era um coração. Em fevereiro de 2021 contava com 214.994 filiados em todo o país. É um partido trabalhista de ideologia nacionalista e social-democrata, sendo considerado um partido de centro.

Nas eleições municipais de 2020, o partido alcançou outra marca histórica: obteve 683% no número de prefeituras conquistadas, saltando de 12 para 82 prefeitos eleitos em todo o Brasil, tendo conquistado ainda sua primeira prefeitura de uma capital: Manaus (AM). A sigla elegeu ainda 1.073 vereadores.


IR

EDIÇÃO DE ANB

quarta-feira, 24 de março de 2021

Os kits contém polpa de frutas, arroz, biscoito água e sal, feijão, flocão de milho, leite em pó, macarrão e molho de tomate. Além da presença das equipes das...

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue com o cronograma de entregas dos kits de alimentação referente aos meses de janeiro e fevereiro para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta quarta-feira (24), contemplando as escolas da Zona Rural de São Luís. A medida é fundamental para garantir a segurança alimentar dos estudantes da rede municipal de ensino durante o período da pandemia. 

Serão distribuídos mais 12.400 kits de alimentação, cobrindo todas as escolas da Zona Rural.
Nesta fase, serão distribuídos mais 12.400 kits de alimentação, cobrindo todas as escolas da Zona Rural, entre elas as Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) Evandro Bessa (unidade do ensino infantil), Hortência Pinho (anexos), Rio Grande, Prof. José Gonçalves A. Raposo e Antoninho Baldez. 

“Estamos vivendo um momento muito difícil no qual para muitas famílias o kit de alimentação acaba sendo a principal fonte de alimentação. Por isso, estamos fazendo a entrega tomando todas as medidas necessárias, mantendo os cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, para proteção das famílias que estão indo buscar seus kits e também dos nossos servidores que estão empenhados nesta missão”, afirmou a titular da Semed, Esmênia Miranda. 

A Secretaria Municipal de Educação segue com o cronograma de entregas dos kits de alimentação referente aos meses de janeiro e fevereiro para estudantes da Educação Infantil. 
A aluna da EJA, Edrolina Pereira, da U.E.B. José Gonçalves Amaral Raposo (Pedrinhas), foi pessoalmente buscar seu kit de alimentação. Ela voltou a estudar no ano passado, quando os filhos já crescidos seguiram seus próprios caminhos. Mas a pandemia chegou, interrompeu as aulas presenciais e trouxe dificuldades para manutenção dos custos da família. 

“O kit ajuda muito a gente. Com essa pandemia, tudo ficou mais caro e mesmo meu marido trabalhando, é difícil manter uma família com cinco pessoas. Então é uma ajuda muito bem-vinda”, afirmou dona Edrolina Pedreira. 

Na U.E.B. José Gonçalves Amaral Raposo há cerca de 1.500 kits de alimentação para serem entregues às famílias dos estudantes. “A entrega dos kits de alimentação é um momento importante para os nossos estudantes. Assim que fomos informados sobre a distribuição, enviamos a informação nos grupos e hoje eles estão aqui. É muito gratificante participar deste momento”, ressaltou a gestora, Elcione Morais. 

Os kits contém polpa de frutas, arroz, biscoito água e sal, feijão, flocão de milho, leite em pó, macarrão e molho de tomate. Além da presença das equipes das escolas e da Semed, a entrega dos kits de alimentação conta com o apoio da Guarda Municipal de São Luís. 

A distribuição dos kits ocorre para garantir o direito à alimentação a todos os estudantes atendidos nas escolas municipais, para a realização efetiva da merenda escolar. 
A distribuição dos kits ocorre para garantir o direito à alimentação a todos os estudantes atendidos nas escolas municipais, para a realização efetiva da merenda escolar, mesmo neste momento de suspensão de aulas presenciais. Os kits são adquiridos com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referentes à merenda escolar, que estão sendo revertidos em apoio emergencial às famílias dos alunos da rede municipal de São Luís.

RÚSSIA GOVERNO

A regulamentação faz parte das emendas constitucionais aprovadas por meio de referendo

A Duma, Câmara dos Deputados da Rússia, aprovou nesta quarta-feira(24) a lei que permite que o presidente do país, Vladimir Putin, se apresente para uma nova reeleição em 2024, quando será concluído o atual mandato.

A partir de proposta do próprio chefe de governo.
A regulamentação faz parte das emendas constitucionais aprovadas por meio de referendo, em julho do ano passado, a partir de proposta do próprio chefe de governo.

Coordenador destacou o surgimento de novo grupo na terceira maior cidade do Maranhão

Pinheiro vem contribuindo, sistematicamente, para o fortalecimento da conjuntura política da cidade

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Com passagens exitosas pelo PSB, PMB e MDB, o coordenador político Gledson Pinheiro vem construindo na terceira maior cidade do Maranhão um caminho que  chega ao ápice do reconhecimento local após ele ter em duas ocasiões- 2012 e 2020- à revelia dos grupos dominantes, lançado candidatos a Prefeito do campo independente em São José de Ribamar.

Agora, com vistas às eleições de 2022, Pinheiro volta à cena apostando que a Balneária deve unir-se em torno da representação parlamentar do município na Assembleia Legislativa. Gledson deu início à junção de  vozes  de diferentes espectros políticos onde ele vê pontos de semelhança, especialmente na construção de um projeto que unifique as demandas dos bairros e comunidades locais em torno de uma candidatura que traga consigo a feição da cidade.

A APOSTA DE GLEDSON  PINHEIRO A pedagoga Alzenir Coelho é pré-candidata a Deputada Estadual; em São José de Ribamar, novo grupo surge em torno do projeto político. 

E para tanto, ele que já presidiu importantes legendas no município, acredita que a pedagoga Alzenir Coelho consegue, a um só tempo, consubstanciar as variadas   problemáticas que envolvem a realidade de São José de Ribamar pelas reconhecidas experiência e vivência anotadas na trajetória de Alzenir. De candidata  a Vereadora a Vice em chapa majoritária, a líder da região Limítrofes, segundo Gledson, representa, hoje,  na cidade a força da mulher ribamarense  na política, além do esforço contínuo por uma construção social em favor dos menos assistidos numa luta que Alzenir Coelho já trava há anos contra as desigualdades sociais.

Experimentado e com uma biografia repleta de feitos honrosos em conjunturas eleitorais, Gledson Pinheiro vislumbra a possibilidade de São José de Ribamar eleger seu primeiro deputado genuinamente ribamarense oriundo do segmento feminino. Mas ele vai  mais  adiante à  prospecção: afirma que Alzenir é capaz de reunir em torno de um ideário renovado aqueles que, decepcionados com as velhas práticas políticas, desejam irmanar-se por São José de Ribamar em 2022. Gledson conhece o caminho das pedras. É um calejado combatente das lutas políticas que contribuíram para que a Balneária tenha nos dias atuais uma configuração consolidada no campo partidário.

Para o coordenador, uma das conquistas quanto ao projeto que já teve início, é o surgimento de um novo grupo político em São José de Ribamar, orientado por ele, com voz  e espaço para dialogar, tecer críticas ao momento social presente e aberto às ideias democráticas. Oportunizar aos ribamarenses alternativas tem sido uma das marcas de Gledson Pinheiro em cenários extremamente  competitivos, onde o chamado jogo bruto pisoteia aqueles que a qualquer custo almejam chegar ao  Poder. 

À REVELIA DOS GRUPOS DOMINANTES Com passagens exitosas pelo PSB, PMB e MDB, o coordenador político Gledson Pinheiro vem construindo na terceira maior cidade do Maranhão um caminho que  chega ao ápice do reconhecimento local após ele ter em duas ocasiões- 2012 e 2020-lançado candidatos a Prefeito.

Gledson, no entanto, escolheu o caminho coerente do debate. Sempre passando ao largo das posições afetadas, rancorosas, mas propondo de maneira consciente, rumos e saídas  ao tão espinhoso contexto das disputas em São José de Ribamar.


segunda-feira, 22 de março de 2021

FUTEBOL ALEMANHA

Caso a contratação seja concretizada, Alonso, que aprendeu a falar alemão quando defendeu o Bayern, se tornará o segundo espanhol a treinar um time do...

O ex-jogador espanhol Xabi Alonso será o novo técnico do Borussia Mönchengladbach, segundo noticiaram a revista "Sport Bild" e o jornal "Bild".

Ambos trabalharam juntos no clube bávaro.
Caso a contratação seja concretizada, Alonso, que aprendeu a falar alemão quando defendeu o Bayern de Munique, se tornará o segundo espanhol a treinar um time do Campeonato Alemão, após Josep Guardiola. Ambos trabalharam juntos no clube bávaro.

A fim de assegurar aos empregados do município o pagamento de créditos de natureza trabalhista

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a Vara do Trabalho de Açailândia estão em busca de 133 ex-trabalhadores que prestaram serviço à Prefeitura de Açailândia até 15 de setembro de 1999, para se habilitarem para o recebimento de verbas trabalhistas devidas pelo ente municipal.

Segundo a procuradora do Trabalho responsável pelo caso Fernanda Maria Mauri Furlaneto, a iniciativa é fruto de ação civil coletiva (nº 0063200-10.1999.5.16.0013) proposta pelo MPT-MA em 1999, a fim de assegurar aos empregados do município o pagamento de créditos de natureza trabalhista.

A fim de assegurar aos empregados do município o pagamento de créditos de...
Em razão da pandemia, a habilitação do trabalhador deverá ser feita de modo remoto. O trabalhador deve apresentar cédula de identidade, documento que comprove que trabalhou para o Município de Açailândia até 15 de setembro de 1999 e outros documentos eventualmente solicitados pelo Juízo, não sendo necessária a presença de advogado.

Toda documentação poderá ser enviada por e-mail ou Whatsapp. Para isso, é necessário entrar em contato com a Vara do Trabalho de Açailândia.

A seguir, a lista com os 133 nomes dos ex-empregados que precisam se habilitar para recebimento de verbas trabalhistas na Vara do Trabalho de Açailândia:

RELAÇÃO DE EX-TRABALHADORES DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA COM DIREITO A VERBAS TRABALHISTAS:

ADALBERTO CARVALHO DE OLIVEIRA

ALBA MARIA NOLASCO LEMOS

ALBECI MENESES BARROS

ALDENORA ALVES DA SILVA

ANA CLEIDE ALVES MARTINS

ANTENOR DE OLIVEIRA GOMES

ANTONIA ALVES DE SOUSA

ANTONIA DE SOUSA BALBINO CRUZ

ANTONJA PINHEIRO NASCIMENTO

ANTONIO ANTERO FEITOZA

ANTONIO FRANCISCO ALMEIDA

AURELIO GAMA DE CARVALHO

BENEDITA MARIA DA COSTA

CACIA MONICA MESQUITA DE MEDEIROS

CICERO BENEDITO PONCIANO

CLARISNEIDE DE PEREIRA SOUSA

CLEONICE MESQUITA MENDES

CLEUDENIR DE SOUZA CARVALHO

CONCEIÇÃO DE MARIA DELFINO ROMANO

CRELZA PEREIRA DE SOUZA

DAGMAR DE AMORIM SILVA

DEUZUlTA PINHEIRO DA SILVA

DUCICLEY DA SILVA BEZERRA SOARES

EDILEUZA PEREIRA E SILVA

EDIMAR COELHO DE AGUIAR

EDINALDO PEREIRA CORREIA

EDNA BATISTA DE OLIVEIRA

EDNA MARIA SILVA DOS SANTOS

ELIANE MARINHO DE MATOS

ELIENE DOS REIS ALMEIDA

ELIZABETE PEREIRA DE SOUSA

ELIZABETH ALVES DE OLIVEIRA

ELUCIMAR VIEIRA DE JESUS

ERANJLDO DA CONCEIÇÃO SOBRAL

EULINA REIS DE SOUZA

FRANCIDALVA OLIVEIRA DOS REIS

FRANCIENE SIPRIANO SILVA

FRANCISCA MARLY CARDOSO DE SOUSA SANTOS

FRANCISCA SANTOS DA SILVA

FRANCISCO EURES RODRIGUES DUARTE

FRANCISCO GOMES DE MORAIS

FRANCISCO RODRIGUES DE LIMA

FRANCISCO SENA CARVALHO

GENIBALDO JOSÉ RAMOS

ILZA SOUSA LIMA

IRANEIDE DE SOUSA SILVA

IRISMAR DA SILVA BEZERRA

ISABEL CRISTINA ALVES LINS    

ISABEL PEREIRA DO NASCIMENTO MOREIRA

IVANY JESUS ROCIIA DE SANTANA

JACKLENE DOS SANTOS SANTANA

JOÃO DE SÁ NETO

JOÃO LUIS SOARES

JOAQUIM FIRMINO NETO

JOCIVALDA PEREIRA BARBOSA

JOELMA SOARES PEREIRA

JOSÉ AMBROZIO ROCHA

JOSÉ ANTONIO DA SILVA NETO

JOSÉ COSTA DE JESUS

JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS

JOSÉ GERALDO ALVES

JOSÉ HILTON DE SOUSA SILVA

JOSÉ VALDO GUSTAVO DE SOUSA

JOSÉ VALÉRIO DE AQUINO

JOSEFA DE SOUSA SILVA

JOSENILDIA NAVA DA SILVA

JOSUÉ GALVÃO ALVES

JUCILENE DE JESUS COUTINHO

LAIDE AMARO DOS SANTOS COSTA

LAUDIONOR SOUZA SOARES

LUCILENE VIEIRA DE SÁ OLIVEIRA

LUCINEIS FERREIRA SOUSA

LUIS VIEIRA DE MACEDO

LUZANIRA ROGÉRIO DA SILVA

MANUEL FÉLIX DOS SANTOS

MARIA ALICE FREITAS DA SILVA

MARIA ALVES DE LIMA

MARIA ANTONIA DA CONCEIÇÃO

MARIA DA CONCEIÇÃO DAVID DIAS

MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA VIEIRA

MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DA SILVA

MARIA DA CRUZ NASCIMENTO BARBOSA

MARIA DA LUZ SOUSA AQUINO

MARIA DAS GRAÇAS SILVA

MARIA DAS GRAÇAS MARTINS BEZERRA

MARIA DAS GRAÇAS PIRES DE SOUSA SILVA

MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO

MARIA DE FÁTIMA BARROS DE LIMA

MARIA DE FÁTIMA CRUZ ANDRADE

MARIA DE FÁTIMA DAMASCENO

MARIA DE JESUS DA SILVA

MARIA DE JESUS MOURA DA SILVA

MARIA DE LOURDES DA SILVA SANTOS NAZÁRIO

MARIA DE LOURDES SANTOS NASCIMENTO

MARIA DE LOZA RODRIGUES DA SILVA

MARIA DO CARMO SANTOS DE AQUINO

MARIA DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA

MARIA ELIZABETH DA SILVA MEDEIROS

MARIA ELZA PEREIRA DA CUNHA

MARIA FRANCISCA CONCEIÇÃO DA SILVA

MARIA INES DE LIMA

MARIA IVANETE DA SILVA SANTANA

MARIA JULIA MARTINS BRITO

MARIA RAIMUNDA LIMA CORDEIRO

MARIA SILVA DA SILVA

MARIA TEREZINHA DA SILVA

MARIA UANDRA SOUSA DA SILVA

MARIA ZILMAR MEMÓRIA LIBERATO

MARIA ZILMAR NASCIMENTO DE SOUSA

MARISA GILBERTE ARAÚJO FERREIRA

MARLY CONCEIÇÃO KAROLINDA

MIRACY SANTOS DE ABREU

NETANIAS TOMAZ DA SILVA

NICE JANE TEIXEIRA SOUSA

ORISVALDO GUSTAVO DE SOUSA

PAULO SOUSA DOS SANTOS

PEDRO PEREIRA

RAIMUNDA LIMA ARAÚJO

RAIMUNDA LUCIA DE ARAÚJO LIMA MELO

RAIMUNDO ALVINO DE CASTRO

RAMIRO SOUSA LIMA

REJANE MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS

RIVENILDO ALVES DOS SANTOS

ROSA MARIA SOUSA SILVA

ROSANGELA BARBOSA DOS SANTOS

SEBASTIÃO MOREIRA MENEZES

SILVIA MARIA SANTANA GARCEZ

TATIANY DOS SANTOS DOROTEO

TERESINHA DE ARAÚJO GOMES

ULISSES TELES ZIMERER

VALDIR MACIEL VERAS

VALDIRENE DE OLIVEIRA DE SILVA

VANIA DOS SANTOS DA SILVA

 

MATÉRIA ENVIADA PELO MPT-MA

EDIÇÃO DE ANB

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB