domingo, 28 de fevereiro de 2021

Prefeito partiu pra cima de desgaste que vinha se amontoando e reverteu a má imagem deixada pelos primeiros movimentos da Gestão

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE CIDADES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos(PL) fez chegar à  rua Alberto Maccioli, no Turiuba, as máquinas que já deram início à recuperação  da via historicamente abandonada. O gesto de Júlio é uma resposta ao desgaste sofrido por sua gestão nas últimas semanas e que agora passa ser combatido, frontalmente, pelas ações da Prefeitura.

Na mesma toada, Matos foi até o Jardim Tropical anunciar, pessoalmente, que o bairro ganhará drenagem profunda ainda neste semestre.  No âmbito do diálogo com as categorias que atuam na cidade, a gestão Júlio Matos recebeu o Sindsmur para ouvir demandas e pleitos. O sindicato dos servidores públicos ribamarenses amarga a  indiferença do Poder Público há anos no município.

NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos: gestos e acenos para reverter desgaste.

O conjunto dessas pequenas ações passam a reconstruir a imagem de Júlio Matos perante a opinião pública ribamarense e já o avalizam, com certeza facilidade, a eleger seus candidatos em 2022. Ele perdeu a eleição na Liga Esportiva Ribamarense, mas deve refazer-se da descredibilidade anotada nos próximos meses, quando pretende governar para além do seu círculo de amigos e familiares.

Ainda titubeando no velho jargão ‘estamos arrumando a casa’, a Prefeitura, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, saldou dívida avaliada em quase R$ 10 milhões, da gestão anterior. A informação foi recebida com desconfiança e revolta por adeptos do grupo político do ex-vice-prefeito Zé Sampaio, que negam, veementemente, que a pendência existia.

O prefeito já percebeu que não é viável administrar a terceira maior cidade do Maranhão apenas com uns poucos punhados de bajuladores e  burgueses contemplados por ele em cargos com altos salários pagos  pelo humilde contribuinte ribamarense.

Mas essa percepção pode se diluir a qualquer instante. 

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Prefeito de uma das cidades que compõe o conglomerado, Raimundo Lídio protagoniza discussão em torno de um projeto macro para a região

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é notado há muito tempo sob a perspectiva do olhar brasileiro que não enxerga a problemática local das cidades de Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz.

Essa constatação vai ao encontro da falta de representação política do Delta das Américas que tem no prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lidio( Republicanos) o artífice de um projeto macro para a região, a partir da eleição vitoriosa de um representante das cidades no pleito  de 2022.

Neste sábado(27), moradores de Humberto de Campos, município Limítrofe de Primeira Cruz, foram às redes, entusiasmados, com a possibilidade de poderem, também, está inseridos numa articulação conjuntural que visa reunir, além de Tutoia, Araioses e Água Doce do Maranhão,  cidades circunvizinhas, lugarejos e comunidades equidistantes.

PROTAGONISMO NO MARANHÃO O prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio: ele lançou as bases para a discussão da representação parlamentar do Delta/Lençóis na Assembleia. 

Raimundo Lídio vem sendo protagonista na discussão que lança luz sobre a necessidade do Delta/Lençóis ganhar um deputado originário de uma das 10 cidades que compõem o conglomerado dos Lençóis Maranhenses/Delta das Américas. ''Está mais do que na hora de termos um deputado eleito por nossa região para representar os interesses de nossas cidades na Assembleia Legislativa do Maranhão’’, diz Lídio.

Há duas semanas, intensificado de ponta a ponta no estado o debate pela representação parlamentar do Delta/Lençóis, o posicionamento do prefeito chega em boa hora para milhares de maranhenses que urgem ser reconhecidos na totalidade de suas aspirações. Por mais que as 10 cidades ostentem, de maneira portentosa, a veia turística que explode, diariamente,  entre rios, dunas e belezas naturais, os habitantes dos municípios ainda seguem carentes e dependentes da atenção generalizada da Assembleia.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO NOS LINKS ABAIXO:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/02/2022-pegando-fogo-assumindo-lideranca.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/02/maranhao-eleicoes-2022-raimundo-lidio.html

A vacinação de Lumineses centenários chamou a atenção da sociedade para a importância de se imunizar contra a...

A vacinação de Lumineses centenários chamou a atenção da sociedade para a importância de se imunizar contra a Covid-19, em Paço do Lumiar. Os vacinados, um homem e uma mulher, se encaixaram no grupo prioritário para a vacinação de idosos a partir de 90 anos. Os dois receberam a vacina em casa, após agendamento e a visita de técnicos da SEMUS.

A primeira a ser vacinada foi dona Divina Santa Ferreira, de 109 anos, moradora do Itapera. Ela tomou a vacina através da visita de uma equipe de vacinadores da Unidade Básica de Saúde - UBS do Itapera. Já segunda pessoa com mais de 100 anos que também tomou a 1ª dose da vacina contra covid-19 foi o idoso José Fraga, de 103 anos, morador do loteamento jaguarema. Ele recebeu a visita de equipes de vacinadores na segunda-feira (15).

A imunização segue no município atendendo também aos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, radioterapia ou quimioterapia, e é claro, os profissionais de...
A vacinação de idosos com 90 anos ou mais contra a COVID-19, foi inserida efetivamente na estratégia de vacinação do município na última quarta-feira (10). Para tomar a 1º dose da vacina basta que o idoso, ou responsável, munido de RG, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação, vá até uma das 16 UBS's, ou ainda, um dos dois Centros de Especialidades que compões a Rede de Assistência e Serviços em saúde, existente no município.

Havendo dificuldade de locomoção do idoso nesta faixa etária, o agendamento para vacinação em casa pode ser feito via Call Center - CEMARC. Além deste grupo de idosos, a imunização segue no município atendendo também aos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise, radioterapia ou quimioterapia, e é claro, os profissionais de saúde que estão na linha de frente.

Segundo a SEMUS, em breve, outras faixas etárias para vacinação de idosos, bem como, novos grupos prioritários, deverão ser inseridos na programação de imunização, mediante o recebimento de novos lotes com mais doses das vacinas autorizadas para uso emergencial no Brasil.

Vereador do PTB vem sendo alvo de ataques daqueles que veem nele um  nome de peso  para 2024

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE  

atallaia.baluarte@hotmail.com

O vereador Jordão Reis (PTB) repudiou os ataques desferidos nos últimos três dias por aqueles que veem nele um nome de peso para 2024.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' O vereador Jordão Reis vem sendo alvo de ataques orquestrados: ‘ladainha’ dos derrotados não passa de dor de cotovelo encravada. 

Jordão, que conseguiu consagrar-se como um dos líderes mais atuantes da nova safra de políticos ribamarenses mesmo antes da eleição de 2020, tem realizado na Balneária um trabalho exemplar tanto na esfera legislativa quanto no campo social.

O vereador vem sendo alvo pontual de parte da politicalha do município   interessada em promover instabilidade ao mandato de Jordão. Ele, no entanto, afirma que a ‘ladainha’ dos derrotados não passa de dor de cotovelo encravada.

O governo saudita negou as denúncias presentes no relatório publicado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos

O governo saudita negou as denúncias presentes no relatório publicado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos que aponta que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman aprovou a operação para assassinar o jornalista Jamal Khashoggi em 2018.

ASSASSINADO EM 2018 O jornalista Jamal Khashoggi(à direita):  o governo saudita negou as denúncias presentes no relatório publicado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos.
"O governo do reino rejeita categoricamente o que é declarado no relatório sobre o crime do assassinato do cidadão Jamal Khashoggi. Que Deus tenha piedade dele", declarou o Ministério das Relações Exteriores saudita em comunicado publicado no Twitter e pela agência de notícias estatal "SPA".

efe

edição de anb

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Financiamentos serão de até 35 anos e valem para construção e reformas

A Caixa anunciou, hoje (25), a criação de uma nova linha de crédito imobiliário. O financiamento, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (1), terá taxas de juros atreladas ao percentual de rendimento da Poupança, mais um percentual que irá variar de acordo com o perfil do cliente.

As taxas efetivas partem de 3,35% ao ano, somados à remuneração adicional da poupança: 70% da taxa Selic quando esta for igual ou menor a 8,5% ao ano; ou 6,17% ao ano quando a Selic superar 8,5% ao ano. O saldo devedor do financiamento será atualizado mensalmente pela Taxa Referencial (TR). O prazo de pagamento é de 35 anos (420 meses). O financiamento será válido para aquisição de imóveis novos, usados, construção e reformas. 

Inicialmente, a Caixa prevê destinar R$ 30 bilhões à nova modalidade de financiamento, batizada de Crédito Imobiliário Poupança Caixa. No entanto, o banco admite a possibilidade de ampliar esta quantia caso haja demanda.

Com a nova linha, a Caixa passa a oferecer quatro opções de financiamento. 
A linha de crédito também estará disponível para clientes de outros bancos a partir de março. Os interessados poderão fazer simulações no site da Caixa ou no app Habitação Caixa, por meio do qual também é possível efetuar a negociação. Aos que optarem por ter conta no banco, é possível pedir a portabilidade. 

“Temos uma posição única [para operar com] este produto”, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães, apontando que, hoje, a instituição já conta com 145 milhões de clientes e R$ 387,6 bilhões depositados em contas poupança.

Guimarães destacou que, entre 2019 e 2020, as contratações de crédito imobiliário com recursos da poupança (SBPE) feitas pelo banco evoluíram de R$ 26,6 bi para R$ 53,7 bi – repetindo o crescimento superior a 100% que já tinha sido registrado entre 2018 (quando foram concedidos R$ 13,5 bi) e 2019.

Com a nova linha, a Caixa passa a oferecer quatro opções de financiamento imobiliário com recursos da poupança (SBPE), para aquisição de imóvel novo ou usado, construção e reforma. “Os clientes com relacionamento com a Caixa têm sempre juros menores. Quanto maior o relacionamento, menor a taxa de juros”, acrescentou Guimarães, frisando que, entre servidores públicos, as taxas variam entre 4,75% e 5,15%, enquanto para trabalhadores da iniciativa privada elas variam de 4,75% a 5,35%, enquanto para quem não tenha relacionamento bancário com a Caixa, ela é de 5,39%.

ALEX RODRIGUES

EDIÇÃO DE ANB

Está em Brasília, onde recebeu o convite para presidir o PTB do presidente Roberto Jefferson e da vice-presidente nacional Graciela...

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, cumpriu a promessa: mudou o comando do diretório estadual no Maranhão. A partir desta quarta-feira (24) a deputada estadual Mical Damasceno é a nova presidente do partido no estado.

Mical Damasceno é extremamente alinhada e considerada aliada de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, por isso nada mais natural ela assumir a presidência do PTB no Maranhão.

Mical Damasceno é extremamente alinhada e considerada aliada de primeira hora do...
Mical está em Brasília, onde recebeu o convite para presidir o PTB do presidente Roberto Jefferson e da vice-presidente nacional Graciela Nienov.

No seu primeiro mandato como deputada estadual, Mical Damasceno mostra prestígio e deve ganhar ainda mais força no estado. 

Prefeito Walace Azevedo esteve no Hospital Municipal de Icatu conferindo in loco as reais condições de funcionamento  do local

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DE ANB

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito Walace Azevedo(Republicanos) esteve no Hospital Municipal de Icatu conferindo in loco as reais condições de funcionamento do aparelho público.

‘’Em visita ao Hospital Municipal de Icatu, fizemos o levantamento dos equipamentos que precisam ser instalados para o adequado funcionamento do nosso hospital de média complexidade’’, disse Walace.

Walace  continua a visitar órgãos, entidades e secretarias, buscando estreitar laços com a Gestão no sentido de assegurar que a governabilidade do município seja realizada em conjunto. Acima imagens da visita do  prefeito ao Hospital da cidade.

MIANMAR GOLPE

Wunna Maung Lwin  viajou a Bangcoc nesta quarta-feira, naquela que é a primeira viagem de um...

O ministro das Relações Exteriores da junta militar de Mianmar, Wunna Maung Lwin, viajou a Bangcoc nesta quarta-feira(24) naquela que é a primeira viagem de um membro do novo governo ao exterior após o golpe de Estado do dia 1º deste mês.

Um representante das Forças Aéreas da Tailândia, que pediu para não ser identificado, confirmou à Reportagem que o ministro chegou a uma base aérea ao...
Um representante das Forças Aéreas da Tailândia, que pediu para não ser identificado, confirmou à Reportagem que o ministro chegou a uma base aérea ao norte de Bangcoc após às 12h (hora local). 


EFE

EDIÇÃO DE ANB

Durante o encontro foram tratados vários assuntos relacionados à segurança do município

Na manhã desta quarta-feira (24) durante mais uma agenda de trabalho em São Luís, o prefeito Raimundo Lídio(Republicanos), acompanhado do vereador Coronel Bernardo, foi recebido em audiência pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Jefferson Portela.

''O prefeito está buscando a melhoria da segurança no município e se colocando a disposição para apoiar essa causa, dessa forma os resultados estão sendo evidentes'', afirmou o vereador Coronel Bernardo.
Durante o encontro foram tratados vários assuntos relacionados à segurança do município, onde Raimundo Lídio colocou a Prefeitura como parceira nas ações entre Estado e Município.

''Colocamos em pauta algumas ações necessárias para deixar nossa cidade mais protegida e segura para moradores e turistas. Foi um encontro muito proveitoso, onde ficou definido ações necessárias para deixar a Paulino Neves mais protegida'', destacou o prefeito. 

Na manhã desta quarta-feira. 
Foram discutidos um projeto piloto de implantação do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual no município, disponibilização de veículos para a Polícia Militar; aumento do efetivo policial e outras ações que visem a melhoria da segurança pública na cidade, o que acarretará na credibilidade do município para atividade turística.

''O prefeito está buscando a melhoria da segurança no município e se colocando a disposição para apoiar essa causa, dessa forma os resultados estão sendo evidentes'', afirmou o vereador Coronel Bernardo.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O avião com o imunizante vindo do Instituto Serum chegou ontem

A remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 que chegou ontem (23) da Índia já está com o Ministério da Saúde após ter passado por conferência de temperatura e integridade da carga e receber etiquetas com informações em português no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o último caminhão com lotes do imunizante saiu às 00h20 desta quarta-feira (24) do prédio de Bio-Manguinhos.

Segundo a Fundação, o último caminhão com lotes do imunizante saiu às 00h20 desta quarta-feira. 
O avião com o imunizante vindo do Instituto Serum, na Índia, aterrissou na manhã de ontem (23) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, e depois os lotes foram encaminhados para a Fiocruz no Rio de Janeiro.

O material já veio pronto para ser aplicado e foi apenas rotulado na Fiocruz. A importação de doses prontas é uma estratégia paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Não há data prevista para o recebimento de mais 8 milhões de doses pelo acordo com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum. Em janeiro deste ano, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.


CRISTINA CAMPOS

EDIÇÃO DE ANB

Combate à criminalidade e a violência no município  vem sendo um dos focos  do prefeito nos primeiros dois meses de gestão

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito Walace Azevedo(Republicanos), obedecendo ao chamado dos icatuenses para que interviesse no combate à criminalidade em Icatu, esteve reunido esta semana com o Comando de Polícia Militar da região e o delegado Wandson Oliveira.

O prefeito Walace Azevedo, obedecendo ao chamado dos icatuenses para que interviesse no combate à criminalidade em Icatu, esteve reunido esta semana com o Comando de Polícia Militar da região e o delegado Wandson Oliveira.
''Agora pela manhã, me reuni com o Sub-Comandante, Capitão Jesus - 27° BPM ROSÁRIO onde na ocasião, fiz a solicitação de melhorias para a segurança do nosso município. E também, estive presente na delegacia de Icatu, para ter um diálogo aberto com o Delegado Wandson Ribeiro de Oliveira, reforçando meu apoio e comprometimento com a segurança municipal''. 

A partir deste tripé, a gestão do prefeito, em menos de dois meses, se tornou referência na região do Munim. 
Walace vem atuando em três frentes propositivas na cidade: geração de emprego e renda, implantação de projetos e programas sociais e redução das desigualdades. A partir deste tripé, a gestão do prefeito, em menos de dois meses, se tornou referência na região do Munim pelo esforço empreendido à frente da Prefeitura por ele e equipe.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Numa disputa polarizada, atual presidente venceu o desportista Leandro Diniz com uma  diferença de apenas 2 votos

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O presidente da Liga Esportiva de São José de Ribamar, Neife Abrahão, foi reconduzido à presidência da entidade numa disputa polarizada com o desportista Leandro Diniz. Neife obteve 9 votos contra 7 de Leandro.

Neife Abrahão continuará à frente da Liga Esportiva de São José de Ribamar. 

Com apoio declarado de amigos e dirigentes de clubes, Neife segue à frente da Liga realizando um trabalho que já se tornou referência no Esporte local. Na Sede, a cidade entrou em festa.

Pressionado pelos caminhoneiros para resolver o preço alto do diesel, Jair Bolsonaro formalizou nesta terça-feira mais uma promessa que vem fazendo ao setor

Pressionado pelos caminhoneiros para resolver o preço alto do diesel, o presidente Jair Bolsonaro formalizou nesta terça-feira (22) mais uma promessa que vem fazendo ao setor. Por decreto, o presidente determinou aos postos de combustíveis que detalhem ao consumidor os valores estimados dos tributos que compõem o preço final dos combustíveis automotivos. A obrigação passar a valer em 30 dias, conforme o ato, que está publicado o Diário Oficial da União (DOU). 

Bolsonaro propaga que o peso maior dos tributos sobre os combustíveis não é de sua responsabilidade, mas, sim, dos governadores. No último sábado, 20, o presidente disse que a formação de preço dos combustíveis no País é uma “caixa-preta”. Crítico à política de reajustes da Petrobras, Bolsonaro também disse que a gasolina e o diesel poderiam ser 15% mais baratos se os órgãos de fiscalização “estivessem funcionando. “Quando você vê a nota fiscal você também não sabe quanto de imposto é federal, quanto é estadual, quanto é a margem de lucro dos postos e quanto se paga também na questão da distribuição. Você não sabe de nada, é uma caixa-preta”, declarou no sábado.

Além disso, os postos também devem divulgar os preços reais e os promocionais dos combustíveis. 
O decreto de Bolsonaro diz que “os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”.

Pela norma, os postos revendedores ficam obrigados a informar os valores estimados de tributos das mercadorias e dos serviços oferecidos por meio de painel afixado em local visível do estabelecimento, que deverá conter o valor médio regional no produtor ou no importador, o preço de referência para ICMS, o valor do ICMS, o valor de PIS/Pasep/Cofins e o valor da CIDE-combustíveis.

Além disso, os postos também devem divulgar os preços reais e os promocionais dos combustíveis. “Na hipótese de concessão de descontos nos preços de forma vinculada ao uso de aplicativos de fidelização pelos postos revendedores de combustíveis automotivos, deverão ser informados ao consumidor: o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização; e o valor do desconto”, cita o texto.

AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO

EDIÇÃO DE ANB

Abandonado por anos, o Esporte da cidade finalmente começa a ter a atenção merecida

A Seleção de Beach Soccer de Paulino Neves vai participar do Campeonato Maranhense deste ano após ter atravessado tempos difíceis na gestão passada.

Segundo informou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Wanderley Cabral, o nome dos atletas que comporão a Seleção será divulgado em breve. Acima banner oficial.

O drive-thru do Parque do Rangedor continua atendendo

Um novo serviço de testagem rápida para a Covid-19, em sistema drive-thru, começou a funcionar nesta segunda-feira (22), no Complexo do Castelão, na Vila Palmeira. A iniciativa do Governo do Estado vai atender grávidas, pessoas a partir dos 45 anos e pessoas com deficiência. O drive-thru do Parque do Rangedor continua atendendo. Os atendimentos nos dois espaços seguem sendo disponibilizados até o dia 5 de março. 

O autônomo Francisco Carlos Fernandes, de 57 anos de idade, viu na televisão o anúncio do novo serviço de testagem para Covid-19 e buscou atendimento logo nas primeiras horas da manhã. “Quando eu vi na televisão, eu já vim logo de imediato. Achei muito bom o que o Governo está fazendo. Eu não tive febre nem gripe, mas tive uma moleza. A Covid não está de brincadeira não. Tem que vir testar pra saber se já teve ou não a doença”, explicou o autônomo. 

O secretário adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Vinícius Quadros Ribeiro, explicou que a instalação do drive-thru no Complexo do Castelão é mais um instrumento para ampliar a testagem na região metropolitana e, assim, reforçar o combate ao coronavírus. “Queremos identificar esses pacientes o mais precocemente possível, para poder fazer o isolamento e assim tratar esse paciente sem que ele transmita para mais pessoas”, disse.

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em outras três edições: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em...
A testagem nos drives-thrus é uma estratégia que integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) executadas para o combate à pandemia e é coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Segundo o presidente da EMSERH, Marcos Grande, a política de testagem sempre foi um dos pilares do governo Flávio Dino no combate ao coronavírus. Inclusive levando o instrumento para o interior do estado.

“A partir da observação dos nossos dados epidemiológicos e dados de internação, nós verificamos que a doença hoje, além de atingir, faz com que esse paciente de 45 anos precise de leito de enfermaria e UTI. Os dois drives estão atendendo pessoas a partir de 45 anos, além de gestantes e idosos”, complementou. 

Raimunda Machado dos Santos Lemos, 67 anos, fez o teste e aprovou a nova localização do Drive. “Achei bom demais, você nem imagina como facilitou para mim e para muita gente vai facilitar a instalação aqui no Castelão”, disse. 

São três tendas de testagem instaladas no estacionamento da pista de atletismo do Complexo do Castelão, com capacidade para atender 800 pessoas diariamente. O horário de funcionamento será das 8h às 16h. Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas do público-alvo devem apresentar documento com foto, exames ou laudos comprobatórios. 

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em outras três edições: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. De acordo com levantamento, nas três edições, foram testadas 22.571 pessoas. Em 2021, o drive-thru de teste rápido retornou para o Parque do Rangedor. O serviço, disponível desde o dia 20 de janeiro, já realizou mais de 17 mil atendimentos.

MATÉRIA ENVIADA PELA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO MARANHÃO

Missa de abertura arquidiocesana da V Campanha da Fraternidade Ecumênica

A deputada Helena Duailibe (SD) participou, sábado (20), da missa de abertura arquidiocesana da V Campanha da Fraternidade Ecumênica, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac.

A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, e concelebrada por vários padres que fazem parte do clero da Igreja Católica na capital maranhense, além do auxílio dos diáconos permanentes.

Helena Duailibe na missa de abertura da V Campanha da Fraternidade Ecumênica. 
Este ano, o tema da campanha é "Fraternidade e Diálogo: Compromisso de amor", que traz como lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade".

Participaram, também, religiosos, fiéis e autoridades do município e do estado.

“Que estejamos unidos em fé, respeito e amor, como nos convida a campanha deste ano”, disse a deputada. 

 

Além das ações de reforma das estruturas, outros serviços foram realizados

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) acompanhou, nesta segunda-feira (22), uma vistoria realizada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos no Terminal da Praia Grande. Com a conclusão dos serviços e, a partir de laudos técnicos, os locais foram liberados hoje e já estão recebendo passageiros.

Com a conclusão dos serviços e, a partir de laudos técnicos, os locais foram liberados hoje e já...
“Com a conclusão dos serviços, a administração do terminal, com aval das duas Defesas Civis (estadual e municipal), começará a operar na integralidade, agora com as quatro plataformas, permitindo o distanciamento entre os passageiros durante o embarque e desembarque dos coletivos”, enfatizou secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

Desde novembro do ano passado, as Plataformas 1 e 2 estavam interditadas por determinação da Justiça, para que fossem realizadas reformas pelo consórcio de empresas responsável pela administração do local. O Terminal de Integração da Praia Grande agora volta a funcionar em sua totalidade depois da vistoria técnica. “A decisão ocorreu em momento oportuno, visto que a pandemia avançou e a liberação de todas as plataformas vai contribuir para a diminuição de pontos de aglomeração durante a espera pelos coletivos dentro do terminal”, explicou o juiz Douglas de Melo Martins, durante a inspeção.

Também estiveram presentes à vistoria e liberação das plataformas o presidente do Sindicato da Empresas de Transportes (SET), Gilson Neto, o secretário de...
Para Alexssandro Nogueira, superintendente da Defesa Civil de São Luís, “com a reforma, a estrutura do terminal está segura para uso dos passageiros. Estivemos aqui para avaliar e oferecer o parecer e vimos que atende às condições de prestar um bom serviço à população”.

“A análise da Defesa Civil de São Luís foi fundamental para que as duas plataformas fossem liberadas para utilização dos frequentadores. Nossa equipe compareceu ao local e verificou cada detalhe da estrutura colocada ou modificada durante a reforma. O olhar é técnico”, completou o secretário da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Marcos Affonso.

Serviços

Além das ações de reforma das estruturas das plataformas, outros serviços foram realizados no terminal, dentre eles, a recomposição da pavimentação asfáltica, pinturas de faixas de pedestres, colocação de bancos novos, instalação de lixeiras, além de toda identidade visual das plataformas e guias do local.

Recomposição da pavimentação asfáltica, pinturas de faixas de pedestres, colocação de bancos novos, instalação de lixeiras, além de toda identidade visual das plataformas e...
Também estiveram presentes à vistoria e liberação das plataformas o presidente do Sindicato da Empresas de Transportes (SET), Gilson Neto, o secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela; o representante do consórcio das empresas que administram o terminal, José Luís Medeiros; representantes das Defesas Civis do Município e do Estado e demais autoridades.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

LUTO

Názile  morreu no domingo (21), após uma longa batalha contra um câncer no cérebro. Ela foi repórter da TV Mirante nos anos 90

A jornalista Názile Duailibe morreu na noite deste domingo (21), aos 51 anos, em São Luís. Ela estava em tratamento contra um câncer no cérebro desde o ano passado.

Názile Duailibe trabalhou como repórter na TV Mirante nos anos 90. Amigos e companheiros de trabalho gravaram depoimentos em homenagem a jornalista.

“Názile sonhou os menos sonhos que eu sonhei, que nós sonhamos, começamos praticamente juntos aqui na TV Mirante. Convivemos com uma menina alegre, feliz, que vai deixar para a gente aquele olhar de alguém que sonha muito, de alguém que procura fazer tudo aquilo que deixava a gente feliz, ela compartilhava alegria conosco”, disse o repórter Sidney Pereira, da TV Mirante.

AOS 51 ANOS A jornalista Názile Duailibe: ela deixará saudades. 
Para Eveline Cunha, chefe de redação da TV Mirante, Názile teve grande contribuição para o jornalismo maranhense.

“Ela era uma excelente pessoa, além de amiga era uma excelente profissional, o nosso arquivo tem várias matérias dela. Ela teve grande contribuição para o jornalismo, então hoje o jornalismo está muito triste, ela vai fazer uma falta muito grande para a gente.” disse.

Os colegas de trabalho da jornalista também destacaram a alegria que era conviver com a profissional, que segundo o repórter Elbio Carvalho, tinha um relacionamento 'fantástico' com os colegas de trabalho.

“Názile era uma figura ativa que animava o ambiente, conquistava os entrevistados, contava bem as histórias e que eu tive o prazer de conviver e ter amizade. Ela vai fazer muita falta, muita falta mesmo”, lamentou a editora de texto, Simone Gratz.

O corpo da jornalista está sendo velado em São Luís. Ela deixa uma filha.

G1

EDIÇÃO DE ANB

Com a política de preços adotada em 2017, Petrobras abriu mão de controlar valor de gasolina e gás de cozinha no país

Anunciada na última sexta-feira (19) pelo presidente Jair Bolsonaro, a saída de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras é uma oportunidade para derrubar a privatização de ativos rentáveis e a redução dos investimentos, práticas que marcaram não só a gestão de Castello Branco, mas daqueles que o precederam, a exemplo de Pedro Parente e Aldemir Bendine.

Essa é a avaliação de movimentos de trabalhadores ligados à estatal. 
Essa é a avaliação de movimentos de trabalhadores ligados à estatal, a exemplo da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

“Não basta apenas mudar o presidente da Petrobras. Precisamos mudar a política que está sendo implementada na Petrobras desde a gestão Pedro Parente e também na gestão Castello Branco, principalmente com relação à política de preços dos combustíveis e às privatizações”, analisa Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP. 

CAROLINE OLIVEIRA

EDIÇÃO DE ANB

Prefeito de Paulino Neves destaca premente necessidade   das 10 cidades elegerem um bom quadro para a Assembleia Legislativa daqui a 20 meses

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Os 217 municípios maranhenses tiveram, há quatro dias, a grata surpresa de verem iniciado o debate pela representação política da região Delta/Lençóis, composta pelas 10 cidades que integram os Lençóis Maranhenses e o Delta das Américas.

SAINDO NA FRENTE O prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio: inaugurando o debate pela representação política da região Delta/Lençóis, ele foi ovacionado por toda tarde desta segunda-feira no Maranhão. 
Saindo na frente pela valorização da região, o prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio(Republicanos)  foi ovacionado pelos maranhenses com atuação nas redes por toda tarde desta segunda-feira(22). Ele despertou a discussão pelo reconhecimento dos munícipios conhecidos em sua maioria pela vocação turística.

Raimundo Lídio defende que a região estratégica apresente um candidato à Alema, num momento onde o turismo do Maranhão já ganha novos desdobramentos a partir do Delta. A região, que tem relevante  papel na economia estadual, ainda amarga um hiato de representação no Parlamento que para o prefeito deve ser reparado em 2022.

LEIA MAIS SOBRE O POSICIONAMENTO DO PREFEITO RAIMUNDO LÍDIO, AQUI:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/02/maranhao-eleicoes-2022-raimundo-lidio.html

Fortes chuvas na cidade provocaram deslizamentos de terra

Bombeiros de Minas Gerais localizaram, esta madrugada, os corpos de mais três pessoas soterradas sob casas atingidas por deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Santa Maria de Itabira, na região central do estado, a cerca de 150 quilômetros de Belo Horizonte.

As identidades das vítimas não foram divulgadas por órgãos oficiais, mas, segundo a imprensa local, trata-se de um homem e de duas filhas dele, cujas idades também não foram confirmadas.

Os efeitos das chuvas já causaram cinco mortes na cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros tentam localizar uma criança de 5 anos, desaparecida desde ontem (21). De acordo com o relato de parentes do garoto, ele estava em casa, com o restante da família, quando um barranco atingiu o imóvel.

As identidades das vítimas não foram divulgadas por órgãos oficiais, mas, segundo a imprensa local, trata-se de um...
As chuvas do último fim de semana também causaram danos que a prefeitura e o governo estadual ainda estão contabilizando. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Aparecida Lage, o fornecimento de água e de energia elétrica foi afetado, pontes estão interditadas e os acessos a ao menos uma comunidade quilombola foram bloqueados.

Ainda de acordo com a secretária, com a maior escola da cidade alagada, abrigos tiveram que ser improvisados em duas igrejas e em um outro colégio. A secretaria e a Defesa Civil municipal ainda estão contabilizando o número de desabrigados e desalojados.

“Ao longo dos anos, nunca precisamos abrigar tanta gente como dessa vez. O último episódio de uma chuva tão forte ocorreu em 1979, mas em proporções bem menores”, disse Márcia à Reportagem. Segundo ela, a chuva parou durante a noite, permitindo que o nível do Rio Girau, que corta o município, baixasse.

ALEX RODRIGUES

EDIÇÃO DE ANB

DUAS TONELADAS DE PEIXES  ENTREGUES NESTE SÁBADO

O prefeito de Icatu, Walace Azevedo(Republicanos) entregou, pessoalmente, duas toneladas de peixes aos icatuenses neste sábado(20) numa ação que beneficiou a população local. 

''Hoje realizamos a entrega de 2 toneladas de Peixes para as famílias mais carentes da sede e zona rural do município. Passamos pelos bairros: Crissanto, Cacaueiro, Bom que Dói, Conj. Cacaueiro, Baiacui, Conj. Juncal e Conj. Santana. Já nos povoados, conseguimos abranger: Quartéis, Moinho, Prata, Camboa, Peral e Ribeira.  O meu coração está vibrando de alegria em poder ter feito essa ação que está beneficiando e gerando alegria pro meu povo querido’’, disse Walace.

O prefeito Walace Azevedo entregou duas toneladas de peixes neste sábado em Icatu. 

Em clima de alegria, a população da cidade se fez presente em massa e agradeceu o gestor pelo empenho na luta contra  as desigualdades. Walace tem buscado, em tempo integral, melhorias na área da Assistência Social para comunidades que por oito anos viviam desassistidas.

Em um ano, a população do país aumentou em 1,6 milhão de pessoas

A população estimada do Brasil é de 211.755.692 pessoas. Em 2019, a população estimada era de 210.147.125 pessoas. Portanto, de acordo com a projeção, o Brasil ganhou mais 1,6 milhão de habitantes em um ano.

O Distrito Federal conta com uma população de 3.055.149 habitantes. 
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados hoje, em portaria do Diário Oficial da União.  De acordo com o levantamento, os estados mais populosos são: São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666) e Rio de Janeiro (17.366.189).

O Distrito Federal conta com uma população de 3.055.149 habitantes. Roraima é o estado com a menor estimativa populacional (631.181).

tabela completa, por estado, pode ser conferida no Diário Oficial da União. 

ab

edição de anb

Povoado Forquilha, Zona Rural

A Prefeitura Municipal de Carutapera, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, deu início ao grandioso e necessário projeto de limpeza, recuperação e despoluição dos rios e igarapés da cidade. 

O prefeito Dr. Airton: despoluição de rios e igarapés em Carutapera. 
O primeiro rio a receber a equipe da Gestão municipal, dando, assim, o pontapé inicial à ação governamental, foi o Piritiua, no povoado Forquilha, Zona Rural. Veja: 



Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB