domingo, 30 de agosto de 2020

Durante 15 anos grupo agora comandado pelo vice Zé Eudes fundiu Interesse Eleitoreiro com Obras Paliativas

Resultado vem sendo notado em execrações públicas à gestão

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.balluarte@hotmail.com

Uma combinação explosiva vem resultando em reações ásperas ao  Vice pré-candidato Zé Eudes(PTB) em São José de Ribamar.

Durante 15 anos o grupo do qual ele faz parte fundiu, em mistura explosiva,  concentrada,  Interesse Eleitoreiro com  Obras Paliativas na cidade.

Luis Fernando entrega Prefeitura de Ribamar ao vice Eudes Sampaio -  Maranhão Hoje

COMBINAÇÃO EXPLOSIVA O Vice  pré-candidato Zé Eudes vem colhendo os frutos do sistema que ele  ajudou implantar: Interesse Eleitoreiro e Obras Paliativas não pegam bem, há 15 anos, ao paladar dos ribamarenses.

Em episódio registrado no Araçagi há dois dias, Zé Eudes foi alvo da revolta dos ribamarenses do bairro que partiram  para o ataque. O vice vem sendo campanado por policiais, comissionados e bajuladores de última hora.

O fato é que Zé Eudes vem sofrendo as duras consequências do próprio sistema politico-administrativo implantado  por ele e Fernando Moura da Silva que, inevitavelmente , teria de explodir algum dia. São José de Ribamar virou um vão esfacelado no meio do abandono. O descaso é notado de forma evidente por todas as 139 comunidades do município.

 Falta tudo de ponta a ponta.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO, AQUI: https://www.blogdoligeiro.com.br/video-populacao-se-revolta-em-ato-politico-de-eudes-sampaio-e-evento-termina-com-muita-confusao-no-aracagy/

Dia da votação promete movimentar as quatro regiões, apesar da pandemia

POR  FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A expectativa em São José de Ribamar para o dia da votação cresceu na  última semana com centenas de ribamarenses usando as redes para expressar ansiedade quanto à escolha do próximo prefeito da Balneária.

Eudes Sampaio assume Prefeitura de Ribamar – Blog do Juraci Filho
O vice Zé Eudes tenta legitimar-se, de fato, como Prefeito nas eleições de 2020; além de...

O ex-vice de Gil Cutrim, Zé Eudes, do PTB, tenta legitimar o mandato-tampão para  ser considerado , de fato, prefeito do município, caso seja ele o escolhido para governar a cidade pelos próximos quatro anos.

Entre os nomes à disposição do escrutínio dos ribamarenses, além de Zé, Manoel Albertin, o Beto das Vilas (Republicanos); Jota Pinto, do PDT; Júlio Matos, pelo PL, e Edson Júnior, MDB.

A disputa promete entrar para os anais da história local.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ‘PEGANDO FOGO’

Júlio Matos participa de grande reunião em Panaquatira

Várias lideranças da região aderem ao  projeto político

O dia de hoje parece marcar um divisor de águas na política ribamarense, especialmente na região de Panaquatira.

Especialmente na região de Panaquatira.

Durante as comemorações do aniversário da liderança Bruno de Panaquatira, que contou com a presença de Júlio Matos, pré-candidato a Prefeito de São José de Ribamar, pelo PL, algo marcante aconteceu.

Durante as homenagens ao aniversariante, feitas por amigos e amigas de Bruno, uma frase de ordem ecoara, por várias vezes: “Panaquatira não tem dono… Panaquatira não tem dono!”.

Uma frase de ordem ecoara, por várias vezes: “Panaquatira não tem dono… Panaquatira não tem dono!”.

Segundo dezenas de  pessoas ali presentes, além dos aplausos ratificando a frase de ordem, foi unânime o reconhecimento à liderança de Júlio, que se demonstrou surpreso com a coragem da comunidade, até então 'amordaçada', de demonstrar publicamente que perdera o medo de ser livre.

Se demonstrou surpreso com a coragem da comunidade, até então “amordaçada”, de demonstrar publicamente que...

E o que era para ser uma singela comemoração, tornou-se uma calorosa reunião, onde todos os presentes deram as boas vindas ao pré-candidato, declarando adesão e apoio.

FIQUE COM A MÚSICA QUE MARCOU A IDA DE JÚLIO MATOS A  PANAQUATIRA. OUÇA EM ALTO VOLUME: https://www.youtube.com/watch?v=VJNill3YOcs


COM INFORMAÇÕES DO BLOG DA PP

EDIÇÃO DE ANB 

Prestes a serem desgrudados  das cadeiras da Prefeitura, Vice, grupo e alojados não conseguem esconder o desespero latente a dois meses da votação

15 anos no Poder, pela primeira vez eles  enfrentam, de fato, um escrutínio

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O sentimento de mudança impregnado em toda  São José de Ribamar pode ser constatado, ipsis litteris,  nas pesquisas divulgadas a partir do último semestre, quando o seguimento oposicionista deu um baile nas pretensões de continuísmo do grupo alaranjado, atualmente, pelo Vice pré-candidato Zé Eudes(PTB).

A consolidação das pré-candidaturas do campo opositor-uma realidade factual no imaginário de mais de 230 mil ribamarenses-, em vez de encontrar um contraponto,  minimamente,  à altura do crescimento vertiginoso dos nomes em destaque, foi ainda mais ratificada por bajuladores governistas com atuação nas redes.

Ao lado de Brandão e Luís Fernando, Eudes inaugura Liceu Ribamarense III •  Blog do Jorge Aragão
O decano da Governista representada, atualmente, por Zé Eudes, Fernando Moura da Silva: cálculo errado num momento onde a Medicina segue disparada.
Intensificado o desgaste incontrolável da Gestão municipal, que caminha há quatro dias em total desespero, prefeiturados  sabem que estão prestes a ser desgrudados das cadeiras do Poder, após um longo período à sombra de altos salários e regalias. Nesta sexta-feira (28), parte dos chamados ‘lambe bolas do zap-zap’, partiram para o ataque a lideranças históricas de São José de Ribamar, entregando a fragilidade evidente.

Fernando Moura da Silva, segundo fonte panaquatiranda, começou a atender na Balneária. Ele, para alguns, se arrepende do curso escolhido. Calculou mal os contornos e nuances da Balneária  para 2020. A Economia vem perdendo- como já era esperado-, para a Medicina.

Na cidade não se fala em outro assunto.

Nesta quinta-feira, 27, foi realizado o sexto diálogo, encerrando a primeira etapa

Doze eixos discutidos em doze diálogos com diferentes comunidades de São José de Ribamar. Assim está ocorrendo a montagem do Plano de Governo do pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto (PDT): ouvindo as comunidades. É o projeto “Debate de ideias: vamos gerar oportunidades”.

Nesta quinta-feira, 27, foi realizado o sexto diálogo, encerrando a primeira etapa. Jota foi ao Villagio do Cohatrac V, onde ouviu relatos como o do morador Paulo Henrique. “É uma falta de respeito o que a prefeitura tem feito com a gente. Aqui é só buraco e poeira. Até o poço da comunidade a prefeitura deu para a BRK. Não fazem nada e o que a comunidade conseguiu, o prefeito de Ribamar veio e tirou”, criticou o morador.

Paulo Henrique entregou ao pré-candidato Jota Pinto uma carta com reivindicações pontuais para o bairro, assinada pelo presidente da Associação dos Moradores, Euzivan Gomes. 

Paulo Henrique entregou ao pré-candidato Jota Pinto uma carta com reivindicações pontuais para o bairro, assinada pelo presidente da Associação dos Moradores, Euzivan Gomes, e por residentes da região.

“Estes diálogos têm nos ajudado a montar nosso Plano de Governo. Todos têm tido a participação ativa das comunidades, que reclamam, sugerem e pedem políticas públicas mais eficientes, que de fato melhorem a vida de todos. As pessoas não aguentam mais blá, blá, blá”, observou Jota Pinto.

A comunidade sugeriu também melhorias no setor da educação, principalmente para os jovens ribamarenses. O morador William Júnior criticou o fato de programas como o “Caminhão da Educação” não atender aos jovens de todas as comunidades.

“Precisamos de projetos que de fato qualifiquem os jovens para o mercado de trabalho. Existe o Caminhão da Educação, porém, apenas uma pequena parte dos jovens de Ribamar é beneficiada. Há muita interferência política. São necessários programas que alcancem toda a juventude que tanto precisa de cursos de qualificação”, destacou William Júnior.

A comunidade sugeriu também melhorias no setor da educação, principalmente para os jovens ribamarenses. 

Outros destaques da reunião foram a falta de estímulo ao esporte, com a falta de valorização de atletas locais e de investimento em escolinhas de formação, e, também, a falta de saneamento básico e pavimentação das ruas.

“Eu conheço a realidade desta região. Sofremos sem saneamento básico e infraestrutura. Espero que o próximo gestor esteja atento a essas demandas e venha trabalhar por nós. Acredito que Jota Pinto eleito com certeza fará muito mais por Ribamar”, afirmou o morador Godan Oliveira, após o término do evento.

Na tentativa de- a qualquer custo- permanecer no Poder, Zé Eudes e grupo, segundo fontes prefeituradas, irão até às últimas consequências

POR  FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A Polícia Federal, o TRE e forças- tarefas ligadas ao Ministério Público Federal e Estadual devem acompanhar as eleições na terceira maior cidade do Maranhão depois que apoiadores da Gestão municipal deram a entender nas redes que a reeleição do Vice Zé Eudes(PTB) é questão de ‘vida ou morte’ na Balneária.

Moradores reclamam de situação de rua em São José de Ribamar

Forças policiais devem acompanhar eleição no vasto município.

Clima tensionado pelos bairros do vasto município,  há rumores de  que aliados do Vice têm partido para o campo da ameaça contra insurgentes.  Parte dos integrantes do grupo governista integra, hoje, os quadros da oposição.

Vendo despencar o mecanismo eleitoreiro ‘Subprefeituras’, responsável, há anos, pelo adestramento de adesões ao grupo, Zé Eudes, segundo um assessor seu que preferiu não ser identificado por medo de represálias, já não enxerga nenhuma possibilidade de vitória ainda que com a máquina na mão.

É justamente o  suposto poder dessa  Máquina que as autoridades policiais devem  monitorar.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Decano do debate público da Balneária, Marco Aurélio destacou pioneirismo do Movimento responsável pela mudança de mentalidade política na terceira maior cidade do Maranhão

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O decano do debate público da Balneária e fundador do principal movimento político da terceira maior cidade do Maranhão, Marco Aurélio Ferreira, invocou a herança da Frente de Libertação de São José de Ribamar-FLSJR para- em análise pertinente-, avaliar o cenário eleitoral de 2020 no vasto município.

Marco Aurélio, que anuncia em setembro seu candidato a Prefeito, foi pioneiro na construção de um novo ideário para São José de Ribamar no âmbito social ao promover, através da Frente de Libertação, a abertura dialógica junto às comunidades ribamarenses  em 2014.

‘’Reunimos uma gama expressiva de líderes políticos ribamarenses em 2014, visando promover o debate público em nossa cidade e o diálogo  em torno de uma nova forma de fazer política que não fosse apenas  aquela interessada no ano eleitoral, como vinha ocorrendo. A instauração desse novo modelo de discussão em torno da cidade acabou por pavimentar um caminho que levou ao que hoje vemos em 2020. Essa é uma herança e contribuição da Frente de Libertação que mudou a lógica politica em São José de Ribamar’’, destacou   Marco Aurélio. 

Herdeiro de uma tradição política com raízes fundas no engajamento social, Marco Aurélio Ferreira lembra que a região dos Parques, naquele momento ainda carente de visibilidade e atenção, foi pela primeira  vez contemplada pela presença do Movimento, com ações que beneficiaram a população local, excluída das perspectivas de inserção até então.

· ANB Online·: MARANHÃO ELEIÇÕES 2020: MARCO AURÉLIO FERREIRA APONTA  'OPORTUNISMO' EM MOVIMENTAÇÕES DE POSTULANTES E AFIRMA QUE FRENTE DE  LIBERTAÇÃO CONDUZIRÁ PROCESSO POLÍTICO NA BALNEÁRIA

O decano do debate público da Balneária e  fundador da Frente de Libertação de São José de Ribamar, Marco Aurélio Ferreira: ''Reunimos uma gama expressiva de líderes políticos ribamarenses em 2014, visando promover o debate público em nossa cidade e o diálogo  em torno de uma nova forma de fazer política que não fosse aquela apenas  interessada no ano eleitoral, como vinha ocorrendo. A instauração desse novo modelo de discussão em torno da cidade acabou por pavimentar um caminho que levou ao que hoje vemos em 2020. Essa é uma herança e contribuição da Frente de Libertação que mudou a lógica politica em São José de Ribamar’’. 

‘’Parque Jair, Parque São José, Parque Araçagi, Parque das Palmeiras, além da circunvizinhança, foi uma das regiões alcançadas pela Frente de Libertação em  ações concretas como a nossa luta   pelo adequado fornecimento de água potável. Uma contribuição que, ao lado das campanhas de  conscientização que realizamos, conferiu cidadania e a inserção dos ribamarenses dessa área, que passaram a  participar do debate , ativamente, a partir dai; das questões da cidade, indo às ruas’’, lembra o líder.

Marco Aurélio Ferreira salientou que mesmo o cenário  presente vivencia as consequências positivas do trabalho desenvolvido em São José de Ribamar pela Frente de Libertação, onde as forças oposicionistas chegaram à  consolidação  e o Governo se tornou mais afeito à comunicação popular.

‘’Com certeza, o trabalho que fizemos em 2014, quando lançamos as bases para a abertura política que faltava com ampla participação popular, demos  uma contribuição, sem medidas,  para as eleições futuras. Tanto no plano conceitual, com propostas  para que os ribamarenses se tornasse agentes sociais participativos, quanto à reflexão  do campo social, com um repensar das práticas políticas voltadas apenas para anos eleitorais. A Frente de Libertação rompeu com esses ciclos ’’, pontou.

Marco Aurélio avaliou, também, a condição atual da oposição do município e do Governo quanto à eleição de novembro. Ele teceu críticas e considerações.

‘’A oposição está trilhando um caminho pavimentado pela Frente de Libertação de São José de Ribamar  e precisa seguir unida, negando as pequenas vaidades e dentro de uma postura de coerência, ao passo que o Governo nessa eleição, representado pelo atual prefeito, vem avançando na disputa, mas ainda com muitas deficiências a serem corrigidas. Em todo caso, o ambiente se tornou propicio com essa nova configuração construída por nós ao longo dos últimos anos’’, finalizou.

Ribamarenses que professam fé na cidade, durante 15 anos não encontram motivos para acreditar que São José de Ribamar é, de fato, o seu lugar

Muitos deles tiveram de tentar a sorte   em outras plagas

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Durante 15 anos a exclusão tem sido a regra para jovens, crianças, pequenos comerciantes, mães e pais de famílias de  São José de Ribamar .

A cidade, que em quase duas décadas não conseguiu ser autossustentável, viu grande parte de sua população escoar, como que num passe de mágica, para outras plagas em busca de trabalho e emprego.

Ficheiro:Praia do meio maranhao.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
Ribamarenses que professam fé na cidade, durante 15 anos não encontram motivos para acreditar que São José de Ribamar é, de fato, o seu lugar.
Tentando a sorte em São Luís e em longínquas  cidades maranhenses, grande parte da população sofreu um êxodo rural e urbano forçados capaz de fazê-la perambular até mesmo por outros estados da Federação.

Sufocada pelas gestões  paliativas iniciadas por  Fernando Moura da Silva em 2005, São José de Ribamar, nos dias atuais, anseia  por transformações estruturais em seu território. A cidade se converteu em solo inerte, decrépito, sem vida, o que acaba por revelar um paradoxo, sendo a Balneária detentora de múltiplas potencialidades naturais e humanas.

A autoestima do ribamarense ainda não foi restituída. Usurpada por um modelo de gestão que nada diz às necessidades dos  mais  de 230 mil  munícipes, as desigualdades sociais grassam pelas 139 comunidades locais, com características contundentes de miséria, fome  e desalento.

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto fez uma visita de cortesia ao campus do...

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto (PDT), fez uma visita de cortesia ao campus do IFMA de Ribamar, onde foi recebido pelo reitor da Instituição, Roberto Brandão, e pelo diretor-geral do campus, Marco Antônio Goiabeira Torreão. O objetivo do encontro foi estreitar relações.

O objetivo do encontro foi...

“Vim aqui para informar que sou pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar e que, se eleito for, o Município será um parceiro do IFMA Ribamar. Eu planejo ações integradas que ampliem as oportunidades para os jovens ribamarenses nas áreas de educação e capacitação profissional, permitindo maior empregabilidade”, afirmou Jota.

O pré-candidato lembrou que dos 200 mil habitantes de Ribamar, 35% são de jovens, que demandam principalmente educação e emprego. “Mais da metade dos nossos jovens estão desempregados ou trabalham em subemprego. E sabemos que só a educação pode ajudar a mudar essa realidade”, assinalou Jota Pinto.

O diretor-geral do campus Ribamar informou que atualmente a unidade trabalha com 3 eixos: comunicação e informação; processos industriais e processos gerenciais.

O diretor-geral do campus Ribamar informou que atualmente a unidade trabalha com 3 eixos: comunicação e informação; processos industriais e processos gerenciais. “De 240 alunos que concluíram o ensino médio , mais de 180 foram para a universidade. Este bom desempenho elevou o índice do município no ranking de aprovações e hoje a escola já está pequena para a demanda. No total, temos 750 alunos”, detalhou o professor Torreão.

Turismo

Jota Pinto ressaltou seu objetivo maior é transformar Ribamar numa cidade de oportunidades. Para isso, pretende atrair empresas para o município, principalmente as que empreguem muitas pessoas, como as de call center e pequenas indústrias. Também falou da necessidade de definir um calendário turístico e roteiros que façam o turista permanecer mais tempo na cidade. “Ribamar é uma cidade balneária, religiosa e turística por natureza, mas este potencial não tem gerado empregos e oportunidades como deveria. Eu vejo o IFMA como um grande parceiro para capacitar os ribamarenses para este segmento”, observou Jota Pinto.

Ressaltou seu objetivo maior é transformar Ribamar numa cidade de oportunidades. Para isso, pretende atrair empresas para o...

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, afirmou que a instituição sempre estará de portas abertas para parcerias com o Município. “Este diálogo é importante. Gostei de receber a visita de um pré-candidato a prefeito empenhado em melhorar a vida da população por meio da educação”, avaliou o reitor.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Participaram do encontro, o pastor Luís Rabelo, presidente do Ministério das Assembleias de Deus, campo Jardim Tropical; pastor Francisco de Assis Vieira; pastor Radamex; pastor Jeová, além de...

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos, popularmente conhecido como Dr. Julinho (PL), recebeu nesta terça-feira (25), importantes adesões à sua pré-candidatura a Prefeito da Balneária.

Durante encontro com o deputado federal Pastor Gildenemyr (PL), o médico recebeu a declaração de apoio do parlamentar, que se comprometeu a ajudar o município. Durante o encontro, diversos pastores e membros da Assembleia de Deus também declaram apoio ao pré-candidato ribamarense.

“São José de Ribamar precisa de um gestor sensível às necessidades das pessoas, por isso, estamos juntos com Dr. Julinho para devolver a dignidade aos ribamarenses’’, destacou o parlamentar.

Durante encontro com o deputado federal. 

Participaram do encontro, o pastor Luís Rabelo, presidente do Ministério das Assembleias de Deus, campo Jardim Tropical; pastor Francisco de Assis Vieira; pastor Radamex; pastor Jeová, além de lideranças políticas do município.

Força no parlamento estadual

Além do apoio do deputado federal Gildenemyr, mais cedo, ao lado de Júnior Lago (Avante), o pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar recebeu mais uma importante adesão. Desta vez, juntou-se ao grupo, considerado atualmente o mais forte politicamente, o deputado estadual Wendell Lages.

“Agradeço o apoio do deputado Wendell Lages, que se colocou à disposição do projeto de mudança que beneficiará a população de São José de Ribamar. Wendell é um grande amigo que conheço de longas datas e sei que poderá nos ajudar a implementar a transformação que o povo de Ribamar tanto clama’’, finalizou Dr. Julinho.

MDB, PDT, PL, PTB, Republicanos  tentam   cair na graça popular além da atual conjuntura eleitoral

Pleito de 2020 é introito para sucessão de 2022

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A eleição de 2020 em São José de Ribamar, independentemente da disputa entre os pré-candidatos a Prefeito, vem sendo uma oportunidade para as legendas se destacarem no âmbito partidário para além da eleição.

· ANB Online·: MARANHÃO ELEIÇÕES 2020: NA BALNEÁRIA, NOME DE ALZENIR COELHO  CRESCE COMO ALTERNATIVA AO EXECUTIVO

A pedagoga Alzenir Coelho comanda o PMN em São José de Ribamar; terceira maior cidade do Maranhão virou radar para diretórios estaduais. 

MDB, PDT, PL, PTB, Republicanos tentam cair na graça popular com vistas à sucessão de 2022 no Executivo estadual e travam, internamente,  uma briga salutar pela simpatia do ribamarense atento à performance  das siglas.

O PMN, liderado na Balneária pela pedagoga Alzenir Coelho, é outro partido que vem também desenvolvendo um trabalho de conscientização na cidade. Em busca do chamado  protagonismo de representatividade, legendas  que no passado priorizavam  apenas  São Luís como base,  tendem a descentralizar suas estruturas, aportando em São José de Ribamar.

A eleição de 2022 agregará, a um só tempo,  todos os valores, esforços e empreendimentos realizados em 2020.

Sobrevivendo à mercê de  dois eventos anuais, classe artística da terceira maior cidade do Maranhão ainda não foi contemplada com políticas públicas continuadas

POR FERNANDO ATALLAIA

REPÓRTER DE CULTURA DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Os artistas ribamarenses têm por parte do Poder Público municipal apenas as festividades Carnaval e São João   para se  apresentarem pela Prefeitura. A lógica denota o descaso com a classe durante os 15 anos dos governos do grupo de Fernando Moura da Silva em São José de Ribamar.

o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar Archives - Investe CE

CULTURA NA BALNEÁRIA: Artistas ribamarenses reclamam de falta de políticas públicas para o setor.  

Agora, às vistas da eleição que ocorre em novembro, integrantes do setor voltaram a intensificar os reclames quanto ao modelo de gestão cultural que se  perpetuou na cidade. Eles exigem que o prefeito eleito execre a prática do ‘pão e circo’ e anuncie medidas e ações continuadas para a Cultura nas suas diferentes manifestações.

Do campo da renovação, sete   nomes são cotados caso eleitos

Da seara  do continuísmo, quatro vereadores devem disputar posição

POR  FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A alternância na presidência da Câmara Municipal de São José de Ribamar ganhou ressonância, há uma semana, após os ribamarenses aventarem possíveis nomes que podem substituir Manoel Albertin que há quase uma década dá as ordens na Casa. Na disputa para Prefeito, Albertin sai do ninho legislativo este ano.

Jordão Reis recebe o presidente nacional da JPTB em São José de Ribamar –  Blog Maramais
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 'PEGANDO FOGO' O pré-candidato a Vereador de São José de Ribamar, Jordão Reis(à direita) é um do nomes cotados para a Presidência da Câmara, caso eleito: campo da renovação versus seara continuísta. 

Do campo da renovação, se eleitos,    Erlinho do Tremor, Wellington Batalha, Creonis Arrupiado Vaz, Aldiran Guerreiro, Nadson Henrique, Jordão Reis e Luciana Lauande disparam como prediletos. Da seara do continuísmo, se conseguirem   renovar o mandato, Moisés Gama, Prof. Salis, Marlene Monroe e Jô Viana  devem concorrer à vaga.

O próximo presidente da Câmara terá como tarefa inicial apenas atualizar o Portal da Transparência e evitar as visitas da Polícia às dependências da Casa.

Ainda no domingo, a comitiva do pré-candidato a Prefeito esteve no Residencial Turiuba, conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida

O médico e ex-prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PL), intensificou nos últimos dias, sua pré-campanha pelos bairros ribamarenses. Liderando todas as pesquisas para prefeito do município , o pré-candidato esteve reunido com moradores de diversos bairros.

No sábado (22), Julinho esteve na Maiobinha, onde se reuniu com o presidente da União dos Moradores da Maiobinha, senhor Normando e moradores do bairro. Durante o encontro, que contou com as presenças do pré-candidato a vice-prefeito, Júnior Lago (Avante), do presidente do PSL, vereador Nonato Lima e da pré-candidata a vereadora Elisa Lima (PSL), o que se ouviu foi muita reclamação com o descaso que o Poder Público trata o tradicional bairro ribamarense.

Atento a cada testemunho dado por moradores que sofrem diariamente com a falta de infraestrutura e segurança, Julinho selou compromisso de transformar reclamação em esperança e resultado imediato a partir de 2021.

BALNEÁRIA 2020 Também falou sobre os escombros do que deveria ser o Ginásio Poliesportivo, a falta de um mercado municipal e de uma escola digna que supra as necessidades dos moradores. 

No domingo (23), ao lado das pré-candidatas a vereadora Francimar e Luciana Lauande,o pré-candidato a prefeito  se reuniu com moradores das Vilas São José e Dr. Julinho. Por lá, mais reclamação a respeito do completo abandono dos bairros.

Ainda no domingo, a comitiva do pré-candidato a prefeito esteve no Residencial Turiuba, conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida que também se encontra em total abandono do Poder Público.

Diego, pai de família e morador do bairro mostrou a condição da água que chega nas torneiras dos moradores, uma verdadeira vergonha. Também falou sobre os escombros do que deveria ser o Ginásio Poliesportivo, a falta de um mercado municipal e de uma escola digna que supra as necessidades dos moradores do bairro.

Ao lado da presidente do PL Mulher e pré-candidata a vereadora do município, Dr. Julinho ouviu cada reclamação atentamente e manifestou revolta ao ver as condições da água que chega nas torneiras e assumiu o compromisso de impor pressa na mudança.

“Como médico, sei que esse tipo de água não deveria ser ofertada à população. Precisamos estar vigilantes e isso não pode acontecer. Ribamar tem pressa e em pouco tempo mudaremos essa triste realidade’’, finalizou o pré-candidato.

Partido segue  bem representado e fortalecido na terceira maior cidade do Maranhão

Sob a direção de Gledson Pinheiro, legenda encontra na Balneária a confortabilidade necessária  para voltar à cena politica estadual como protagonista

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Se depender do presidente do MDB em São José de Ribamar, Gledson Pinheiro, a legenda democrata alçara voos bem maiores que os esperados. Tudo porque o partido  encontrou na Balneária a confortabilidade necessária para voltar à cena política estadual como protagonista.

Pré-candidato a Prefeito pela sigla, o advogado Edson Junior encampa há meses uma verdadeira cruzada pelo fortalecimento da legenda na terceira maior cidade do Maranhão. Sob a orientação pontuação de Pinheiro.

Igreja Quadrangular declara apoio a pré-candidatura de Edson Júnior em São  José de Ribamar – Blog Maramais
Se depender do presidente do MDB em São José de Ribamar, Gledson Pinheiro, a legenda democrata alçara voos bem maiores que os esperados.

Gledson Pinheiro tem história na cidade. Ele vem participando na última década de momentos fundamentais à manutenção da democracia local. Lançou pré-candidato a Prefeito pelo PSB em pleito  passado, quando então presidente dos Socialistas,  e  motivou, a partir dai, dezenas de jovens lideres a participarem dos movimentos independentes de renovação.

Agora á frente do MDB, Pinheiro  imprime a marca  do diálogo, organização  e metas a serem alcançadas pelo partido. O trabalho desenvolvido   por Gledson Pinheiro e Edson Junior em São José de Ribamar  vem rendendo aplausos de diferentes camadas sociais.

Um reconhecimento factual do empenho e compromisso de ambos.

Artesãos da Balneária tem atuação  limitada  na  terceira maior cidade do Maranhão

Uma das razões diz respeito à falta de um plano de ação que alavanque a produção da  categoria  para além do festejo de setembro

POR FERNANDO ATALLLAIA

EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Se depender do vice Zé Eudes (PTB)          e coligados o Artesanato Ribamarense não  chegará  à  percepção estética de um público sedento por culturas locais e presente em  ponta a ponta do País. Tacanho, o grupo representado hoje pelo Vice, em 15 anos não promoveu sequer um  intercâmbio  entre artesãos de outros estados e países com os de São José de Ribamar.

Eudes Sampaio – Marco Aurélio D'Eça

ATÉ QUANDO? O vice Zé Eudes: em nenhum momento sugeriu a...

Encerrando o artesanato da Balneária apenas no  festejo anual do Santo, onde, como reza a práxis , é natural que   artistas do seguimento exponham suas obras, Zé Eudes quando foi Vice de Gil Cutrim e Fernando Moura da Silva em nenhum momento sugeriu a acessibilidade da arte ribamarense para além-mar. À boca comprada, no entanto, ele seria um ‘gestor preparado’, para gerir uma cidade.

Um gestor preparado, contudo, está sempre atento aos diversos estratos da sociedade que governa, especialmente àqueles que representam   o fazer cultural, bandeira-matriz da identidade do seu povo.

Cidade assiste ao surgimento de uma cena política plural esperada pelos ribamarenses há 15 anos

POR  FERNANDO  ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O cenário dicotômico que predominava em São José Ribamar até 2016 ruiu a partir de 2018 dando lugar a uma cena política plural que há 15 anos era esperada pelos ribamarenses.

Hoje, tanto na disputa Majoritária quanto na Proporcional, o leque  de opções se abriu de maneira a formar um mosaico de alternativas que perpassou as expectativas daqueles que achavam que o pleito deste ano se encerraria entre os conhecidos nomes da conjuntura local.

· ANB Online·: SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: COMEÇA FESTEJO DO SANTO PADROEIRO

A TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO São José de Ribamar vive pleito verdadeiramente democrático;  cena política plural esperada pelos ribamarenses há 15 anos. 

Com cinco pré-candidatos a Prefeito bem situados nas  pesquisas e cerca de 260 postulantes à Câmara, o clima da eleição de 2020 na Balneária foi arrefecido por ânimos mais tranquilos em agosto. O mês termina com a disputa equilibrada no campo do debate, mas propensa a discussões acaloradas entre apoiadores do Vice pré-candidato  Zé Eudes(PTB) e adeptos do seguimento oposicionista.

No rol dos prefeituváveis, as pré-candidaturas do pedetista Jota Pinto; Edson Junior, do MDB; Júlio Matos(PL), e Manoel Albertin(PSD). Os governistas tentam alavancar a pré-candidatura de Zé, mas vem encontrando resistência por parte do conjunto da população.

Ainda assim- restando apenas dois meses e alguns dias para a   votação-, o padrinho político do Vice, Fernando Moura da Silva, acredita na vitória de Zé Eudes à revelia do crescimento eleitoral dos adversários.

Deputado e pré-candidato a Governador do Estado, Josimar tem   a terceira maior cidade como um dos seus principais redutos

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O deputado federal Josimar Maranhãozinho saiu na frente na corrida para o Palácio dos Leões, ao anunciar a pré-candidatura ao Governo do Estado há exatos 14 meses.

Josimar é dono de um carisma peculiar que vem embasado na voz dos mais humildes, de onde é oriundo e por quem alimenta  grande deferência.

Simples, popular, o pré-candidato não quer repetir o grupo dos intelectuais amordaçados por teorias inoperantes que, por anos, ocupam a cadeira do Executivo maranhense. Para levar adiante o projeto político,  Josimar faz do PL, partido do qual é presidente, uma espécie de porta-voz da alegria partidária, tão ausente  em nossos dias.

Reveja a entrevista do Josimar de Maranhãozinho no blog Caras & Nomes

O deputado federal Josimar Maranhãozinho é o mais novo amigo de São José de Ribamar: pré-candidato a Governador, ele tem a terceira maior cidade como um dos seus principais redutos. 

A relação de Josimar Maranhãozinho com São José de Ribamar nasce a partir do médico  Júlio Matos, o Dr. Julinho, mas encontra paralelo com o jeito ribamarense de ser ao consubstanciar a forma esperançosa de lidar com adversidades e desafios. Assim como o ribamarense nato, Josimar tem uma trajetória marcada por  lutas e batalhas.

Os ribamarenses não veem Josimar Maranhãozinho com desconfiança. Enxergam nele um aliado, um amigo. E o pré-candidato nada mais quer da cidade que ser a sua alternativa  a Governador em 2022, para, se eleito, contemplar a Balneária com as tão sonhadas políticas públicas. Uma forma adequada de  gratidão.

São José de Ribamar se abriu para o estado. Até aqui dominada por um pequeno grupo de sanguessugas, agora a terceira maior cidade recepciona àqueles que a ela querem fazer bem. Nada mais justo para um município abandonado à própria sorte que  em 15 anos nem os  ventos da biana teve independência para navegar.

Com 21 vagas a partir desta eleição, disputa para Câmara segue acirrada

Grande parte da população da cidade aposta em renovação esmagadora

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

As quatro regiões de São José de Ribamar estão, literalmente, abarrotadas de pré-candidatos a Vereador.

São José do Ribamar: TCE descobre irregularidades e desvio de ...
ENTREGANDO OS PONTOS Sete....

Novos nomes na disputa, os atuais 17 parlamentares enfrentam uma concorrência descomunal com o aparecimento de centenas de postulantes que ganharam destaque em 2019. Gente oriunda dos mais diferentes seguimentos sociais da cidade que partiu para o front do debate, aproveitando em tempo real o desgaste irreversível do atual quadro de edis.

Estima-se que a renovação na Câmara acompanhe a convicção de grande parte da população local que  que aposta em renovação esmagadora no Legislativo este ano.

Sete vereadores já entregaram os pontos, confidenciando a assessores terem certeza que não conseguirão alcançar a reeleição.

O evento tem o intuito de discutir com a população ribamarense ideias de melhorias para serem inseridas no plano de governo

Nesta terça-feira (25), aconteceu mais uma edição do “Debate de ideias: vamos gerar oportunidades”, desta vez, no bairro da Vila Flamengo. O evento tem o intuito de discutir com a população ribamarense ideias de melhorias para serem inseridas no plano de governo. Até o momento, foram realizadas três das seis reuniões programadas.

Na manhã do dia 23 (domingo), o pré-candidato a prefeito de Ribamar, Jota Pinto (PDT), esteve na região rural da cidade, no bairro do Bom Jardim. A reunião contou com a presença de vários pré-candidatos a vereador, produtores rurais e moradores do entorno. Para Jota, é fundamental que o debate alcance todas as regiões, uma vez que cada comunidade apresenta necessidades diferentes.

“É importante que nós possamos ouvir a população da zona rural para que todas as regiões sejam contempladas. Cada região apresenta um tipo de demanda, e eu venho hoje com um coração cheio de alegria apresentar algumas ideias e receber sugestões. A participação dos moradores é fundamental. Nós queremos ouvir vocês”, afirmou o pré-candidato Jota Pinto.

Entre as principais reivindicações da comunidade, destacaram-se melhorias na área da saúde, educação e infraestrutura. A pedagoga e pré-candidata a vereadora Josi Cascais (PDT), ressaltou a importância da valorização dos professores da região, por meio da qualificação.

A outra edição do Debate de Ideias aconteceu na quarta-feira (19), no bairro do Miritiua. 

“Nós somos esquecidos. Vocês sabem que estamos em aulas remotas e os professores estão com muita dificuldade de acesso à tecnologia. Eu acho que isso [a qualificação] é um ponto fundamental dentro da gestão da educação, os professores precisam ser qualificados diariamente. É preciso que a gente valorize esses profissionais que são importantíssimos para toda a família, porque são eles que formam o cidadão de bem para viver em sociedade”, destacou Josi Cascais ao participar da plenária.

A outra edição do Debate de Ideias aconteceu na quarta-feira (19), no bairro do Miritiua, um dia depois do lançamento da série de reuniões. Na oportunidade, os moradores da comunidade reclamaram por mais atenção da gestão administrativa para melhorias no setor do meio ambiente, educação e transporte público.

“Aqui em São José de Ribamar eu gostaria muito de ver cumprir a lei nº 2.305, que é a lei de resíduos sólido. Infelizmente não temos coleta de lixo adequada. Aliás, até temos coleta, mas a gente não entende porque que é um trabalho mal feito, porque que a Prefeitura não oferece um trabalho completo”, afirmou a moradora do Parque Araçagy, Thaise Rodrigues.

De acordo com o pré-candidato Jota Pinto, o momento é de discutir sobre o cenário atual da cidade e pensar em alternativas eficazes que atendam às demandas da população. Segundo Jota, tal objetivo só pode ser alcançado por meio da participação dos moradores.

Os encontros com as comunidades devem continuar conforme a agenda programada. Para esta semana, além do encontro desta terça-feira (25), está prevista a realização de mais duas reuniões, uma na quarta-feira (26), no bairro Jardim Tropical e outra quinta-feira (27), no Világio Cohatrac.

Educador postula vaga na Câmara Municipal

Na predileção dos ribamarenses, Rômulo representa o sentimento de renovação presente  em São José de Ribamar

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

O pré-candidato a Vereador Rômulo Brandão (PL) detém qualidades para renovar com  ideias e conceitos a Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão.

Nenhuma descrição disponível.
O pré-candidato a Vereador Rômulo Brandão: Qualidades para renovar a Câmara de Vereadores de São José de Ribamar. 
Essa constatação vai ao encontro da inquietação dos mais de 230 mil ribamarenses que sonham vê o Legislativo ribamarense renovado a partir de 2021. Rômulo é um dos nomes da predileção do conjunto do  eleitorado que prega mudança na Câmara e concorre numa eleição histórica aonde a disputa vem se caracterizando por ser a mais concorrida dos últimos 10 anos.
quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A três meses da eleição, ribamarenses usam redes para proclamar renovação no Executivo

Sentimento de mudança  segue presente nas 139 comunidades da Balneária

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Entre polêmicas, desgastes e toda sorte de rejeição, o vice-prefeito de São José de Ribamar, Zé Eudes(PTB), vem perdendo força no seio do seu grupo político.

Segundo apurou ANB, mesmo o padrinho político do petebista, Fernando Moura da Silva, já não acredita numa possível reviravolta no cenário eleitoral em favor de Zé Eudes na cidade.

Luis Fernando sai da cortina para tentar salvar Eudes Sampaio ...

O padrinho político Fernando Moura da Silva: a um passo de abandonar Zé Eudes? 

Ameaçando pular do barco em face do sentimento de mudança que se espalha pelos quatro cantos do município, a renovação no Executivo da Balneária vem pautando o imaginário popular que já não aceita o domínio da gestão paliativa instalada.

Zé Eudes, no entanto, dá de ombros com a constatação  e há dois meses perde as estribeiras durante eventos organizados pela funcionalha local.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB