domingo, 31 de janeiro de 2021

Maranhenses  na expectativa de quem será o deputado mais bem votado da terceira maior cidade

Gil Cutrim, Lucas Fernandes e Marreca Filho disputam entre si maior votação em São José de Ribamar

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Já começou  nos  muitos bastidores da eleição de 2022, a disputa para saber quem será o deputado federal mais bem votado da Balneária ano que vem.

Gil Cutrim, ex-prefeito; Lucas Fernandes, presidente do partido do ex-vice-prefeito Zé Sampaio, e o novato Marreca Filho, do Patriota,  disputam a predileção do eleitorado de São José de Ribamar, numa estimativa que pode alcançar parte do conjunto dos moradores da cidade que passou de 170 para 230 mil habitantes.

O que contará a partir de agora é o trabalho a ser feito por...
Saindo na frente, através do seu representante local, Lucas Fernandes vê no vereador de 1º mandato, Jordão Reis, seu lugar-tenente no município. Jordão segue em campanha aberta pela visibilidade do nome do deputado nas quatro regiões.

Ainda em moita, o pedetista Gil Cutrim, que governou São José de Ribamar por dois mandatos, vive seu pior momento na Balneária, arrastado por uma onda de insatisfação que respinga em apoiadores do atual gestor, Júlio Matos, do PL.

NA TERCEIRA MAIOR CIDADE Nos  muitos bastidores da eleição de 2022, a disputa para saber quem será o deputado federal mais bem votado da Balneária já...

Por fora, e prestes a ser testado  pela primeira vez na terceira maior cidade do Maranhão, Marreca Filho também é da ala apoiadora de Matos e seu tio, o vice de Júlio, Júnior Lago, terá de provar aos maranhenses que será capaz de dá significativa votação ao sobrinho. Em São José de Ribamar, lideranças dos três deputados caem em campo, há uma semana, intensificando o debate em torno da competição. Há aqueles que corroboram da certeza  de que a linha sucessória para Prefeito em 2024 será iniciada com o resultado do pleito de 2022 ovacionando o PTB na disputa. 

Há aqueles que corroboram da certeza  de que a linha sucessória para Prefeito em 2024 será iniciada com o...
Já entre céticos e cínicos, o que contará a partir de agora é o trabalho a ser feito por cada grupo na cidade.

A disputa segue acirrada.

sábado, 30 de janeiro de 2021

SSP precisa apresentar plano estrutural para contenção de ações criminosas nas quatro cidades

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Assassinatos, assaltos e roubos. A tríade criminosa se intensificou por todos os cantos nas quatro cidades da Grande São Luís nas últimas 72 horas.

Dezenas de ocorrências em São José de Ribamar, Paço, Raposa e na capital  denunciam a ausência de um plano para contenção de ações criminosas que leve em conta a complexidade de cada município.

NAS QUATRO CIDADES O titular da SSP, Jeferson Portela: Secretaria precisa apresentar plano estrutural para contenção de ações criminosas.
Apesar de entradas e saídas conhecidas; ruas, becos e vielas reviradas pelas forças policiais, o crime se instalou nos bairros da região e o resultado é o mais tenebroso possível. O secretário de Segurança do Governo vem sendo cobrado a mostrar uma estratégia que não seja as já existentes.

Maranhenses que habitam bairros e comunidades da Grande São Luís já não sabem a quem recorrer.

Prefeito de Icatu, engenheiro vem se destacando na região e  participação no pleito deve demarcar importância nas decisões políticas

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Enfrentando uma enxovalhada de abandono e toda sorte de malversações da gestão passada, o engenheiro Walace Azevedo, atual prefeito de Icatu, apesar dos obstáculos, vem conseguindo contornar os problemas encontrados em um mês de atuação frente à Prefeitura da cidade.

O esforço de Walace diz muito do que ele enquanto líder político e gestor público deve conferir aquele que será o  mais disputado pleito  já visto no Palácio dos Leões na última década. Na tentativa de superar o descaso no município em tempo hábil, a agenda do prefeito entra no debate  político de 2022  ainda este semestre. E as razões são compreensíveis. 

MARANHÃO ELEIÇÕES 2022 O prefeito de Icatu, Walace Azevedo: protagonismo na região do Munim. 

A região do Munim, composta por seis cidades, além de Icatu, tem demandas que precisam ser atendidas pelo próximo governador do Maranhão para que os municípios se fortaleçam localmente até 2024. Um projeto estrutural de saneamento básico e a implantação descentralizada  de micro agropolos entre as prioridades.

No campo político, a contribuição de Walace como líder da região será determinante para a unidade territorial que definirá- pela capilaridade eleitoral presente- a eleição vitoriosa do próximo chefe do Executivo maranhense.

Presidente da FAMEM saiu da toca institucional e caiu em campo

Pavimentar o caminho do senador para 2022 é sua real intenção

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A articulação da dupla Erlânio/Weverton- afora as aquisições de postos pacovânicos de gasolina- para as eleições de 2022 é a mais acertada já em ação até agora.

Erlânio saiu da toca e cumpre agenda externa. O objetivo é manter o grupo político unido em torno da pré-candidatura do senador que deve ganhar lançamento oficial em meados deste ano.

A dupla Erlânio e Weverton: afora as aquisições de postos pacovânicos, articulação  para as eleições de 2022 é a mais acertada até agora.

Sem estratégia visível ou sequer aparições motivadoras, os demais postulantes a cadeira de Flávio Dino seguem inóspitos e ‘apagados’. A dupla toca essa ausência e em pesquisas que começarão  a circular,  Weverton deve aparecer bem.

Ofuscado pela auto incompetência no traquejo político, Carlos Brandão acompanha um  abatido Josimar Maranhãozinho que encontra na inexpressiva e confusa comunicação de Roberto Rocha semelhanças e paralelos.

Enquanto isso, Erlânio e Weverton, alinhados ao presidente da ALEMA,  Othelino Neto, crescem ganhando musculatura até novembro de 2022.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

UM DOS MAIS BRILHANTES GESTORES DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Grande parte dos ribamarenses vê Brandão  com preparo suficiente para concorrer ao cargo maior do Executivo da Balneária

Experiente político e gestor de reconhecida competência técnica, ele vem sendo ovacionado nas últimas duas semanas como alternativa de alternância no  pleito vindouro

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O ex-candidato a Vereador nas eleições de 2016 e 2020, Rômulo Brandão, é um dos mais preparados gestores da terceira maior cidade do Maranhão com avantajada experiência nos setores público e privado aonde atua,  profissionalmente, há anos.

Não bastasse essa constatação, grande parte dos ribamarenses ovaciona- há duas semanas- o líder político a lançar pré-candidatura a Prefeito de São José de Ribamar para as eleições de 2024.

GESTOR DE ALTA COMPETÊNCIA TÉCNICA O líder político ribamarense Rômulo Brandão: ribamarenses querem vê-lo pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar; sonho que já existe e segue enraizado. 

Em tom de agradecimento ao reconhecimento recebido nas comunidades, Rômulo, que afirma compromisso com a população das quatro regiões da Balneária desde 1991, não foge ao desafio. Ele se mostra animado com a possibilidade de  um dia gerir São José de Ribamar com as ferramentas de gestão pública presentes em sua trajetória ao longo de 30 anos.

Ex-bancário e ocupante de cargos de Chefia em administrações públicas e  empresas de diferentes segmentos, Rômulo Brandão, incitado pelos mais de 230 mil ribamarenses existentes, hoje, no município, passa a ser agora um dos importantes nomes do cenário de alternância para 2024.

Experimentação e competência técnica que não lhe faltam, ele declara que ,  ao encontro do que propõem os ribamarenses, o sonho de administrar São José de Ribamar já existe, e segue enraizado. Uma biografia pontuada por grandes êxitos, nobres conquistas  e insuspeitas motivações norteiam o ideário de Rômulo Brandão que na conjuntura sociopolítica do vasto território se sobressai como um dos principais expoentes da política local na contemporaneidade.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

VIOLÊNCIA DESENFREADA NA GRANDE SÃO LUÍS

Três homens ainda desconhecidos executaram o tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão identificado apenas como...

Três homens ainda desconhecidos executaram o tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão identificado apenas como Ronilson, na tarde desta quinta-feira (28), no Residencial Pinheiros. O trio teria abordado o oficial na porta de casa com a intenção de assaltá-lo, mas houve reação e o policial levou a pior.

Faz um apelo, aos prantos, para que a perseguição aos aos criminosos tenha início imediato. 
Os bandidos roubaram a arma da vítima e chegaram a fugir no carro do tenente-coronel, mas abandonaram o veículo nos arredores do local do crime.

Em áudio que circula em grupos de WhatsApp, um homem que se apresenta como cunhado de Ronilson faz um apelo, aos prantos, para que a perseguição aos criminosos tenha início imediato, afirmando que o trio fugiu a pé.

Intenções de Raimundinho nos Lençóis Maranhenses recuperaram a  confiança de empresas, agentes e operadores do turismo no estado

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER-ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Se as agências de viagens, empresas de turismo e o setor hoteleiro, além de guias turísticos e os próprios turistas precisavam de uma injeção de ânimo para voltar a acreditar numa cena que  ultimamente vinha se mantendo inerte quanto as muitas possibilidades de avanço, agora com o posicionamento do prefeito de Paulino Neves, Raimundinho Lídio(Republicanos), que abarca não somente a Região dos Lençóis,  mas todo segmento, o turismo  passa a ter, como apurou AGÊNCIABALUARTE, sua confiança recuperada no Maranhão.

Se as agências de viagens, empresas de turismo e o setor hoteleiro, além de guias turísticos e os próprios turistas precisavam de...
Ponto de partida para a possível revolução que pode aglutinar a força criativa e os maranhenses numa rede de intercâmbio país afora  e além-Brasil, as intenções do prefeito vem sendo pontualmente recebidas com entusiasmo por centenas de pessoas. De declarações esfuziantes a pontos de vista positivos, Raimundinho virou o epicentro das transformações que podem vir a ocorrer no turismo do estado a partir da cidade governada por ele.

Um dos principais desafios do prefeito, apostar na integração do Delta do Parnaíba  com a participação direta das demais cidades,  dará escopo ao...

Um dos principais desafios do prefeito, apostar na integração do Delta do Parnaíba  com a participação direta das demais cidades,  dará escopo ao ressurgimento do turismo   como um dos principais itens da nomenclatura econômica  do Maranhão; tirar o setor de uma condição coadjuvante, projetando os profissionais que atuam na área em lugar de destaque merecido- reinvindicação antiga a ser incorporada-, anima famílias inteiras que vivem, hoje, do turismo nos 217 municípios.  Mesmo na Alema, os agentes que operam o setor sentem falta do chamado ‘deputado do turismo’, referência à necessidade de  um representante no parlamento que vista a camisa das demandas da classe.

TURISMO DO MARANHÃO O prefeito Raimundinho Lídio: seu empenho em Paulino Neves fez setor recuperar confiança. 

Mas, prefeito, Raimundinho Lídio tem se mantido aberto ao diálogo pelo reconhecimento do segmento em linha semelhante aquela buscada pelos profissionais. Ele coaduna das mesmas expectativas de turistas e empresariado em atividade no estrato social. Já deixou claro que pretende lançar luz sobre os problemas que envolvem o segmento, para, assim, chegar às sugestões e soluções esperadas.

LEIA MAIS SOBRE A NOVA GESTÃO DO PREFEITO RAIMUNDINHO LÍDIO, EM PAULINO NEVES, AQUI:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-sustentavel-paulino-neves.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-economia-paulino-neves-chama.html

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Dirigente da legenda, o vereador Jordão Reis vem incomodando na cidade

Mas a atuação do parlamentar tem objetivos e extremidades claras

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O vereador de 1º mandato, Jordão Reis, segue na terceira maior cidade do Maranhão abrindo caminhos que  tem duas extremidades claras: fazer do presidente do PTB-partido ao qual ele é dirigente e filiado-, Lucas Fernandes, o deputado federal mais bem votado em  São José de Ribamar em 2022; e estabelecer na linha de alternância na próxima disputa para Prefeito uma alternativa à Gestão que não seja a atual.


Destoando dos demais 20 edis, Jordão deu feição, logo nos primeiros dias de dezembro, a um mandato participativo, com visitas, reuniões e encontros com ribamarenses  nas comunidades. O vereador se tornou um peregrino das demandas das quatro regiões- Vilas, Limítrofes, Sede e Zona Rural- e certamente terá em mãos daqui a uma semana, quando começam  os trabalhos legislativos, o melhor plano de mandato da Câmara.

A atuação de Jordão vem sendo criticada por alguns e elogiada por aqueles que viram em quase duas décadas os  vereadores locais  retornarem aos bairros apenas de quatro em quatro anos. Essa prática de distanciamento da população fez com que a grande maioria deles perdesse o mandato em 2020.

EM 2022 O deputado Lucas Fernandes deve renovar o mandato, batendo Gil Cutrim(imagem acima) em todas as urnas de São José de Ribamar. 

Buscando fazer do PTB uma legenda propositiva na realidade local-indo de encontro às ausências, inoperâncias e amarras dos demais partidos do município- Reis deve coordenar a campanha de Lucas Fernandes,  batendo o ex-prefeito Gil Cutrim, que vai a reeleição, em todas as urnas de São José de Ribamar. 

Estabelecendo um canal de comunicação com as secretarias do Governo do Estado, Jordão provoca o frio cenário parlamentar vivenciado no Legislativo ribamarense, onde os interesses pessoais dos parlamentares sempre falaram mais alto. Em 15 anos, a Câmara fora formatada como um verdadeiro balcão de negócios no seio da Balneária.

O vereador de 1º mandato, Jordão Reis: duas extremidades claras na terceira maior cidade do Maranhão. 

Já à frente de seus concorrentes, se as demais siglas ousarem  copiar ou grosseiramente imitar o estilo sui generis de Jordão Reis, todas, impreterivelmente, ficarão para trás. Na corrida de 2022, assim bem, como na representatividade pública para o próximo pleito que elegerá o novo Prefeito de São José de Ribamar, ele já ocupa um lugar de destaque e vem fazendo- como já era esperado-, a diferença. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O ex-vereador Joãozinho Freitas  vem sendo porta-voz dos ludovicenses nas comunidades da capital

Ele virou uma ponte entre os pleitos dos bairros e o Poder Executivo

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O ex-vereador e líder político Joãozinho Freitas (PTB) ainda que quisesse tirar férias, não  poderia pela ampla confiança que conquistou junto aos ludovicenses que continuam a esperar dele que os represente junto ao Poder Executivo na capital do estado.

E para melhor exemplificar essa constatação, amigos de Joãozinho fortalecessem há um mês o movimento 'Abraça João' que pôs o ex-vereador na condição de porta-voz das comunidades de São Luís junto à Prefeitura.

Joãozinho Freitas continua na labuta por melhores dias em São Luís do Maranhão; movimento ‘Abraça João’, lançado por amigos do líder, segue fortalecido na capital do estado.

Joãozinho Freitas continua na labuta por melhores dias em São Luís do Maranhão, onde tem ouvido aqueles que o procuram em busca de soluções para as mais variadas questões. Recentemente, ele solicitou, em rede social, ao prefeito Eduardo(Podemos)que solucione um problema que vem causando danos à população: uma cratera próxima ao Hospital HTO dificulta o acesso dos ludovicenses há semanas.

E assim segue Joãozinho Freitas em São Luís: intermediando demandas; presente nas comunidades e ajudando  a atual gestão a melhor visualizar a capital na totalidade.  

Apoiadores de Júlio Matos na Balneária seguem decepcionados com os primeiros movimentos do prefeito

Contemplação de familiares em cargos públicos  e acordos controversos com vereadores são, por enquanto, os principais motivos

POR FERNANDO ATALLLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Finalizando neste domingo(31) seu primeiro mês frente à Prefeitura de São José de Ribamar, se intensificou por toda manhã desta segunda-feira(25) as manifestações de repúdio quanto aos primeiros movimentos do prefeito Júlio Matos(PL), na Balneária.

Especialmente na Sede, aonde o prefeito vem contemplando aliados de ocasião, os ribamarenses foram às redes mostrar descontentamento. Nas  139 comunidades locais, as reclamações se generalizaram.        

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos: semana começa sob forte decepção de apoiadores. 
Os motivos, por enquanto, são apenas dois: contemplação de familiares em cargos  e acordos controversos com vereadores. O que leva a crer que o Legislativo municipal poderá até o  dia 2 de fevereiro  ter sido inteiramente cooptado pelo prefeito.

Numa relação já rechaçada pelos ribamarenses em quase duas décadas, a fusão dos dois Poderes, onde o primeiro em São José de Ribamar sempre funcionou como uma espécie de extensão da Prefeitura, agora no início da gestão de Júlio a população teme que a situação de subserviência se agrave, com a instalação de um sistema particular de promiscuidade que afete diretamente os interesses populares e coletivos.

sábado, 23 de janeiro de 2021

Muito querido em Paço do Lumiar, o locutor da rádio comunitária Cultura FM dá adeus a ouvintes e fãs   


POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

O locutor da rádio comunitária Cultura FM, Dj Álvaro, conhecido carinhosamente como Alvinho, morreu neste sábado(23), em decorrência de complicações da Covid-19.

Muito querido entre os ouvintes do município, Alvinho deixa uma legião de fãs que o acompanhava, diariamente, na sintonia da comunitária.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar, Marco Aurélio analisou cenário de descontentamento com as nomeações realizadas pelo prefeito em janeiro 

Na Balneária, população cobra há duas semanas que os líderes da oposição se manifestem acerca do assunto

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar-movimento que forneceu as diretrizes em 2014 para a formatação da conjuntura democrática percebida hoje em solo ribamarense-, Marco Aurélio Ferreira analisou o cenário de descontentamento  com as nomeações feitas pelo prefeito Júlio Matos(PL), em janeiro.

Para Marco Aurélio, Matos precisa  optar pela valorização dos ribamarenses em cargos de 1º e 2º escalões e ainda em funções de comando, de inteligência e estratégicas da gestão. ‘’Será se em Ribamar não há gente preparada para ocupar os cargos que vem sendo ocupados por pessoas de outras  cidades? Não há intelectuais, gente de notável saber para ocupá-los?'', indagou Marco Aurélio.    

O fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar, Marco Aurélio Ferreira: ''O Júlio foi eleito pelo capital eleitoral que detinha no momento da eleição em São José de Ribamar e pela vontade dos ribamarenses em mudar. A população optou por ele em 2020 e agora, já prefeito, é preciso que os ribamarenses que o elegeram sejam valorizados’’. 

Para o líder máximo da FLSJR, o prefeito precisa honrar aqueles que o elegeram, realizando uma gestão comandada pelos ribamarenses e não o contrário. Marco Aurélio lembrou que Júlio fora eleito dentro da acentuada insatisfação dos ribamarenses com o modelo administrativo anterior e ressaltou que o capital eleitoral do atual prefeito- naquela ocasião, candidato- fora determinante para a vitória do médico.

‘’O Júlio foi eleito pelo capital eleitoral que detinha no momento da eleição em São José de Ribamar e pela vontade dos ribamarenses em mudar. A população optou por ele em 2020 e agora, já prefeito, é preciso que os ribamarenses que o elegeram sejam valorizados’’, frisou.

Marco Aurélio Ferreira é o primeiro líder do segmento oposicionista a se manifestar na imprensa- após o silêncio dos demais- acerca do assunto que vem há 20 dias tirando o sono de pais e mães de família  exonerados pelo prefeito na terceira maior cidade do Maranhão. Ele chamou atenção de Júlio Matos num momento onde o prefeito se afasta cada vez mais das promessas feitas em campanha.

‘’O prefeito Júlio Matos teria de fazer uma gestão comunitária; nas comunidades e para as comunidades. Esse formato de distanciamento que já vem sendo percebido é preocupante e em nada conseguirá contribuir para o desenvolvimento de São José de Ribamar’’, alertou Marco Aurélio Ferreira.

Prefeito vem sendo ovacionado pelos amantes do turismo com residência fixa  na região por mostrar compromisso com a cidade

Raimundinho vai a Brasília  em fevereiro em  busca de parcerias institucionais

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Repercute com intensidade na  Grande São Luís o posicionamento do prefeito Raimundinho Lídio(Republicanos), quanto à busca de investimentos para alavancar a economia e o turismo de Paulino Neves já no primeiro semestre deste ano.           

O prefeito de Paulino Neves, Raimundinho Lídio: ida a BSB em fevereiro

Raimundinho, que vem recebendo  dos maranhenses dos mais diferentes municípios apoio ao esforço de fazer Paulino Neves referência de gestão no Delta das Américas, passa cumprir agenda cheia a partir do mês que vem. 

Em fevereiro, o prefeito confirmou a AGÊNCIABALUARTE que vai a BSB em missão de trabalho, onde deverá reunir-se com representantes de ministérios e iniciativa privada visando estreitar elos e contatos com profissionais e  agentes  públicos com atuação no setor turístico e hoteleiro.

O prefeito deve determinar nos próximos dias a formação de equipe coesa em torno das ações de intercâmbio entre a cidade e demais polos turísticos locais, nacionais e internacionais.

LEIA MAIS SOBRE A NOVA GESTÃO DO PREFEITO RAIMUDINHO LÍDIO, EM PAULINO NEVES, AQUI:  

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-governabilidade-primeiras.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-sustentavel-paulino-neves.html

Prefeito fez franco desabafo acerca da situação de calamidade, onde prédios públicos estão jogados as traças

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada(Republicanos), fez um desabafo que pela franqueza das declarações vem chamando atenção dos maranhenses para a situação de calamidade encontrada no município, onde os prédios públicos estão, literalmente, jogados as traças.

Imagens do patrimônio municipal deteriorado coadunam do protesto do prefeito que já deu inicio à reconstrução de Palmeirândia depois de verificado o desastre administrativo reinante.                    

VOCAÇÃO PELO BEM-SOCIAL O prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, encontrou um cenário administrativo sombrio no município, mas ele já começou a mudar a paisagem. 

Atualmente,  Edilson finaliza o recadastramento dos funcionários públicos, acompanhando de perto equipes da Prefeitura num momento esperado pelos palmeirandenses há quatro anos.

O jovem prefeito vem estabelecendo uma marca pessoal no trato com os moradores da cidade. Visitando residências e comércios, ele inaugura um jeito novo de administrar no município: ouvindo a população, próximo das reivindicações e prezando pela simplicidade que o elevou a cadeira do Executivo.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Início da campanha de vacinação em Icatu, nesta quinta-feira, foi comemorado pela cidade que atua juntamente com o prefeito  para erradicar a grave doença

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A cidade de Icatu comemorou o início da campanha da vacinação  contra a Covid-19 nesta quinta-feira(21), e juntamente com o prefeito  Walace Azevedo, do Republicanos, juntou-se ao desafio de erradicar  a grave doença do seu território.        

O PREFEITO DOS ICATUENSES A cidade de Icatu comemorou o início da campanha da vacinação  contra a Covid-19 nesta quinta-feira; no comando, Walace concebe desde o dia 1º de janeiro o planejamento de medidas e ações. 

No comando da campanha, Walace concebe desde o dia 1º de janeiro o planejamento de medidas e ações contra o novo coronavírus no município. Prefeito e população tem andado irmanados no sentido de tornar Icatu cidade-modelo na superação da pandemia.

Contando com a colaboração dos munícipes e o apoio inconteste das comunidades  da Sede e Zona Rural, o prefeito dos icatuenses foi saudado pela cidade em reconhecimento ao esforço empreendido  em prol da Saúde.

A campanha contra a Covid-19 é só o começo.

Prefeito imprimiu ritmo à gestão municipal e se aproximou dos mais simples com os quais vem cumprindo em menos de 30 dias compromissos assumidos em campanha

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Nesta quarta-feira (20), quando teve início a imunização contra a Covid-19  em Pedro do Rosário, o prefeito Toca Serra fez questão de tomar a vacina próximo daqueles que o elegeram para conduzir o destino da cidade pelos próximos quatro anos.

Janeiro foi um mês cheio para o prefeito. Ele encerra, em menos de 30 dias, o ciclo inicial da gestão que imprimiu ritmo a inúmeras ações nesse pequeno período.   

O prefeito Toca Serra: cada minuto da gestão em prol dos pedrorosarienses. 

O CAR-Cadastro Ambiental Rural, voltado à contemplação de famílias inteiras de quilombolas efetiva o Sistema de Agricultura Familiar do Maranhão em Pedro do Rosário em tempo hábil, mostrando que o prefeito tem pressa na implementação das políticas sociais.

Antenado com as demandas mais urgentes dos moradores, Toca Serra foi até o povoado Cocalzinho anunciar recuperação e construção de poços artesianos. Nesse mesmo compasso, a principal via de acesso entre Pedro do Rosário e Viana, a ponte Igarapé Rio das Pedras,  já recebeu ordem de serviço para plena reconstrução e deve ser entregue em breve.

E assim segue Toca Serra em Pedro do Rosário: aproveitando cada minuto da gestão municipal em prol dos pedrorosarienses.

 

AGÊNCIA foi pioneira no debate pela representatividade ribamarense na Assembleia Legislativa

Há duas semanas, pré-candidaturas ao Parlamento são lançadas na terceira maior cidade do Maranhão que passa, agora,  participar da discussão em torno da alternância na ALEMA

Saindo de uma eleição tensa, pontuada por ataques, faniquitos, interesses econômicos-famigliares,  pequenas e grandes falsidades, onde a duras penas os ribamarenses moveram dos assentos quase vitalícios o grupo que por 15 anos vinha dominando a paisagem político-administrativa da  Balneária, e vendo hoje as decepções se acentuarem nos primeiros 20 dias de gestão  do atual prefeito, Júlio Matos, do PL, a população que habita as quatro regiões de São José de Ribamar reivindica para si um representante ribamarense na Assembleia.

A reivindicação- como  de praxe- cunhada em primeira mão pela AGÊNCIABALUARTE( veja aqui http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2020/10/politica-do-maranhao-ribamarenses.html  ) trouxe à baila uma demanda  antiga dos ribamarenses que esperam vê um dia um deputado eleito pela força do território local. ANB apurou nos últimos três dias que mais cinco nomes devem anunciar pré-candidaturas até abril.

Pelos governistas derrotados, a aposta gira em torno do ex-prefeito Zé Sampaio, do PTB; já pela seara  partidária que começa a ganhar robustez no município, o Partido dos Trabalhadores  alimenta a pretensão de lançar um ex-candidato com participação em coordenações de campanha.                      

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' O fato é que o   velho caminho trilhado pelos conhecidos nomes do Parlamento maranhense – que apenas em época de eleições  aparecem em São José de Ribamar pescando votos- tende a...
O fato é que o   velho caminho trilhado pelos conhecidos nomes do Parlamento maranhense – que apenas em época de eleições  aparecem em São José de Ribamar  pescando votos- tende a ser pulverizado pelos postulantes genuinamente  ribamarenses. Na esfera da política cabrestal, o prefeito, por sua vez, deverá manter apoio de curral a quatro deputados que pretende reeleger. Entre estes, Helena, parente  direta da primeira-dama, Giovana Duailibe.

Disputa já começou- Entrando de cabeça no pleito de 2022, lideranças comunitárias, políticas e empresariado ribamarenses já voltam atenção para a eleição que deve  pautar parte da disputa pela sucessão no Palácio dos Leões.  O eleitorado da Balneária se revelará expressivo e em sua   totalidade, passando da marca dos 27 mil eleitores de 2020, e entrando em cena um  conjunto populacional, estimado, hoje, em 230 mil habitantes que poderão votar para Deputado, Senador e Governador daqui a 20 meses.

Na terra do Chamamaré- Já se movimentando em torno da viabilidade dos respectivos projetos, o empresário Magão(PSOL) e a pedagoga Alzenir Coelho(PMN) dispararam na frente ao lançar as  pré-candidaturas que já começam a receber o apoio dos munícipes nas comunidades e redes sociais. Ambos representam as alas independentes da política ribamarense, cada qual a seu modo.

Na Câmara Municipal, dois vereadores, entre estes um recém-eleito,  são cotados pelos munícipes  como alternativas ao Parlamento maranhense, seguidos do ex-presidente da Casa, Manoel Albertin, o Beto das Vilas(PR), que para apoiadores históricos seus seria um ‘bom nome’ a ocupar uma das vagas da Assembleia Legislativa.

Por foram  correm, ainda,  interessados um profissional da iniciativa privada com reconhecida atuação em São José de Ribamar e outro da área da Segurança.


POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Ribamarenses cobram que prefeito exiba de forma clara quais serão as metas a serem perseguidas  por cada secretaria até 2024

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Passado o momento heroico, emocionado da eleição onde a alternância de agentes públicos se fez pelo descontentamento dos ribamarenses com a antiga gestão paliativa comandada pelo grupo de FMS e Zé Sampaio, o contribuinte do município- nas quatro regiões da Balneária- cobra que o atual prefeito Júlio Matos, do PL, esclareça quais as metas a serem perseguidas por cada secretaria da Prefeitura até 2024.

O prefeito, que em canetadas nepotistas cabideou parentes de vereadoras em diversas pastas como titulares, além dos seus próprios parentes, desonrou a primeira promessa de campanha onde afirmava que o corpo de auxiliares seria composto somente por ribamarenses.   

FILAS DE  PORTA DE PREFEITURA OU NOMEAÇÕES DE NEPOTISMO? O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos: ele começou mal. 

Até aqui, ainda apoiado por um programa de governo genérico que  não explica  a que veio, Júlio Matos começou mal no comando do Executivo: repetindo as mesmas práticas de seus antecessores; confundindo  público e privado e mudando o endereço de atendimento: para a grande maioria dos ribamarenses quando ainda não era Prefeito, Matos  recebia em sua residência à guisa de cafezinhos uma  população que o via como líder; hoje eleito, remanejou todos às filas de  porta de prefeitura, em claro sinal de humilhação ao povão que sequer recebe. 

Mas por lá o movimento de não-ribamarenses é intenso e estes vêm dando as cartas desde o dia 1º  de janeiro na terceira maior cidade do Maranhão.

Prefeito já deu início ao enfrentamento do abandono instalado nos últimos quatro anos em Paulino Neves

Cidade se prepara para receber milhares de turistas  nos próximos meses

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER ESPECIAL DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

As obras de grande impacto implantadas em  Paulino Neves nos últimos quatro anos são realizações  do Governo do Estado que não mediu esforços para otimizar áreas abandonadas na região.

Mas a cidade continua clamando por reestruturação  nos demais setores localmente desprezados. O atual prefeito do município, Raimundinho Lídio (Republicanos), na intenção de aparar as arestas e lacunas presentes, deu início há uma semana à concepção de um projeto de infraestrutura para Paulino Neves que vai desde rápidas reparações, calçamento e pavimentação da malha viária ao implemento paisagístico da arquitetura da cidade.

Apesar das portentosas qualidades turísticas percebidas, perpassadas por belezas naturais ímpares, como bem retratara AGÊNCIABALUARTE em matérias anteriores, Paulino Neves  resistiu até aqui, sem força e brilho, a uma série de pequenos descasos que se amontoaram  como   bola de neve, formando  uma paisagem anômala e discrepante em bairros e comunidades locais.   

PERFEITO EQUILÍBRIO O prefeito Raimundinho Lídio: entre município e cidade turística, ele  deu início à reestruturação de Paulino  Neves esta semana. 
O prefeito, que prepara o município para receber milhares de turistas nos próximos meses, não quer que Paulino Neves seja visitada apenas em  chamarizes  turísticos específicos. Para Raimundinho Lídio, a cidade pode voltar a ser um cartão-postal de ponta a ponta, a partir do seu evidente conjunto territorial, se plenamente recuperada. 
Reestruturação  passa por afirmação de identidadeSe de um lado, o município precisa de ações de infraestrutura que devolvam aos paulinevenses o direito de ir e vir estremecido em quatro anos, com ruas e  avenidas esburacadas, do outro a falta de  marca consolidada que identifique Paulino Neves por  suas peculiaridades é uma ausência a ser preenchida. Raimundinho Lídio, como apurou ANB, quer equiparar essas duas extremidades,  estabelecendo no município desenvolvimento pelas ações pontuais da gestão, sem perder de vista a condição  turística inerente a Paulino Neves, projetando , assim, a cidade  no contexto do turismo brasileiro, mas agora num outro patamar. Portanto- duas cidades em uma só-, Raimundinho deve  seguir a  tendência nacional de ser ele mesmo o garoto-propaganda do local.

É sabido que cidades turísticas, onde a identidade  cultural dialoga com o mercado do qual fazem parte, conseguem aglutinar, a um só tempo, respeito e prestígio. Mola propulsora da confiabilidade a ser buscada junto a ministérios, investidores, iniciativa privada e órgãos públicos, ter a acertada definição do que representa até pequenas nuances da convivência, costumes e  valores culturais em Paulino Neves já é um bom começo.

Raimundinho Lídio tem esta e outras percepções para enxergá-las.

LEIA MAIS SOBRE A NOVA GESTÃO DO PREFEITO RAIMUNDINHO LÍDIO, EM PAULINO NEVES, AQUI:

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-economia-paulino-neves-chama.html

http://www.agenciadenoticiasbaluarte.com.br/2021/01/maranhao-sustentavel-paulino-neves.html

 

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Antes de trabalhar para o governo do Maranhão, o jornalista atuou no Ministério dos Esportes, no Governo do Rio de Janeiro e na...

O jornalista e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ricardo Capelli, é o novo secretário de Comunicação do governo Flávio Dino (PCdoB). Antes, ele atuava como secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília desde 2015.  

O jornalista e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Ricardo Capelli, é o novo secretário de Comunicação. 
Capelli foi presidente da UNE entre 1997 e 1999, quando a entidade recebeu o então presidente de Cuba, Fidel Castro, na primeira Bienal de Cultura e Arte, em Salvador, em 1999.

Capelli é bastante atuante nas redes como articulista de diversos sites.

Antes de trabalhar para o governo do Maranhão, o jornalista  atuou no Ministério dos Esportes, no Governo do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Nova Iguaçu.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB