segunda-feira, 20 de julho de 2020

O senador também foi apontado como parlamentar referência no tema Direitos Humanos e Minorias

O senador Weverton (PDT-MA), líder do PDT no Senado, está entre os políticos mais influentes do Congresso Nacional. A informação foi divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), responsável pelo estudo ‘Os Cabeças do Congresso’. É o sexto ano consecutivo que o parlamentar aparece na lista. A receber a notícia, Weverton afirmou “fico honrado com a notícia e se tenho alguma influência, eu a uso para trabalhar pelo Maranhão”.

Weverton, que foi eleito como o senador mais votado da história do Maranhão (com quase dois milhões de votos) e foi o quarto senador proporcionalmente mais votado do Brasil, figurou na lista em seu primeiro ano de mandato no Senado, em 2019, e voltou a estar entre os mais influentes agora, em 2020, como parlamentar articulador. Segundo o Diap, parlamentares articuladores são aqueles com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso.
UM DOS MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO Weverton, que foi eleito como o senador mais votado da história do Maranhão (com quase dois milhões de votos) e foi o quarto senador proporcionalmente mais votado do Brasil, figurou na lista em seu primeiro ano de mandato no Senado, em...
O senador também foi apontado como parlamentar referência no tema Direitos Humanos e Minorias.

Para fazer a classificação, o Diap adotou critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

A primeira vez que Weverton apareceu na lista foi em 2015, como deputado federal em ascensão. Em 2016, 2017 e 2018 voltou a figurar como negociador, destacado por qualidades como liderança e capacidade de diálogo e de manter coeso o grupo ao qual pertence. Em 2017 e 2018, Weverton foi líder da bancada do PDT na Câmara. Em 2018, ele foi líder da Minoria, partidos que faziam oposição ao governo do presidente Michel Temer.

DIAP

O DIAP é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, fundado em 19 de dezembro de 1983, para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, com vistas à institucionalização e transformação em normas legais das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais do movimento sindical.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB