sábado, 18 de janeiro de 2020
As principais cidades da região vivem a maior expectativa já registrada em um pleito na última década

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DE ELEIÇÕES DA AGÊNCIA BALUARTE

Quando a Agência Baluarte lançou a primeira matéria que daria origem à antecipação do debate político para as eleições de 2020 no Maranhão, pautando os demais meios de comunicação do estado, São José de Ribamar, como que num espanto, despertava para o debate público, com vistas ao pleito.

Esse fato, determinante para a pauta do dia na Grande São Luís, revelou pré-candidaturas; elencou nomes; configurou cenários; desencadeou movimentos.  

Agora, no ano da eleição, as principais cidades da região se veem integradas de alguma forma em aspectos similares. Notadamente na consolidação do sentimento de  renovação no Executivo e Legislativo e na ampla procura por alternativas que destoem dos modelos administrativos obsoletos. Paço do Lumiar, São Luís, Raposa e Ribamar assistem ao crescimento de suas próprias ausências devido à participação multifacetada de suas populações. Gente que sugere, questiona, opina, denuncia, conjectura. 
Resultado de imagem para GRANDE SAO LUIS
MARANHÃO ELEIÇÕES 2020   Poucos, raros pré-candidatos terão a capacidade de apreender  esse fenômeno.

Outubro de 2020 representará um marco na história política da região metropolitana e as disputas nessas cidades serão as mais ferrenhas possíveis. Em São Luís e Raposa, especialmente, o cenário tende a se desconstruir a partir da evaporação de pré-candidaturas infladas que devem ser, literalmente, abduzidas pelos projetos progressistas que dialogam com a  conjuntura social apresentada, atualmente. A Grande São Luís mudou; se avantajou; inaugurou uma nova paisagem. Poucos, raros pré-candidatos terão a capacidade de apreender  esse fenômeno. São as muitas disparidades acrescidas das conhecidas desigualdades sociais, agora recheadas pelas identidades múltiplas de um povo que outrora se orgulhava de pertencer à Ilha do Amor, mas hoje nem tanto. 

Entre perdas e ganhos, contudo, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, por exemplo, esforçam-se para livrar-se dos carmas históricos do atraso e se impõem para dá aos seus munícipes  a possibilidade de sonhar com o  advento do progresso em suas muitas comunidades. Ambos os municípios foram devassados por uma onda desenfreada de politicalha e abandono que ao longo de 15 anos travou as perspectivas de desenvolvimento de seus territórios.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB