sábado, 4 de janeiro de 2020
Ex-presidente da Câmara, Eudes vem se sagrando como o principal nome da alternância no Executivo municipal
Reunindo as novas vozes da politica raposense, o líder segue consolidado rumo à disputa de outubro

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com

O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal de Raposa, Eudes Barros(PL), ao Executivo da cidade sinalizou, há 20 dias , para o fato de que a partir daquele momento-um marco na história do pleito de 2020 no município- Raposa passava a fazer contraponto ao cenário uniforme até então pontuado apenas pela atual prefeita Talita Laci(PCdoB).

Um dos pontos prioritários do projeto político de Eudes Barros  passa pela prospecção de que Raposa precisa ser ‘introduzida no futuro’ a partir de uma gestão adequada às novas exigências da gestão pública. 
A paisagem em Raposa não é das melhores. Em três anos Talita não reverteu problemas históricos, fáceis, inclusive de solucionar e Barros  encontra um ambiente povoado de incertezas. Os raposenses, em duas décadas, não viram,  através de ações e medidas governamentais, a cidade  avançar da condição de bairro para a dimensão que lhe é de direito.

''São 25 anos da mesma paisagem. Nada mudou. Falta tudo em Raposa, mas, sobretudo, cidadania e um projeto de desenvolvimento que tire a cidade do isolamento’’, afirma Eudes Barros, do alto dos seus 50 anos.
Eudes, que participou das mobilizações que deram origem a Raposa ainda em 1994, assistiu de perto nesse período as manifestações populares que exigem, até hoje, que o município assuma o  papel de protagonista na Grande São Luís. Ele   também é   um dos atores sociais que ao longo dos anos reivindicam, arduamente, para que  o ‘despontar’ da cidade, aconteça.
‘’Raposa precisa despontar. Parece inacreditável, mas não temos uma rampa em Raposa. Uma rampa. Essa falta de cuidados com a vocação turística e pesqueira é uma realidade dura e quer se convencionar como algo normal e imexível, mas não o é’’, observa Eudes Barros.
Resultado de imagem para raposa maranhao
A paisagem em Raposa nãé das melhores. Em três anos Talita não reverteu problemas históricos, fáceis, inclusive de solucionar e Barros  encontra um ambiente povoado de...

Alvo de ataques dos adversários políticos que atravessam eleições temerosos da renovação da  governabilidade local, Eudes  não perde o estilo ameno. Fruto de uma carreira parlamentar que conferiu ao vereador maturidade em 27 anos de atuação legislativa, ele prefere pensar Raposa a partir do interesse público, ignorando àqueles que lançam mão do expediente da mediocridade.

‘’Debate político em alto nível tem foco  nas urgências do interesse coletivo e nas demandas da população. Aqui em Raposa temos muito a fazer e aqueles que realmente querem o bem e o desenvolvimento da cidade não perdem seu tempo com  mentiras, boatos e estorinhas medíocres. Esses que utilizam dessas ferramentas, os raposenses já sabem que nada tem a oferecer à Raposa’’, analisa Eudes.

Pré-candidatura programática- A análise de Eudes Barros vai ao encontro da preocupação do pré-candidato a Prefeito que vê no Turismo uma das principais formas de alavancar a economia local. Para Eudes, a força motora que envolve diretamente centenas de pescadores, artesãos e agricultores pode, a um só tempo, canalizar esforços em favor da retomada do progresso nas regiões do município.
O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal sinalizou, há 20 dias , para o fato de que a partir daquele momento, Raposa passava a fazer contraponto ao cenário. 
‘’Dentre as propostas da minha pré-candidatura está a de valorizar três agentes importantes de nossa cidade: o pescador, o artesão e o agricultor. Precisamos avançar em ações que contemplem esses profissionais com qualificação técnica, por ser Raposa uma cidade que tem na pesca, na agricultura e no artesanato sua identidade cultural em potencial. A par disso, o turismo fala por si só; pode e deve  integrar essas áreas em prol de uma  miscelânea de ações que vai, naturalmente, atrair turistas, investidores e os moradores  das nossas cidades vizinhas’’, aponta.

Para o pré-candidato, fortalecer a economia nada mas é, em termos práticos, que criar maneiras sustentáveis de gerar  emprego e renda. Eudes Barros é um entusiasta de projetos alternativos que representam para as gestões públicas  modernas, um padrão de desenvolvimento em plena atividade país afora.

‘’Veja, primeiramente, temos de compreender a que p
é estamos. Estamos numa cidade onde faltam   até caixas eletrônicos e  não há movimentação de renda e dinheiro. Precisamos sair do ponto zero, da realidade rudimentar. Serviços básicos faltam em Raposa e à noite, por exemplo, a cidade  se apaga, não há ações que mantenham Raposa como alternativa de lazer à noite, assim como durante  o dia são escassas as opções. Definitivamente, não estamos dentro de  uma realidade que aponte para a construção de uma cidade arrojada, inserida no contexto das gestões do futuro. Ainda não estamos. Sofremos dificuldades e problemas que há muito já deveriam ter sido superados, mas não o foram’’, avalia.

Raposa 2021-   Um dos pontos prioritários do projeto político de Eudes Barros  passa pela prospecção de que Raposa precisa ser ‘introduzida no futuro’ a partir de uma gestão adequada às novas exigências da gestão pública, tecnologia avançada e retomada do polo pesqueiro.
Resultado de imagem para abandono em raposa maranhao 2019
As gentes simples de bairros como Cumbique, Garrancho, Pirâmide ou Jussara.  Pessoas massacradas pela falta de políticas públicas estruturais, mas ainda esperançosas em...

‘’Temos 53 embarcações, em média 30 em atividade na cidade. Vejo que os nossos barcos tem de ser restaurados com urgência. Mas é a valorização mesmo do pescador de Raposa como um todo que deve ser prioridade. A pesca artesanal deve dá lugar à industrial e é possível com apoio e parceria do Poder Público. Gerar receita a partir desse salto é um dos temas que abordamos aqui na minha pré-candidatura com frequência’’, frisa Eudes que acrescenta:

''E quanto aos  nossos agricultores? Sou a favor que o  plantio se amplie para outras culturas e raízes. Que saiamos apenas das hortaliças para o plantio de novas sementes, explorando a rica diversidade de frutas e legumes que dispomos''. 

Josimar Maranhãozinho, o lí
der- ‘Raposa precisa de um prefeito de visão’. Com essa afirmação, Eudes Barros invoca o empenho de grande parte dos novos lideres políticos raposenses ligados a ele. Até meados de 2019, Eudes  ainda acompanhava as movimentações do pleito de outubro com algumas ressalvas. Estava mais interessado em elaborar uma profunda reflexão sobre as potencialidades da cidade, desprezadas nos últimos três anos.
Resultado de imagem para pl lançamento de eudes barros prefeito de raposa josimar
O fato é que além das próprias elucubrações, Eudes Barros representa, nos dias atuais, o nome da renovação para quase 30 mil  munícipes ansiosos pelo tão esperado progresso de Raposa. 
‘’Raposa precisa de um prefeito de visão. Cheguei a essa conclusão após refletir profundamente sobre a nossa realidade e o que quer a nossa população. A pré-candidatura mesmo acontece num momento onde o meu partido e o líder da minha legenda, uma pessoa séria, com quem você pode contar e confiar, abraça  o projeto de renovação para o Executivo municipal de Raposa.  O Josimar(Maranozinho) é um grande líder, um grande amigo pelo qual tenho grande respeito e admiração’’, conta Eudes, tecendo deferências ao presidente estadual do PL, deputado federal Josimar Maranhãozinho.

O fato é que além das próprias elucubrações, Eudes Barros representa, nos dias atuais, o nome da renovação para quase 30 mil  munícipes ansiosos pelo tão esperado progresso de Raposa. As gentes simples de bairros como Cumbique, Garrancho, Pirâmide ou Jussara.  Pessoas massacradas pela falta de políticas públicas estruturais, mas ainda esperançosas em vê um dia a cidade pesqueira ir muito além do próprio porto.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB