sábado, 18 de janeiro de 2020
Iniciativa leva assistência médica e odontológica a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos familiares rompidos

O programa Consultório na Rua – desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que leva assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos familiares cessados – promoveu, em 2019, mais de 15 mil atendimentos na capital maranhense. As equipes do Consultório na Rua contam com médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. A ação integra a política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Quase 960 usuários foram cadastrados nos registros do programa em 2019. Pacientes já registrados receberam acompanhamento das equipes.
Do total de atendimento, foram realizados de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, mais de 3.450 procedimentos clínicos básicos, como aferição da pressão arterial, verificação das taxas de glicemia, curativos e testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 
Além de assistência clínica, em 2019, foram contabilizados cerca de 1.300 serviços na área odontológica e mais de 440 encaminhamentos para Centros de Atenção Psicossocial (no caso os pacientes com traços de dependência química), para serviços de urgência e ambulatoriais (em especial, vacinação) e para os Centros de Testagem e Acolhimento (CTAs), unidades referência no apoio das pessoas diagnosticadas com o vírus HIV. 
Quase 960 usuários foram cadastrados nos registros do programa em 2019. Pacientes já registrados receberam acompanhamento das equipes. Além do Centro (Praça Deodoro, Praça João Lisboa, Pedro II e Mercado Central), as equipes do Consultório na Rua focaram suas atividades no João Paulo (nos arredores da feira do bairro), no Coroado, na área do Portinho (Centro) e na Praia Grande.
As equipes do Consultório na Rua contam com médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. 
Segundo o secretário de Saúde, Lula Filho, o programa Consultório na Rua faz parte da política de recuperação social e representa ferramenta importante na promoção de cidadania. “O programa Consultório na Rua, que segue orientação do prefeito Edivaldo, sempre atua para diminuir o sofrimento das pessoas, pelo apoio clínico, assistência médica e odontológica ofertado à população em vulnerabilidade. É um trabalho de referência na oferta de dignidade a quem, por alguma razão pessoal ou exclusão social, está à margem da sociedade”, disse.
ATIVIDADES
De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Nielma Carramilo, os trabalhos em 2020 começaram no dia 6 deste mês e aconteceram em pontos estratégicos da cidade (no Centro e adjacências). “Nosso trabalho é ininterrupto e visa tirar as pessoas em situação reversa na sociedade. Nosso saldo foi positivo no ano passado e a meta é ampliar os atendimentos em 2020”, afirmou.
Resultado de imagem para lula filho agencia baluarte
O secretário de Saúde de São Luís, Lula Filho: “O programa Consultório na Rua, que segue orientação do prefeito Edivaldo, sempre atua para diminuir o sofrimento das pessoas, pelo apoio clínico, assistência médica e odontológica ofertado à população em vulnerabilidade. É um trabalho de referência na oferta de dignidade a quem, por alguma razão pessoal ou exclusão social, está à margem da sociedade”. 
No fim do ano passado, a direção do projeto reuniu pessoas assistidas para um jantar especial de Natal. Em outubro, foi realizado um mutirão com mulheres em alusão ao Outubro Rosa, como conscientização contra o câncer de mama. Na ocasião, além de exames, foram realizados testes de glicemia com as pacientes.
As equipes realizam a ação de segunda a quinta-feira, nos turnos vespertino e noturno e o roteiro é definido momentos antes da saída das equipes para as ruas.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB